Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

Duda 08/05/2023

Sempre gostei de história, mas da história contada do jeito certo. Esse livro é extremamente tendencio e cheio de anacronismo. Pq alguém gostaria disso ?

lee 07/05/2023

?????
Muito bom, porém, esse foi mais enjoado, o primeiro foi melhor porque ele não ficava repetindo as coisas

Rubinho.Meneses 28/04/2023

Ótimo livro
Recomendo muito esse livro sobre a triste realidade da escravidão.

Segundo volume da trilogia de Laurentino Gomes concluída com sucesso, que venha o terceiro.

Nelson 30/03/2023

"A liberdade é branca"
Livro indispensável para qualquer brasileiro entender não somente os horrores da escravidão, mas como o Brasil racista, corrupto e injusto de hoje foi construído ao longo dos séculos, tudo às custas de muito sangue e suor de negros escravizados. Laurentino Gomes mais uma vez nos revela detalhes pouco ou nunca discutidos nos meios de comunicação ou nas escolas, ainda pautadas numa educação eurocêntrica e enviesada pelo olhar branco colonizador.
O livro cumpre muito bem sua missão de apresentar o tema de forma objetiva e acessível, mas senti que o autor por vezes cai em repetições de ideias e informações, deixando a leitura um pouco morosa. Mas nada que afete a experiência e a capacidade da obra de gerar reflexão misturada à indignação, que ecoa mesmo após o término da leitura.

Gabi 24/03/2023

Perfeito!
Esse livro é uma excelente continuação, embora eu tenha de fato gostado mais do primeiro volume. Mas não há comparação, afinal é a continuidade histórica. Enfim, muito esclarecedor, abre a mente e lança luz a ideias obscuras, ainda envoltas em uma mística popular, acerca da escravidão no Brasil colonial.

Anna 20/03/2023

História é importante!
Segundo livro da trilogia, e se você gosta de livro de história, é muito bom! Aprendi coisas como sobre o surgimento de alguns estados no brasil, o período do ouro, grandes figuras esquecidas pela história simplesmente por serem negras, todo o sofrimento do período escravocrata... e não tem como não se sensibilizar e sentir que nossa história foi construída a base de muito sofrimento e que podemos melhorar isso para o futuro.

Lembrem-se: saber a história é importante para não repetir seus momentos terríveis.

Juliano.Ramos 17/03/2023

Um livro fantástico que retrata o século XVIII e a escravidão nesse período, apesar do tema ser muito difícil, a leitura flui de forma contínua, com alguns engasgos da própria história que as vezes machuca o leitor, de maneira geral é um livro nota 10.

mariaaacan 08/03/2023

Tenho um apreço muito grande pelas obras do Laurentino Gomes... gosto como ele nos mostra figuras que são esquecidas mas que foram essenciais na nossa história!
nesse volume em específico o autor foca na corrida do ouro em Minas Gerais.
não li o volume I, mas isso não me deixou perdida no contexto, apesar de que a leitura em ordem seja melhor para um bom entendimento.

Richard O. Silva 28/02/2023

"Sem negros, não poda haver ouro, açúcar e nem tabaco"
Tomando continuidade, o livro percorre os principais acontecimentos de todo século XVIII, com destaque para a corrida do ouro em Minas Gerais e seus mecanismos de cobrança de impostos, as organizações religiosas que de certa forma ajudaram a manter a engrenagem escravocrata.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Escravidão: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil" é o segundo volume da trilogia "Escravidão", escrita por Laurentino Gomes. Lançado em 2021, o livro aprofunda a investigação histórica sobre a escravidão no Brasil, abordando o período entre a corrida do ouro em Minas Gerais e a chegada da corte portuguesa ao país.

Laurentino Gomes, renomado jornalista e escritor brasileiro, é conhecido por suas obras de não-ficção que trazem uma abordagem acessível e envolvente para a história do Brasil. Em "Escravidão #2", ele utiliza uma extensa pesquisa documental para apresentar ao leitor um retrato detalhado e impactante da escravidão no país durante esse período específico.

O livro está dividido em capítulos que exploram diferentes aspectos da escravidão no Brasil colonial. Laurentino Gomes narra os eventos históricos com fluidez e contextualiza-os dentro do panorama social, econômico e político da época. Ele descreve o cotidiano dos escravizados, as condições de trabalho nas minas de ouro, os aspectos da vida urbana e rural, bem como os movimentos de resistência e as lutas pela liberdade.

