Risque esta palavra Ana Martins Marques

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

oiamandah 18/04/2022

O problema não é você, sou eu
Ai gente...Não tô na vibe de poesia. Acho que ainda falta um longo caminho pra eu saber apreciar, de fato.

O livro é bom, claro...mas não me cativou. Terminei por que não queria deixar pela metade mesmo ?????

aline203 07/01/2022

lindo!
Conheci Ana Martins Marques através de uma amiga que me marcou num post em rede social, e foi amor a primeira vista.
Ana Marques é sem dúvida uma dos poetas de maior importância da atualidade, para mim a maioral. Este livro é lindo de cabo a rabo!

Eve 20/12/2021

atenção: isso não é uma resenha.
eu li
me perguntando em qual capítulo
em qual verso
em qual palavra
você decidiu ir.
em qual poema você riscou o meu nome
em qual página
em qual grifo teu
em qual verbo que tu leu
removeu o meu nome.

no entanto
nada foi dedicado a você,
nem mesmo a tinta
que faz nascer as palavras.

o ‘para não dizer adeus’
foi dito,
e desculpa-me lya luft
mas tive que dizer adeus
a quem riscou o meu nome.

oliviaghetti 20/02/2022

Tudo é poesia!
Ana Martins Marques tem o dom de fazer poesia com qualquer coisa!
Neste livro ela ?poema? a morte, o luto, a distância geográfica, a palavra, a língua e, até mesmo, o cigarro!
Sempre surpreendente! Sempre uma experiência deliciosa de leitura!

Dandara 24/10/2021

Risque esta palavra
Esse é o segundo livro de poesia que leio da Ana Martins Marques, a "narração" dos poemas me proporcionou várias criações de novos mundos. Recomendo!

@somaisesseparagrafo 28/12/2022

Risque este livro inteiro
Ganhei ?Risque esta palavra? de presente e não conhecia a autora.

Ana Martins Marques, num livro de 120 páginas, conseguiu me deixar flutuando. Posso dizer que agora tenho 20 poemas preferidos para reler sempre que tiver vontade.

Colei vários post-its, grifei muitos e muitos versos, dediquei-os à minha namorada e escrevi nas margens. Sem querer engoli este livro.

Estou pronta para acrescentar mais da autora na minha lista!

Ronaldo Thomé 22/06/2023

Palavras/ apenas Palavras/ pequenas Palavras
Mais um ótimo livro! Ana Martins Marques é uma das expoentes do que de melhor se produz atualmente no Brasil, em forma de poesia e escrita em geral.

O livro é bastante agradável, reflexivo e acessível, ainda que tenha sua densidade e toque em temas importantes.

A poesia da autora segue um padrão simples: a poesia contemporânea, com muitas frases simples e que evocam muitas coisas ao mesmo tempo, embora alguns dos poemas possam tranquilamente ser reescritos em forma de prosa (e pareceriam crônicas).

A poeta fala muito sobre a metalinguagem da escrita, mas não se prende apenas a esse tema: há muitos assuntos como a vida, a morte, o amor, o abandono... Em especial o último trecho, que fala sobre a relação das pessoas com o vício em nicotina (e o vazio que o abandono dessa condição causa).

Como é um livro curto, com certeza será de leitura rápida, mas nem por isso é uma obra fraca ou pueril; a autora tem muita força nas suas metáforas e analogias. Sem dúvidas, uma ótima opção de poesia!

Nota: 10,0 de 10.

Thammy 04/01/2022

Achei Ok.
Essa foi a minha primeira experiência com uma obra da autora e, no geral, posso dizer que gostei. São poemas contemporâneos, próximos das nossas vivências, que relatam um pouco de tudo: dores, observações do cotidiano, amenidades, vícios, amores. Ana Martins Marques expõe tudo de maneira muito clara, firme por vezes. Ela coloca no papel também seu relacionamento com as palavras e com o ato de escrever. É interessante ver como se dá essa relação, ora serena, ora agoniada, ora confusa. Em alguns momentos me desconectei da leitura porque a subjetividade dela não conversava com a minha. Mas gostei de alguns poemas específicos como "Silêncio" e "Prosa (II)". Não achei brilhante como muitos dizem, mas concordo que é uma leitura objetiva e profunda que vale a pena conhecer.

@monicadoceu_ 30/10/2021

Os outros gostei mais, mas sempre vale a pena
"Da arte das armadilhas" continua sendo meu favorito, mas os livros dela sempre valem a pena, pelos tesouros que vai encontrando pelo caminho.

Um livro mais melancólico que os anteriores (o que não é muito o meu astral), mas gostei desse contato com uma perspectiva mais cinza das coisas e sóbria do mundo

Bárbara 03/02/2024

A autora faz combinações interessantes com as palavras. Tem uma melancolia fina que permeia tudo, mas é bonito.

acodud 15/11/2023

Amo a escrita dela meu deus. a ana traduz tão bem tudo que eu sinto, me identifico demais com os poemas que ela escreve. teve vários desse livro que me pegou demais e só faltei soltar um choro sincero hehe a maneira como ela retrata o luto e o desconforto de ciclos finalizados, assim como a passagem da vida me surpreende e me encanta, amo!

