Risque esta palavra

Risque esta palavra Ana Martins Marques




Resenhas - Risque esta palavra


50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Bea 06/01/2024

Primeira leitura de 2024 depois de uma ressaca literária. E não poderia ter começado melhor!

O luto, o mar, o amor, o (deixar) de fumar ? Ana Martins Marques sabe como navegar pelo cotidiano e transformá-lo em poesia. Gostei e certamente vou procurar os outros livros da autora.
comentários(0)comente



acodud 15/11/2023

Amo a escrita dela meu deus. a ana traduz tão bem tudo que eu sinto, me identifico demais com os poemas que ela escreve. teve vários desse livro que me pegou demais e só faltei soltar um choro sincero hehe a maneira como ela retrata o luto e o desconforto de ciclos finalizados, assim como a passagem da vida me surpreende e me encanta, amo!
comentários(0)comente



Luci_books 29/10/2023

Sempre recorro a poemas e poesias quando tenho dificuldade em ler, seja por ressaca, humor ou situações da vida. A literatura sempre foi para mim uma fuga; nela esqueço meus problemas e vivo a história que estou lendo. Desta vez foi diferente, não conseguia ler, não tinha a concentração necessária. A mente vagava, mas felizmente, Ana Martins Marques me trouxe novamente esse prazer. Mesmo eu que não fumo, fiquei apaixonada pelos poemas que retratavam o ato de fumar e abandonar esse vício.

Um pequeno trecho que amei:

?Despeço-me
de um jeito meu
que eu tinha

interrompo uma tarefa
a que fui longo tempo fiel

era algo que eu fazia
relativamente bem

embora também nisso
eu houvesse empenhado
algum desajeito?
Franklin Moreno 02/11/2023minha estante
Vc só lê coisa cult né? Kkl eu queria ?


Luci_books 02/11/2023minha estante
Hahaha! Como assim? Acho nosso gosto literário tão parecido ?


Franklin Moreno 03/11/2023minha estante
Queriaaaa ??




Fernnanda.Stumbo 18/08/2023

Não foi muito o que eu esperava, não é que seja um livro ruim mas não apresentou nenhum texto que me tocasse...
E para mim, poesia é boa quando nos toca a alma.
Talvez seja questão de época, mas vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



João Pedro 14/07/2023

Poesia de conforto
Se me perguntarem do tipo de poesia que gosto, apontarei para Ana Martins Marques, ainda que eu não saiba explicar bem o porquê. Para ser honesto, talvez eu tenha uma pista do que tanto me atrai em seus poemas: a simplicidade das palavras. Sinto que Ana consegue brincar com as palavras e fazer parecer fácil essa tarefa de poesia. São jogos com os sentidos e significados das palavras que, no lampejo de um segundo, transitam do divertimento ao deslumbramento.

Eu diria que os poemas de Ana Martins Marques me são uma poesia de conforto. Porque me servem de deleite à alma. Começo a lê-los e me jogo por inteiro, deixando-me ser levado pelas curvas sinuosas da linguagem, até dar de cara com o sentimento arrebatador que me faz querer gritar: é isto! Poesia é isto! Um sentimento glorioso, a constatação do feitiço das palavras. Os poetas são magos das palavras.

Embora eu tenha amado muito mais intensamente “O livro das semelhanças”, não posso dizer que desgostei de “Risque esta palavra”. É mais um daqueles livros que farei questão de pegar de tempos em tempos e folhear despretensiosamente, só para afagar meu coração com poemas que me encantam. A poesia brasileira está vivíssima e Ana Martins Marques é prova irrefutável disso.
comentários(0)comente



Ronaldo Thomé 22/06/2023

Palavras/ apenas Palavras/ pequenas Palavras
Mais um ótimo livro! Ana Martins Marques é uma das expoentes do que de melhor se produz atualmente no Brasil, em forma de poesia e escrita em geral. 


O livro é bastante agradável, reflexivo e acessível, ainda que tenha sua densidade e toque em temas importantes.

 
A poesia da autora segue um padrão simples: a poesia contemporânea, com muitas frases simples e que evocam muitas coisas ao mesmo tempo, embora alguns dos poemas possam tranquilamente ser reescritos em forma de prosa (e pareceriam crônicas). 


