Partes de um corpo

Partes de um corpo Vários autores

Resenhas - Partes de um corpo

Margô 07/07/2021

O Corpo fala!
Partes de um corpo, foi uma leitura de "escrita criativa" pra lá de inédita.

Eu ganhei a leitura de cara! O prefácio de Socorro Acioli que é de uma genialidade incrível, apresenta a obra com argumentos maravilhosos ...um presente para os sentidos.

Veja o que ela elucida: "Pensar o corpo e a literatura é um caminho infinito. Primeiro, porque todo texto literário é escrito por um corpo".
Percebem? E esse espírito de cooperação entre corpo e a cabeça.

E assim, o livreto traz os protagonistas de 07 contos, em 144 páginas, com os seguintes personagens: fígado, costas, pênis, boca, braço direito, dedão polegar.
Uma escrita criativa, leve e bem próxima do ineditismo ou surreal?...rss

O meu conto preferido foi, sem dúvida - Braço direito, do Jessé Andarilho.

Leia e divirta-se!

06/07/2021

Gostoso, levinho e divertido! Amo quando a Tag envia livro como mimo. Adorei os contos, em especial "Daquela que te alimenta as memórias" da Mel Duarte, sensacional!! ?

Roberta 06/07/2021

Partes de um corpo
Gostei da leitura. Diferente, interessante e fluida. Foi uma agradável surpresa ler todos os contos.

Cristiano.Goes 05/07/2021

PARTES DE UM CORPO
Livros de contos que traz belas histórias de personagens comuns e especiais. É tão bom quando a literatura nos faz pensar na vida, nos nossos fracassos, nas nossas felicidades, nas nossas memórias. Este livro é um convite as nossas imperfeições e nossas qualidades.

Luiza 03/07/2021

Muito gostoso de ler, todos os contos são de ótima qualidade. O que mais me entreti foi provavelmente "Melanomas", de Giovana Mandalosso, e os mais fortes e tocantes com certeza foram "Engolir o amor", de Jarid Arraes, e "Daquela que te alimenta as memórias", de Mel Duarte. De fato essa coletânea mudou minha visão e experiência com contos, que, apesar de ter lido alguns, nunca me encheram os olhos, de me deixar ansiosa para ler mais. Adorei

Marta 03/07/2021

O corpo fala
Esse livro veio como presente para os assinantes da TAG Curadoria. Confesso que gostei mais desse do que de partes de uma casa que resenhei aqui.  São sete pequenos contos para rir, chorar e também não entender nada, foi o que aconteceu comigo no conto daquela que te alimenta as memórias. Fiquei emocionada com o conto engolir o amor e ri muito com o Bourbon e braço direito, esse último, realmente muito engraçado porque coloca o braço na estrutura política do corpo sob o comando da cabeça e isso foi muito divertido. É um bom livro de contos sem ser ótimo.

Luana 01/07/2021

Um encanto de leitura
Um livro rápido que traz os mais diferentes jeitos de contar uma história em que a personagem central é uma parte do corpo. Os autores que formam esta coletânea são incríveis e, como consequência, os contos são incrivelmente gostosos de ler. Uma leitura dessas que acabam rápido demais de tão boa.

Nayara 30/06/2021

"Quem nasce pra tempestade não suporta garoa, não é mesmo?"

Gostei de alguns contos, em outros fiquei um pouco confusa. Leitura rápida e leve.

Dany.Marques 29/06/2021

Bacana
Não gosto muito de contos, mas fiquei curiosa com a temática. Achei interessante, mas não me surpreendeu muito, esperava um pouco mais.

Vivi 28/06/2021

" Pensar no corpo nos convida a compreender os sentidos a ganhar uma outra consciência de cada detalhe desta coleção de milagrea que conformam o que chamamos de vida" ( Socorro Acioli)

A coletânea de contos inspirados em partes do corpo nos trás a lembrança O Nariz, de Gógol.
" Pensar a relação ebtre o corpo e a literatura é um caminho infinito.
... Compreendemos sobre o que acontece no percurso do cérebro ás mãos durante o ato da escrita.
... Outro lado do mistério estão os leitores que reagem com o corpo suas leituras. Do prazer á náusea e outros sintomas : um bom livro que reverba o sangue de quem lê...

Achei o máximo essa idéia e melhor ser o mimo da Tag com esses 7 contos de autores brasileiros. Imaginava algo completamente monótono pq parecia se referir só a pandemia por sorte não foi.
Dou nota 4/5 e minhas impressões se encontram aqui no feed
Sem spoiler que a meu ver as interpretações são subjetivas.
As que mais gostei.

