Complexo de vira-lata

Complexo de vira-lata Marcia Tiburi

Resenhas -

Kiki 25/08/2022

Leitura impactante.
Ler Márcia Tiburi é sempre impactante e com esse livro não foi diferente
Livro fala sobre os efeitos das colonização e as marcas profundas deixadas na população brasileira.
Um dos efeitos da colonização é o sentimento de humilhação herdado do período colonial e interiorizado pelos brasileiros, que Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-lata.
Foi uma excelente leitura!

M. S. Rossetti 03/07/2022

Fundamental
Leitura necessária em tempos sombrios de pseudonacionalismo institucionalizado pelos detentores de poder político.
Reforçar a baixa autoestima dos brasileiros diante de outros países é a verdadeira intenção dos ocupantes desse desgoverno. Uma reviravolta pode ser feita em outubro de 2022. Depende do voto consciente de cada um de nós.
Dan 03/07/2022minha estante
Não espero mais nada deste país. Para mim, tanto a esquerda quanto a direita, por aqui, estão podres.

Naya 17/07/2022minha estante
Entrou na lista de leitura! ?

Mama 16/07/2021

Boa reflexão!
Este livro inicialmente me chamou atenção pelo título, fiquei curiosa sobre como a autora iria abordar o complexo de vira-lata. Tive uma ótima surpresa ao ver que ela trabalha as questões mais profundas da colonização e suas sequelas. Povos destituídos de suas terras e sua subjetividade só conseguem ver um caminho: se submeter ao colonizador e aceitar sua inferioridade. Muito triste ver que isso tudo ainda acontece, ver os reflexos desse acontecimento histórico até hoje. Vale a pena ler essa obra, além de curtinha é maravilhosa!
Paulo Ricardo 02/08/2021minha estante
Ótima resenha. Vou colocar na minha lista de leitura.

Aline Botelho 08/10/2022

Iniciei a leitura do livro posterior as eleições presidenciais de 2022. O livro caiu como suspiro para entender a atual conjuntura de nosso país. A síndrome de vira-lata, o complexo de Édipo/Colombo e Hamlet nos destaca o desejo por ser o outro e pelo outro.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Complexo de vira-lata" de Marcia Tiburi é uma análise sobre a humilhação brasileira e como ela afeta a autoestima e a autoconfiança do povo brasileiro. O termo "complexo de vira-lata" foi cunhado por Nelson Rodrigues para descrever a tendência dos brasileiros de se sentirem inferiores aos estrangeiros, especialmente aos europeus e americanos.

Tiburi argumenta que o complexo de inferioridade do brasileiro é fruto de uma série de fatores históricos, culturais e políticos, que vão desde a colonização portuguesa até a dominação econômica das grandes potências mundiais. A autora aponta a falta de investimentos em educação, cultura e ciência como uma das principais causas do atraso do país em relação aos países desenvolvidos.

Além disso, Tiburi critica a mídia brasileira por reforçar estereótipos negativos sobre o Brasil e por promover a cultura de massa em detrimento da cultura erudita e regional. Segundo a autora, é necessário valorizar a diversidade cultural do país e investir em políticas públicas que promovam a igualdade social e econômica.

O livro apresenta também uma análise sobre a influência da globalização na cultura brasileira e como a cultura de massa americana tem sido disseminada pelo mundo, criando um padrão de consumo e comportamento que afeta negativamente a identidade cultural de muitos países, incluindo o Brasil.

No final, Tiburi defende a importância de se reconhecer e valorizar a própria cultura e história brasileira, e de se lutar por um país mais justo e igualitário, onde todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

estantedaju 18/04/2022

Você já ouviu falar sobre o "Complexo de Vira-Lata"?
Escutei o termo pela primeira vez no canal Camila e Bruna, que fazem vídeos sobre viagens e sempre comentam sobre como o brasileiro muitas vezes inferioriza e até mesmo nega as suas raízes e sua nacionalidade.

Nesse livro, Marcia Tiburi destrincha o histórico que influenciou essa realidade, mostrando como a colonização impactou diretamente na humilhação do nosso povo. Uma leitura de muito aprendizado, referências e reflexões!

site: https://www.instagram.com/p/Ccdq8ToOwiG/

Mari Fourquet 01/09/2021

Não é um livro "popular"
Eu, honestamente, gostei do livro, a Márcia Tiburi apresenta reflexões e argumentos muito importantes para o nosso entendimento como povo, como oprimido, como indivíduos que vivem em um constante ciclo de algoz e humilhados.

