Sabor amargo

Resenhas - Sabor Amargo

1 | 2 | 3 | 4

Nicoly 08/05/2023

Sabor Amargo
A princípio seria apenas uma história de amor cliche de colegial, mas depois da tudo tão errado que é uma bomba levando a outra...

? O que eu mais curti e achei diferente é a escolha do autor em deixar o vício/crack como narrador da história;

? Aborda algumas questões históricas sobre o racismo nos EUA;

? Pontos principais abordados: racismo, drogas e trabalho escravo;

? Realidade do quanto a droga é capaz de te levar pra lugares tão lastimáveis e o quanto isso pode afetar quem está a sua volta e não só você mesmo...

? Indico super a leitura! Sem contar que o livro é bonitão, de capa dura, folhas em volta na cor preta e o marcador de páginas de fita ?

Obs: a escrita me lembrou a pegada do José Saramago por não ter as pontuações corretas...mas da pra levar tranquilo.
Nicoly 08/05/2023minha estante
+ fora a questão da perda do seu amor, a vivência do luto, que é triste demais também...

BArbara 06/05/2023

O livro é bem lento e bem maçante, mas a história é forte e acaba te segurando pra saber o que vai acontecer. Quanto mas as coisas vai desenrolando mais confuso eu ficava ? Mas o final deixou meu coração quentinho

Camis 27/12/2023

Livro bom
Gostei da leitura .. A narrativa é um tanto forte justamente vindo pela droga.. Mas eu esperava outro tipo de final .. mas a história é triste, dolorosa e forte ..
Fiquei um pouco perdida por não saber em que tempo se passava a mesma .. então ela pode ser contada em qualquer tempo desde 1980 até os dias atuais por exemplo ..

????????

Julia 17/03/2023

"Por que, ela perguntou, se todas essas pequenas coisas que fazemos, todo esse trabalho que é despejado em nós dia após dia, se todo o nosso amor e nossos apegos não significam absolutamente nada e tudo acabará sendo incinerado, por que nos incomodamos em fazer alguma coisa? Existe alguma razão para continuar vivendo? É por isso que é melhor fumar nossas vidas, por que o esquecimento e a morte parecem nos chamar continuamente, como se estivessem nos convocando para casa? Como fazemos isso? Como continuamos?"

djalmanasc 19/02/2023

Queria que todo mundo conhecesse esse livro
Uma mãe solitária e desnorteada, a procura de qualquer emprego que distraia a mente de toda sua dor e que possa saciar seu vício: o crack. Esse é o fio condutor dessa novela, esse fio é costurado a sangue frio e nossa protagonista tem uma relação íntima com ele, deixando-o até escrever a história dela, literalmente. Aqui conhecemos Scotty, o cara que irá nos narrar a vida de Darlene.
O habitante da cabeça da mãe descreve todos os passos dela (e aqui aclamo o gigantesco Dalton Caldas pela tradução on point, pois é marcante um vocabulário informal, marginalizado e barato, com pontuações ausentes, entregando mais ainda suas condições imorais) martelando sempre em nossa mente o nível do risco corrido desde o começo. Por isso o autor nos leva a mergulhar e se misturar na angústia do bravo e destemido Eddie, o filho de onze anos, no segundo núcleo, que aos poucos ganhamos acesso às memórias antigas deles e as camadas da vida dessa família amplia a angústia de quem já estava apavorado com a situação, e entendemos o labirinto de Darlene e ficamos tão apavorados quanto ela.

Por ser uma novela, já é de se esperar o desaceleramento entre os capítulos, e de fato, precisamos dar pausas nesses intervalos por puro cansaço, tanto que levei um bom tempo para terminar. As narrações se unificam lá para o meio e assim dá pra ter uma leitura mais fluida. De qualquer forma, esse livro é chocante! Abordagem a respeito de assuntos tão sensíveis como prostituição e luto são recorrentes nas entrelinhas e explicitamente sobre onde a dependência e degradação pelo vício em drogas leva alguém? Tudo isso sob uma perspectiva racial e contemporânea.

