Risque esta palavra

Risque esta palavra Ana Martins Marques




Resenhas - Risque esta palavra


50 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Carine Campos 16/06/2024

Fazer as malas é tarefa impossível...
Amei essa leitura, é meu primeiro livro da autora. E agora tenho uma nova poesia favorita:

Fazer as malas é tarefa impossível:
aquele que ainda não partiu
tem que colocar na mala
aquilo de que precisará
aquele que vai chegar

A terra prometida a um
será no entanto entregue
a outro

As camisas não cabem
empilhadas sobre a cama
servem perfeitamente
naquele que vai partir
mas deverão vestir
aquele que vai chegar

A passagem comprada por um
será usada por outro
e de seu próprio álbum de família
olharão para ele
parentes de outra pessoa

Quem está de partida
arruma a mala
de um desconhecido
comentários(0)comente



phdeandrade 08/06/2024

Metalinguística, morte, mar e cigarros
Eu AMO de paixão a poesia da Ana Martins Marques desde que eu li O livro das semelhanças. É impressionante como ela consegue transformar fatos do cotidiano em objetos de estudo da poesia. Melhor: coisas inusitadas.

Eu li poucos livros de poesia, mas acredito que para um ser bom é preciso que ele reverbere dentro dos leitores por mais do tempo do que o tempo de leitura. Para mim, ler Ana Martins Marques é como tatuar frases e imagens na mente, refletir sobre cada uma das coisas que ela fala. Alguns poemas de Risque Esta Palavra falam sobre a infância, sobre a morte, muitas vezes sobre o mar (uma inquietação que eu também carrego, Ana), e a última parte fala sobre parar de fumar. Não consigo deixar de pensar sobre o fato de que ela diz que o cigarro é um objeto incapaz de guardar memória porque consome a si próprio...

O título, melhor ainda, reflete basicamente o ponto principal da obra: "o poema não é nada mais do que uma pedra que grita". Risque esta palavra, ela é um disfarce. A palavra é o meio da poesia e não sua finalidade; nela não cabe o mundo inteiro. O poeta, assim como diz Marques, insiste em dizer as coisas privadas com as palavras públicas, em dizer o indizível com as palavras cotidianas...
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 04/06/2024

Quando me conecto com a poesia de alguém, a coisa é instantânea: foi o que aconteceu assim que comecei a ler Risque esta palavra, de Ana Martins Marques. fiquei ali vendo correr pra dentro de mim essa poesia de Ana que pela palavra navega língua, silêncio, corpo, desejo, o outro, o eu - esse eu marcado no corpo pelo tempo, pela palavra, pelo silêncio, pelo desejo, pelo outro. e na língua a vi criando frestas pra novas línguas, talvez situadas numa nesga entre a palavra que existe e a que ainda vai nascer, cravejada lá dentro, esperando por este contato com o mundo que lhe atribua um significado quase concreto.

releio e releio vários dos poemas, moldados na palavra, no silêncio, no corpo, na língua, no outro, no eu. releio porque quero ir de novo e de novo e de novo.

"escrever poemas:
não se contentar com as línguas que se sabe
nem mesmo com as línguas que há"
comentários(0)comente



Danielle Bambace 29/05/2024

Poesia para fome de viver
Para quem busca nas palavras a vida, esse livro é o que há. Um traçado de paisagens e realidades de sonho. Um traçado entre a palavra e o sentido. Das melhores leituras deste ano, a poesia destas páginas me tomou.
comentários(0)comente



Carol 25/04/2024

Gostei, mas meu livro preferido dela ainda é "o livro da semelhanças". Ana Martins Marques é uma excelente poeta porém a poesia precisa ser sentida e isso depende muito sobre como que cada um está se sentindo e como cada poema pode te tocar. textos bons, e inteligentes que fazem você ter uma reflexões sobre da vida outra perspectiva
comentários(0)comente



