A Escolha do Verão

Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Liérgina @leiturasdalia 29/06/2022

Encantador!
A autora criou um mundo fantástico que eu quero continuar explorando (por favor, Sara, conclua o livro 2 logo ??)!

Sim, eu chorei algumas vezes e mandei muitas mensagens para a autora (eu amo ler nacionais ?). O livro não é para trazer tristeza, mas ele fala de amor, família, amizade e sacrifícios de uma maneira tão linda que se torna impossível não chorar.

Beor sentia a impetuosidade em seu coração, algo que o chamava para mais, ainda que ninguém entendesse ou acreditasse. Ah, as estrelas... O que seria de nós se não pudéssemos olhar para o céu com plena convicção de que há esperança de algo maior e melhor depois daqui?

Essa leitura foi um presente, com personagens dos quais recuso me despedir (o livro 2, Saraaaaaa)! Prepare-se para uma aventura extraordinária com Beor e se surpreenda no caminho (leve uma caixinha de lenços ??).
Milna Nunes 30/06/2022minha estante
Amei a resenhaaaa!!!
O livro é maravilhosooo! A Sara arrasa demais. Tô louca pela continuação

Su 07/07/2022minha estante
o livro tem final aberto para os próximos ou é bem fechadinho? estou pensando em comprar na Bienal, mas prefiro comprar box de séries finalizadas ou livros únicos, pq sou desmemoriada e até ela lançar o próximo com certeza eu já terei esquecido tudo. Sabe me dar essa info, por favor?

Liérgina @leiturasdalia 07/07/2022minha estante
Oi, Su! O livro será uma tetralogia, mas a história do personagem fecha bem nesse primeiro. A autora está desenvolvendo o segundo ?? Olha, eu acho q vale a pena comprar agora na Bienal, sem frete e tal; pq ela deve lançar 1 livro por ano. Sabe como é, autor independente faz basicamente todo o processo do livro, da concepção da escrita até o envio.

Liérgina @leiturasdalia 07/07/2022minha estante
Su, eu concluí bem o livro e, sim, estou super curiosa pra saber o q a autora vai fazer no proximo; mas é como um ciclo fechado pra iniciar outro. Não quero dar spoiler, então vou parar de falar ?

Su 07/07/2022minha estante
hmm entendi, obrigada pela resposta!!

Milna Nunes 10/07/2022minha estante
É isso aí! A historia inicial do protagonista fecha, mas deixa em aberto para a continuação, que também vai ter o prota, então? Continuação com certeza!!

Amanda3913 26/05/2022

?Os humanos temos medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar para o céu e passaram a olha apenas para si mesmos.

Eu estou extasiada com a história e a escrita da Sara. É incrível toda a história do livro, a forma como é contada e como deixa tudo mais empolgante. Eu amei cada parte desse livro, e estou ansiosa para os próximos. É o melhor livro nacional de ficção cristã que li.

Amanda3913 08/07/2022minha estante
Termina com o final aberto, acredito que ela demore a lançar os outros, ai você pode esperar um pouquinho pq esse é recente também.

Su 08/07/2022minha estante
entendi! obrigada por responder
o meu problema nem é esperar; o problema é que eu esqueço tudo, e quando demora a lançar assim eu tenho q reler kkkkkkk aí prefiro pegar sagas já finalizadas etc

mas mto obg por responder

Amanda3913 08/07/2022minha estante
Kkkkkk entendo, tive querer a última página pra ter responder

Samy 16/04/2022

Sempre olhe para as estrelas
Que livro lindo, conhecer a história do Beor e da sua vila foi uma experiência maravilhosa que envolveu diversas lágrimas, sorrisos e momentos em que meu coração ficou apertado.??

A escrita da Sara é maravilhosa fazendo você se sentir dentro daquele universo juntamente com o Beor. A escrita dela de certa forma me lembrou muito As Crônicas de Nárnia ( que por sinal no livro tem diversas referências).

Estou muito ansiosa para saber o que vem por aí nos próximos livros e como a história vai se desenrolar. Com certeza uma das melhores leituras do ano

Samy 07/07/2022minha estante
O final é um pouco aberto, porque pelo que eu vi esse é o primeiro livro de uma trilogia, então os próximos ainda serão lançados.