Guiiz 11/01/2023

Então...
Depois de muito surtar, chorar e pensar finalizei esse livro. O livro (pelo menos para minha pessoa) é movido a tristeza o tempo todo, pois quando você pensa que algo feliz aconteceu surge outra coisa para atrapalhar esse algo feliz. No começo a leitura é um pouco entediante, mas um susto em determinado capítulo te desperta de uma forma que eu não tenho nem palavras para descrever e então você fica mais atento a leitura e com mais vontade de ler o livro.

Esse livro é para você que gosta de surtar e chorar até ficar desidratado/a/e.

Giulia 26/12/2022

uma leitura abandonada
Enrolei Sabor amargo por muito tempo até finalmente largar. Isso aconteceu porque eu engolia cinquenta páginas, levava duas semanas pra digeri-las e repetia o ciclo. Mas eu simplesmente percebi que essa leitura não é pra mim nesse momento, tenho costume com todos os tipos de gatilho e não costumo me abalar com isso, porém com Sabor amargo foi diferente: o livro trata de escravidão contemporânea e drogas, e esses temas são conectados diretamente com pessoas negras. Existe algumas resalvas que eu faria em relação à escrita e ao livro de forma não tão relacionada à história, entretanto isso acabou ficando em segundo plano pra mim.

Tonimaco 16/04/2024

Quem não gosta do livro é pq não entendeu porcaria nenhuma. A confusão é proposital. A droga narrando a vida da Darlene mostrando que viciados não tem controle nenhum. Esse livro é extremamente necessário, o racismo e a escravidão disfarçada de trabalho. Triste, muito triste.

nilo 25/08/2022

Realmente amargo
Logo de início o livro já mostra que o título em português faz jus ao conteúdo. Ao decorrer da história notei que muitos dos comentários sobre ser um livro de escrita as vezes confusa é real e isso até mesmo afeta a densidade e impacto de alguns momentos importantes no livro. O que não muda o fato que o autor trouxe uma história muito potente e que com o devido mérito tem poder de clássico. Um dos narradores da história é além de criativo, muito significativo para preencher essa história. E perceber aos poucos quem é esse narrador foi um ponto alto na leitura.

Aqui temos imersão em uma mistura bruta de honesta no campo de denuncia de escravidão "contemporânea" e vício em drogas. Muito disso guiado pelo desespero e esperança de um menino em busca de sua mãe. Deve ser lido.

Feh Tryller 10/03/2022

Sabor amargo
O livro aborda temas como racismo, trabalho escravo e principalmente o uso de drogas, nesse caso o poder da destruição da droga, que afeta não só quem consome como afeta também quem está próximo, podendo trazer graves consequências.

Gustavim Barros 30/03/2022

Um livro que além de entreter, te faz pensar...
É o tipo de livro que além de contar uma história, te faz pensar. Com assuntos tão atuais como o racismo, a dependência de drogas e a exploração do trabalho. A história contada por Hannaham, além de entreter, te faz refletir sobre uma realidade que muitas vezes não queremos ver.

Julia 16/01/2023

Um livro com a capa maravilhosa e um conteúdo muito interessante que traz reflexões sobre racismo, escravidão e vícios. Achei um pouco confuso o desenvolvimento da história e não há estrutura de diálogo.

Rafael2046 18/01/2022

Sabor Amargo foi um dos livros mais brutais que já li, tudo é muito real nessa narrativa. O sofrimento dos personagens é torturante, uma leitura incrível.

Victória 28/06/2022

Resenha| Sabor Amargo
Livro que merecia mais reconhecimento.
Que livro cruel e difícil de ler, mas tão tão perto da realidade. Drogas, trabalho escravo, racismo e uma narrativa extremamente forte.

1 | 2 | 3 | 4