Toque

Toque Ariane Fonseca

Resenhas - Toque

Venus 26/11/2021

Meus padrões de relacionamento foram atualizados
Eu amei cada segundo desse livro.
O Daniel é o próprio Golden Retriever e meu novo crush literário.?

Obs: Tô fascinado por aurora boreal

Amanda 02/11/2021

Um toque perfeito!
A coleção ?Sentidos? me pegou de jeito desde o primeiro volume. Não só pela qualidade da escrita e pesquisa da autora, mas pelos assuntos pesados tratados com tanta sensibilidade. Nesse livro, o assunto escolhido foram dois: autismo e descredibilização de vítimas de estupro.
Aurora é uma mulher muito castigada. Mesmo sendo jovem e bonita, um trauma sofrido no passado a fez uma mulher desconfiada e que se autosabota o tempo inteiro. Ela deixou a cidade no interior de Minas em que vivia com a família e agora mora de favor na casa da irmã de sua vizinha e amiga, trabalha como catadora de recicláveis e vive vestida com roupas largas e discretas. Sua vergonha e dor não a deixam prosseguir com a própria vida, até que um dia luta com dois bebados na rua que a atacam é um homem a ajuda. Ele vê potencial nela para se tornar uma lutadora profissional e a convida para treinar em sua academia. Ela a princípio recusa, mas desdobramentos financeiros do seu passado voltam a assombrar seus pais quando a mãe não consegue mais trabalhar por problemas na coluna. Então ela aceita sobre condições bem específicas que o Sr Norberto - que está desesperado - acaba aceitando.
Daniel Lima é um jovem apaixonado pelo universo, estrelas e buracos negros. Ele nunca se compreendeu, tem dificuldades em se conectar com as pessoas, não lida bem com mudanças na rotina e não compreende bem termos de senso comum. Sua família o rotula como estranho, egoísta, prepotente, dentre outros adjetivos desagraveis e ele se incomoda, pois sempre quis ?se encaixar? e ?ser normal?. Ele cursa doutorado em astronomia na USP e sonha em ingressar na NASA para estudar seus adorados buracos negros. Até que o destino quis que ele estivesse com tio Norberto quando ele ajudou uma garota com olhos coloridos que mudou sua vida para sempre. Mais do que amor, Aurora trouxe a Dan a aceitação que ele sempre precisou e compreensão sobre suas limitações.
A história desses dois é um grande motivo para ler esse livro, ver como duas pessoas avessas a toques conseguem se encontrar e dar apoio e consolo um ao outro foi muito emocionante. O caminho, as descobertas e a força desses dois é incrível. O livro é incrível e com certeza recomendo a leitura ( não só desse, mas de toda coleção). A família de ambos, os amigos, os desdobramentos, tudo coopera para uma leitura rápida e intensa. Eu me emocionei demais com ambas as histórias, me irritei com a impunidade e injustiça e chorei com os momentos de dor e descobertas. Mas no final só consegui ficar feliz por ter conhecido essa história que me tocou do começo a fim.

Isa Natis 28/10/2021

UAU
Um astrofísico e uma lutadora de MMA
Ele autista
Ela vítima de violência sexual

Esse livro me surpreendeu, ele é tão lindo que deixou meu coração quentinho.

Dan é tão fofo que queria guardar ele num potinho, tem um jeito inocente e meigo que é único, ele só quer ser aceito da forma que é
A Aurora foi tão machucada e mesmo assim se permitiu amar de novo

A história de superação e amor deles é tão linda ?

AMEI!

Poli ð 21/10/2021

Daniel e Aurora no potinho! ????
Aí, aí. ?? E meu coração está como ao concluir essa leitura?

Feliz, feliz e muito feliz!

Aqui se encerra uma etapa de uma montanha-russa de sentimentos transmitido por essa autora que ao meu ver é uma das melhores autoras nacionais que nós temos!

Quote:
"Nós, que estávamos desconectados no mundo, acabamos encontrando a conexão perfeita um no outro." - Toque
.........................

