As Vantagens De Ser Invisível

As Vantagens De Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas -

Jardim de histórias 23/02/2024

"Sing me to sleep" Asleep ??
"Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes o quanto somos especiais. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira".

Por favor, leiam essa resenha até o final, gostaria muito de compartilhar os aspectos emocionais com vocês.

Um romance epistolar extremamente sensível, que abordará temas mentais com muita sinceridade e singularidade, trazendo de forma progressiva o sofrimento social de quem tenta sobreviver aos transtornos mentais e, de certa forma, conviver em sociedade.
No auge da adolescência o jovem Charlie, sobrevive assistindo à vida, entrincheirado através do véu da introspecção, se submetendo a somente querer agradar aos seus poucos amigos, sofrendo não somente às dificuldades da transição peculiar a adolescência, mas também as dificuldades de se relacionar, tendo que conviver com seus dilemas, surtos psicóticos, traumas e exclusão.
Mesmo com muita melancolia, Charlie tentará buscar seu lugar social, sua razão, contando com a rede de apoio de seus amigos e o conforto e o autoconhecimento evolutivo que o fato de escrever às cartas lhe coloca.

Sobre o aspecto técnico, o autor consegue encantar o leitor com uma leitura simples, sensível, capaz de arrebatar os leitores propensos a uma conexão com a história, escrita de forma saborosa ao nosso conhecimento, mesmo abordando um tema tão denso. O leitor tem a facilidade de perceber, de forma tangível, as impressões do ponto de vista juvenil. Em meio a surtos, dúvidas, conquistas, graças a uma bem sucedida transferência, como se de fato o autor fosse o jovem Charlie, que vai nos contando sua história sob seu prisma singular. O final dessa história foi, na minha opinião, uma das coisas mais lindas e motivadoras que já li, me emocionando profundamente.
Eu fui facilmente fisgado pela história, me colocando no lugar de Charlie e dos demais do seu convívio, e essa experiência trouxe muitas reflexões, sensações, o que me deixou muito emotivo, pois me vi em vários momentos como o Charlie. Fui um jovem introspectivo, tive muita dificuldade de me relacionar e de me aceitar, escolhendo o isolamento social. Em momentos da minha juventude, minha introspecção me levava para esse lugar de isolamento, nem sempre tive uma rede de apoio, mas assim como Charlie, eu venci.

Ah! Charlie, você tem toda razão, nós somos muitos, somos infinitos.

Com amor infinito
Leo
Jardim de histórias 23/02/2024minha estante
Quando seus amigos vão embora para viverem suas vidas, eu senti na pele a dor da despedida. Uma belíssima transferência!

AndrAa58 24/02/2024minha estante
??? que linda resenha. Acho que preciso ler esse livro ?

Jardim de histórias 24/02/2024minha estante
Leia, e já fico na torcida para que ele lhe traga as mesmas boas sensações que me causaram.

Rogéria Martins 24/02/2024minha estante
? Sing me to sleep
And then leave me alone
Don't try to wake me in the morning
'Cause I will be gone ?

Rogéria Martins 24/02/2024minha estante
Resenha impecável, Leonardo! Parabéns!

Jardim de histórias 24/02/2024minha estante
Muito obrigado Rogéria, obrigado pelo retorno carinhoso! Ah! Não podia faltar a referência a Asleep. Curti a letra????

natzzzi 25/02/2024minha estante
tinha esquecido o quanto eu queria ler esse livro, obrigada por me lembrar através dessa resenha, lindas palavras!

Jardim de histórias 25/02/2024minha estante
Oi Natzzzi, quanto tempo! Que bom que gostou! Recomendo e muito essa leitura e se possível o filme que também é bem legal! ????????

natzzzi 27/02/2024minha estante
olá :) estou, aos poucos, voltando a interagir por aqui. Eu gosto muito do filme, é um filme confortável, não? :))

Jardim de histórias 27/02/2024minha estante
Sim, sim! É uma adaptação bem fiel ao livro!

soso 11/12/2021

5 estrelas sim !
Uau . Não esperava menos do que isso por toda a propaganda que uma amiga fez (e as pessoas em geral ) mas nossa to surpresa .
No começo a leitura não me prendeu muito mas depois que eu voltei não consegui parar de ler e para ser bem sincera acho q li a última parte do livro direto e isso foi uma experiência incrível .
Basicamente é isso, eu adorei o livro !?
lara 12/12/2021minha estante
?uma amiga? eu?

