O Chamado do Falcão

O Chamado do Falcão Maggie Stiefvater

Resenhas - O Chamado do Falcão

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa!! Eu estou em uma ótima temporada de leitura de fantasia, por isso resolvi conhecer essa série. Agora, vou te contar o que achei da leitura. Aqui preciso lembrar que essa série é um spin-off de A Saga dos Corvos, e O Chamado do Falcão é o primeiro livro da série O Sonhador. Sei que a pergunta aqui é se precisa ler a série anterior antes, a resposta é não. Contudo, eu acredito que quem leu terá uma vantagem extra.

Nos primeiros capítulos somos apresentados aos personagens principais dessa história. Sendo o sonho o fio condutor da trama. Conhecemos também a história de 3 irmãos que não poderiam ser mais diferentes entre si do que são. Ronan Lynch é um sonhador, ele pode extrair tanto curiosidades quanto catástrofes de seus sonhos e colocá-las em sua realidade comprometida. Declan é o irmão mais velho e Matthew, o caçula, é uma impossibilidade.

E gradualmente vamos descobrindo essa relação nada ortodoxa da família deles. É muito importante saber que aqueles que sonham não conseguem parar de sonhar — só podem tentar controlar o fenômeno. E, ainda mais importante, os que são sonhados não podem ter vida própria — eles “dormirão” para sempre se seus sonhadores morrerem.

Conhecemos também os caçadores de sonhadores, e a Carmen Farooq-Lane é uma caçadora com uma história, não é apenas o desejo de livrar o mundo dos sonhadores que a move. Seu irmão era um sonhador… e um assassino. Ela viu o que os sonhos podem fazer com uma pessoa. E viu o dano que os sonhadores podem causar, por isso ela acredita piamente na premissa de que o que ela viu não é nada comparado à destruição que está para ser desencadeada… Seremos também apresentados a Jordan Hennessy, que pode ser qualquer um e pode não ser ninguém, a depender da convivência da situação. Porém, o primeiro conselho dado a ela é ser autêntica, original.

A cada personagem você descobre mais um que pode ou não estar diretamente ligado a outro, mas certamente eles estão em rota de colisão. Mesmo Ronan sendo o personagem principal, a narrativa é em primeira pessoa a depender de quem está contando a história no momento. Mas sinceramente não tem como não se surpreender com a revelação no capítulo 11.

Se atente que mesmo em uma cena onde Ronan está, ele pode não ser o narrador da cena. Quando os personagens começam a convergir em suas vidas, o livro ganha um tom que me lembrou muito supernatural. Em certos pontos existem semelhanças que as diferenças tornam ainda mais salientes. Essa história é ótima para quem ama desvendar mistérios e suspense. Afinal quando você pensa que encontrou enfim todas as respostas, descobre que nem mesmo sabia quais eram as perguntas certas. Muito de tudo desafia a lógica, mas na história não perde sentido.

Ronan e Adam mostram que os amantes não precisam ser duas metades iguais, ao contrário, diferem e se dão por serem complementares. São dois inteiros que formam uma unidade. Por não ter lido Os Garotos Corvos, eu supus que o sentimento talvez não resistisse a um fato que aconteceu. De certo modo foi incrível descobrir que eu estava errada. Adam não é um personagem recorrente na história. Mas quando aparece deixa tudo muito melhor do que estava.

As pequenas pinceladas do que pode ser não ficção em meio a ficção e o romance que surge como uma ilha envolta na fantasia da história deixam a história com aquele toque de anseio, para que o casal fique junto, para que mesmo em meio ao caos eles deem certo, fazendo a narrativa desse livro ganhar um frescor interessante, mesmo que a vontade de mudar a situação de Matthew seja mais forte, seu ódio pela insuportável e insípida.... caçadora... E que a certeza que o pior está à espreita superem esses momentos. Afinal, O Chamado do Falcão é sobre sonhos e desejo, morte e destino.

Novos personagens surgem e também novos mistérios, que espero serem desvendados na continuação. Achei inusitado o romance na história não ser focado em Ronan e Adam, mas de certo modo dá para entender que é por o amor deles “ser um amor antigo”. A fluidez do texto melhora muito após um pouco mais da metade do livro, quando finalmente todos os personagens convergem para a mesma narrativa e isso também desencadeia os acontecimentos que te fazem perguntar o que virá depois. O coração não deixa de estar em uma expectativa sobre as revelações e, com certeza, novos mistérios que virão, afinal as histórias são interligadas.

