Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

trajanooo 08/01/2024

Gostaria que você estivesse aqui!
O livro se passa no rio de janeiro e retrata a história de 5 personagens que convivem e compartilham a rotina no início dos anos 80!
A história no começo não me prendeu, admito, mas ao decorrer da história o autor conseguiu desenvolver uma escrita da história e ela começou a ficar FANTÁSTICA! A noção de dias e anos é precisa e vem escondida, fazendo com que eu de fato prestasse atenção na leitura. Os acontecimentos mais marcantes para mim, envolvem Rosalvo, Cesar e Selma. Achei genial também as referências de músicas, críticas e cultura presente no livro !
Indico e indicaria a todos ao meu redor.

Bia 07/01/2024

Meio ruim
Tem uma proposta boa e trata de temas importantes, mas é meio pretensioso e tão melancólico q me dá nos nervos. muito idealista tb, achei meio sei lá
o autor tenta prometer muito c a história de 5 pessoas diferentes e histórias mt complicadas, sinto q ele acha q vai compensar deixando a narração sem um tempo definido e com uma descrição sentimental, mas acaba q piora um pouco a atmosfera do livro

Sah 05/01/2024

Embora eu faça, de fato, muitas piadas com cariocas, o rio sempre me fascinou, e esse livro surgir repentinamente na minha estante soa como destino, ou apenas coincidência, como eu acredito.

uma visão crua e bela da realidade do rio de janeiro, com tantas pautas relevantes em cada ponto de vista, principalmente ao termos eu líricos tão diferentes uns dos outros, mas que no fim, suas vidas se entrelaçam. não notamos o quão entrelaçados estamos.

leitura maravilhosa, assim como a escrita, me rendeu diversas risadas e lágrimas, adorei!
helena 05/01/2024minha estante
vem p rio

Isabela Araujo 04/01/2024

Um dos melhores livros que já li na vida
Eu chorei, fiquei chocada, senti de tudo. E eu não lembrava a última vez que li um livro que me fez chorar. Os plot twists são incríveis, não dá pra prever o que vai acontecer. Apenas leiam!!!

Marcela.Lauar 04/01/2024

As temáticas abordadas foram interessantes, bem como os personagens criados. Como brasileira, não pude deixar de me sentir apegada ao ler uma história que se passa no Rio de Janeiro. No entanto, achei que a busca excessiva por sentimentalismo deixaram a leitura mórbida e monótona.

dailyvalen 03/01/2024

Me decepcionei
Li esse livro a um tempo e simplesmente não consegui achar legal. E lendo a sinopse eu achei que gostaria muito, enfim. Mas a capa é linda, mesmo o livro sendo sem graça

Daniela Botelho 01/01/2024

Precioso
Esse livro foi um presente. Peguei na estante de forma totalmente aleatória e foi uma grata surpresa. Um livro sensível e muito bem escrito. Uma exaltação à cidade do rio, com todos os seus lados. Os personagens são ótimos e a multiplicidade de histórias traz uma riqueza que simplesmente não deixa vc enjoar do livro. Esse será o presente de aniversário de vários amigos meus em 2024, rsrs.

manu 28/12/2023

É uma leitura muito gostosa ao mesmo tempo que é muito reflexiva. As vezes a falta de acontecimentos me incomodou um pouco, mas a escrita bonita e meio poética compensou esses momentos.
Por ter vários personagens cujas histórias nao se conectam diretamente e cada um aparecer "uma vez por ano", a gente fica com muitas perguntas na mente e com vontade de saber mais sobre essa pessoa, o que mostra que o desenvolvimento deles foi bem feito.
a escrita é linda e super envolvente, e a história te comove e te prende muito. 3,5/5 so pq isso de muitos personagens nao se conectando diretamente me incomodou

letsbatista 23/12/2023

Gostaria que você estivesse aqui
Um livro que não me prometeu nada e me entregou muita visceralidade e pessoas de verdade, trazendo muita complexidade de sentimentos e reflexões que eu trouxe até para a minha própria vida.
é um livro que, com certeza, não será esquecido?

alicevsb 21/12/2023

Histórias necessárias e emocionantes
Me surpreendi bastante com essa leitura. Foi legal ver o desenvolvimento de uma história em um lugar do nosso país, ainda não tinha feito esse tipo de leitura.
Ver através do ponto de vista de cada personagem tornou tudo mais interessante. Ver os seus dilemas e se envolver com cada um é doloroso e traz alguns sentimentos tristes. Mas nos faz dá valor e entender algumas coisas, como que não adianta colocar no pedestal pessoas que não conhecemos, como o pastor Fábio Alberto era colocado pela comunidade. Que as vezes o sentimento de vingança pode vim como algo essencial naquele momento mas que não vai preencher o vazio, foi o que aconteceu com Rosalvo. Pra preencher esse espaço precisamos nos encher principalmente de amor próprio e aprender a conviver com a dor, Selma aprendeu, conseguiu conviver com a saudade de César, esse viveu cada segundo da sua vida, aproveitou o tempo, o dinheiro, os amigos, os lugares da cidade. As histórias se conectam de um jeito surpreendente. Gostei muito da leitura, indico muito ???

Bárbara 20/12/2023

Somos histórias interrompidas, relevantes para alguns
Esse é um livro que queria ler faz algum tempo e, por coincidência, uma amiga me emprestou, mal sabia eu que seria uma leitura que me acompanharia por alguns dias, não pela história ser arrastadas, mas pela correria do dia a dia e a dificuldade para achar um tempo para ler. Esse livro se passa no Rio de Janeiro nos anos 80 e acompanha um recorte de 10 anos da vida de 4 personagens principais: Inácio, César, Selma, Baby e Rosalvo.