Su 07/07/2022minha estante
sim, a autora me confirmou lá na bienal que seria uma trilogia ou saga, que estava escrevendo o segundo mas ainda sem previsão. Eu só fiquei tímida de perguntar a ela de esse tinha um final fechadinho ou se eu ia ficar ansiosa e em dúvida por anos até lançar o próximo! mas mto obrigada por responder ??

Samy 07/07/2022minha estante
De nada!!

Dernhelm 26/06/2022

A Escolha do Verão
AEV foi minha primeira ficção cristã nacional, e eu simplesmente amei! Este livro é incrível. Começou com tudo feliz e alegre, aí tudo deu errado e eu até chorei, mas o final é lindo e cheio de esperança. Agora tenho que esperar a Sara escrever o próximo livro.
Recomendo pra todo mundo.

Dernhelm 07/07/2022minha estante
O principal da história é fechado nesse livro msm, algumas coisas ficam em aberto

Ahh sim, obrigada!!!

lizzybennet 14/11/2022

beor, felipe e grim ? o nascimento de um verão !
Só de olhar no meu skoob dá pra sacar que eu amo livros de fantasia, e com essa preciosidade não foi diferente.

Sara traz tudo que eu mais amo em livros desse tipo: criaturas falantes, destinos improváveis, dramas e batalhas épicas. O melhor de tudo: um universo completamente novo, que te da um abraço quentinho pra dias de inverno (se é que me entendem rs).

O fato de ter várias partes que traziam ensinamentos me fez amar ainda mais esse livro. As referências tornaram tudo ainda mais especial? ficções cristãs sempre trazem reflexões de plano de fundo, o que eu particularmente aprecio e gosto.

Quando eu vi a referência ao meu livro favorito de As Crônicas de Nárnia eu surtei. Só pra deixar registrado.

Os meus únicos problemas com o livro foram pequenas partes onde parecia que a história estava lenta, mas nada que tenha prejudicado a experiência.

Houve também alguns erros de gramática, mas nada muito relevante também.

Enfim, experiência boa demais e saber que é nacional da uma mexida no coração ??

Ansiosa pra ler mais da autora!

lizzybennet 25/11/2022minha estante
eu diria livre. Possui algumas cenas de violência fantasiosa, mas nada demais

Obg

Milna Nunes 19/08/2021

Incrível, mágico e lindo!
A Escolha do Verão fala sobre Beor, um garoto criativo, inteligente, sonhador e que não se conforma com a vida pacata que leva à Vila de Teith. Ele quer conhecer o mundo, ver alguma mudança, coisa que não acontece muito por ali, até que um dia um estranho aparece na Vila pegando as pessoas de surpresa, pois, faziam anos que não aparecia ninguém de fora! E é quando acontece o inesperado. A Vila de Teith só conhece o verão, o sol, o calor, ela é banhada por tudo que seja luz? Até que um dia o Inverno chega e com isso chega o medo e o desespero?

- Considerações que amo -

Desde a primeira vez que eu vi a capa do livro eu sabia que iria gostar dele, mas ele foi simplesmente além da minha expectativa (que já era alta sobre o livro). Eu não consegui supor quais seriam os próximos passos que a Sara iria dar em relação a Estação e a vida do Beor. Chegou um momento que eu entendi o que ela queria propor e isso me causou uma ansiedade e sofrimento tremendo só de pensar nisso, mas no fim? Eu amei.

Eu amei o fato de que o personagem principal foi construído em um menino sonhador, cheio de vida e totalmente diferente de todos da sua Vila, mas que também era diferente dela não só pela sua personalidade, mas seu coração também.

Beor não conseguia entender as pessoas e seus sentimentos profundos e incertos, chegando até ser um pouco insensível algumas vezes. Para Beor tudo era muito simples e prático, as pessoas que complicavam, mas ninguém via e nem o entendia. Mas quando tudo mudou, só consegui amar mais esse garoto, eu simplesmente amei o crescimento do personagem. Amei o fato dele começar a olhar para todos ao seu redor de uma outra forma, amei ele começar a se importar com coisas tão simples como ajudar alguém a carregar toalhas ou de não deixar um animal sozinho e com medo da noite.