O autor também examina o papel da escravidão na economia do Brasil e suas consequências sociais. Ele discute a importância do trabalho escravo na acumulação de riqueza e na formação da sociedade brasileira, além de abordar a influência do sistema escravista na construção de instituições políticas e culturais.

Uma das contribuições mais valiosas do livro é a atenção dada às vozes e histórias dos próprios escravizados. Laurentino Gomes utiliza registros históricos, documentos oficiais e relatos de época para trazer à tona as experiências e os sentimentos daqueles que viveram sob a opressão do sistema escravista. Essa abordagem humaniza a narrativa e dá uma perspectiva mais completa e empática sobre o tema.

A escrita de Laurentino Gomes é envolvente e fluida, o que torna a leitura acessível mesmo para aqueles que não têm um conhecimento prévio aprofundado sobre o assunto. O autor consegue equilibrar a análise histórica com a narração de eventos, criando um relato cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim.

"Escravidão: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil" é uma obra de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do legado da escravidão. Laurentino Gomes oferece uma pesquisa abrangente e uma narrativa envolvente, trazendo à tona questões essenciais sobre a construção social, econômica e cultural do país. É um livro indispensável para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre esse período sombrio e fundamental da história brasileira.

Em resumo, "Escravidão #2" é uma obra impactante e imprescindível. Laurentino Gomes apresenta uma pesquisa histórica cuidadosa e uma narrativa envolvente que exploram os diferentes aspectos da escravidão no Brasil entre a corrida do ouro em Minas Gerais e a chegada da corte portuguesa. O livro oferece uma perspectiva ampla sobre o tema, humanizando as histórias dos escravizados e destacando o legado duradouro desse período em nossa sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

mee.cornetto 15/02/2023

Eu adoro o trabalho do Laurentino Gomes, e o admiro muito como historiador. Li 1808, 1822, 1889 e o Volume I de Escravidão, e nem sei expressar o quanto aprendi - muito mais do que nas aulas de História da escola.
Entretanto, com o Volume II, não tive a mesma sensação que nas leituras anteriores. Fui começando a ficar incomodada comigo mesma, indagando se será que eu estava sendo chata demais ou se meu gosto havia mudado, mas aí li a resenha do Edu aqui e me senti um pouco mais aliviada.
Como ele também disse, parece que dessa vez havia informação demais, algumas repetidas e outras nem tão necessárias assim. Um exemplo é quando Laurentino passa páginas e páginas falando sobre a Revolução Francesa. Entendo que era importante para contextualizar os efeitos que isso teria na escravidão, mas sempre que havia uma fuga maior do tema central, o meu interesse diminuía e a leitura perdia a fluidez.
Portanto, também terminei o Volume II sem muita vontade de seguir para o Volume III. Vou esperar um pouco antes de concluir a trilogia.

Aline Chaves 31/01/2023

O que a escola não contou...
Pessoal essa segunda obra da Triologia Escravidão de Lauretino Gomes está tão maravilhosa quanto a primeira. Quanto conhecimento e descobertas esclarecedores, tantas coisas que não aprendemos na escola, como negra posso dizer que era horrível ouvir sobre a Escravidão a partir dos livros da escola e dos professores brancos, como se o papel do povo negro fosse quase nulo ou inexistente...essa visão só ajuda a reforçar o racismo já tão estruturado nas entranhas deste país. É muito bom saber que o negro teve participação tão profunda e um papel fundamental em toda a história desse planeta mas que infelizmente até hoje não reconhecido.

Jamille Madureira 23/01/2023

Leitura super necessária
Laurentino sempre cirúrgico ao abrir nossos olhos sobre essa triste história da humanidade. As condições em que os escravizados sobreviviam aqui são terríveis, e tudo isso para alimentar uma minoria elite branca. Muita crueldade em nome de uma economia onde muitos poucos são beneficiados.

ana silvia 23/01/2023

Tão bom quanto o primeiro da trilogia?já iniciando o terceiro e último. Excelente leitura: indispensável para conhecermos nossa história!

Cleiton.Duarte 05/01/2023

Nossa história
Muitos tem opiniões diversas sobre a escravidão, falam que é muito mi-mi-mi, mas poucos leram algo para falar com propriedade, em vários momentos me emocionante ao ler, e aquele papo que fomos instruídos pela escravidão ou seja civilizados balela, ao contrário, éramos pecuárias, agricultores, mineiros, guerreiros, apenas nos usaram para sim eles aprender com nós, depois nos descartaram como lixo a própria sorte e vem falar que não damos oportunidade as oportunidades que nos surgem, fala sério tem que ler mais história, grato pelo livro muito bom.