Lindo, emocionante e cheio de superação!

..........................
Quote:
"É masoquista dizer isso, mas às vezes a dor física é a melhor forma de me acalmar." - Aurora
.......................

Aurora Mendes carrega consigo cicatrizes na alma que fariam metade das pessoas desistir de viver. Após um acontecimento trágico em sua vida, que a mudou para sempre, a única coisa que ela queria, era seguir em frente, suportando um dia de cada vez.
Mas as lembranças do que lhe aconteceu estavam com ela para onde quer que fosse. Não suportando mais carregar uma culpa que não era sua, assim como os rótulos que lhe foram dados por pessoas infelizes que acobertaram aquele crime contra ela, não vê outra opção, a não ser mudar de cidade. Mal falada, taxada de nomes horríveis, sua família falida e tendo uma irmãzinha com autismo, ela vai para São Paulo, tentar viver sem o julgamentos das pessoas. (MAS é bem difícil quando o julgamento está preso em você mesmo, quando a culpa te consome aos poucos, fincando raízes dentro do seu coração) Mas é em São Paulo, onde sua vida muda! Disposta a se manter afastada das pessoas, retraída em si mesma, se escondendo, escondendo seu sentimentos, é assim que ela vive durante 3 anos. Até uma oferta inesperada chegar, ela descobrir sua paixão no MMA e perceber que seu coração apesar das cicatrizes ainda estarem abertas, ele com seu jeitinho "diferente" seria sua cura!
.............................
Quote:
"Daniel é a minha cura, assim como sou a sua. Nós dois juntos conseguimos fazer florescer a nossa melhor versão." - Aurora
.......................

Daniel, Daniel, Daniel... ??? o que falar de você? (É cada suspirada aqui que não sei não viu ??)

Quote:
"?Ser normal? é algo que eu tenho buscado constantemente sem sucesso. Parece que meu jeito de ser não combina com o da maioria das pessoas e, por mais que eu me esforce, acabo não atendendo às expectativas delas." - Daniel
....................

Daniel tem 24 anos e nunca se encaixou no mundo e muito menos entendeu as pessoas. Sempre taxado como, estranho, esquisito, não entendia o que tinha de errado com ele. Para ele cada esforço para se encaixar no "normal" era exaustivo e desgastante. Porque por mais que tentasse, não conseguia se entender e muito menos sua família ao seu redor. (Que vontade de colocar Daniel no potinho e esconder ele do mundo ??) Mas foi com sua chegada que sua vida, sua rotina e seu coração mudaram. Acostumados com o padrão dos seus dias, aquela mudança foi muito bem vinda. Principalmente quando seu coração começou a bater mais rápidos e não era pelo céu, as estrelas e o universo. Era ela. Era a olhos coloridos que lhe causava aquilo!
Quote:
"Gosto de pensar que eu sou igual a matéria e a energia escuras: cerca de 95% do universo que os astrônomos sabem que existem, mas ainda não sabem exatamente o que são. As pessoas enxergam a superfície e não fazem ideia da grandiosidade que está escondida." - Daniel
.......................

E aqui chego a conclusão dessa série que acabou comigo! Sim, meus caros amigos, Ariane fez dos meus sentimentos brinquedo.
Sorri, chorei, me emocionei, voltei a chorar, sentir raiva, já falei chorei? Se não, chorei de novo ??? (Ohh vida Sofrida foi essa minha durante essas leituras) mas estou feliz. Chegar a concluir essa série e da forma tão linda como foi, não tem palavras.

Admito que estava super ansiosa por esse livro pois queria entender mas sobre o autismo e compreender um pouco como agir com relação às pessoas com essa condição (falta de palavra melhor no momento) e estou mega feliz com essa conclusão.

Daniel se sentia diferente de todos da sua família e não entendia o porque.
Por mais que tentasse se adaptar, suas tentativas eram todas taxadas como frescuras, coisas de uma pessoas esnobe. (Oh raiva as vezes da família dele ??????????) Mas quando Aurora entrou na vida dele, percebi alguns sinais que  fazem lembrar da irmã, que é autista, tudo começa a se encaixar no seu devido lugar.

