As Vantagens De Ser Invisível

As Vantagens De Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas -

Melissa635 28/12/2023

Resenha - As vantagens de ser invisível
Não sei explicar o quanto gostei desse livro. Acompanhar as experiências do Charlie pelas cartas foi uma experiência de leitura que nunca tinha vivido, apesar de já ter lido muitos livros escritos em primeira pessoa.
Acompanhar a evolução do Charlie, o jeito como ele se importava com sua família e amigos do seu próprio jeito, como lidava com as adversidades e situações do dia-a-dia, e como ele superava as dificuldades que ele tinha, um pouco a cada dia.
Sofri vendo como as vezes a família dele deixava ele um pouco de lado, as vezes sentindo raiva da irmã dele por se portar de determinada forma com o irmão, senti muita raiva dela quando ela disse que o odiava após ele contar sobre o namorado dela para o professor, senti raiva por estar vendo da perspectiva do Charlie, que claramente ama muito a irmã e só queria ajudá-la, apesar de depois entender as dificuldades que ela também passava, afinal oque nós pensamos que é fácil para nós pode não ser fácil para os outros. Sofri e amei com Charlie, e como ele também amei a Sam, o Patrick, sua família e seus amigos. Também amei ver como o Charlie muitas vezes recorria a leitura como refúgio depois de um dia difícil, ou só pra poder pensar em outras coisas que não sejam a vida real, me identifiquei com o Charlie de muitas maneiras, assim como também me vi descobrindo coisas e pensamentos com ele e as pessoas que o rodeavam. Recomendo o livro pra todos que quiserem refletir sobre a vida e suas muitas questões.
Emerson271 28/12/2023minha estante
Ei, tenho uma sugestão, têm um livro chamado "Flores para Algernon". Eu TB gostei muito desse livro, tinha um preconceito horrível por ser para jovens adultos. Como amei esse livro, como gosto do Charlie, às vezes tinha vontade de abraçar e dizer que as coisas iriam melhorar. Um conceito que guardo para todo vida é quando ele pergunta para o professor sobre: por que pessoas legais ficam com pessoas idiotas? E o professor responde: "Aceitamos o amor que achamos merecer". Li mais de dez anos, minha memória pode ter mudado as palavras, porém acredito que o sentido é o mesmo. Abraço ?

juholvr 03/02/2022

???:*?livros que li em 2020?*:???
2 releitura do ano! lido em 19 de maio

a história se passa atrás de cartas

"a gente aceita o amor que acha que merece."
"naquele momento, eu me senti infinito."

Obrigada, charlie, por me fazer relembrar como é mágico se sentir infinito, e em como esses momentos com seus amigos significaram e marcaram muito, mesmo que hoje você não os veja mais tanto assim.
Julia 03/02/2022minha estante
que resenha linda ?

Senjuleu 08/11/2022

É Charlie, somos infinitos!
Quando li pela primeira vez eu tinha 15 anos, a mesma idade do Charlie. Hoje, alguns anos mais velho, posso dizer que sim, somos infinitos. Somos tantos e tantos nos são.

Eu recomendaria este livro para qualquer pessoa, independente da idade, porque ele é tão singelo e profundo ao mesmo tempo. Ele te faz rir e chorar e sentir o mundo encolher e crescer. Não é atoa que as ideias que o autor transcreve são passíveis de serem sentidas por qualquer pessoa, mesmo depois de 20 anos do seu lançamento. Com certeza, meu livro favorito.

E o que dizer do capítulo novo? Apenas chorei e sorri, e agradeci por Charlie, Sam e Patrick, estarem no meu quarto comigo quando eu tinha 15 anos. Porque talvez sem eles, eu não estaria aqui relendo esse livro.
sevennationarmy 08/11/2022minha estante
vale realmente a pena ler de novo pelo capítulo adicional? esse também é meu livro favorito da vida, btw ?