A história aborda diversas temáticas, mas o que permeia toda a narrativa é a mudança, todos os personagens sofrem diversas rupturas de perspectivas e reviravoltas na sua trajetória, como ocorre na vida real.

Um aspectos que eu particularmente adorei na escrita do autor e a forma como ele consegue descrever os sentimentos dos personagens de forma tão relacionavel, usando expressões brasileiras maravilhosas que só a literatura nacional consegue nos proporcionar. Além disso, a forma como ele conseguiu conectar todos os personagens através da figura do César, que está disposto na narrativa de diversas formas, filho, amante, amigo...

Por fim, amei o livro, me conectei com os personagens, ri e chorei com eles. Me relacionei com as diferentes histórias e me apaguei a todos eles.

Camila.Mendonca 20/12/2023

"Algumas pessoas vêm ao mundo para dizer sim"
Uma das histórias mais sensíveis, poéticas e preciosas que eu já li. É triste, mas também muito bonita.

Rio de Janeiro, anos 80, rock nacional, grupo de amigos e a epidemia da aids.

A narrativa é perfeita! Me pegou de um jeito inimaginável.

Consegui me sentir andando de fusca na Barra da Tijuca com a Baby e assistindo ao show do Queen no rock in rio com o Inácio e o César (nunca vou esquecer a delicadeza desse capítulo!).

Por outro lado, também aborda uma realidade bem dura. Meu coração se partiu em diversos momentos.

Selma e Rosalvo, pais que vivem perdas dilacerantes. O luto destrói sem se preocupar com a classe social.

Baby, torci para que encontrasse a paz que tanto procurava.

Todo mundo merecia um amigo como o Inácio.

César, é luz. Não vou me esquecer da trajetória tão cedo. Um dos personagens mais especiais que já conheci.

Obrigada por essa obra, Fernando Scheller!!!!!

"Talvez o amor de verdade fosse, no fim das contas, calmo."
Caroline1321 20/12/2023minha estante
Amei a resenha! Já está na lista

Camila.Mendonca 20/12/2023minha estante
Vc vai amar ??

maduzinha :) 17/12/2023

Eu de fato gostaria que você estivesse aqui
Esse é um daqueles livros doloridos de terminar tanto pq a história é triste tanto pq gostei tanto que não quero terminar. Vai contar a história de Inácio, César, Baby, Rosalvo e Selma e como foi pra cada um perder alguém ou alguma coisa, além de personagens secundários que também vivem perdendo alguma coisa tipo Henrique e Margot personagens queridíssimos.

Livro do cotidiano (brasileiro) e que traz recomendação de música (brasileira) tem muitos pontos positivos e um lugar especial no meu coração (a playlist desse livro é maravilhosa perfeita impecável).

Em especial esse livro se passa no auge do rock chegando no Brasil e ver o César acompanhar isso tudo de perto, ele ser um organizador de tudo isso, eles irem ao Rock in Rio 1885 e descreverem Freddie Mercury cantando Love of My Life ????? encantador, todas as referências de Cazuza ???? lindíssimo.

Outro ponto muito importante que me deu um sentimento muito grande de satisfação: personagens que não tem ligação direta se cruzando tipo Rosalvo trabalhar no prédio de Selma e tipo a ligação dele com Inácio principalmente no final. Acho muito louco quando isso acontece na vida real e foi divertido ver em livro.

Assim, as perdas que o livro retrata não são muito similares com as perdas que tive, mas por muitas vezes o nome do livro fez mais sentido do que deveria e tudo bem. As coisas e pessoas realmente se vão e resta memória, vou ter sorte se lembrar de você no cotidiano e azar se lembrar só em momentos relevantes como muito bem colocado por Inácio, mas não tem o que fazer uma hora ou outra será esquecido.

Um ponto importante: o romance é na medida certa muito bem colocado, eu que sou uma grande fã de romance fiquei muito mais ligada na história de rosalvo e selma que por sinal me fizeram chorar.

Gostei de tudo, não recomendo ler se tiver meio biruta das ideia, tirando isso é um ótimo livro que faz sentir muitas muitas coisas e amo livros assim.

marianascariot 13/12/2023

Bom.
Em boa parte do livro, a leitura não fluiu. Foram poucos os momentos que li quase sem parar e não fiquei com tédio. Acredito que isso aconteceu por conta de ser uma história sem grandes reviravoltas e também, uma coisa que senti falta, foram os pouquíssimos diálogos que tinha.

Em primeiro momento, não gostei da Baby. Mas no decorrer da história, o autor trouxe mais da personagem e com isso consegui entender melhor ela, e cheguei até a gostar dela.

Acredito que os personagens que mais gostei foram o César e a Selma. Eram as partes que eu mais ansiava para ler e as quais mais gostei de ler também.

Também gostei do seu Rosalvo, e para ser bem sincera, não esperava que o desfecho do personagem fosse esse que aconteceu. Realmente não entendi e não gostei.

Sobre o Inácio, não tenho muito o que falar. Mas simpatizei com o personagem.
gabesantto 13/12/2023minha estante
Seu Rosalvo injustiçadooo e Inácio é sem graça, prefiro a Baby (polêmica).

marianascariot 13/12/2023minha estante
Também achei Inácio meio sem sal. Mas até que simpatizei com ele