As Vantagens De Ser Invisível

As Vantagens De Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas -

ellen544 08/08/2022

As Vantagens de Ser Invisível
Quando eu decidi ler esse livro, não tinha lá taaaantas expectativas (confesso que achei o filme meio xoxo) mas como o livro é sempre melhor e mais completo, decidi dar uma chance.

E, de verdade: o Charlie é um dos protagonistas mais amáveis que eu já vi, sinceramente! A forma com que as cartas dele são narradas, a inocência mas também toda a experiência que ele já passou, é realmente chocante.

Tinha medo de me decepcionar com o final, mas só fui surpreendida com o pequeno plot twist: e como esse plot foi realmente incrível para mim!

Amo como qualquer um pode se identificar de alguma forma com todas as situações que são apresentadas no livro, das mais "levinhas" até as mais "pesadas".

SÓ LÊ ESSE LIVRO, DE VERDADE ??
(se tornou um dos meus favoritos da vida)

Esther299 01/02/2022

Simplesmente perfeito
Esse livro conseguiu me prender dentro de uma bolha em que nada mais importava pra mim a não ser terminar de ler.

Eu já havia assistido o filme e já tinha me apaixonado pela obra a muito tempo, mas ler o livro me trouxe uma experiência totalmente diferente.

Ele me fascinou em todos os aspectos. A escrita do autor foi o que mais me pegou, eu sou apaixonada por livros em que você consegue "mergulhar" na história, é como se você estivesse lá, como se estivesse vivenciado aquilo. Uma das minhas cenas preferidas sem dúvida foi a do túnel.

Eu tenho uma mania de observar as pessoas, em como elas agem, falam, se comportam e principalmente como elas pensam, ler os pensamentos do Charlie foi uma experiência maravilhosa, ele é um personagem fantástico e muito bem escrito.

??Possível spoiler??

O autor acertou diretamente no meu coração quando o Bill disse pro Charlie que ele era especial, enquanto todo mundo continuava chamando ele de anormal, esquisito e muitas outras coisas, o Bill foi um dos poucos que realmente viu do que o Charlie era capaz e como ele é brilhante.

Também fiquei muito triste quando o Charlie mesmo sabendo de tudo o que a tia dele tinha feito continuou amando ela e percebeu que ficar culpando alguém por tudo aquilo não iria levar a lugar nenhum. Continuo não gostando da tia dele porque ela não tinha direito nenhum de fazer aquilo com uma criança.
Manuel 01/02/2022minha estante
??

edi! 15/05/2023

O que dizer sobre essa obra?
Esse livro fala sobre Charlie um garoto de ensino médio que recentemente perdeu sua tia e recentemente seu melhor amigo. Que eram duas pessoas favoritas.

Chalie no seu primeiro ano de ensino médio é fechado devido ao que aconteceu e não tem muita facilidade em se enturmar com os outros.

No seu 1 ano do ensino médio fez amizades com seu professor de inglês, que vira muito especial para ele. Seus outros dois amigos que são meio irmãos, uma menina e um menino. Que no começo deixa ele confuso por ele achar que eles namoram e ele se encantar por ela. Mas depois descobre que são irmãos e que o irmão dela é gay.

Chalie é um garoto meigo que sempre procura ajudar aqueles que ama? e adora The smiths. Também adora escrever para seu falecido melhor amigo.
O texto é escrito em formato de carta, deixando mais claro o que ele sente. E como ele reage com esse acontecimentos.

Ju 24/07/2022

Que livro
Esse livro é um dos melhores que eu ja li na minha vida, tudo é tão verdadeiro e escrito de uma forma leve, mas sem minimizar a importância daquilo ser discutido. Eu simplesmente me senti compreendida e amei muito a história. POR FAVOR LEIAM ESSA OBRA PRIMA

Eva 28/01/2023

As vantagens de ser invisível
?Só queria que me disse-se oque há de errado comigo. Dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido? ?