Senjuleu 08/11/2022minha estante
Olha se realmente é for seu livro favorito, então sim. O que eu posso dizer é não colocar tanta expectativa e ir de coração aberto.

tal_kless 09/11/2022minha estante
Nossa, amei a sua resenha!! Sla, me passou uma vibe tão boa ?

Jardim de histórias 23/02/2024

"Sing me to sleep" Asleep ??
"Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes o quanto somos especiais. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira".

Por favor, leiam essa resenha até o final, gostaria muito de compartilhar os aspectos emocionais com vocês.

Um romance epistolar extremamente sensível, que abordará temas mentais com muita sinceridade e singularidade, trazendo de forma progressiva o sofrimento social de quem tenta sobreviver aos transtornos mentais e, de certa forma, conviver em sociedade.
No auge da adolescência o jovem Charlie, sobrevive assistindo à vida, entrincheirado através do véu da introspecção, se submetendo a somente querer agradar aos seus poucos amigos, sofrendo não somente às dificuldades da transição peculiar a adolescência, mas também as dificuldades de se relacionar, tendo que conviver com seus dilemas, surtos psicóticos, traumas e exclusão.
Mesmo com muita melancolia, Charlie tentará buscar seu lugar social, sua razão, contando com a rede de apoio de seus amigos e o conforto e o autoconhecimento evolutivo que o fato de escrever às cartas lhe coloca.

Sobre o aspecto técnico, o autor consegue encantar o leitor com uma leitura simples, sensível, capaz de arrebatar os leitores propensos a uma conexão com a história, escrita de forma saborosa ao nosso conhecimento, mesmo abordando um tema tão denso. O leitor tem a facilidade de perceber, de forma tangível, as impressões do ponto de vista juvenil. Em meio a surtos, dúvidas, conquistas, graças a uma bem sucedida transferência, como se de fato o autor fosse o jovem Charlie, que vai nos contando sua história sob seu prisma singular. O final dessa história foi, na minha opinião, uma das coisas mais lindas e motivadoras que já li, me emocionando profundamente.
Eu fui facilmente fisgado pela história, me colocando no lugar de Charlie e dos demais do seu convívio, e essa experiência trouxe muitas reflexões, sensações, o que me deixou muito emotivo, pois me vi em vários momentos como o Charlie. Fui um jovem introspectivo, tive muita dificuldade de me relacionar e de me aceitar, escolhendo o isolamento social. Em momentos da minha juventude, minha introspecção me levava para esse lugar de isolamento, nem sempre tive uma rede de apoio, mas assim como Charlie, eu venci.

Ah! Charlie, você tem toda razão, nós somos muitos, somos infinitos.

Com amor infinito
Leo
Jardim de histórias 23/02/2024minha estante
Quando seus amigos vão embora para viverem suas vidas, eu senti na pele a dor da despedida. Uma belíssima transferência!

AndrAa58 24/02/2024minha estante
??? que linda resenha. Acho que preciso ler esse livro ?

Jardim de histórias 24/02/2024minha estante
Leia, e já fico na torcida para que ele lhe traga as mesmas boas sensações que me causaram.

Rogéria Martins 24/02/2024minha estante
? Sing me to sleep
And then leave me alone
Don't try to wake me in the morning
'Cause I will be gone ?

Rogéria Martins 24/02/2024minha estante
Resenha impecável, Leonardo! Parabéns!

Jardim de histórias 24/02/2024minha estante
Muito obrigado Rogéria, obrigado pelo retorno carinhoso! Ah! Não podia faltar a referência a Asleep. Curti a letra????

natzzzi 25/02/2024minha estante
tinha esquecido o quanto eu queria ler esse livro, obrigada por me lembrar através dessa resenha, lindas palavras!

Jardim de histórias 25/02/2024minha estante
Oi Natzzzi, quanto tempo! Que bom que gostou! Recomendo e muito essa leitura e se possível o filme que também é bem legal! ????????

natzzzi 27/02/2024minha estante
olá :) estou, aos poucos, voltando a interagir por aqui. Eu gosto muito do filme, é um filme confortável, não? :))

Jardim de histórias 27/02/2024minha estante
Sim, sim! É uma adaptação bem fiel ao livro!