Lua 15/12/2021minha estante
Oii, vc sabe qual a classificação indicativa desse livro??

lara 15/12/2021minha estante
para maiores de 13 eu acho

soso 15/12/2021minha estante
acho q é +14

Alice1720 20/01/2023

A dor de Charlie
Durante a leitura, meu objetivo era saber a razão que matinha Charlie alheio à realidade. O livro é composto por cartas escritas por ele, e pelo mundo como ele o vê, o que torna a perspectiva de quem lê uma imagem pouco clara dos acontecimentos. A dor de Charlie é incompreensível, seus motivos são desconhecidos a maior parte do tempo, como se uma informação terrível e importantíssima sempre faltasse. Acho que foi isso o que me moveu na leitura. O final, portanto, não me satisfez.
O livro tem hot????

Alice1720 20/01/2023minha estante
Um tiquinho de nada huhahu

Ata kkkkkk

Carol1850 28/10/2022

Eu adorei o livro, adorei os personagens, adorei tudo. Eu só queria ser amiga do Charlie e ajudar ele a passar por tudo isso, eu acho que é por isso que eu não queria que as cartas dele chegassem no fim.
Eu só me senti infinita uma vez. Gostaria que tivesse sido mais vezes. Também gostaria de ter amigos como os de Charlie, eles parecem ser incríveis.
Agora eu só quero chorar porque a história acabou e a única forma de sentir o que eu senti lendo esse livro seria relendo o mesmo, mas eu sei que não seria a mesma coisa.
Queria escrever cartas também, mas para alguém que me respondesse, parece um ótimo jeito de desabafar.
Bom, estou pensando em ver o filme sobre esse livro.
Rayse 28/10/2022minha estante
O filme é lindo e triste também

Rayse 28/10/2022minha estante
Os atores escolhidos são cativantes

Fred 28/10/2022minha estante
É meu filme favorito da vida. Assisto todo mês. É perfeito. O livro tbm é perfeito

vithoria 14/04/2022

"Eu me sinto infinito."
As vantagens de ser invisível foi simplesmente uma das melhores experiências de leitura que eu já tive.
Charlie é um garoto de apenas 15 anos, que está prestes à entrar no Ensino Médio. O livro é escrito por meio de cartas de Charlie para um destinatário desconhecido. O autor narra a vida de Charlie durante 1 ano inteiro. Seus amigos, suas festas, seu interesses amorosos, seus traumas, seus medos... E é simplesmente incrível acompanhar tudo isso. O livro fala sobre vários assuntos importantes, por isso recomendo todos a lerem, principalmente quem também está no Ensino Médio e pode estar passando por coisas parecidas.
Amei tudo do livro, me sinto parte da história e amiga do Charlie. Todo mundo as vezes se sente um pouco "invisível". Uma das lições do livro é pra pararmos de ser apenas observadores da história dos outros, e virarmos protagonistas da nossa própria história. Que os traumas dos passados não nos impede de sermos felizes no presente. Que é sempre bom se sentir infinito.
Foi muito bom estar dentro da mente do Charlie, quero revisitar essa história outras vezes.
Lissa 14/04/2022minha estante
Li já tem alguns anos e sempre vai ter um lugar especial no meu coração

Elizah 14/04/2022minha estante
Esse livro é absolutamente incrível!!! Nunca vou conseguir superar!!! ???

vithoria 14/04/2022minha estante
Com certeza vou me lembrar por muitos anos

Sofia 14/05/2023

?eu me sinto infinito?
Sabe quando vc lê um livro e ele meio que revoluciona a sua vida? Estou sentindo exatamente isso. A minha vida nunca mais vai ser a mesma depois de ter lido essa obra de arte.

Charlie é um personagem tão sensível e cativante, é interessante ver como ele varia entre picos de muita inocência e muita força. Enquanto estava lendo, eu não sabia se chorava, se ria, se refletia, se guardava o Charlie num potinho? Me identifiquei tanto com ele, a loucura da adolescência e o sentimento de solidão ????
Se ele errou, foi tentando acertar.