A poeta fala muito sobre a metalinguagem da escrita, mas não se prende apenas a esse tema: há muitos assuntos como a vida, a morte, o amor, o abandono... Em especial o último trecho, que fala sobre a relação das pessoas com o vício em nicotina (e o vazio que o abandono dessa condição causa).

Como é um livro curto, com certeza será de leitura rápida, mas nem por isso é uma obra fraca ou pueril; a autora tem muita força nas suas metáforas e analogias. Sem dúvidas, uma ótima opção de poesia!

Nota: 10,0 de 10. 
comentários(0)comente



Talita342 14/05/2023

Meu primeiro contato que me apaixonei cm as escritas de Ana foi cm o livro das semelhanças q foi gostoso e uma dança de analogias. E o primeiro ctt com risque está palavra foi doloros, bateu em um lugar que ainda não sei por em palavras mas apenas sentir .
comentários(0)comente



Nathália 29/04/2023

Poesia
Livro curtinho com poesias, foi bem tranquilo e leve a leitura. É dividido por capítulos e cada um tem um tema diferente.
comentários(0)comente



Ferrante 28/12/2022

o mar, o fogo, a língua e os tradutores vivos ou automaticos
?(...) insistes nele, no mundo,
no entanto,
como se as mudanças de estação
os protocolos de segurança
a didascália
os lapsos de memória
as palavras públicas com as quais tenta exprimir
coisas privadas
e que restam depois como guimbas de cigarros
fumados a dois
as casas abandonadas às pressas
e as pedras, que não foram batizadas,
fossem coisas feitas para ti
para o teu entendimento

Minha cabeça arruinou minhas mãos
minhas palavras arruinaram meu corpo
meu corpo arruinou-se
batendo contra o tempo

Algumas partes de nós
morrem primeiro:
é veloz como a dos cães
a idade do coração

Uma casa amarela divide a infância
em duas uma noite vermelha divide
a adolescência em duas uma viagem
verde que era também dourada corta
a vida ao meio

em cada brecha entrou o tempo
sem convite

como um alfaiate a morte
toma-me as medidas ?
comentários(0)comente



@somaisesseparagrafo 28/12/2022

Risque este livro inteiro
Ganhei ?Risque esta palavra? de presente e não conhecia a autora.

Ana Martins Marques, num livro de 120 páginas, conseguiu me deixar flutuando. Posso dizer que agora tenho 20 poemas preferidos para reler sempre que tiver vontade.

Colei vários post-its, grifei muitos e muitos versos, dediquei-os à minha namorada e escrevi nas margens. Sem querer engoli este livro.

Estou pronta para acrescentar mais da autora na minha lista!
comentários(0)comente



Pretti 27/11/2022

Amei demais
Reli este livro para debate no Clube de Leitura, e terminei o livro querendo começar tudo outra vez. Eu me conecto muito profundamente com a poesia da Ana Martins Marques, em tudo o que ela escreve, sim, mas acho que este livro permitiu uma conexão mais especial. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Fran Carvalho 01/11/2022

Risque esta palavra
Livro sensível, os temas de 'risque esta palavra' são muitos e são ricos em significados, perseguidos pela poesia de Ana em seu processo de escrita. Encontramos no conjunto o tempo, a viagem, o deslocamento, o estrangeiro, o amor, a saudade e a memória. Há palavras aqui que gritam, enquanto outras são permeadas pelo silêncio. Ana Martins Marques se interessa pelo pequeno, pelo comum e pelo cotidiano. A poesia que surge quando menos se espera ? no transporte público, no guichê ou no supermercado, como ela aponta ? numa observação atenta e delicada das coisas do mundo. No título, ela nos pede: risque esta palavra. Faço o que me foi pedido, risco não só uma, mas muitas ao longo da leitura. Não para apagá-las, mas para destacá-las, para guardar na materialidade da folha, do papel, seus efeitos em mim.
comentários(0)comente



Ju Duarte 03/10/2022

Amadurecimento
É muito interessante ler AMM cronologicamente.
Da ora observar o amadurecimento da escrita, dos temas.
Um livro diferente dos demais. Nao é meu preferido mas gostei.
comentários(0)comente



carolmc_ 21/09/2022

Poesia
Porque nem só de livros pesados e tristes vive esse perfil. Um toque de leveza em meio a reflexões profundas.
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4