A maravilhosa terra de Oz

L. Frank Baum

Resenhas - A maravilhosa terra de Oz

Tiago S. Cruz 19/03/2024

É menino ou menina? Rs
Um otimo livro sem dúvidas, me prendeu do início ao fim.
O livro volta para a terra de oz, tempos depois que Dorothy partiu, onde nosso protagonista, Tip, foge da velha bruxa Mombi, do País do norte, junto com sua criação, Jack cabeça de abóbora, para a cidade das Esmeraldas, governada por nosso velho amigo o Espantalho.
O livro traz novos personagens para essa nova aventura, além de trazer de volta o Espantalho e o Homem de Lata.

Juliani8 09/03/2024

Divertido!
Ri muito lendo esse livro! Amei os novos personagens e é sempre bom reencontrar o espantalho e o homem de lata, só achei a Jinjur completamente injustiçada. Mal posso esperar para iniciar a próxima leitura!

Miguel2077 25/02/2024

Divertido!
Uma história leve e interessante, que explora mais sobre a Terra de Oz. O desfecho é realmente surpreendente; fui pego de surpresa.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 14/02/2024

Livro #2 da saga de Oz
Nesse segundo livro da saga de Oz, somos apresentados a Tip, um garoto da terra dos Gillikins, que vive com uma velha bruxa, sendo maltratado de diversas formas. Ele então cria Jack Cabeça de Abóbora, que ganha vida e com ele começa uma nova empreitada pela famosa Terra de Oz.

Não preciso nem dizer que sou apaixonada por esse universo, amo os cenários e toda a magia que envolve Oz, que é encanto puro. Nesta narrativa, encontramos dois velhos conhecidos, o Espantalho e o Homem de Lata, que continuam a nos abrilhantar com seus carismas tão peculiares. Quando eles entram em cena, é impossível não parar e refletir sobre o que eles explanam.

Por falar nisso, apesar de ser uma obra essencialmente infantil, ela suscita muitas reflexões e pautas até bem atuais, como o feminismo, por exemplo. Muito interessante pensar um pouco no papel da mulher na sociedade e como ela sempre parece ser de ferro para conseguir carregar e cumprir todas as tarefas que se propõe a fazer e as que lhes são impostas também.

Outra coisa que gostei muito foi da "cutucada" que o autor deu nos que se dizem intelectual de alta patente. Nem sempre a inteligência é sinônimo de sabedoria. É sempre bom manter a humildade. Pega essa dica!

Enfim, foi uma viagem leve, mas não rasa, uma delícia de aventura. Oz sempre será uma leitura conforto e eu já estou pronta para seguir no rumo mágico dos tijolinhos amarelos. ?

ramiromat 06/09/2023

Uma bela continuação. Aqui vemos o que acontece, em Oz, depois que Dorothy volta para casa. Ela, propriamente, não aparece no livro, mas sempre é lembrada.
Tip é prisioneiro da bruxa Mombi e cria um homem com cabeça de abóbora. Foge e vai para a Cidade das Esmeraldas, onde vê a tomada dela por um exército de meninas. A busca é pela reconquista da cidade.

Pedrochmeneses 26/07/2023

Edição Pavorosa
Se não fosse por Jack o cabeça de abóbora esse seria um livro sem muito o que se aproveitar. Uma fraca sequencia para o clássico "o maravilhoso mágico de oz", este volume não consegue trazer toda a encantadora magia que o anterior traz (mas talvez o problema seja justamente magia aqui).

Quase todos os personagens novos (à exceção de Jack, como citei acima) são totalmente entediantes e extremamente infantis, tornando o livro quase inviável para um público mais velho.

Baum não parecia saber que rumo estava tomando e simplesmente cria problemas que resolve do nada no mesmo instante, como se só precisasse encher páginas e páginas sem propósito até chegar no fim (que tem um plot twist bacana para um livro infantil, devo admitir).

