A Escolha do Verão

A Escolha do Verão Sara Gusella
Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Isabela Zocolaro 19/11/2021

uma fantasia encantadora sobre sonhos, coragem e fé.

O livro nos apresenta Beor, um menino de 13 anos, que ao contrário de todas as pessoas acomodadas de sua vila, sonha em conhecer o resto do mundo. Logo se vê que há algo de especial nele, e a ideia permanece conforme a história acontece, as tragedias aparecem e a vida dele, de sua família e de todos os seus amigos são colocadas de cabeça pra baixo.
A escrita te faz sentir, junto com aquelas pessoas, a dor e o sofrimento causado pela chegada do inverno, e ao mesmo tempo a determinação do protagonista em resolver aquele problema.
A narrativa apresenta cenários e histórias lindas que são um belo presente pra imaginação, e nos fazer querer, com ajuda das estrelas, encontrar coragem em nosso coração sempre que for preciso, assim como Beor.

"Beor não chorava por pessoas, mas ele secretamente chorava pelas estrelas, elas eram a prova de que havia mais – mais a se viver, a se descobrir, mais do que a vida naquela vila."

"Os humanos tem medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar pro céu e passaram olhar apenas para si mesmos”. "

“Estava descobrindo que eram as escolhas que fazia em momentos de pressão que o definiam, e não o que pensava ou deixava de pensar sobre si mesmo. E naquele momento, Beor escolheu ser corajoso, simplesmente porque não havia nenhuma outra opção”.

Monique 20/12/2021

Nacional de qualidade excepcional
Preciso dizer que, como leitora voraz de fantasia, A escolha do verão foi uma surpresa incrível pra mim.
Junto com essa leitura, acompanhei a trajetória da autora, que é bastante jovem, mas tem uma habilidade admirável com as palavras.
Universo fantástico apaixonante, leitura fluída, personagens que mexem com nossas emoções e referências a questões espirituais muito bem empregadas.
Indico fortemente e parabenizo a autora pelo talento e belíssimo trabalho.

mari lucioli 16/04/2022

Olhe para as estrelas
Esse livro exuma fofurice do início ao fim. Tava precisando de um infanto-juvenil bem mágico e cheio de encanto pra relaxar, então a Escolha do Verão veio no momento certo pra mim (apesar de ter destruído meu coração em alguns momentos)

O livro tem uma escrita muito gostosa, e uma ambientação incrível. Amei conhecer o Beor e sua família, e não vejo a hora de ver o que a Sara reservou pra ele no segundo livro!

Laninha 28/12/2021

"Era sempre difícil colocar em palavras e expressar para as pessoas aquilo que ele sentia, pois um espírito sonhador era dificilmente entendido."

A narrativa nos apresenta a Beor, um menino de 13 anos que tem uma imaginação fértil, muitas perguntas para os adultos e muitos sonhos para realizar. Ele mora na vila de Teith junto com seus pais e seus amigos mais chegados, lá eles só conhecem o verão e as pessoas parecem não ter as respostas que Beor precisa. Mas, tudo muda quando o sol desaparece repentinamente e um inverno rigoroso pega todos de surpresa. E agora? Será que Beor conseguirá encontrar as respostas para suas perguntar e desvendar esse mistério?

Não costumo ler fantasias, mas a premissa desse livro e por ser uma ficção cristã me chamou atenção, por isso resolvi dá uma chance para a história, concluo a leitura muito feliz e satisfeita! Acho que comecei a ler o gênero com o pé direito (tá legal, essa analogia ficou estranha, relevem kkk). Brincadeira a parte, a escrita da Sara é bem desenvolvida e envolvente, ela consegue passar sentimentos e emoções até numa cena que descreve a natureza. Gostei de como ela amarrou bem as partes sem deixar nenhum fio solto e de como ela conduziu o mistério da história!

Beor me ensinou a valorizar os momentos mais simples da nossa rotina, até aqueles que considero sem graça, pois, muitas vezes, somente na falta deles percebemos o quanto dão sentido a nossa vida. Sua coragem e determinação me fizeram lembrar que sempre vale a pena se preocupar e cuidar do outro, fazer sacrifícios por quem a gente ama é uma das formas mais genuínas de demonstrar amor.

"Por trás de toda aventura ou missão perigosa, existe não um simples ato de heroísmo ou uma busca por grandeza, mas sim pessoas. Pessoas que ficaram para trás, pessoas com as quais nos importamos profundamente. Pessoas que fazer todos os perigos valerem a pena de serem enfrentados."

Eduarda2297 08/01/2022

Fantástico
Não leio muito livros de Fantasia, acho que até hoje o único livro de fantasia que li foi as crônicas de Nárnia do CS Lewis.

Mas como me indicaram bastante esse livro, me propus a ler. A escrita da autora nos faz viajar nas nuvens sem tirar os pés do chão.

Referente ao tema abordado no livro, sou suspeita pra falar, pois amo o verão.

Além de ser um livro fantástico, trás mensagens maravilhosas.

Thaiane Koppe 09/01/2022

Da série: Não é nada clichê
Eu não costumo fazer resenha explicando o livro (porque a sinopse tá aí pra isso) então eu vou focar nas minha impressões. Preciso dizer que esse livro é muito diferente e eu demorei para me acostumar, confesso que não engrenei na leitura de cara, mas agora ao terminar fico muito feliz de ter inciado o ano lendo esse livro como uma das primeiras leituras. Não é um livro fácil de digerir, e é uma experiência muito pessoal, eu acredito. Se você gosta de fantasia e gostou de crônicas de Nárnia por exemplo, vai amar esse universo. A minha única crítica e por isso não dei cinco estrelas é o fato da história demorar a evoluir no início, mas no final começa a fazer sentido porque explica tanta coisa antes dos fatos irem se desenrolando (ou seria se enrolando de vez?! Rsrs) Recomendo demais a leitura, e aguardo o segundo que com certeza vai ter.