Sobre a edição: o peso do livro é confortável para leitura com suas quase 500 páginas, acho isso um fato relevante. Achei a fonte pequena, mas o espaçamento compensou muito o que poderia ser uma dificuldade na leitura. A folha amarela e a ausência de erros de ortografia contribuem para uma boa leitura.

site: http://www.clubedofarol.com/2022/07/resenha-o-chamado-do-falcao-o-sonhador-1.html

Alice162 05/08/2022

não acho que é necessário dizer, mas vou dizer mesmo assim: sou completamente apaixonada por ronan lynch. que personagem sensacional!! complexo, bem escrito, intrigante, que me conquistou completamente desde "os garotos corvos". ronan lynch é meu protegido, guardo no meu coração. uma coisa que achei fantástica nesse livro foi ver ainda mais de perto a relação dos irmãos lynch. me apaixonei por declan (coisa que eu não esperava que fosse acontecer) e hoje o vejo com outros olhos, ele é um irmão extremamente dedicado ao matthew e também ao ronan (mesmo que os 2 vivam se bicando). queria que ele pudesse ser feliz, estou torcendo por isso porque ele merece. todos os irmãos lynch merecem felicidade, já sofreram demais... num geral gostei muito do livro, apesar de ter ficado meio perdida no começo com vários personagens diferentes. achei o livro muito bem escrito, envolvente, o enredo te prende. tudo fantástico, de verdade, amei e já quero o próximo logoooo

@rafadeodato_ 31/07/2022

Sonhos
Eu dou graças a Deus por essa série ter continuado com o Ronan, sério, que personagem gostoso de entender e acabar não entendendo nada. Li só por amor ao casal e agora quero saber o que vai acontecer com esse universo!!!

httpsdama 29/07/2022

História envolventemente sedutora
Assim como a saga "the raven cycle" essa saga não decepciona, com o foco em Ronan Lynch e seus irmãos,podemos acompanhar os acontecimentos após "o rei corvo".Um aprofundamento na individualidade de cada Lynch,mistérios sobre o passado,futuro e presente cada vez mais complexos,segredos e a percepção de que há mais sonhadores te deixa hipnotizado e envolvido na história.Além da aquisição de novos personagens cativantes como Jordan,Hennessy e sua família confusa,Bryde e Farooq-Lane.Descobrimos que o mundo dos sonhadores não se limita a apenas Ronan Lynch e também descobrimos que os inimigos também não se limitam a apenas algo rápido de exterminar.Com certeza essa história,assim como a escrita de Maggie Stiefvater me seduziu e estou muito empolgada para ver o decorrer disso tudo nos próximos livros.

Lala 27/07/2022

- Amo Ronan. Meu personagem favorito da Maggie.
- Livro cheio de plot twists!
-Aprendi a amar o Declan nesse livro ??
- Infelizmente poucas cenas com Adam ?
- Gostei muito do enredo da Jordan e da Hennessy.
- Quem diabos é Bryde????

Barbara 16/07/2022

Eu amo a escrita da Maggie, acho incrivelmente bonita e diferente, eu amo os Lynch, em especial o Declan e sua cinzisse, mas a historia simplesmente não foi pra mim

nicolas 27/06/2022

CARA. que livro perfeito. sério.
o jeito que os pontos de vista remotos se conectam perfeitamente em certos pontos, o mistério em volta do que tá acontecendo, os personagens únicos, tudo tudo tudo. simplesmente maravilhoso, favoritado.
minha única reclamação foi esse final, bem fraquinho

Naraiane.Martins 19/06/2022

RESENHA - O chamado do falcão | @aquarelandosonhos
Os sonhadores vivem entre nós, e o mesmo ocorre com os sonhados. Aqueles que sonham não conseguem parar de sonhar, podem apenas tentar controlar o fenômeno. Aqueles que são sonhados não podem ter vida própria, eles dormirão para sempre se seus sonhadores morrerem. E existem aqueles que são atraídos pelos sonhadores. Para usá-los. Para prendê-los. Para matá-los antes que seus sonhos destruam todos nós.

Ronan Lynch é um sonhador. Ele tem o poder de extrair curiosidades e catástrofes de seus sonhos, e torná-las realidade.
Jordan Hennessy é uma ladra. Quanto mais ela se aproxima do objeto dos sonhos que procura, mais ligada a ele se torna.
Carmen Farooq-Lane é uma caçadora. Seu irmão era um sonhador e um assassino. Ela viu todos os danos que os sonhos podem fazer com uma pessoa.

O chamado do falcão, foi o meu primeiro contato com a escrita da Maggie Stiefvater, e talvez esse tenha sido o meu erro. Essa série se passa no mesmo universo da Saga dos Corvos, e eu ainda não li essa outra saga da autora. Logo, quando iniciei essa leitura me senti muito perdida no universo, não consegui criar uma boa conexão com os personagens e com a história.
Futuramente, pretendo dar outra chance para a Maggie Stiefvater, lendo a Saga dos corvos, para depois tentar ler novamente a série O sonhador. O segundo livro já está me esperando, mas sinto que ainda não é o momento de iniciar essa leitura.