A história, contada por cartas, é instigante, não conseguia parar de ler! Eu me sentia parte dela! Os personagens não são nada rasos, e amizade de Charlie com Sam e Patrick é tão bem explorada, juro, que coisa linda de se ler.

Ser confidente de Charlie foi uma experiência tocante demais, não tenho palavras pra expressar o quanto eu amei esse livro.

LEIAM!!!!!!!!!

PS: Caíram umas lágrimas quando acabei, não sei se vou superar tão cedo.
Rafa 14/05/2023minha estante
Que lindo ??

ane 14/05/2023minha estante
esse livro é pessoal DEMAIS pra mim. existe a vida antes e depois de ler ele REAL, além de ter sido um dos que me fez entrar nessa vida d leitora foi o primeiro personagem com quem me identifiquei tanto, não importa quanto tempo passe, o charlie mora no meu coração p sempre

Sofia 14/05/2023minha estante
ANE, SIM!!!!!! concordo com tudoooo

Senjuleu 08/11/2022

É Charlie, somos infinitos!
Quando li pela primeira vez eu tinha 15 anos, a mesma idade do Charlie. Hoje, alguns anos mais velho, posso dizer que sim, somos infinitos. Somos tantos e tantos nos são.

Eu recomendaria este livro para qualquer pessoa, independente da idade, porque ele é tão singelo e profundo ao mesmo tempo. Ele te faz rir e chorar e sentir o mundo encolher e crescer. Não é atoa que as ideias que o autor transcreve são passíveis de serem sentidas por qualquer pessoa, mesmo depois de 20 anos do seu lançamento. Com certeza, meu livro favorito.

E o que dizer do capítulo novo? Apenas chorei e sorri, e agradeci por Charlie, Sam e Patrick, estarem no meu quarto comigo quando eu tinha 15 anos. Porque talvez sem eles, eu não estaria aqui relendo esse livro.
sevennationarmy 08/11/2022minha estante
vale realmente a pena ler de novo pelo capítulo adicional? esse também é meu livro favorito da vida, btw ?

Senjuleu 08/11/2022minha estante
Olha se realmente é for seu livro favorito, então sim. O que eu posso dizer é não colocar tanta expectativa e ir de coração aberto.

tal_kless 09/11/2022minha estante
Nossa, amei a sua resenha!! Sla, me passou uma vibe tão boa ?

Ana Lu 12/10/2023

As Vantagens de Ser Invisível
O livro não tem um história em si, é como se ele contasse sobre os vários traumas e pensamentos da vida do protagonista, que por ser um adolescente, é uma grande mistura de sentimentos. Com isso, principalmente para os jovens, é fácil se identificar e refletir junto com o menino. Além disso, tem uma escrita super fácil e achei interessante que o livro é em forma de cartas.
Gillvanya 12/10/2023minha estante
No livro fala sobre o que exatamente a tia dele fez com ele? Pq no filme não diz.

Ana-cat 12/10/2023minha estante
Ainda tô na metade já faz 1 ano

Goldensunflower 08/03/2023

8 de março de 2023
Querido amigo,
Nunca conheci uma pessoa que não goste de ?As vantagens de ser invisível?. E sendo bem franca, esse livro é muito bom, não pelo enredo, mas pelas lições que traz consigo, o quanto consegui perceber como cada personagem é único, com suas histórias, vivências e traumas, logo podemos aprender com cada um uma lição.
Muitas vezes, eu senti o Charlie como telespectador na história e não, necessariamente, protagonista. O que quero dizer é que muitas vezes, as ações aconteciam com ele e não ele que as tomava.
Foi uma leitura muito importante, contudo não foi 5 estrelas, porque o Charlie não me cativou completamente. Apesar dele ser extremamente inteligente e sensível as outras pessoas (desenvolvi um afeto pelo protagonista nesse quesito). Ademais, o tom meio melancólico que eu senti lendo também me impactou (tudo bem o livro trazer consigo essa carga emocional, mas teve momentos que eu me sentia meio mal lendo, com um certo pesar).
Todavia, esse livro consegue ser arrebatador em algumas reflexões, trazendo análises muito necessárias e fazendo valer 4,5 estrelas.

