A maravilhosa terra de Oz

A maravilhosa terra de Oz L. Frank Baum
L. Frank Baum

Resenhas - A maravilhosa terra de Oz

_dan.leite 26/06/2022

A profundidade da obra é incrível
Me surpreendi muito com a leitura. O final me pegou e achei muito genial.
Muitos assuntos atuais são abordados aqui, fiquei muito feliz. Feminismo, identidade de gênero, muito legal a leitura. Não gosto muito de livros narrados em terceira pessoa, mas gostei muito desse.
Já tô planejando ler os outros volumes de Oz, minha esperança que publiquem todos os livros no Brasil. Quero muito ler todos os 14 volumes.
danda 30/08/2023minha estante
Eu amei A história do livro A maravilhosa terra de oz ou o mundo Maravilhoso de oz,a história sobre amizade entre os personagens principais. ?????????????????

The guy on the train 24/01/2022

OPINIAO SOBRE O 2* LIVRO DA SAGA DE OZ
Eu ja o tinha lido na adolescencia e, embora permaneça tao magico quanto antes eu enxerguei algumas coisas com outros olhos. Tipo a soberba que alguns personagens demonstram em algum momento, embora aqui o autor ainda encontre um jeito de alfinetar tais açoes.
Parece, veja bem, PARECE ter uma critica ao movimento feminista por meio da descriçao do exercito da General Jinjur, embora em um ou dois momentos exista um sutil questionamento sobre o pq de o trabalho domestico ser pesado para os homens mas ser ok q d é feito pelas mulheres. Sem contar que no fim, a Terra de Oz acaba sendo quase toda governada por mulheres, tirando o reino do leste que continua sob o dominio do Homem de Lata.
É um livro bastante divertido e gostoso de. Ler.

Gusta.Saraiva 09/07/2022

A Maravilhosa Terra De Oz
Eu amei esse livro, a história é muito bem feita, tem muita magia, transformações e aventuras bem criativas. Nesse livro volta uns personagens do primeiro de forma bem estruturada, há também novos personagens todos bem construídos. Tem várias referências ao feminismo, transexualidade e identidade de gênero, tudo de forma bem confortável e esclarecedora, eu amei demais, teve mais lacração que fábrica de refrigerante do jeitinho que eu gosto.

Jeffresenha 28/11/2022

Maravilhoso
Uma leitura leve e gostosa. Pra quem já leu o mágico de oz, esse livro vai explicar muitas coisas e e falar como foi a criação de Jack cabeça de abóbora. Uma aventura emocionante. Vale muito ler??

joão 01/01/2023

Transformação
Esse livro é maravilhoso, "O Mágico de Oz" é sem dúvidas, um dos melhores clássicos.
Baum deu uma canetada de mestre nesse livro.
A general Jinjur e seu exército é uma representação da emancipação feminina, e a Princesa Ozma/Tip não foi um reviravolta por acaso, mas uma mensagem que o autor quis passar.
Simplesmente A Maravilhosa Terra de Oz.

Sparr 01/02/2023

Fofo, tal qual o primeiro!
Para quem já leu o Mágico de Oz, algumas questões serão respondidas aqui, ainda sigo com a visão de que é preciso esquecer que existe ECA e que o livro data de 1900 hehehe, aí ele fica completamente fofo. Eu adorei a parte do Cabeça de Abóbora. Foi a parte que mais me pegou e mais me emocionou. É um livrinho muito meigo, mas não esconde que o "Mágico" me parecia um prefeito e outro aí do mundo real. Gosto de como a magia aparece com naturalidade na história. Isso também é bem fofo.

daleriku 12/02/2023

Já tinha lido antes, eu reli especificamente porque queria ver as artes oficias no contexto da história

Foxback 28/02/2023

Segundo Volume de Oz
Segundo livro da serie de Oz em mais uma boa, bonita e barata ediçao da Principis. Continua leve e divertido, com antigos e novos personagens e apesar de, a principio, voltado para o publico infantil, confesso que dei boas risadas em algumas passagens. E tem um plot incrivel no final!

Naty Alves 01/04/2023

Tudo é roxo onde o tip mora
Um divertido retorno a Oz, aqui conhecemos Tip um garotinho arteiro, criado pela velha bruxa Mombi, que assim como Dorothy vai em uma jornada até a cidade das esmeraldas ao lado de seus amigos, um cavalete de madeira e o cabeça de abóbora que ganham vida através da magia. A escrita é muito fluida e inteligente, e cheia de bom humor.
O autor apesar de escrever este livro para as crianças (e por insistência delas próprias), escreveu uma obra cheia de camadas e críticas perspicazes.