Suka 02/06/2022

Finalmente finalizei, foi demorado mas consegui. Mas eu demorei não pq a história do livro seja ruim, pelo contrário é mto interessante porém achei o ritmo lento, devagar, eu lia algumas páginas e me dava sono.
Não sei se achei essa lentidão pq eu não A saga dos corvos ou pq autora passou o começo do livro explicando alguns pontos. Acredito q seja a falta da leitura da Saga dos Corvos ( lerei ainda esse ano ) e voltarei pra trilogia do Sonhador q eu tenho certeza q entenderei mais coisas e por esse motivo q nem vou ler o segundo apesar do gancho final q me deixou bemm curiosa.
Mas apesar dessa minha dificuldade o livro e a história são mto boas, com personagens bemm interessantes.

sete 14/05/2022

essa mulher fez eu me apaixonar por uma floresta.
?Esta será uma história sobre os irmãos Lynch.

Eles eram três, e, se você não gostasse de um, podia tentar outro, pois o irmão Lynch que uns achavam muito azedo ou muito doce poderia ser perfeito para seu gosto. Os irmãos Lynch, os órfãos Lynch. Todos tinham sido feitos por sonhos, de uma forma ou de outra.?

crlh, como eu amo ler ?

fazia um tempo que eu não terminava um livro que fazia eu me sentir assim. mesmo Gente Ansiosa; foi um bom livro, ótimo, na verdade, mas eu terminei achando que ele só era f0d4 de uma forma óbvia ? nada de apegos emocionais ou ?pu7a m3rda eu amo viver e é só porque Ronan Lynch existe?.

senti falta de amar personagens. nossa, como eu senti. se tem uma coisa que eu admiro na escrita das pessoas é construção de personagem. me dê um plot meia boca e uma formação de universo meio f0did0s ? se os personagens forem bons dificilmente eu vou odiar. nesse caso, as coisas transcendem tanto que até mesmo Lindenmare, a nova floresta de Ronan, é um personagem e as interações deles dois, sério ?

é uma história sobre os irmãos Lynch. Ronan, Mathew e Declan. Ronan, caras !! desde sempre meu preferido, o melhor de todos, o sonhador, o que carregou o fardo de ser sempre responsável por algum plot twist na saga dos corvos. eu não sei lidar com o sabor que é ter tantas vezes o ponto de vista dele narrado. fora que ainda tem ele e o Adam sendo namoradinhos e vei ? eu quero o que eles tem, eu quero dizer ?tamquam? pra alguém me responder ?alter idem?, de verdade, como dói ser solteira ?

enfim ?

tem muita subtrama envolvendo uma pancada de personagem novo e diferente, mas juro pra vocês que não dá problema. a escrita da Maggie é genial, então ajuda. pra cace7e.

eu poderia gastar muito tempo falando sobre todos os novos personagens (Bryde e Jordan e Hennessy e até um pouco dos Moderadores, porque não?) mas as pessoas têm que entender que você sente o quão f0d4 eles são, você não diz (assim como você só sente quando há menções a Gansey e Blue e senhor Cinzento, todos os sentimentos pra eles, todos meus filhos).
pluto 07/07/2022minha estante
eu tive as mesmas sensações que tu
como eu amo amar personagens (especialmente se for o Ronan kk)

Karen202 11/05/2022

Sonhadores
Eu estava tão ansiosa pra ler esse livro. e minhas expectativas foram atendidas.
encontramos outros sonhadores e pessoas que querem exterminá-los, Os moderadores, pq segundo algum visionário, pessoa que vê o futuro e encontra os Zeds, sonhadores, um deles vai acabar com o mundo. Que ótimo motivo pra sair matando todos os zeds não??

Fui apresentada a Henessy e seus 6 clones, que saem de seu sonho, todas com personalidades diferentes, cada uma com uma parte de Henessy.
A Jordan, falsificadora, artista é a que mais vemos, essa mulher é f*da.
Declan, depois de O Rei Corvo, pudemos ver como ele realmente é, um irmão preocupado que queria proteger os outros 2.

Esse livro é uma loucura, não sei como a Maggie consegue escrever coisas assim. É sonhos e pesadelos vindo pro mundo real, ataque em sonhos, quadros sobrenaturais.

Bianca.Mioti 29/04/2022

Muito enrolado
Diferente dos outros livros da autora, esse demorou muito pra me prender e os personagens não me conquistaram, só os que já conhecia, a história achei sem graça, muitas dúvidas e mistérios sendo construídos e sem soluções?

maze 18/04/2022

Universo interessante, mas mal escrito.
Nada acontece de verdade no livro? parece que a autora usou esse primeiro livro inteiro para explicar como funciona o mundo dos sonhadores, e que a história só começa de verdade nos próximos. Enfim, não valeu a pena pra mim.