Rafael Mussolini 15/08/2021

Risque esta palavra
"Risque esta palavra" da Ana Martins Marques (Companhia das Letras, 2021) é um livro de poesias incrível. Ele é dividido em quatro partes: "A porta de saída", "Postais de parte alguma", "Noções de linguística", "Parar de fumar". Em toda a obra encontramos uma predominância do olhar sobre a palavra escrita, a palavra falada e diversos outros aspectos que acabam por se tornarem manifestação da nossa relação com as letras. A palavra aqui serve como suporte para o texto poético e também como uma forma de pensarmos sobre memória, afetos e tudo que nos rodeia. Ana Martins Marques transpõe para o papel seu olhar inquieto sobre tudo e o faz com a genialidade de uma das poetas mais celebradas da atualidade.

Risque esta palavra é um livro ideal para quem gosta de pensar a poesia enquanto forma e também para aqueles que gostam de refletir sobre a palavra, seus significados e a importância das mesmas para nomeação do mundo e como o interpretamos. É um trabalho primoroso sobre metáfora, representação e linguagem. "Toda fala nasce com a cicatriz do silêncio que foi quebrado." Com essa palavra que é onipotente e onipresente a autora vai construindo textos contemplativos que se debruçam sobre a razão de ser das palavras.

"[...] embora em torno das coisas/ sempre se ajuntem palavras/ como cracas no casco/ de uma embarcação antiga [...]"

Ana Martins Marques vai também explorando a força das palavras fazendo uma relação com a força do tempo e sua ação sobre as coisas. Então estamos diante de poemas que detêm muita atenção sobre coisas e objetos, como no texto que diz que "[...] um poema não é mais/ do que uma pedra que grita [...]" E além de direcionar atenção para os objetos, existe um olhar para diversos sentimentos e também para a memória e o esquecimento.

Embora haja essa predominância sobre a exaltação da palavra, o livro também recorre a outras temáticas. Não podemos nunca dizer que um livro poético é sobre uma coisa só, uma vez que assuntos se encadeiam e também estão suscetíveis a ir até onde a experiência de cada leitor levar.

Um exemplo dessa diversidade de temas do livro é a última parte "Parar de fumar", onde Ana Martins Marques faz uma espécie de ode ao cigarro. "[...] o que fazer agora/ com as mãos/ cegas?/ o cigarro é parente/ do lápis [...]." Aparentemente Ana foi fumante e nessa parte do livro ela parece ainda se despedir do cigarro, explorando parte do que o ato de fumar pode significar para um fumante. Sabemos bem os males que o fumo acarreta para a saúde, mas o que a autora faz aqui é uma exploração do cigarro enquanto âncora para manifestações íntimas que precisam encontrar razão de ser e de estar onde estão. Ela escreve sobre um cigarro que "era então sobretudo um modo de ocupar/ as mãos/ e elas/ poderiam/ - ah, sim/ como poderiam-/ fazer coisas ainda/ piores."

A gente termina a leitura de "Risque esta palavra" já querendo reler, pois são vários os poemas que pedem revisitação e leitura em voz alta, além da necessidade de conversar com outros leitores sobre a obra. O texto de Ana Martins Marques é sensível, acessível e de imensa qualidade. Uma ótima pedida para quem gosta de poesias e para todos que ainda não descobriram que gostam.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/08/risque-esta-palavra-da-ana-martins.html

Tamires 02/08/2021

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques
Por esses dias eu fiz uma aula de yoga no canal da Pri Leite com o nome de “areje o seu coração”. Sendo bem sincera, foi mais difícil do que imaginei que seria: senti um fogo arder no meu tronco, e suspeitei que o nome da aula talvez não estivesse correto. Mas, para sentir o ar fresco entrar, primeiro eu tive que abrir a janela. Depois, deixar o sol forte banhar o meu corpo. Por fim, veio a brisa.

A poesia funciona mais ou menos dessa forma. A janela mais recente que abri foi o livro “Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques. Foi sol, brisa, detalhe, silêncio. Disse que “o poema não é mais que uma pedra que grita”, e essa foi uma das coisas mais verdadeiras que eu já li sobre poesia. Falou sobre Linguística! De cigaros, e eu gostei, apesar de nunca ter fumado. Evocou autores queridos também por mim, sugeriu próximos para ler. Teve poema de despedida, mas ao invés de fechar o livro, me deu vontade de ler tudo outra vez.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-risque-esta-palavra-de-ana-martins-marques/

João Pedro 14/07/2023

Poesia de conforto
Se me perguntarem do tipo de poesia que gosto, apontarei para Ana Martins Marques, ainda que eu não saiba explicar bem o porquê. Para ser honesto, talvez eu tenha uma pista do que tanto me atrai em seus poemas: a simplicidade das palavras. Sinto que Ana consegue brincar com as palavras e fazer parecer fácil essa tarefa de poesia. São jogos com os sentidos e significados das palavras que, no lampejo de um segundo, transitam do divertimento ao deslumbramento.

Eu diria que os poemas de Ana Martins Marques me são uma poesia de conforto. Porque me servem de deleite à alma. Começo a lê-los e me jogo por inteiro, deixando-me ser levado pelas curvas sinuosas da linguagem, até dar de cara com o sentimento arrebatador que me faz querer gritar: é isto! Poesia é isto! Um sentimento glorioso, a constatação do feitiço das palavras. Os poetas são magos das palavras.

Embora eu tenha amado muito mais intensamente “O livro das semelhanças”, não posso dizer que desgostei de “Risque esta palavra”. É mais um daqueles livros que farei questão de pegar de tempos em tempos e folhear despretensiosamente, só para afagar meu coração com poemas que me encantam. A poesia brasileira está vivíssima e Ana Martins Marques é prova irrefutável disso.

1 | 2 | 3 | 4