A edição física conta com uma tradução péssima e cheia de gírias, além de uma folha com gramatura de jornal que te dá vontade de largar o exemplar a cada uma virada.

Lory 10/07/2023

Não sei o que pensar
De fato não sei o que pensar sobre esse livro, não gostei do quw foi feito com nossos heróis do último livro.

Naty Alves 01/04/2023

Tudo é roxo onde o tip mora
Um divertido retorno a Oz, aqui conhecemos Tip um garotinho arteiro, criado pela velha bruxa Mombi, que assim como Dorothy vai em uma jornada até a cidade das esmeraldas ao lado de seus amigos, um cavalete de madeira e o cabeça de abóbora que ganham vida através da magia. A escrita é muito fluida e inteligente, e cheia de bom humor.
O autor apesar de escrever este livro para as crianças (e por insistência delas próprias), escreveu uma obra cheia de camadas e críticas perspicazes.

E sim, o autor faz não só menção como críticas ao movimento feminista, aproveitando a deixa para também fazer um paralelo com governos que cometem golpes de estado, é, isso tudo, em uma obra infantil.
Assim como usa o personagem de besouro para alfinetar aqueles que por se acharem muito interessantes e inteligentes, se tornam esnobes.

E não devemos esquecer da presença feminina da Glinda e a primeira aparição da rainha Ozma de oz. (Que fique claro que em nenhum momento o autor é contra as mulheres governarem, ele só questiona a forma como isso pode ser feito, e seu propósito, Jiujur usurpou o trono da cidade das esmeraldas como o mágico fez no passado, sendo que o trono pertencia a Ozma a filha do verdadeiro rei de Oz, ou seja, o trono a pertencia por direito).

Infelizmente nem Dorothy, nem o leão covarde aparecem aqui, ainda que sejam mencionados durante a aventura, o final têm um grande plot Twist, o que faz o leitor ficar de queixo caído, assim como explica em parte algumas coisas do primeiro sobre o tal mágico, ainda sim este livro possa ser lido separadamente, ah e claro temos o homem de lata e o espantalho, acompanhado Tip, dentre outras figuras.

Amei esse pedacinho de Oz

Foxback 28/02/2023

Segundo Volume de Oz
Segundo livro da serie de Oz em mais uma boa, bonita e barata ediçao da Principis. Continua leve e divertido, com antigos e novos personagens e apesar de, a principio, voltado para o publico infantil, confesso que dei boas risadas em algumas passagens. E tem um plot incrivel no final!

daleriku 12/02/2023

Já tinha lido antes, eu reli especificamente porque queria ver as artes oficias no contexto da história

Sparr 01/02/2023

Fofo, tal qual o primeiro!
Para quem já leu o Mágico de Oz, algumas questões serão respondidas aqui, ainda sigo com a visão de que é preciso esquecer que existe ECA e que o livro data de 1900 hehehe, aí ele fica completamente fofo. Eu adorei a parte do Cabeça de Abóbora. Foi a parte que mais me pegou e mais me emocionou. É um livrinho muito meigo, mas não esconde que o "Mágico" me parecia um prefeito e outro aí do mundo real. Gosto de como a magia aparece com naturalidade na história. Isso também é bem fofo.

joão 01/01/2023

Transformação
Esse livro é maravilhoso, "O Mágico de Oz" é sem dúvidas, um dos melhores clássicos.
Baum deu uma canetada de mestre nesse livro.
A general Jinjur e seu exército é uma representação da emancipação feminina, e a Princesa Ozma/Tip não foi um reviravolta por acaso, mas uma mensagem que o autor quis passar.
Simplesmente A Maravilhosa Terra de Oz.

Jeffresenha 28/11/2022

Maravilhoso
Uma leitura leve e gostosa. Pra quem já leu o mágico de oz, esse livro vai explicar muitas coisas e e falar como foi a criação de Jack cabeça de abóbora. Uma aventura emocionante. Vale muito ler??