Eu imagino como deve ser difícil viver a vida toda buscando aceitação e no final o que recebi é falta de compreensão. Com Daniel foi assim!

Quote:
"Eu não sou louco, não sou esnobe, não sou metido, não sou fresco, não quero aparecer. Eu sou Daniel Lima, um autista com muito orgulho e vontade de me compreender melhor."
......................

Com autismo e descobrindo isso na vida adulta, quando passou uma infância tentando se ajustar a sociedade, a padrões normais, ele não só se descobriu  como descobriu sentimentos novos e sensações novas!

Quote:
"Por breves segundos, nossos olhares voltam a se cruzar e sinto meu coração dar um impulso forte, como se eu estivesse ouvindo o discurso animado do professor João. Que estranho, por que será que isso aconteceu? Geralmente, só reajo assim quando estou falando do universo ou quando tenho medo de alguma coisa. Não é a mesma sensação. Está diferente."
.........................

Dan e Aurora são lindos, perfeitos juntos. Eles são incompreendidos, trazem marcas do passado e buscam serem melhores no futuro.

A Olhos colorido, como é chamada por Dan, no processo que o ajuda a se descobri, acaba se redescobrindo. Redescobrindo a forma de viver, de amar e de se curar de suas feridas.

.....................
Quote:
"Não acredito mais em sonhos, muito menos na esperança de que o futuro me reserva algo melhor."
...................

Através de olhares e toques eles vão se descobrindo e descobrindo esse sentimento novo e intenso entre ambos.

Daniel por está no expecto do autista, tem suas questões, não digo limitações, pois não devemos limitar ninguém, deixe ser livre e descubra até onde pode ir.
Mas Dan tem algumas manias (falta de definição melhor) e algumas questões com toque. Mas nada que o limite de ter uma vida normal tanto profissionalmente como amorosamente. (Claro que respeitando suas vontades)

.....................
Quote:
"? Se eu for diagnosticado com autismo, ficarei feliz que, finalmente, as pessoas vão poder me compreender melhor."
......................

Claro também que estávamos falando do autismo de sua forma mas leve, que é o nível 1. Que foi justamente o tema abordado nesse livro.

Mas todos os autista são iguais? NÃO!
Temos três níveis, mas não vou me aprofundar em um assunto onde não estou apta e não tenho um conhecimento tão profundo na questão. Mas se antes já estava curiosa sobre o assunto, agora essa curiosidade se multiplicou. (Tenho um sobrinho no expecto e esse foi um dos motivos para minha curiosidade. Mas atualmente vai muito além de curiosamente. Entra a questão de como aprender a conviver com ele, de entender um pouco a sua forma de ser, agir e sentir)

Quote:
"cada autista é único e tem suas especificidades."
....................

Se vc é tão curioso quanto eu, quer descobrir mais sobre o tema abordado, faça como eu. Venha descobrir como através de um olhar e um toque, tudo pode mudar!

Como não poderia faltar, segui meus Quotes preferidos!

QUOTES:
"De vez em quando, é importante contar com a sorte, ainda que seja algo imaginário."

"Se não estamos falando do Universo e nem estou com medo, esse coração acelerado só pode ser sinal de algum problema de saúde. Não é?"

"Saber o que ele tem pode ser libertador, pois se estou certa na suposição, o garoto pode estar sofrendo sozinho para tentar se encaixar sem entender que ele é especial do jeito que é."

"A olhos coloridos é como um horizonte de eventos, a fronteira ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que, nada, nem mesmo a luz, pode escapar."

"Eu também nunca vou esquecer a olhos coloridos. Não só porque ela pode me trazer a liberdade de ser eu mesmo, mas também porque é capaz de dar vida ao meu coração como nenhuma outra pessoa tinha conseguido antes."

