Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

sopa_de_letrinha_ 20/06/2021

Nossa Parte de Noite
Com escrita envolvente e assustadora, o livro de prende do início ao fim, porém acho que o final deixou um pouco a desejar.

Milena Tramontin 19/06/2021

Terminei, finalmente. Como demorou até a história conseguir me prender. Teve partes muito lentas e outras bem rápidas e muito boas. A escrita da autora é bem diferente, diálogos misturados no meio do texto. Gostei muito da parte da Rosário que poderia até ser mais longa e do Juan.

.Lara 17/06/2021

É a segunda vez que tenho contato com a autora, e como a primeira, também não funcionou, acho a escrita dela muito massante e piora por não ter divisão de capítulos, parágrafos longos, e nesse caso específico, ela se prolongou demais numa história que poderia ter menos páginas, lembrando que tudo isso é muito pessoal, a premissa da história é boa, mas não me prendeu, o que mais me chamou atenção foi acompanhar o contexto histórico da Argentina naquela época e a mistura de alguns fatos reais. Tem muitos detalhes interessantes, sobrenaturais, mas não consegui captar direito por causa da leitura monótona. Não acho que leria novamente, mesmo que precisasse entender melhor, mas indico a leitura, para poder tirar as próprias conclusões.

Laíssa 16/06/2021

Gostei muito desse livro e recomendaria. O contexto histórico e político da Argentina foi o que mais me chamou atenção no livro. Muito interessante os relatos. Gostei da relação entre o governo e a família. Ele é um pouco monótono em uma parte mas pra mim não foi uma dificuldade porque é um livro que prende muito apesar disso. Gostei da escrita, do jeito que foram colocados os diálogos e dos personagens tão intensos nessas suas rotinas bizzaras.

Vinnylit 16/06/2021

"A escuridão era uma colecionadora de ossos."
Um pai e um filho fazem uma viagem pela a Argentina, desde Buenos Aires até às cataratas do Iguaçu, divisa com o Brasil. Um passado sombrio, um futuro inserto, uma seita para a escuridão, que consome tudo em que toca, drogas, arte, doenças, morte.

Confesso que comecei sem muito interesse, mas com o passar da leitura fui me interessando mais, não é uma leitura fácil, muitas partes são bem pesadas. Gostei do livro em si, mas a escrita da autora é meio confusa, com diálogos vindos do nada, sem aspas(") ou travessão (-), muitas vezes não sabia o que era fala e o que era narração, dei quatro estrelas somente por este motivo mas o livro, a história é muito boa, até deixa um gostinho de "quero mais" no final.

lays.azevedo.94 16/06/2021

O início é pesado, devagar...
Mas aos poucos a história te prende e é muito boa a história.

Indico muito a leitura desse livro, principalmente pra quem quer uma leitura fora da caixinhas.

Lívia 14/06/2021

Não recomendo
Leitura muito massante, com muitos detalhes e sem divisão de capítulos. Não me apeguei aos personagens, a temática não me agradou e não entendi o final. Apesar disso, dei três estrelas porque o mistério me prendeu a partir de certo ponto.

Regina 14/06/2021

Difícil gostar ou desgostar. Estranho. Mórbido. Pesado. Triste. Mistura de mito, superstição, magia, bruxaria e realidade. Gostei sobretudo dos relatos relativos aos horrores da ditadura e relatos verdadeiros de certos horrores da humanidade. A autora amarrou muito bem as personagens, que no final do livro foi se revelando; mostrou que a vida se encarrega de juntar todas as peças, ainda que se tente fugir. Tudo está ligado como num círculo. Não há escapatória.

Clau @meuescapeliterario 13/06/2021

“Os mortos viajam rápido.”
Durante a ditadura peronista na Argentina, Juan e Gaspar são pai e filho que percorrem o país viajando de carro sob a espreita de algo obscuro e perigoso. Repleto de segredos, Juan participa como médium de uma organização secreta capaz de invocar a escuridão, e sua jornada consiste em encontrar um meio de evitar que o legado passe para o filho ao mesmo tempo em que participa dos rituais convocados pela Ordem. Após a morte misteriosa da mãe, Gaspar tem uma infância difícil com o comportamento ambíguo de Juan, e quando demonstra sinais de ter herdado os dons de seu pai, o garoto torna-se fruto de grande interesse por parte dos líderes da Ordem.
Dividido em cinco partes, as quais são narradas por personagens distintos e em linhas do tempo que alternam entre passado e presente, o livro de Mariana Enriquez traz um enredo único e inovador, porém com uma execução falha que torna o livro extremamente monótono. Ao longo de suas mais de 500 páginas, a narrativa não flui com suavidade, os personagens não geram carisma, além de mudarem de comportamento tão aleatoriamente que causa estranheza no leitor.
A leitura pode ser bastante sensível para algumas pessoas, pois retrata diversos rituais, sacrifícios, torturas e mortes sem pudor, bem como traz elementos sobrenaturais, podendo causar um sentimento de aflição e medo durante a leitura. Contudo, algumas cenas parecem desconexas e em nada acrescentam ao desenvolvimento da história, e a decisão da autora em não separar em capítulos tornou a leitura densa e muito lenta, de modo que não entendi o propósito deste livro e fiquei com a impressão de que este não me levou a lugar algum.
Alguns temas foram rapidamente abordados, mas não houve profundidade, ao passo que algumas passagens foram descritas de maneira bastante detalhada; o final foi corrido e insatisfatório e em minha opinião o livro poderia ter umas 200 páginas a menos, de modo que não pretendo reler e não indico.

Ju Rebellato 12/06/2021

É definitivamente um livro diferente de tudo que eu já tinha lido. Achei algumas partes bem confusas, mas no geral achei o assunto interessante.

Não é uma leitura fácil e rápida (pra mim), mas valeu a pena.

Beatriz 12/06/2021

Nossa parte de noite
Pra ser sincera, demorei muito tempo pra conseguir pegar o gosto da leitura desse livro. Muito difícil ler 500 páginas em 5 capítulos. Mas depois passei a gostar, só não entendi o sentido do final, achei simples pra toda a complexidade do enredo.

Novack 10/06/2021

Um dos livros mais estranhos e intrigantes que já li na vida
?A Nossa Parte de Noite? é um romance que alimenta um ambiente claustrofóbico, negro, horrendo e intenso, num estilo de escrita único onde está presente a ideia de redefinição de vida e morte, marcado pela inquietude, a irreverência, a frialdade e uma sombra poética.

Liverei 10/06/2021

Infelizmente esse livro foi uma decepção pra mim, não consegui me conectar com nenhum personagem, a escrita da autora é muito cansativa e arrastada. Simplesmente não funcionou pra mim, por mais que eu tenha tentado ler um pouquinho por dia, nada me fazia querer continuar lendo e por fim abandonei a leitura. Em outro momento eu talvez volte a ler.