Eu me senti infinito ao final dessa leitura achando que tudo iria acabar mal porque Charlie tem todos os motivos para desistir eu desistiria mas ele seguiu em frente ele conseguiu e você também consegue!

akame7 05/04/2022

"Mas porque as coisas mudam. E os amigos partem. E a vida não para para ninguém."
O que dizer deste livro? Sinceramente acho que não sou capaz de expressar tudo o que penso nessas linhas, mas tentarei resumir.

Charlie viveu a maior parte de sua vida como um espectador, e não como um participante ativo. Esse dilema nos faz repensar a maneira em que vivemos e o quanto participamos ou não da nossa própria vida. Será que somos apenas observadores da vida dos outros?
Por não participar, ele viveu lado a lado com a solidão e fez dela sua melhor amiga, a ponto de não saber como era se sentir de fato vivo, descrevendo essa sensação como "se sentir infinito". Acho que guardarei essa frase para sempre, pois em poucas vezes na minha vida me senti infinita. Creio que não há como descrever essa emoção.

Ao ir mudando seu modo de viver, Charlie começa a perceber diversas coisas em si e nos outros. Começa a se sentir parte de algo, parte do mundo. As lições que aprende com Sam ao manter seus velhos hábitos, de não fazer o que tem vontade por colocar os outros sempre à sua frente, me fizeram pensar nas diversas vezes em que fiz isso comigo para tentar manter as pessoas por perto, e o quanto me destruí por negar mim mesma.

Durante todo esse processo de autodescoberta de si mesmo como um agente da vida, Charlie enfrenta seus transtornos mentais e o seu sentimento de culpa pela morte da tia. Sempre foi visto como anormal por boa parte das pessoas à sua volta pelo seu aspecto mais sensível, observador e emotivo. Mas no fim, ele vê que não há problema em ser assim, o problema é deixar que essa seja a sua única faceta. Ao fim de todo esse processo, ele se sente confiante o bastante de ser quem é e está disposto a iniciar novos ciclos. A partida dos amigos para a faculdade o deixa inicialmente triste, mas abre suas fronteiras para novas descobertas. Aumentando nele a vontade de "participar".

Enfim, uma história tão sensível e tocante, que traz diversas reflexões para pessoas que se mantiveram invisíveis das próprias vidas por muito tempo. É um retrato do processo de autodescoberta e consciência de si e dos outros. Indico para todos os que olham a vida em seu aspecto mais profundo, assim como Charlie e eu.

Abner Henry 06/04/2022

Maravilhoso
Eu amei ler esse livro, Charlie é um personagem bem interessante de acompanhar, gostei de viver essa história com ele e seus amigos.
Me senti no livro em diversos momentos, senti que eu estava nos shows e senti que estava no carro junto com eles ouvindo música e me sentindo infinito.
Eu amei essa história e pretendo retornar a ela em breve.
Obrigado Charlie

Kyym 22/04/2022

"Eu me sinto infinito."
"Sabe, amigo, existem milhões de nós. Milhões de pessoas que lutam com todo tipo de problemas (e vencem). Você ficaria chocado ao saber quantas pessoas entendem EXATAMENTE o que você está passando. Isto não quer dizer que você que o que você vive seja de menos, de alguma forma. Menos significativo. Menos especial. Menos único. Ao contrário, significa que o que você vive é mais. É importante. Merece ser visto, falado e compreendido." Nunca vou conseguir descrever o quanto eu amo as vantagens de ser invisível!

Ana clara 12/07/2022

Primeiro lido do ano
Bom vamos lá
Eu não tava conseguindo ler nada, só romances levinhos, daí peguei esse pra ler.
O que foi ótimo pois foi o primeiro lido completo do ano.
Posso dizer que esperava mais, talvez por ser tão famoso, ter adaptação, essa expectativa foi aumentada, mas ao mesmo tempo não tava dando nada (visto que não é meu estilo de leitura, em que é escrito em cartas).
Isso acaba fazendo o livro ser marcante " Com amor, Charlie".
Há gatilhos, por mais que "escondidos", quando você entende, você entende.
Bom, talvez por não ser um livro que eu me apeguei tanto aos personagens eu não ameeei ele, porém sempre lembro com carinho do livro! No fim, posso dizer que gostei porém não foi um livro espetacular para mim.?
Com amor, Ana.

evy (taylor's version) 17/06/2022

As vantagens de ser invisível
As vantagens de ser invisível fala sobre a adolescência conturbada de Charlie e com ele lida com os primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos.