Alana 20/01/2022

Tudinho pra mim!
Tudo começa quando Beor que vive na vila de Teith em que todos os dias são verão tem o verão roubado e um inverno pesado se instala e no decorrer do livro a gente se apega com as amizades, fica morrendo de curiosidade pra saber a história por trás da Vila e das estações e chora um pouquinho tb. Eu ameiii tudo nesse livro!
PS. 1: Alguma editora precisa publicar esse livrooooooo, POR FAVOR
PS. 2: Eu já quero um segundo livro!!!

Luiza.Sacilotto 29/01/2022

As crônicas de Nárnia Brasileira
Sério, eu senti muito a vibe de as crônicas de Nárnia e amei. O Beor é um pitico, mas aquele final acabou comigo. Não cheguei a chorar mas senti um peso no coração e quase chorei. Agora espero que ele seja feliz nos outros livros. Se não, teremos um grande problema tia Sara.

KesiaSeles 05/02/2022

Uma história sobre fé, esperança e amizade
Uma ficção fantástica infantil que me prendeu até a última página e já me faz esperar ansiosamente pela continuação. Eu sou até suspeita pra falar, pq eu gosto muito da ideia de desenvolver as estações, e eu gostei da temática e da mitologia desenvolvida pela autora. Temos páginas recheadas de referências às Crônicas de Nárnia, e como uma grande fã da obra do Lewis, fui fisgada por elas. A fé e a esperança saltam das páginas do livro e aquecem o nosso coração. Eu tenho algumas ressalvas apenas pq não consegui me conectar muito com os personagens humanos, preferi os animais e os guardiões das estações, gostaria de ver mais deles. Achei que o livro correu em alguns momentos (por exemplo o amadurecimento do personagem principal) e em outros se alongou demais, pois eu só consegui me localizar mesmo lá pelos 65% do livro, mas acredito que isto irá amadurecer nos outros livros da série, uma vez que nesse a autora precisou desenvolver um universo novo com muita criatividade e talento que ela com certeza tem. Por fim, eu recomendo sim a leitura para aqueles que gostam de fantasia.

Borboliteraria 06/02/2022

O peso das escolhas
O título já diz tudo - mesmo que eu só tenha entendido quando terminei. O que posso dizer desse livro:

1- cenário fantástico muito bem construído e criativo
2- personagens cativantes
3- narrativa sólida
4- Deus falou comigo a cada página

Só digo: Leiam e se deixem as estrelas guiarem vocês nessa aventura!

Laura Vity 15/02/2022

Melhor experiência de leitura do ano de 2022 ( até agora)
Eu amei esse livro, amei os personagens, amei a história, a ambientação e tudo mais. Algumas pequenas coisas tenho que admitir sentir que foram rápidas demais e outras um pouco devagar, mas nada que atrapalhou minha experiência de leitura, fui capaz de rir, de chorar, de me irritar, de me orgulhar dos personagens e valorizo isso demais, já na expectativa para os próximos livros da autora.

Fefe 01/03/2022

O que eu achei???
Eu gostei muito da história, mas achei muito parado sem muitos acontecimentos, poderia ser encurtado umas 100 páginas, porque 80 delas foi o ínicio, tudo dando certo, 200 só tristeza e só foi piorando, e só depois da pág 300 teve os acontecimentos.
Mas mesmo assim recomendo uma história totalmente diferente de tudo o que já li.

liv 02/03/2022

estou apaixonada por esse livro
terminei agora de ler e é uma leitura super gostosa de se fazer! no início foi mais lento para eu engajar e me apegar a história, mas em um certo ponto eu fiquei facinada e não conseguia mais parar de ler kkkkk
super indico esse livro e estou ansiosa para uma continuação!! :)

Marina516 02/03/2022

Esse é incrível!
Desde o momento em que li a sinopse me interessei muitíssimo pela história. Conforme fui lendo e me aprofundando na leitura fui entendo e fazendo ligações de várias coisas, de fatos, personagens, histórias...Sério, a escrita da Sara é simplesmente incrível, cativante e imersiva. É uma fantasia como nenhuma outra!
Não vejo a hora de ler o próximo livro!
E Sara, muito obrigada por essa obra, ela foi tudo pra mim, que Deus te abençoe muitíssimo!

Bia 12/03/2022

fascinante
Me faltam palavras que façam jus a delicadeza e preciosidade desse livro! Ele conta a história de Beor, que vive na vila de Theit onde sempre é verão! Porém um dia um inverno avassalador chega, levando toda esperança embora.

Eu não costumo ler livros de fantasia, mas A Escolha do Verão ganhou meu coração todinho. Foi lindo demais ver a evolução dos personagens, criação de valores e crenças de cada um e amor que se tornou em coragem para fazer a diferença!

É um livro muito lindo, e eu recomendo demais! O início do livro é um pouco mais lento, por ser o 1º livro, a autora precisa ambientar o leitor e tudo mais. Achei que poderia ter desenvolvido um pouco mais o final, porque tava tudo tão lindo e eu não queria que acabasse hahahahah

?No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor lança fora todo medo? 1 João 4: 18

já quero o segundo livrooooo