O coração de Beor se tornou gigante, cheio de amor, compaixão, humildade e força. Onde antes ele demonstrava e também achava ser alguém sem medos ou até defeitos, no decorrer vimos uma pessoa real, insegura, falha, mas cheia de coragem e esperança. Foi lindo como o livro abordou o amor ao próximo, não só do Beor por todos que ele amava e até quem ele não conhecia, mas as pessoas da vila em si que mesmo com medo do ?novo? sempre olhavam para o outro com amor, mesmo não estando muito bem.

As alegorias de Cristo, fé e poder do Senhor foram lindas! Muitas vezes chorei e me arrepiei em como tudo era abordado, de uma forma tão carinhosa, acolhedora, firme e convicta de que, mesmo em meio ao sofrimento e medo o Senhor nunca deixou de nos ouvir e nos ver.

Eu indico esse livro para qualquer pessoa! Faz a gente sonhar cada dia mais. Ele nos faz olhar para o nosso dia, Sol, céu e estrelas de maneira totalmente diferente.
Isabelle.Furtado 19/08/2021minha estante
Peguei gratuito pela sua dica! Ansiosa pra ler :)

Milna Nunes 19/08/2021minha estante
Ahhhh meu Deeeus! Tô emocionada Isabelleeee!!
Tu vai amar! Bom, eu ameeei! Até postei meus vídeos de surto chorando no Instagram ??

Isabelle.Furtado 19/08/2021minha estante
Hahah vou sim ?

Dona Rita 21/09/2022

Confie nas estrelas
A história é muito criativa, o mundo, as estações, a magia. Mas confesso que senti falta de mais, já que a magia só começa a aparecer realmente um pouco depois da metade do livro.
Não consegui me apegar ao protagonista, mas senti um pouco de tristeza por ele no final. Também é muito fácil perder o ritmo da leitura, eu levei bastante tempo pra conseguir terminar ele.

Apesar de tudo, espero ansiosa pela continuação e desejo com todas as forças que a Primavera apareça e de um pau em todo mundo.

Dona Rita 29/11/2022minha estante
10+

Brendaflor10 28/09/2022

Que livro impactante. Mistura de emoção com adrenalina, esperança e coragem. Com uma escrita muito bem feita e que prende, a história de Beor é maravilhosa. Que evolução do personagem. Senti de Deus no livro de ?ter coragem em momentos difíceis (inverno)?

Brendaflor10 06/01/2023minha estante
Acredito que 12/13 anos tá bom.

becaesousa 20/03/2024

Excelente
Há alguns anos eu não adentrava na madrugada para ler só mais um capítulo. Sara resgatou aquela fome por fantasia que eu tinha, arrancando algumas lágrimas aqui e ali, além de, é claro, ter me servido uma generosa fatia de boa fantasia.

Ficção cristã para a glória de Deus.
Ludhelena 22/03/2024minha estante
Ansiosa para ler esse livroooo

Jamile184 25/03/2024minha estante
Estou muito ansiosa para ler o livro ?

anne 17/11/2023minha estante
eu até gostei um pouquinho do beor, mas concordo com todo o resto da sua resenha! poderia me dizer o que te incomodou na "alma" da espada e nas estrelas? :)

Bruno 17/11/2023minha estante
A "alma" vai fluindo por pessoas diferentes.
Se fosse algo único, seria mais interessante.

Thais Lima 26/05/2022

Estou arrebatada!
Eu não imaginava que fosse gostar tanto desse livro, eu PRECISO da continuação!

A Escolha do Verão é a leitura certa pra você que adora livros como Harry Potter, Percy Jackson ou As Crônicas de Nárnia. A história tem uma vibe parecida, e a escrita é simples, flui bem, bem feita pro público infantil mesmo. Mas sem dúvida atrai todos os públicos, eu no auge dos meus 27 anos amei!