? Melanomas ( Giovana Madalosso)

? Engolidos de amor ( Jarid Arraes)

? Dedão de Carolina ( Tati Bernardi)

? Daquela que te alimenta memórias ( Mel Duarte)

Conto 1 - A bile ( Claudia Tajes ) E derrepente aparece uma pandemia que nos obriga a ficar trancados. No começo tudo flores afinal, era uma novidade. E um casal que se davam tão bem com o passar dos dias começam a se estranhar e tudo começa a estremecer entre os dois. O rapaz com o tempo passa a sofrer encefalopatia hepática e com isso vai a cirurgia e tira um pedaço do fígado o qual levou pra casa e se apegou . Ao mesmo tempo a mulher fica com fixação em querer comer carne. E outras coisas acontecendo. Todos nos sabemos que o fígado é um filtro de nossas impurezas no sangue assim tb alguns como eu tb é um filtro de nossas emoções e sentimentos. A paixão dele por aquele pedaço no vidro e a doença em meio a todo o ocorrido seria como se ele carregassem toda a carga sentimental da relação, da pandemia e tudo que ocorria ao redor. É o apego a tais sentimentos . Minha visão.
*****************************

" Nem eu olhava pra mim. Aquele era o quê, meu décimo, vigésimo corpo? Eu já tinha sido feto e bebê. Menina e adolescente. Jovem explodindo na beleza dos 18 anos. Mulher rinja de 30. Gestante. Mãe com barriga de Cesária.... mas naquele momento em frente ao espelho, naquele momento eu era a única que importava : a última. "

Conto 2 - Melanomas ( Giovana Madalasso) Vera morava sozinha. Viúva filhos já criados mas mesmo assim folgados. Se propõe a ajudar seu vizinho a pedido da filha do homem em tempos de pandemia . A observar as pintas do senhor que teve câncer de pele. Algumas coisas acontecem ali e Vera começa a pensar e refletir sobre si e sua vida. E então só assim se observar e chegar a conclusão como muitas de nós mulheres. O quanto nos anulamos por nossa familia e por quem amamos mas o importante é que ainda há tempo pra viver muita coisa.
Eu gostei demais desse conto.
Conto 3 - Bourbom ( António Prata)
Uma noite que tinha tudo para ser prazerosa e no final o famoso clichê... Isso nunca me aconteceu.
Agora imagine se o seu órgão decide conversar com vc sobre isso.
** Confesso que por ser de Antonio Prata eu esperava um conto melhor. Já li seu livro e foi maravilho ***
CONTO 4 - Engolir o amor ( Jadid Arraes ) assim como o fígado o estômago tb o seu trabalho em relação não só ao que bebemos ou comemos mas os sentimentos.
No caso aqui a mãe de Ciça diz que tem uma doença grave no estômago e que seus dias estão contados. Ciça resolve fazer uma promessa alimentar a ponto de definhar pela cura da mãe.
A mesma já não acredita em rezas em Jesus na sua infância era obrigada a regras da religião pela família e se rende ao seu destino. Mas a filha vai até as últimas conseqüências pela fé.
Mas na realidade a questão aqui é o desespero dessa filha pelo amor e a relação com a mãe.
Conto 6 - O dedão de Carolina ( Tati Bernardi)
Acompanhamos a vida e as escolhas de Carolina pelo ponto de vista de seus polegar. E o quanto se pode viver uma vida tão mecânica e por fim podemos sim mudar nossas escolhas e isso está tudo bem.
Apesar de interessante achei o mais fraco.

Conto 7 - Braço Direito ( Jessé Andarilho)
O BRAÇO Direito resolve fazer uma rebelião e todos os órgão decidem não ficar quieto. O fígado culpa o estômago , que culpa a boca e por ai vai. O coração coitado... só cabe a ele acelerar. Essas são as respostas de nossas atitudes ou quem sabe tanta delas.

Conto 8 - Daquela que te alimenta a memória ( Mel Duarte)

Enfim chegando a parte da boca que toma a sua vez para lembrar a uma idosa ja que memória não há mais ali de tudo que viveram e o quão a suas atitudes chegaram a conquistas e tb seus sabores, amores e experiências.
Foi um dos que mais gostei. Confesso ter sido surpresa o diálogo ser da boca ?

Aline Costa 27/06/2021

Leitura rápida e agradável
Um livro leve e de leitura rapidinha.
Confesso que não tenho costume de ler contos e estranhei um pouco os diálogos com as partes do corpo. Mas no geral gostei. E o último foi o mais tocante pra mim.

Gilvania4 24/06/2021

Engraçadinho
Alguns contos foram engraçados, o último me emocionou bastante porque fala do esquecimento. Acho que o mais difícil em viver, é esquecer tudo, embora muitas vezes é só o que desejamos, mas acredito que todos nós gostaríamos de esquecer só o que nos desagrada e o Alzheimer faz com que esqueçamos tudo, inclusive quem fomos e quem nós tornamos.

guigagirl 23/06/2021

Um livro de contos que veio junto com o livro principal. Só 1 conto que achei bonzinho, o resto achei bem ruim? pode ser só o meu gosto?

Rafa.Barros 23/06/2021

Mimo da TAG
O livro é um brinde da TAG com contos sobre partes do corpo, criado por diversos autores levando em consideração a pandemia do coronavirus. Alguns contos são divertidos e interessantes, outros nem tanto, mas valeu como uma leitura recreativa, sem grandes aprofundamentos.

Jean 22/06/2021

Um livro muito rápido para se ler.
O livro segue a proposta de um conto para cada parte do corpo, foi bem interessante principalmente por apontar sobre a pandemia, feminismo e outros lutas que temos que travar contra essa sociedade atual.