Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

RaquelSales17 26/04/2024

Avassalador
Para mim é muito difícil ler os livros ?Escravidão?, pois me toca pessoalmente. Levei um ano para ter coragem e ler o segundo.
Mas como disse Anne Frank: ?O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente?.
Para isso precisamos saber o que aconteceu para não permitir que aconteça novamente.

25/04/2024

Continuando, o segundo livro da trilogia... O primeiro livro já me trouxe muitos esclarecimentos e novas formas de pensar a história do Brasil e, principalmente, entender o racismo. Laurentino Gomes segue com seu modo de contar história, envolvente e de fácil entendimento.

Davi.Cecotti 24/04/2024

Devastador e extremamente enriquecedor
Não esperava outra coisa desse livro, é uma injeção de conhecimento sobre o assunto da escravidão, cada capitulo é um assunto diferente que mostra a total complexidade do que foi a escravidão nos tempos antigos e como chegamos aonde estamos

Kevin 18/04/2024

Assim como o primeiro livro da trilogia, nesta obra Laurentino Gomes mantém o mesmo brilho e escrita impecáveis. Neste livro o foco se passa no século XVIII, principalmente no período da descoberta do ouro nas Minas Gerais e como isso afetou diretamente o tráfico de escravos que já era forte aqui no Brasil.

Excelente leitura para os amantes de história brasileira.

Amaurijbarros 15/04/2024

ESCRAVIDÃO
POVO ORIGINARIO - BRASIL - Um povo conquistado, humilhado, escravizado, quase exterminado e suas terras tomadas.
POVO ORIGINARIO - AFRICA - Um povo conquistado, comercializado pelos seus pares, levado contra sua vontade pra longe de suas terras e famílias, humilhados e escravizados.
O COLONIZADOR - EUROPEU - Um povo usurpador, genocida, escravista e que usa toda a sorte de manipulação e intimidação para subverter tudo aquilo que não esteja no seu "AGRADO $$$$$".
Temos assim os principais "ingredientes" para a formação do povo brasileiro.
PRIMEIRO LIVRO DA TRILOGIA - A história tem que ser LIDA e ENTENDIDA, pois repetiremos as mesmas aberrações do passado.

Luis.Henrique 12/04/2024

Mais um volume cheio de informações valiosas que nos fazem ressignificar uma passagem tão importante de.nossa história e tão carente de informações.
Laurentino Gomes se consolida como um grande pesquisador, historiador e escritor

Mila.Aranha 07/04/2024

Essencial!
Um dos objetivos de estudar história é aprender com os erros do passado. A escravidão foi um dos maiores erros da humanidade, os moldes da escravidão na América é uma das piores atrocidades que já existiu. O livro é intenso, desesperador e essencial.

Nandito 04/04/2024

O peso da Escravidão.
Na moral, o que esse livro tem de informação é brincadeira. Coisas que eu que só descobriria ou estudando história ou na escola em alguma situação específica. A "cronologia" que o Laurentino Gomes coloca no livro é muito boa, e flui excepcionalmente. Pra mim, é melhor que o primeiro, não sei porque. Recomendo de mais.

Cleitao 30/03/2024

Mais um otimo livro do Laurentino Gomes
Para quem já leu 1808 . 1822 . 1889 e Escravidão 1 de Laurentino Gomes. Vão gostar muito do Escravidão 2. Eu li e gostei muito. Leiam vocês também vão gostar muito . Já quero ler o Escravidão 3.

Joao Martins 29/03/2024

Que espetáculo! Conseguiu ser melhor que o primeiro, que já foi muito bom. A forma que foi escrito em capítulos pequenos, que podem ser lidos fora de ordem, é muito didático e de fácil atendimento. Leitura obrigatória para que gosta de história.

@ruthlunang 20/03/2024

Nesse segundo volume vemos a história desde a corrida do ouro em Minas Gerais , até a fatídica fuga da família real pro Brasil.

Não é uma leitura fácil, devido ao tema e ao fato de que possui muitos dados e estatísticas, mas devo dizer que mesmo assim me prendeu muito a atenção. A forma como o autor descreve a história do Brasil e dos negros escravizados é de fácil compreensão e é nítido o quanto ele pesquisou pra escrever tudo isso.

Muita coisa eu não fazia ideia, e creio que a maioria da população também não faça, então essa leitura foi muito instrutiva. E por incrível que pareça, me deu vontade de pegar o volume 3 pra ler logo em seguida (não vou fazer isso com medo da ressaca literária). Laurentino nunca decepciona.

Juliane72 11/03/2024

Brasil
Assim como no primeiro volume, o autor esmiuça a colonização de forma didática e de fácil entendimento. Levando o leitor para o nosso passado, nú e crú.

Raphael Trivelati 29/02/2024

A escravidão vista de dentro do Brasil
E com esse prisma que o autor se vale oara esse segundo volume. Com uma ênfase na decadência da economia baseada no açúcar e no descobrimento de ouro e diamantes no Brasil, o autor explora através de muitos fatos e relatos para nos mostrar um panorama desta epoca. Sempre com um estilo jornalístico de fazer história o livro é uma ótima obra.

Agnaldo 26/02/2024

Livro completo
Um livro riquíssimo, repleto de detalhes, dados e informações. O autor escreve de uma maneira muito didática e acessível.
Deveria ser uma leitura obrigatória para toda e qualquer pessoa brasileira.
Estou ansioso para a leitura do próximo volume!

Daniel432 25/02/2024

Lucrando, Ainda Mais, com Vidas
O segundo volume abrange um período de cerca de 115 anos, começando com a descoberta de ouro e finalizando em 1808 com a chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro, fugindo da invasão napoleônica.

No volume anterior Laurentino Gomes dividiu as atenções entre a África e o Brasil, agora sua narrativa está mais voltada para o Brasil, mas o Brasil já não é o mesmo: o ciclo do açúcar deu lugar ao ciclo do ouro e diamantes e a cafeicultura, deslocando tudo, inclusive a força de trabalho, de Pernambuco e Alagoas para Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.

Para os escravizados as mudanças são poucas e graduais. Muda o senhor, muda o trabalho, mas os maus tratos não mudam. Os castigos, agora, são aplicados pelo Estado.

O autor volta à África e rememora alguns assuntos tratados no primeiro volume, tornando um pouco cansativa a leitura, mas entendo que esse sentimento se deve ao fato de que estou lendo a trilogia em sequência. Temos que considerar que houve um intervalo de cerca de dois anos entre os dois volumes iniciais.

O autor também volta à Europa, mas Portugal não é mais o centro. O debate abolicionista envolve a Inglaterra e, nos Estados Unidos, é a causa de uma guerra civil entre o sul escravista e o norte abolicionista.

O Brasil resiste. Algumas leis são criadas somente “para inglês ver”, mas os ventos sinalizam mudanças e Chica da Silva é a figura escolhida pelo autor como exemplo. Ex-escravizada, Chica da Silva tornou-se rica e poderosa (e dona de escravizados) ao casar-se com a pessoa mais importante desse período colonial, o contratador de diamantes.

Vamos ao terceiro volume!!