Com amor,
Carol.
Namari 08/03/2023minha estante
ainda quero mt ler esse livro

Goldensunflower 09/03/2023minha estante
Ele é bem bom na parte reflexiva. Só tapa na cara de qualidade

juholvr 03/02/2022

???:*?livros que li em 2020?*:???
2 releitura do ano! lido em 19 de maio

a história se passa atrás de cartas

"a gente aceita o amor que acha que merece."
"naquele momento, eu me senti infinito."

Obrigada, charlie, por me fazer relembrar como é mágico se sentir infinito, e em como esses momentos com seus amigos significaram e marcaram muito, mesmo que hoje você não os veja mais tanto assim.
Julia 03/02/2022minha estante
que resenha linda ?

liviawnery 20/01/2023

um livro real
as vantagens de ser invisível superou completamente minhas expectativas. eu não tava muito animada pra ler pq achei que fosse ser uma história meio chata e parada. foi o oposto. o livro me envolveu muito, e eu não conseguia parar de ler.
o personagem principal, charlie, é um amor, que conta as experiências dele, tanto boas quanto ruins.
é uma história de uma vida genuína de uma pessoa. quando ela se sente mal, quando ela se sente bem, as preocupações, as felicidades?
a história é linda e eu não me arrependo nada de ter lido
O livro tem hot????

AA4 03/06/2022

eu amo tanto esse livro....
e nossa, me identifiquei muito, são os problemas comuns da adolescência e o Charlie tá enfrentando todas elas agora, a amizade, a perda, o luto, o sentimento de ser infinito e o amor, tudo de uma vez e por mais que ele pense que está acabando, não está, ele sobrevive, igual todos nós iremos!!!! jamais vou esquecer como foi ler esse livro, mesmo que já seja a segunda vez
Grazi 03/06/2022minha estante
É um dos meus livros Favoritos da vida por causa disso, sério, a forma como tudo acontece, a mensagem final, toda a luta do Charlie... é simplesmente lindo ?
Antes de lê-lo eu achava q grande parte de mim, estava sozinha no mundo, mas bem, não é nem um pouco assim kkkkk
O tanto de gente se identifica com o Charlie, é surreal. Não estamos sozinhos, e somos infinitos.
Ele conseguiu, e nós tbm conseguiremos ??

nat 29/01/2022

sobre as vantagens de ser invisível.
literalmente todo mundo que me recomendou esse livro falou sobre o quanto era bom e o quanto eu iria chorar lendo, então comecei a ler com expectativas altíssimas (não façam) e pronta pra ter uma crise de choro mas se eu tive alguma crise em alguns momentos foi de tédio.
não é um livro ruim, muito pelo ao contrário, me identifiquei com Charlie em vários momentos do livro mas em várias partes eu tive que parar de ler porque eu não aguentava mais de tanto tédio!
a visão de Charlie em relação ao mundo é de uma certa forma única, e inocente (nem sempre, afinal ele é um adolescente), mas ao mesmo tempo a forma como ele pensava me agoniava e me irritava.
li o ligo até o final esperando que ficasse melhor mas a única parte que eu realmente gostei foi o final.

"Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
duas estrelas é só por conta dessa frase.
depois que eu li isso eu passei o dia todo passando essa frase na minha cabeça, até que eu realmente entendi o que ele quis dizer (na minha interpretação). e doeu no fundo da minha alma, porque eu entendi cada palavra. mas na minha opinião não vale a pena dar mais de 3 estrelas pra um livro que só ficou interessante (PRA MIM) no final.
então é isso, foi uma leitura importante mas não foi uma leitura boa.
nat 29/01/2022minha estante
livro*** (desculpa eu sou analfabeta)

Maria 02/12/2022

Somos todos infinitos
Não sei bem como descrever esse livro. Ele é tudo e mais, é uma forma especial de narrar uma vida e uma comunhão de sentimentos.
Apenas leia, sorria e chore com seu amigo Charlie.
Hygão 02/12/2022minha estante
esse livro me fez refletir muito

Naty 11/01/2022

Me identifiquei muito com Charlie, a nati de 2020 com certeza teria se emocionado ao ler esse livro, ele é muito cativante e dá esperança para viver cada vez mais.
Giovanna 11/01/2022minha estante
Esse livro---