Risque esta palavra

Risque esta palavra Ana Martins Marques

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

Sâm 18/02/2024

"porque as coisas tecidas um dia se destecem"

Achei um livro bom, desde o início da leitura vi que não seria uma leitura como os outros livros que li da mesma autora, gostei mais de outro chamado "O livro das semelhanças". Embora não tenha me surpreendido é um livro que dá pra ler sem aperreio e rapidamente por ser curtinho.

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Você sobrevive sem esse livro
Criei muitas expectativas com esse livro. A propaganda da poesia que a Ana produz é forte. No fim, me frustrei. O livro promete e não entrega. Vejo uma poeta atirando para todos os lados e falhando em não dar consistência a nenhum dos temas escolhidos para abordar. Mais fama do que qualidade.

Ana 11/01/2024

Apesar de arriscar escrever aqui e ali e só há pouco tempo - bem pouco - passar a mostrar por aí (é preciso coragem)...são poucas as poesias que me captam. E Ana Martins Marques é uma dessas. Risque esta palavra tem sensibilidade e muita intimidade. O que, de fato, é o que me cativou. Lindo livro. Absolutamente apaixonada por "Ofélia aprende a nadar", "História" e todo o capítulo "Parar de Fumar". Leiam mulheres que escrevem poesia também.

Ferrante 28/12/2022

o mar, o fogo, a língua e os tradutores vivos ou automaticos
?(...) insistes nele, no mundo,
no entanto,
como se as mudanças de estação
os protocolos de segurança
a didascália
os lapsos de memória
as palavras públicas com as quais tenta exprimir
coisas privadas
e que restam depois como guimbas de cigarros
fumados a dois
as casas abandonadas às pressas
e as pedras, que não foram batizadas,
fossem coisas feitas para ti
para o teu entendimento

Minha cabeça arruinou minhas mãos
minhas palavras arruinaram meu corpo
meu corpo arruinou-se
batendo contra o tempo

Algumas partes de nós
morrem primeiro:
é veloz como a dos cães
a idade do coração

Uma casa amarela divide a infância
em duas uma noite vermelha divide
a adolescência em duas uma viagem
verde que era também dourada corta
a vida ao meio

em cada brecha entrou o tempo
sem convite

como um alfaiate a morte
toma-me as medidas ?

Pretti 27/11/2022

Amei demais
Reli este livro para debate no Clube de Leitura, e terminei o livro querendo começar tudo outra vez. Eu me conecto muito profundamente com a poesia da Ana Martins Marques, em tudo o que ela escreve, sim, mas acho que este livro permitiu uma conexão mais especial. Recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4