. J e n n i . 24/04/2024

No livro Risque esta palavra, a mulher dona de uma das vozes mais famosas da literatura atual cria uma espécie de catálogo de experiências afetivas. Com clareza, ansiedade e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia encontros e desentendimentos, paixões e tristezas, e prova que ?o amor nasce quase exclusivamente das palavras?.
comentários(0)comente



Manoela138 09/04/2024

Risque esta palavra
É um livro curtinho de poema, li em uns 40 minutos. Não sou culta o suficiente pra dizer que entendi a maioria da coisas, mas gostei da experiência e de alguns poemas.

"Somos como duas línguas estrangeiras
em contato
influenciando uma à outra
fazendo empréstimos e trocas há tanto tempo
que nem se sabe quem tomou emprestado
de quem
[...]"
comentários(0)comente



Rimylles.Silva 28/03/2024

Livro de poesia
Particularmente, não consegui me conectar com os poemas desse livro. Não me tocaram, não me despertaram a atenção!
comentários(0)comente



Lua Leal 24/03/2024

Poemas sobre como escrever poemas pode ser melancólico
Uma fina linha de melancolia em poemas curtos, divididos em quatro partes.

Um ótimo livro pra acompanhar a melancolia de um domingo a tarde.
comentários(0)comente



melfru 21/03/2024

Livrinho de poema bom demais!!
A escrita é uma delícia e tem sacadas tão legais, adorei!!
A segunda parte do cigarro não me cativou tantooo mas ainda assim é bem bom!
comentários(0)comente



zize 12/03/2024

Me senti indiferente a maior parte do tempo
Não sei se poesia é um lance pra mim. Achei uma leitura meio chatinha, pra ser sincera. Gostei só de uns 11 mais ou menos, não me tocou do jeito que eu acho que deveria ter tocado.

O livro reúne temas muito diversos e busca, de certa forma, fazer uma unicidade reunindo por partes um compilado de poesias (dentro dessas partes elas até que conversam entre si, mas as partes achei meio soltas umas das outras). Não rolou pra mim, não gostei muito não.

Não sei explicar meu sentimento, mas as vezes sinto que algumas poesias só são um amontoado de palavras que o autor só joga e que acaba não fazendo sentido, até tiveram umas que tavam indo super bem ai veio um verso lé com cré que poderia ter ficado de fora e que no fim acabou ?estragando? o que tava legal. Sei lá, só uma opinião.
comentários(0)comente



Sâm 18/02/2024

Bom
"porque as coisas tecidas um dia se destecem"

Achei um livro bom, desde o início da leitura vi que não seria uma leitura como os outros livros que li da mesma autora, gostei mais de outro chamado "O livro das semelhanças". Embora não tenha me surpreendido é um livro que dá pra ler sem aperreio e rapidamente por ser curtinho.
comentários(0)comente



O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Você sobrevive sem esse livro
Criei muitas expectativas com esse livro. A propaganda da poesia que a Ana produz é forte. No fim, me frustrei. O livro promete e não entrega. Vejo uma poeta atirando para todos os lados e falhando em não dar consistência a nenhum dos temas escolhidos para abordar. Mais fama do que qualidade.
comentários(0)comente



Bárbara 03/02/2024

A autora faz combinações interessantes com as palavras. Tem uma melancolia fina que permeia tudo, mas é bonito.
comentários(0)comente



Ana 11/01/2024

Apesar de arriscar escrever aqui e ali e só há pouco tempo - bem pouco - passar a mostrar por aí (é preciso coragem)...são poucas as poesias que me captam. E Ana Martins Marques é uma dessas. Risque esta palavra tem sensibilidade e muita intimidade. O que, de fato, é o que me cativou. Lindo livro. Absolutamente apaixonada por "Ofélia aprende a nadar", "História" e todo o capítulo "Parar de Fumar". Leiam mulheres que escrevem poesia também.
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4