Welliton.Moreira 23/06/2023

Uma Jornada Emocionante pela Adolescência
Em um mundo onde a pressão social e a busca pela aceitação são constantes, "As Vantagens de Ser Invisível" surge como uma obra-prima da literatura contemporânea, mergulhando nas profundezas da adolescência e emergindo com uma narrativa intensa, emocionante e incrivelmente humana. Escrito por um autor misterioso chamado Stephen Chbosky, o livro nos leva por uma jornada íntima, onde o poder e as angústias da invisibilidade são explorados de maneiras surpreendentes.

O livro se desenrola em um ambiente escolar, onde Charlie tenta navegar pelos desafios típicos da adolescência. No entanto, Chbosky habilmente transcende os clichês e cria personagens complexos, cada um lutando contra suas próprias batalhas pessoais. Desde a excêntrica Sam até o enigmático Patrick, o autor nos presenteia com uma galeria de personagens autênticos e tridimensionais, que nos fazem rir, chorar e, acima de tudo, refletir sobre a natureza da humanidade.

A história é contada através de uma série de cartas escritas por Charlie, um jovem introvertido e sensível que está lutando para encontrar seu lugar no mundo. À medida que somos transportados para sua mente, somos envolvidos em suas inseguranças, anseios e momentos de pura euforia. Charlie se torna nosso confidente, nosso amigo invisível, nos convidando a compartilhar seus pensamentos mais profundos e a testemunhar sua jornada transformadora.

Enquanto acompanhamos Charlie em sua busca por amizade e amor, somos levados a explorar temas profundos que permeiam a obra. O livro aborda questões como depressão, abuso, sexualidade e identidade, sem medo de mergulhar nas partes mais sombrias da existência humana. No entanto, mesmo nos momentos mais sombrios, Chbosky nos presenteia com uma mensagem de esperança e redenção, mostrando-nos que mesmo nas piores circunstâncias, há sempre uma luz brilhando no fim do túnel.

Uma das maiores realizações do livro é sua narrativa envolvente, que nos prende desde a primeira página. Chbosky usa uma linguagem simples e direta, o que torna a leitura fluente e acessível a pessoas de todas as idades. Suas palavras são carregadas de emoção, permitindo que os leitores se conectem profundamente com os personagens e com as situações que eles enfrentam.

"As Vantagens de Ser Invisível" é uma obra-prima que transcende gêneros literários e cativa leitores de todas as esferas da vida. É uma história de amadurecimento que ressoa com todos nós, relembrando-nos da importância da empatia, do amor próprio e da aceitação. Ao final da jornada de Charlie, somos deixados com uma sensação de gratidão e inspiração, sabendo que, assim como ele, também podemos encontrar força e coragem dentro de nós mesmos.

Portanto, se você busca uma leitura que desafie suas emoções, que o faça rir, chorar e repensar a maneira como enxerga o mundo, não procure mais. "As Vantagens de Ser Invisível" é um livro que irá capturar seu coração, iluminar sua alma e lembrá-lo da beleza encontrada nas pequenas coisas e nas conexões que fazemos ao longo do caminho.

Aniiiiii 20/08/2022

A gente aceita o amor que acha que merece
Não sei bem o que eu esperava desse então não sei se gostei muito ou não, porém não me agradou tanto minha parte favorita foi o finalzinho, fiquei um pouco confusa em algumas partes fiquei tipo??? Mas é legalzinho