O livro é muito bem escrito leitura flui bastante e te prende até o final,com frases marcantes e bem profundas.

Esse livro é extremamente incrível foi um dos melhores que eu já li

"Eu me sinto infinito"

Babis Schuina 11/09/2022

Sobre ser Infinito
Eu vou começar com o básico do básico: esse é um livro sobre a importância da amizade e amadurecimento mais interessantes das últimas décadas. E não tô dizendo isso só porque é um dos meus favoritos (inclusive só vi que era um dos meus favoritos nessa releitura).
É um livro tão sensível e real em cada pedacinho, a maneira como Charlie expõe sua vida, seus medos, seus sentimentos e a forma como ele enxerga tudo a sua volta é tão particular e ao mesmo tempo tão fácil de se relacionar que fazem as cartas parecerem como uma carta escrita por um amigo. É um livro que tem uma escrita muito próxima, muito fácil e empática, quantas vezes me senti no lugar do Charlie e conseguia relacionar seus relatos com coisas que já vivi, e quantas vezes eu o via como meus amigos próximos, ou enxergava eu e meus amigos nos amigos de Charlie.
A questão da saúde mental aqui é natural e muito potente e é incrível uma mensagem tão positiva mesmo com tantas coisas trágicas na narrativa, como o autor mostra que o apoio e ajuda fazem a diferença, são importantes, como não devemos desistir, que mesmo com momentos ruins, experiências ruins, podemos encontrar um lugar de paz, podemos ser felizes após a tristeza.
Definitivamente um dos meus livros preferidos, não me canso de revistá-lo e me reencontrar com personagens tão sensíveis, reais e incríveis.

lariqueiroz 20/12/2022

?Você VENCEU hoje. Está aqui. Está vivo.?
acho que não tinha melhor fase da minha vida para ler esse livro.
esse livro ensina tanto sobre tudo.
acho que todos deveriam ler esse livro (principalmente adolescentes na fase dos 16-18 anos) pelo fato de ter ensinamentos extremamente importantes!
é muito bom acompanhar toda a trajetória do charlie e sofrer junto com ele.
esse livro simplesmente mudou a forma como vejo o mundo

Samuel 13/12/2022

Te faz refletir
Eu achei um livro muito bom e com uma escrita bem fácil de entender. Te traz muita reflexão te fazendo pensar na vida.
Eu recomendo pois é uma leitura muito gostosa que não dá vontade de parar.

Aisha 16/09/2022

A gente aceita o amor que acha que merece
Eu coloquei esse livro na tbr por causa de eente, o Lucas, personagem principal do livro diz essa frase para o melhor amigo dele quando esse amigo passa por um namoro super tóxico, e isso me convenceu a ler
Eu não esperava que as vantagens de ser invisível ia ter tanto efeito em mim, as cartas do Charlie começam tão inocentes e terminam tão profundas que eu não sabia o que fazer
E esse epílogo me derrubou, porque tem um fundo de verdade, saber que as cartas do Charlie ajudaram tantas pessoas é lindo

Arthur 16/12/2022

É realmente um livro muito bom, logo após o término da minha leitura eu não entedi algumas coisas (meio óbvias por sinal), fui pesquisar no YouTube a explicação de algumas dúvidas, por exemplo a relação dela com a tia Helen, e juntar isso com a última carta fez ecoar boas lágrimas dos meus olhos. É realmente uma obra literária, estou assistindo o filme, e ele está extremamente igual ao livro até então