"Aceite suas falhas, aprenda com elas e siga em frente. Se não, você será sugada de forma tão intensa pela vida, que nunca mais vai conseguir ficar em paz."

"Aurora sabe meus problemas, meus medos, e pouco fala dos seus. Ela parece forte, mas no fundo pode estar perdida como por muito tempo fiquei."

"Aurora Mendes é muito corajosa! Se não deixei o meu passado traumático me vencer, essa mulher não tem chance de conseguir."

"? A Aurora me deixa feliz, ela é especial. Me faz ter vontade de tocar, impulsiona meu corpo a fazer algo quando vê que está em perigo. Quero protegê-la."

"? ?É o coração que fala, o laço é certeiro, metades por inteiro?"

"? Se for te ajudar, então, estou aqui, olhos coloridos. Posso não saber bem como reagir, ou o que fazer, mas saiba que vou ficar do seu lado."

"? Faz amor comigo. Apaga a última lembrança dolorosa que eu tenho com seu jeito especial, seu modo carinhoso e respeitoso de me tratar."

"?Eu te? tanta coisa, olhos coloridos... Eu te sinto, eu te quero, eu te toco, eu te agradeço, eu te admiro, eu te espero... o melhor seria dizer eu te tudo..., mas concordo com o senso comum que eu te amo soa melhor aos ouvidos."

"?O nosso destino está de acordo com os nossos méritos?.
.......................

E só pra finalizar, aquela boa e velha dica em forma de Quote ?

QUOTE:
"Respeito é o mínimo que cada um merece, independente do que tem, do que faz ou como age." - Toque

Basseto 13/10/2021

Opinião @basseto.books
Gente QUE LIVRÃO!!! Eu amo a escrita da Ariane, eu estava com expectativas altas nesse livro e não fui decepcionada!

O Dan e a Aurora são aqueles personagens que dá vontade de guardar eles em um pontinho e cuidar com muito carinho e amor.

São duas pessoas novas, porém já passaram por muitas coisas difíceis. Esses dois são o símbolo de força e coragem!

O livro trata de assuntos importante como abuso sexual e o autismo. A forma de como os assuntos são trabalhados aqui é muito boa!

É um livro super fluido, você se encanta pela história e fica preso já logo nas primeiras páginas. O Dan e a Aurora são aquele tipo de pensonagem que nos conquista rapidinho.

Eu aprendi muito com esse livro, foi uma leitura bem profunda, me tocou muito. Dan e Aurora viraram inspirações de força e coragem, me ensinaram muitas coisas boas.

Sabs.sz 12/10/2021

Mais uma excelente leitura da Ariane Fonseca. Eu amei ler todos os livros da Serie Sentidos, e os como os outros esse nao decepciona. A história é bonita, sensível e emocionante.

Luciana.Rodrigues 26/08/2021

Gostei. Traz temáticas bastante atuais e pertinentes nos dias de hoje. Curti como foi abordado. Não foi meu favorito dela mas vale a leitura

Dai Bazilio 24/08/2021

Uma explosão de fofura!
O tanto que eu amei os protagonistas não dá nem para explicar! Que leitura gostosa!
O que falar de Daniel e Aurora? Perfeitos, simples assim! Daniel é autista, extremamente doce e fofo. Fiquei completamente apaixonada por ele, não tem como não amá-lo. Vê-lo descobrindo seus sentimentos por Aurora, aprendendo o que é o amor, é lindo demais.
Aurora é uma pessoa que sofreu um trauma e luta para superar o passado. É esforçada, determinada e acaba desenvolvendo uma grande conexão com Daniel.
Mas não pensem que Daniel é apenas fofo não, o livro tem vários momentos quentes entre os dois, ele é bem dan4dinh0 quando estão sozinhos. Puro fogo!

? ? Eu pensei em beijar você tantas vezes, nesses últimos dias, que quase posso sentir o gosto da sua boca na minha, Aurora.?

