Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

OssosDePapel - Instagram 17/01/2023

Cara, que pesado! Que sensação de impotência. Deu vontade de voltar no tempo e distribuir abraços... Talvez eu nunca mais possa contemplar as belezas do RJ com o mesmo ohar.

mdudalivros 17/01/2023

Gostaria que você estivesse aqui roubou de Só os animais salvam o primeiro lugar do pódio de livros favoritos da minha vida. A carga emocional desse livro é inexplicável. Chorei copiosamente. Senti alegria, inquietação, dei risadas, refleti e amei...amei cada um dos personagens de uma forma diferente. Porém devo admitir, o personagem que mais me cativou foi César. Me vi nele com muita facilidade. Enquanto a que menos gostei foi Baby, apesar de achar que esse era o seu papel na história. Além disso, a ambientação no Rio e no tempo é imersiva, quase pude me ver novamente na prainha do Arpoador (que tive a oportunidade de visitar há poucos meses). Em suma, ainda me encontro desnorteada por essas histórias, por essas vidas que acompanhei aqui. Muito ainda precisa ser absorvido pra que eu entregue uma resenha melhor, mas de antemão: que leitura sensacional.

Beatriz 16/01/2023

?Nós estamos aqui.E estamos vivos.Bem agora.E agora também?
O livro apesar dos temas tratados, carrega um sentimento de leveza, nada acontece como uma surpresa, e os próximos passos ficam subtendidos algumas páginas antes, acho que isso combina com o ar que o livro passa. A presença de César te acolhe como uma lareira em um dia frio e faz você querer ler um livro inteiro só com a história dele, a influência que ele tem sobre outros personagens é magnética. A dificuldade de Selma em se encontrar e viver como todo aquele anseio é angustiante, mas é bom ver o final que ela teve; a amizade de César com Inácio é uma coisa linda, o companheirismo e a noção que eles tinham sobre o peso um do outro em suas vidas é maravilhosa; Rosalvo foi o único que causou um certo mistério no livro, entre aceitar a vida feliz que ele tinha conseguido e supera a morte da filha, ou continuar procurando e atingir seu objetivo desde o princípio, apesar de ter ficado frustrada com o final que ele teve acho que fez sentido; a história da Baby pra mim foi levemente irrelevante, se os acontecimentos na vida dela fossem contados em meio aos outros personagens acho que não faria tanta diferença.
Um livro que a conta a vida de 5 pessoas distintas mas que compartilham uma coisa em comum, o amor, pela filha assassinada, por si mesma, pelo amigo que lhe apresentou o mundo, pelo filho que quer conhecer o mundo e pelo melhor amigo, que emana luz e inocência.

Yana.Venancio 16/01/2023

FAVORITO DO ANO
2023 mal começou e eu já tenho um livro favorito para esse ano. ?Gostaria que você estivesse aqui? é sem dúvidas uma das melhores leituras que eu tive nesses últimos tempos. Um livro que fala sobre o amor (em todas as duas formas, até mesmo quando ele cria na gente um sentimento de ódio), fala sobre dor ( aquelas de dilaceram o nosso interior, sabe?) mas sobretudo, fala sobre resiliência. A vida é um ciclo infinito e não importa o que aconteça, temos uma certeza: a terra continua o seu movimento gradativo fazendo os anos passarem.
A história desses personagens são interligadas por uma única peça, uma única pessoa (daquelas que a gente gostaria que estivesse pertinho da gente pra sempre, sabe? Pois é).

Foi um livro de muitos quotes mas gostaria de deixar registrado aqui um único deles, o primeiro: ?para aqueles que se foram, mas permanecem.?

LeonardoGS89 13/01/2023

O melhor livro que li em muito tempo!
Meu primeiro livro do Scheller e já quero ler mais do autor, na minha opinião, o livro é de uma delicadeza impressionante, achei a leitura muito fluida e logo de cara já me apeguei aos cinco protagonistas, os personagens considero todos "possíveis", sem atos heroicos ou certezas sobre a vida e que precisam lidar com suas decisões, mas, eu amei a relação de amizade criada entre os personagens Inácio e César.
Teve momentos bem tristes, mas isso não apaga o tanto que foi bom ler este livro, só não darei cinco estrelas devido ao desfecho no final, de um personagem, que poderia ter sido diferente.
Não vivi a juventude dos anos 80 e muito menos conheço o Rio de Janeiro, mas esse livro me transportou para ambos.
DEA 17/01/2023minha estante
Gostei muito desse livro também ?.

LeonardoGS89 19/01/2023minha estante
Aaah eu achei esse livro muito bom, uma leitura muito fluida, com algumas passagens tristes.

DEA 19/01/2023minha estante
Sim! Esse livro é muito bom. Além do que me fez ficar com uma sensação de nostalgia ?. Terminei e fui escutar Cazuza, etc. Fora que o título do livro é de uma música que eu amo.