helena :) 21/04/2022

Uma verdadeira obra de arte
A leitura flui bastante, terminei o livro sem aquela sensação de cansaço como se eu estivesse implorando para que as páginas acabassem logo. A linguagem não é difícil, e o modo como a história é dividida torna a leitura ainda mais agradável. Me interessei pela história por conta do filme, que era o meu favorito, e achei o livro ainda melhor. Diferente do filme há uma maior explicação das coisas e maior descrição dos acontecimentos, de modo que a dor dos personagens pareça mais profunda e nossa conexão com os mesmo também. O livro retrata dependências (tanto químicas quanto emocionais), medos e como uma pessoa pode reinterpretar acontecimentos passados. O protagonista (Charlie) muitas vezes passou por coisas que afetaram seu modo de ver o mundo sem mesmo notar, e ao desenvolver da história ele as entende o que piora seu estado emocional.
As vantagens de ser invisível é uma história de superação, mas não do tipo clichê em que o protagonista já começa no fundo do poço. Nos é mostrado como alguém chega à tal situação antes que nos mostre a saída da mesma
A minha parte favorita foi o final do livro, a última carta. Não quero dizer o que está escrito nela porque a melhor parte do texto é o fato de ele ser inesperado. Me emocionei ao ler e quase chorei (tive que me conter pois estava na sala de aula ??).
Por fim eu gostaria apenas de ressaltar que o livro é uma verdadeira obra de arte e merece ser lido.
Obs.1: pesquisem possíveis gatilhos antes de ler, é uma história sensível
Obs.2: a classificação indicativa é de 12+ mas eu recomendaria para 14+

costa222 31/01/2023

uma leitura sensível, linda e terapêutica
li 50% do livro em uma noite, fiquei totalmente envolvida, me apaixonei por charlie e pela sensível forma que ele ve o mundo, repara nos detalhes e se sente invisível. ao contrário do que eu pensei o livro não é sobre o romance e isso foi oque mais gostei, ao longo do desenvolvimento eu pude reparar em pontos que me levaram a descobrir o final? eu amei, me senti parte do ciclo de amigos, tive o sentimento de ser acolhida e me fez pensar sobre muitas coisas.

Sofia 14/05/2023

?eu me sinto infinito?
Sabe quando vc lê um livro e ele meio que revoluciona a sua vida? Estou sentindo exatamente isso. A minha vida nunca mais vai ser a mesma depois de ter lido essa obra de arte.

Charlie é um personagem tão sensível e cativante, é interessante ver como ele varia entre picos de muita inocência e muita força. Enquanto estava lendo, eu não sabia se chorava, se ria, se refletia, se guardava o Charlie num potinho? Me identifiquei tanto com ele, a loucura da adolescência e o sentimento de solidão ????
Se ele errou, foi tentando acertar.

A história, contada por cartas, é instigante, não conseguia parar de ler! Eu me sentia parte dela! Os personagens não são nada rasos, e amizade de Charlie com Sam e Patrick é tão bem explorada, juro, que coisa linda de se ler.

Ser confidente de Charlie foi uma experiência tocante demais, não tenho palavras pra expressar o quanto eu amei esse livro.

LEIAM!!!!!!!!!

PS: Caíram umas lágrimas quando acabei, não sei se vou superar tão cedo.
Rafa 14/05/2023minha estante
Que lindo ??

ane 14/05/2023minha estante
esse livro é pessoal DEMAIS pra mim. existe a vida antes e depois de ler ele REAL, além de ter sido um dos que me fez entrar nessa vida d leitora foi o primeiro personagem com quem me identifiquei tanto, não importa quanto tempo passe, o charlie mora no meu coração p sempre

Sofia 14/05/2023minha estante
ANE, SIM!!!!!! concordo com tudoooo

juu 15/04/2023

"A gente aceita o amor que acha que merece"
As vantagens de ser invisível virou um dos meus livros favoritos da vida, me fez pensar seriamente na vida e nas pessoas ao meu redor. Me identifiquei muito com o Charlie, que passou por várias coisas que descobrimos ao longo do livro muito tristes e agonizantes. Acho que todos deveriam ler esse livro.