O desenvolvimento do relacionamento deles é bem bonito de acompanhar, assim como a relação da Aurora com os pais. Amei vê-los superando suas dificuldades e limitações juntos. Gostei muito também dos personagens secundários, a priminha do Dan também é uma fofura!
A escrita da autora é excelente, flui de forma rápida e fácil. A história é emocionante e apaixonante! Não consegui parar de ler até terminar!

? ? Não prometo que a gente passe dessa fase hoje, mas podemos continuar indo devagar como estamos fazendo.
? Se for para ir ao seu lado, eu caminho em qualquer velocidade.?

O final é tão lindo, um amor só! Terminei com um sorriso bobo no rosto e com o coração quentinho.
Recomendo demais!

Bya Soares 20/08/2021

Toque (Série Sentidos 5)
Nem sei como dizer o quão lindo é essa história,torci, vibrei, sofri, ri, suspirei, me revoltei e por fim Amei.
Personagens fortes, guerreiros, cativantes e fofos.
Aurora, aprendendo a se aceitar por escolhas erradas.
Daniel, aprendendo quem ele é.
Juntos tentam aceitar quem são e ser a força que o outro precisa.
Obs: quero colocar o Daniel em um potinho e dentro do meu coração ????

Julia3023 19/08/2021

Apenas Leia
Muito fofo leve e divertido não tenho muito o que falar a historia me agradou em muitos sentidos leiam sério

Calhamaço da Tati 17/08/2021

Welida 15/08/2021

Efeito Aurora, poderoso e intenso
"Nós, que estávamos desconectados no mundo, acabamos encontrando a conexão perfeita um no outro".

Último livro dessa série que foi simplesmente maravilhosa! Foi uma série tão única, tão especial e cheia de valores e aprendizados! A Ariane se dedicou nos 5 livros, vemos seu empenho e carinho em cada livro para mostrar situações tão reais, tristes, meigas e muitas vezes esquecidas de serem representadas.
E o quão importante é o papel do(a) escritor(a) e também da sociedade em geral em ser o porta voz das pessoas que são consideradas apagadas! Amo!

Neste livro conhecemos o Dan, um rapaz que se enquadra dentro do espectro autista, no grau leve e acompanhamos suas dificuldades e preconceitos vindo da sociedade, que o encara como frescura. E vocês talvez não façam ideia do quão frequente e difícil é isso! Além disso foi lindo acompanhá-lo, um cara maravilhoso! Homens escritos por mulheres alcançam outro nível! E a Ariane demostrou muito cuidado na sua história!

Também temos a maravilhosa Aurora, que meu Deus, que vida ela teve que suportar, a coragem e força para conseguir ir seguindo em meio a tantas consequências! E depois, a conquista inesperada de uma profissão que nem imaginava, foi demais!!!
E acompanhar a lindeza em como ela e Dan se completavam, se apoiavam, se respeitavam, criando uma conexão que faltava!

Um ponto positivo que tem em todos os livros e a autora arrasou foi mostrar os benefícios e necessidades da terapia e mostrar personagens fortes, sofridos e reais, sem tabus!! Além disso, citou uns dos meus cantores brasileiros favoritos, impossível de resistir e em um momento cheio de significados!
E a declaração do Dan - Eu te tudo!!! Apoio fazer uma troca para todos passarem a usar essa frase!

Agora, vamos falar de personagens chatos, que ódio da vó Marideide, que véia mais chata! Que raiva!!
E logicamente, o pior, Otávio, um [*****], que infelizmente existem outros milhares iguais!!

E uma grande tristeza que as leituras dessa série nos traz é devido logicamente às histórias trágicas, mas também à veracidade dos fatos, porque são coisas bem comuns, infelizmente! Como o estupro, é horrível pensar em como é frequente esse crime e mesmo que as mulheres consigam criar a coragem necessária para denunciar, sempre são deslegitimadas. A demora, a humilhação, falta de apoio... Elas precisam morrer para serem ouvidas!

Enfim, o efeito Aurora foi poderoso para os dois, a história foi muito linda! Amei tudo!!!!
Leiam toda a série, as histórias são individuais e valem muito a pena!!!