Jordananobre 13/01/2023

Não me despertou prazer na leitura
Não é um livro que agrada a todos, pois é uma leitura com vários personagens e que retrata mais seus sentimentos e a vida. Então se você procura um livro com ação e diálogos, essa não é uma escolha que irá agradar. Agora se você gosta de uma leitura mais sensível, em que você pode conhecer o íntimo dos protagonistas e suas batalhas, se joga que vale muito a pena.

eliott 12/01/2023

chorei, chorei muito, chorei de soluçar, favoritado. quase entrei em crise existencial mas valeu a pena ok!

thata 11/01/2023

Muito bem escrito
Personagens que no início do livro pareciam não ter nada em comum, que no final se mostraram entrelaçados em ligações de amizade e dor.
O cenário é também muito bem descrito, mostrando a realidade do país em sua época, tanto física quanto política.

Jamile 10/01/2023

Lindo e trágico.
O livro se passa no Rio de Janeiro dos anos oitenta, e isso foi o suficiente pra eu tomar a decisão de lê-lo.
Durante a história tive grandes boas surpresas, me deparei com personagens incríveis e de uma profundidade enorme.
Foi maravilhoso acompanhar um pedacinho da vida de Inácio, César, Selma e seu Rosalvo. Cada um em sua singularidade, com seus defeitos, qualidades e peculiaridades, que os tornam únicos, e principalmente, reais.
O que mais gostei no livro foi a forma poética que o autor escreve, que tornou assuntos tão pertinentes e trágicos em algo bonito de se ler. Confesso que chorei bastante, mas também ri e senti conforto em muitos momentos.
A amizade de Inácio e César é de longe o que há de mais bonito na história. A descoberta da vida, a cumplicidade e toda a trajetória percorrida pelos dois me fizeram querer ler tão rapidamente.
É a primeira leitura que eu faço esse ano, mas com certeza será uma das melhores!

paula 28/12/2022

nós estamos aqui. e estamos vivos. bem agora. e agora também
achei o livro lindo! eu parei mais ou menos na metade e demorei mt pra pegar de novo, mas terminei hoje e sério, QUE livro. o que mais me marcou foi a amizade do inácio com o césar, daquelas que impactam a gente mais que qualquer outra coisa.

Mari Guerra 28/12/2022

Poderia ser dois livros
Gostei desse livro muito mais do que eu esperava. Ele é bem escrito, bem contextualizado na década de 80 e aborda temas muito interessantes sem ser clichê.
Só tem um problema: tem narrador demais. Eu li esse livro em 20 dias, mas chegava num ponto que eu começava um capítulo depois de dois dias sem ler e ficava "quem é César mesmo? Quem é Inácio?". O autor tinha um material muito bom que dava para ser usado em dois livros, misturar várias histórias numa só deixou confuso. Em vários momentos parecia que Rosalvo foi esquecido no churrasco, uma pena.
Ainda sim, é um livro que vale a pena ser lido.

Rapha 28/12/2022

Muito intenso, mas...
Eu tive um misto de sentimentos lendo esse livro.

Primeiramente, não é um livro muito rápido de ser lido, pq ele é bem denso e a narrativa não é muito dinâmica (tem pouquíssimos diálogos). Acredito que a alternância de narradores cansa um pouco também, já que existem tramas muito mais interessantes que outras.

O maior problema do livro e também sua maior qualidade sao os personagens. Existem personagens muito bem desenvolvidos, que você se interessa completamente por sua evolução (é o caso de Inacio, Selma e Cesar). Ao mesmo tempo personagens como Rosalvo e Baby são muito mal aproveitados, de uma forma que você não entende o pq daquelas tramas estarem ali (principalmente falando de Rosalvo, ja que a história dele é feita só pra passar uma mensagem mas que nem o livro da tanta importância).

A trama central do livro é muito bem desenvolvida. A história de Inácio é César é muito comovente e foge um pouco de clichês, focando acima de tudo na amizade.

Muito se fala sobre ser um livro que retrata a AIDS no seu auge ou ser uma obra lgbtqia+. Mas eu acho que os temas principais aqui são 2: o amor, em sua mais pura forma (de mãe pra filho, entre amigos, de pai pra filha); e o luto, que é trazido a tona em todas as partes do livro, sendo com Rosalvo e sua Eloá, ou com outros personagens que não vou abordar pois seria spoiler.
Mari Guerra 28/12/2022minha estante
Eu tive a impressão que o autor quis abordar muitas histórias dentro de um único livro e acabou se perdendo um pouco nisso. Ele tinha ideias boas o suficiente para uns dois livros, não precisava ter usado tudo em um.

Rapha 28/12/2022minha estante
Concordo totalmente, tinha muita história pra um livro só

tooonho 27/12/2022

acho que não me lembro de já ter chorado com algum livro como chorei aqui
a amizade de César e Inácio, até o fim, me tocou profundamente
é um livro de ritmo um pouco mais lento e é desse tipo de ficção realista que não tem grandes reviravoltas
mas gostei bastante - exceto o desfecho de Rosalvo....

marcella 15/12/2022

Completa BOMBA
É um livro bem escrito, apesar de diversos problemas na narrativa, mas parece igual a todos que estão em alta.
Li rápido pra terminar logo e ler os outros livros que planejei.