E sim, o autor faz não só menção como críticas ao movimento feminista, aproveitando a deixa para também fazer um paralelo com governos que cometem golpes de estado, é, isso tudo, em uma obra infantil.
Assim como usa o personagem de besouro para alfinetar aqueles que por se acharem muito interessantes e inteligentes, se tornam esnobes.

E não devemos esquecer da presença feminina da Glinda e a primeira aparição da rainha Ozma de oz. (Que fique claro que em nenhum momento o autor é contra as mulheres governarem, ele só questiona a forma como isso pode ser feito, e seu propósito, Jiujur usurpou o trono da cidade das esmeraldas como o mágico fez no passado, sendo que o trono pertencia a Ozma a filha do verdadeiro rei de Oz, ou seja, o trono a pertencia por direito).

Infelizmente nem Dorothy, nem o leão covarde aparecem aqui, ainda que sejam mencionados durante a aventura, o final têm um grande plot Twist, o que faz o leitor ficar de queixo caído, assim como explica em parte algumas coisas do primeiro sobre o tal mágico, ainda sim este livro possa ser lido separadamente, ah e claro temos o homem de lata e o espantalho, acompanhado Tip, dentre outras figuras.

Amei esse pedacinho de Oz

Lory 10/07/2023

Não sei o que pensar
De fato não sei o que pensar sobre esse livro, não gostei do quw foi feito com nossos heróis do último livro.

Pedrochmeneses 26/07/2023

Edição Pavorosa
Se não fosse por Jack o cabeça de abóbora esse seria um livro sem muito o que se aproveitar. Uma fraca sequencia para o clássico "o maravilhoso mágico de oz", este volume não consegue trazer toda a encantadora magia que o anterior traz (mas talvez o problema seja justamente magia aqui).

Quase todos os personagens novos (à exceção de Jack, como citei acima) são totalmente entediantes e extremamente infantis, tornando o livro quase inviável para um público mais velho.

Baum não parecia saber que rumo estava tomando e simplesmente cria problemas que resolve do nada no mesmo instante, como se só precisasse encher páginas e páginas sem propósito até chegar no fim (que tem um plot twist bacana para um livro infantil, devo admitir).

A edição física conta com uma tradução péssima e cheia de gírias, além de uma folha com gramatura de jornal que te dá vontade de largar o exemplar a cada uma virada.

ramiromat 06/09/2023

Uma bela continuação. Aqui vemos o que acontece, em Oz, depois que Dorothy volta para casa. Ela, propriamente, não aparece no livro, mas sempre é lembrada.
Tip é prisioneiro da bruxa Mombi e cria um homem com cabeça de abóbora. Foge e vai para a Cidade das Esmeraldas, onde vê a tomada dela por um exército de meninas. A busca é pela reconquista da cidade.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 14/02/2024

Livro #2 da saga de Oz
Nesse segundo livro da saga de Oz, somos apresentados a Tip, um garoto da terra dos Gillikins, que vive com uma velha bruxa, sendo maltratado de diversas formas. Ele então cria Jack Cabeça de Abóbora, que ganha vida e com ele começa uma nova empreitada pela famosa Terra de Oz.

Não preciso nem dizer que sou apaixonada por esse universo, amo os cenários e toda a magia que envolve Oz, que é encanto puro. Nesta narrativa, encontramos dois velhos conhecidos, o Espantalho e o Homem de Lata, que continuam a nos abrilhantar com seus carismas tão peculiares. Quando eles entram em cena, é impossível não parar e refletir sobre o que eles explanam.

Por falar nisso, apesar de ser uma obra essencialmente infantil, ela suscita muitas reflexões e pautas até bem atuais, como o feminismo, por exemplo. Muito interessante pensar um pouco no papel da mulher na sociedade e como ela sempre parece ser de ferro para conseguir carregar e cumprir todas as tarefas que se propõe a fazer e as que lhes são impostas também.

Outra coisa que gostei muito foi da "cutucada" que o autor deu nos que se dizem intelectual de alta patente. Nem sempre a inteligência é sinônimo de sabedoria. É sempre bom manter a humildade. Pega essa dica!

Enfim, foi uma viagem leve, mas não rasa, uma delícia de aventura. Oz sempre será uma leitura conforto e eu já estou pronta para seguir no rumo mágico dos tijolinhos amarelos. ?