O que eu não gostei, no entanto, é que o livro se vende como um livro que qualquer pessoa vai ler e entender todas as reflexões, o que não é verdade. O livro apresenta umas terminologias que o brasileiro médio não consegue entender, além de referências que não são de acesso comum e olha que eu falo como uma estudante de letras que leu alguns dos textos que ela coloca na bibliografia.

O saldo é, achei um bom livro acadêmico, mas não gostei da propaganda enganosa.

Kecia.Viana 07/05/2023

Livro 29
Um tapa na cara em cada página virada... Muito aprendizado e autoavaliação!

Linguagem como método de dominação.

Elogio ao humilhador.

Linguagem e identificação.

Veronica.Reis 06/08/2021

Conversa filosófica
Tive boas conversas com a Márcia durante a leitura deste livro. Muitas da vezes, claro, ela que falava mais. Muito vocabulário e muitas referências. Ela primeiro faz um apanhado de vários conceitos, explica alguns complexos e no último capítulo explica o complexo de vira lata bem como a relação entre o que foi explicado antes e depois. Gostei, mas é uma leitura complexa principalmente se você for ler muitos capítulos de uma só vez.

Dadá 15/02/2023

Perfeito e Necessário
O livro ensina muito sobre a humilhação e não apenas na atualidade, a autora nos dá toda uma narrativa histórica de como chegamos ate os dias atuais e como se faz presente no controle das maiorias contra as minorias.

Trazendo um pouco para os dias de hoje, percebemos o sentimento de que tudo que vem de fora é melhor que o de dentro. ex: funk- sempre criticado e tudo o mais, mas qndo um estrangeiro coloca a batida de funk todo mundo acha o máximo, anitta sempre sendo criticada e atacada ao invés de ser aplaudida por ter chegado onde chegou. o brasileiro tem esse complexo de inferioridade e tenta arrastar todo mundo para isso. Temos que lutar para reconhecer e valorizar tudo que temos e somos.

Paola.Grossl 02/09/2023

Li esse em conjunto com uma amiga para usar de base para um trabalho de sociologia, ele é ótimo, abre os olhos, amplia a visão.
Só achei confuso em algumas partes, mas é uma ótima experiência.

Catarina 28/10/2021

Pindorama e as sequelas da colonização
Sabia que o Brasil já foi chamado de Pindorama? Pois é, em tupi-guarani, Pindorama significava a terra das palmeiras, acontece que quando os colonizadores chegaram aqui pouco se importaram e acabaram eles mesmos definindo o nome do nosso país. Aliás, não pense que Brasil foi um nome escolhido por acaso, eles tiraram esse nome da madeira que tanto roubaram por aqui, o pau-brasil.

Sabe, comecei essa resenha falando das nossas raízes para você perceber o quanto nós fomos
roubados e diminuídos. O ciclo da humilhação é alicerçado na “nadificação”, ou seja, o colonizador transforma o colonizado em nada. A língua, a religião, os costumes e qualquer outra coisa que remeta ao indivíduo se transforma em nada, o que vale, o que se torna importante é aquilo que o colonizador possui. A colonização nada mais é o sequestro de tudo aquilo que caracteriza o indivíduo.

“Colocar nomes estrangeiros em nossas aldeias, nossas cidades e nossos continentes é equivalente a submeter nossas identidades à vontade de nossos invasores e seus herdeiros.”

O complexo de vira-lata existe porque têm alguém poderoso por trás sustentando a narrativa. Se tem alguém humilhando e explorando, obviamente, vai existir alguém sendo explorado e humilhado. E é um ciclo vicioso, parece que não muda nunca.

“O complexo de vira-lata” foi um dos livros mais interessantes que li esse ano, a escrita é um pouquinho densa, mas te garanto que vale muito a pena ler. Se tem um livro que eu recomendo que você leia urgentemente é esse aqui.

lipelimma 06/11/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Camila.Nunes 04/07/2022

Complexo de vira-lata
Termo cunhado por Nelson Rubens em alguma de suas publicações e reutilizada pela a autora para relatar o sentimento do brasileiro. Nesta análise da humilhação brasileira a autora comenta sobre diversos sentidos dos jogos de poder e de humilhação. A começar pelo nosso processo de colonização iniciada em violência e resistência que nunca foi aceita e nem deveria. Europeus invadiram terras indígenas, traficaram pessoas e os escravizaram, os obrigaram a se desfazer de suas crenças, de suas vestes, de seus costumes e quem são os filhos da junção dessas etnias tão maltratadas e ressentidas?