Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

Onesko 22/05/2023

Gostaria que você estivesse aqui
Sobre como a falta nos estaciona ou nos faz correr a 200 km/h.
Gostei muito dos personagens e como cada um tinha suas questões a serem trabalhadas (e que foram bem desenvolvidas). Só achei a Baby meio jogada, não sei se ela foi realmente relevante...

Madu 07/05/2023

"Há abismos entre o amor e o afeto"
Como não se apaixonar pelas definições de amor do Fernando scheller?
Um livro é sempre um espelho de você, das suas experiências e opiniões; mas conhecer a selma me proporcionou a sensação de saber que alguém te entende, que seus medos e inseguranças não são só seus, agora, guardo sua história como os conselhos de uma mãe.
Inácio e César são a poesia de uma amizade, um encontro de almas mesmo, o tipo de encontro que a vida te oferece se você for muito sortudo.
Baby é a intensidade em pessoa, apaixonante, independente e verdadeira, do tipo que marca a gente, que se torna inesquecível por onde passa.
Transformar as cidades em que os livros se passam em um certo tipo de "narrador" é algo que sempre vai me encantar. Fernando, vou ler tudo que você escrever.

Marcello Ramalho 07/05/2023

A Profundidade dos personagens é um dos pontos altos do livro. O autor domina muito bem a arte da escrita, apresentando persongens reais e com desdobramentos muito possíveis. Emocionante e tocante. Ótima leitura

Polaroid 01/05/2023

é um bom livro. algumas coisas achei previsível, senti desde o início do livro e o final foi, para mim, o esperado. o autor escreve MUITO bem e a minha parte favorita foi ****ATENÇÃO SPOILER A FRENTE**** a descrição da morte do Cesar, nunca li uma cena escrita dessa forma e eu adorei.

Mari 30/04/2023

#12 lido - abril
Esse livro foi um verdadeiro achado pra mim! comecei esperando nada e recebi tudo de bom ???? me apaixonei imensamente por esse livro, pela escrita, os cenários tão bem descritos, pelos personagens TÃO reais e vivos até hoje e por tudo mais. vou levar essa história pra sempre cmg

Sandra 29/04/2023

Cotidiano carioca dos anos 80
A vida é isso, a história é construida repleta de estereótipos: a classe média carioca falida e hipócrita, o nordestino pobre que mora na comunidade e boom da epidemia que vivemos nessa década.
Apesar de tudo, é um livro sensível e verdadeiro que retrata um pouco do que vivemos na década de 80. O amadurecimento dos personagens em suas vivências e reflexões os deixa tão próximos que quase podemos tocá-los.

Viviane 26/04/2023

Está obra que se passa na década de 80 nos mostra histórias que se crusam ao longo da história. Com temas como LGBTQIAP+, marginalidade, AIDS, conflitos internos, histórias mal resolvidas e muito mais. Escrita leve, mas com parágrafos logos descobrimos como era o Brasil nesse período, pois é citado um pouco da veia política e social da época. Com a leitura desse livro podemos perceber referências a marcas, a histórias que podem ter sido inspiração (que parecem ter saído de reportagens de jornal). Livro muito bom, recomendo a leitura, mas não para menores.

amandajeanjacques 11/04/2023

Fluir ??
O livro flui de uma forma incrível.

Rápido de ler, curioso e trágico ao mesmo tempo.

Leva temas importantes da época dos anos 80 - Rio de Janeiro, de forma a entender a sociedade.

Recomendo!

Rayssa828 05/04/2023

Rio 40 graus, verão da lata, Circo Voador, instabilidade política, bandas nacionais pipocando, Love of my Life no Rock in Rio!
Esse livro é uma viagem ao Rio de Janeiro dos anos 80!

Mayra 05/04/2023

Esse livro me provocou muitas emoções, mas acho que a principal delas foi tristeza! Achei um livro muito triste, as trajetórias e desfechos dos personagens em geral são muito tristes, mas retratados de forma sensível. Achei demais o panorama que ele traça do da vida carioca na década de 1980, consegue retratar as questões de classe, gênero, homossexualidade, transfobia, a epidemia de aids, o crescimento ainda tímido do neopentecostalismo. Só senti falta do panorama mais político mesmo, ainda mais tendo em vista que se passa na redemocratização (mas acho que não era o objetivo do autor mesmo). O principal mérito desse livro é retratar um sentimento de desesperança, de uma geração que era rebelde e cheia de sonhos mas acabou como a geração anterior, sem conseguir concretizar nada, sem mudar nada de fato. Só senti que as vezes a leitura demorava pra engatar.

Kathleen28 27/03/2023

Uma bela surpresa
Acabei vendo muitas pessoas falando sobre não terem gostado deste livro e acabei ficando com um pé atrás. Apesar de algumas partes serem um pouco mais arrastadas, fiquei encantada pelo Rio de Janeiro da década de 80 e maravilhada com as histórias de nossos protagonistas, vivendo problemáticas da época que são tão atuais.
Tive uma verdadeira ressaca literária após terminar esse livro e acabei demorando um pouco pra ler as últimas páginas por ter que vivenciar o luto da morte de um dos personagens. Eu simplesmente amei e, mesmo sabendo que viveria o luto novamente, leria essa obra de novo sem pensar duas vezes

Ale Lima 25/03/2023

Histórias de vida
Esse livro tem aquele domínio de aguçar a curiosidade do leitor até as últimas páginas. Descreve a vida de três jovens, uma mãe e um pai, ambos com perspectivas para o futuro, muitas delas frustradas pelos acontecimentos da vida. Como se trata de um autor brasileiro, o pano de fundo é a década de 80/90 passadas no Rio de Janeiro. Foi um livro interessante de se ler.

iamjoe 25/03/2023

Gostaria que você estivesse aqui
Olhe, confesso que no começo estava achando o livro muito chato, é um enrolação sem igual, muito pouco diálogo e uma narrativa tãooo demorada que você chega a se perder. Mas, não posso mentir, a história é realmente muito boa, trata bastante sobre o luto e o desenvolvimento após ele, o final do livro é incrível a forma que a história se desenrolava era chocante! A ambientação do livro, Rio de Janeiro, simplesmente muito bom. Esperava mais? Sim. Gostei? Sim. ???