iurilupi 13/07/2022

"Eu me sinto infinito"
As Vantagens de Ser Invisível é um livro maravilhoso e uma das melhores experiências (porque, para mim, foi não só uma leitura como também uma experiência memorável) que já tive. É tudo muito cativante e as cartas de Charlie te fazem sentir que você é de fato um amigo dele. Charlie que é, por sinal, um dos melhores protagonistas que já vi. É tudo tão sincero e humano que acho que é difícil você não se identificar com algum aspecto deste garoto que escreve estas cartas na busca de alguém para entender suas angústias, alegrias, sentimentos e vivências. É o retrato mais exato de um adolescente, tanto pelo personagem em si quanto pelas experiências que ele vive.
É um livro doce, que te faz sentir e experienciar muitas emoções. Te faz refletir. E te faz querer abraçar o Charlie.
Não há como se arrepender de uma leitura tão sincera e profunda quanto a desse livro, além da linda mensagem no final. Guarderei para sempre essa experiência com muito carinho.

? Com amor...

Enzo Lucas 02/07/2023

Com amor,
Bom demais.
Eu fiquei surpreso pq não fazia ideia de que ele era escrito em formato de cartas, que as vezes sao muito confusas, eu confesso que caiu algumas lágrimas no final. O livro não é tão diferente do filme continua faltando algo uma explicação mas não tem problema continuar sendo perfeito.

Obrigado ao autor por essa última carta. ? se era pra eu sair da depressão esse final não ajuda muito.

"Sabe, amigo, existem milhões de nós. Milhões de pessoas que lutam com todo tipo de problemas (e vencem). Você ficaria chocado ao saber quantas pessoas entendem EXATAMENTE o que você está passando. Isto não quer dizer que o que você vive seja menos, de alguma forma. Menos significativo. Menos especial, Menos único. Ao contrário, significa que o que você vive é mais. É importante. Merece ser visto, falado e compreendido."

"Nós somos muitos mais do que eles jamais serão. E podemos nos encontrar. Podemos nos ajudar. Podemos conversar. E podemos construir uma vida ótima. A felicidade não é algo para os outros. É para você. É para mim. É para todos nós. Nós decidimos se seremos felizes ou não."

"A pergunta que mais fiz desde que suas cartas me encontraram."O que aconteceu com Charlie?" E posso lhe contar o que aconteceu com Charlie em duas palavras..... Ele conseguiu."

E você também conseguirá

Manu 26/03/2023

Esperava mais
A maior parte de livro eh mto entediante e o assustos n eram discutidos de forma profunda. gostei muito de algumas partes e trechos mas tinha uma expectativa mto alta pra esse livro

jafiasamela 12/11/2023

Resenha: As vantagens de Ser Invisível
Desenvolvi empatia e carinho pelo o personagem Charlie e me identifiquei com ele em alguns momentos na minha vida passada, e sei bem como é frustrante sempre que colocamos a vontade dos outros acima da nossa. Infelizmente eu não tive a sorte de ter alguém na minha vida para me falar o que Sam falou a Charlie, tive que aprender a lição nas dores. Mas amei cada palavra que ela disse, não é à toa que é o meu dia favorito do livro, 22/06/1992.

Minha interpretação sobre a escolha do nome do livro é que, Charlie, o personagem principal, via vantagens de ser invisível. De poder escutar as pessoas, estar ali ao lado delas, ser um ombro amigo, e depois elas esquecerem o que aconteceu. Mas não porque elas não se importavam com ele, que também acontecia, mas porque Charlie não reagia, colocava sempre a vontade das outras pessoas na frente da dele e no final causava confusões. Essa é a desvantagem de ser invisível.

Bom, com certeza aprendi muita coisa durante a leitura, principalmente que as vezes temos que reagir, fazer coisas, não só pensar.

Um dos melhores livros que eu já li, vai ficar marcado pra sempre no meu coração.
ffelixzinha 12/11/2023minha estante
amooo ?

poor_lizzy 30/11/2021

Infinito
esse livro é infinito e não tem outras palavras para descrever.
é infinito ver o Charlie viver e é infinito ver ele parar, são significados diferentes de infinito mas são.