Thais Lima 07/07/2022minha estante
Oi Su, tudo bem? Então, o final dá uma conclusão para aquela história contada no primeiro livro, mas com alguns detalhes que deixam claro que serão explorados nós próximos volumes

anne 28/12/2023

Eu amo fantasia cristã e a autora conseguiu, sem dúvidas, trazer elementos fortes para a narrativa. Entretanto, falhou bastante em outros aspectos. Farei minha crítica baseada em cinco tópicos: Escrita, Desenvolvimento de Personagem, Enredo, Ambientação e Mensagem Passada:

A Escrita da Sara é ótima, entretanto há alguns erros na diagramação e na construção do texto, o que cortou a fluidez em alguns momentos. Nada que afete o entretenimento da leitura como um todo, mas é bom ressaltar. [1,0]

Desenvolvimento de Personagem: eu gostei bastante dos personagens apresentados, todavia faltou algo. Não é que eles sejam rasos, mas há falta em suas personalidades, principalmente os secundários. Há o entendimento da existência dos personagens e a mensagem passada por meio da vida deles é de fácil compreensão, contudo, senti que a autora poderia ter explorado mais. [0,5]

Enredo: é aqui que minhas principais críticas se estabelecem. A obra possui um problema sério com Ritmo Narrativo. Tópicos bons e importantes (como a história do mundo e outras cenas), ela descreve rápido e superficialmente, o que traz a ideia de descaso. Já com pontos banais, há um grande aprofundamento, chegando a ser desnecessário. O detalhamento em demasia de situações que não possuem grande significância na história acaba apagando as cenas e explicações necessárias. A ideia do livro é ótima, o mundo é promissor, entretanto faltou equilibrar a narrativa nesses aspectos. [0,0]

Ambientação: Como citei no tópico anterior, houve essa falta de desenvolvimento. A autora demora mais de 50% do livro para abordar o mundo que ela mesma construiu. Ficamos presos com Beor na vila por muito tempo, ao ponto de ficar cansativo, já que é nítido a possibilidade de cortar certas cenas desnecessárias (como citei anteriormente). Todavia, por ter gostado do mundo em si, serei bondosa :) [0,5]

Mensagem Passada: Eu amei, de verdade, as analogias bíblicas. Fica nítido que é uma obra Cristocêntrica. A mensagem sobre as estações, que são passageiras e há esperança, me comoveu bastante. Parabéns, Sara! [1,0]

Em geral, a história é boa. Mas eu precisei pontuar tais aspectos. Conheci a Sara pessoalmente e ela é uma querida. Sei que Deus a levará longe! Minha nota final: 3,0
Mih 09/01/2024minha estante
Eu me senti assim

Moni 09/07/2022

Preciso de mais!!!
Adorei o livro.
A capa é perfeita, a história é muito linda, fiquei triste, chorei, ri, e fiquei nervosa. Os personagens são perfeitos, e tem um bom desenvolvimento.
Só sei que preciso de mais respostas! Jsjsnsn mas adorei o protagonista, e todo o conteúdo do livro me impressionou muito, superou minhas expectativas!

Preciso muito de uma continuação!!!

Fiquei triste com o final, muito triste mesmo, mas amei de verdade!
Bia 15/07/2022minha estante
Fui catar incentivo pra voltar a ler ksksksks o início n me cativou nn... Obgg

lewina21 10/10/2022

A Sensação.
Eu li o livro e me apaixonei logo de início. Cada pequeno detalhe é envolvente. Eu li e não conseguia parar de de pensar, ler, ou imaginar o universo dessa estória. Dou meus parabéns a Sara! Eu chorei com a evolução do protagonista, chorei com as escolhas que ele tomou e chorei ainda mais com a aceitação disso tudo. Eu mordia meu lábio para não chorar ainda mais, mas a cada página que eu passava, me afogava em lágrimas. Não é um livro feito para chorar, mas eu chorei com as sensações que eu tive com ele. Conheci a Sara na Bienal e por coincidência, comprei o livro. Que sensação maravilhosa, meu senhor!

KeziaGarcia 09/10/2022

Mágico
Tive a sensação de voltar à infância durante a leitura. É uma história mágica cheia de significados profundos.