Além Da Ordem

Além Da Ordem Jordan B. Peterson

Resenhas - Além Da Ordem

1 | 2 | 3 | 4

Elielson.Goulart 01/09/2023

Proteção não é o mais importante:
Além da Ordem explora, como tema abrangente, de que maneira os perigos do excesso de segurança e controle podem ser beneficamente evitados.

Marcella.Pimenta 07/08/2023

Sabedoria prática
Peterson vem com uma 2a rodada de 12 conselhos aparentemente banais, mas que guardam uma visão aprofundada. Aliás, essa é uma das características mais marcantes do psicólogo (pelo menos pra mim): um olhar extraordinário sobre ações ordinárias.

As regras envolvem a exaltação de valores basilares: tradição, verdade, beleza... No meio do caminho, uma análise simbólica passando por Harry Potter, histórias bíblicas e contos de princesas. As histórias que fundam a nossa cultura estão repletas de ensinamentos fundamentais.

O melhor de tudo é que Peterson transporta tudo isso para o nosso cotidiano: relação com o cônjuge, com amigos, com o mundo e com si próprio. A frase simples das regras esconde um tesouro, um conhecimento que pode ser aplicado por cada um de nós.

Lidiaschultz 14/07/2023

Sobre ir "Além da Ordem"
Excelente por abordar vários temas profundos como base. De leitura desafiadora, Além da Ordem vale demais a pena por transcender o 12 Regras para a Vida, cuja leitura é obrigatória.
Jordan Peterson compreende que embora seja importante que não nos afundemos no caos, devemos aceitar que é impossível escapar-lhe, motivo pelo qual vai ainda mais longe, demonstrando que parte do sentido da vida requer explorar o domínio além do que conhecemos e nos adaptar a um mundo em constante transformação.
Enquanto o excesso do caos nos ameaça com a incerteza, o excesso da ordem nos leva à ausência de curiosidade e de vitalidade criativa.
"Além da Ordem" é um chamado para o equilíbrio desses dois princípios fundamentais da realidade, caos e ordem, nos fazendo extrair muitos insights baseados na psicologia, na filosofia e nos grandes mitos e histórias da humanidade.
Mais 12 princípios para nos guiar a uma vida mais corajosa, verdadeira e significativa.

Márcia 09/07/2023

E quando a vida sai da ordem, o que fazer?
Esse é o segundo livro de Jordan B. Peterson na linha das 12 regras. Já li o primeiro, ?12 Regras para a vida: um antídoto para o caos?. Nesse, o autor, sabendo que a vida é também recheada de caos, se concentra em como remediar as consequências de seu excesso. Agora, ele insere mais 12 Regras e as intitula de ?Além da ordem?. Aqui, a ideia é a seguinte: estamos na ordem quando as ações que consideramos adequadas produzem os resultados que desejamos. Mas, e quando não produzem? Nesse caso, precisamos ter fontes de onde extrair força. Ele apresenta, então, 12 regras para isso:

1. Não denigra as instituições ou as realizações criativas de forma negligente;
2. Imagine quem você poderia ser e mire esse alvo com determinação.
3. Não esconda na névoa o que é indesejável.
4. Perceba que a oportunidade se esconde onde a responsabilidade foi abdicada.
5. Não faça o que odeia.
6. Abandone a ideologia.
7. Dedique-se ao máximo a pelo menos uma tarefa e veja o que acontece.
8. Tente deixar um cômodo de sua casa o mais bonito possível.
9. Escreva em detalhes todas as velhas lembranças que ainda o perturbam.
10. Planeje e se esforce para manter o romance em seu relacionamento.
11. Não permita que você se torne ressentido, dissimulado ou arrogante.
12. Seja grato apesar de seu sofrimento.

O que chama bem a atenção na escrita desse último livro é que o autor estava passando por problemas seríssimos de saúde em família. Sua esposa, por exemplo, teve um sério câncer nos rins e ele, a partir de 2017, sem querer, se viciou em benzodiazepínicos e o caso foi seríssimo, a ponto de a família levá-lo para tratamentos na Rússia e Sérvia. Diante disso, é fatal que o leitor se pergunte: uma escrita feita em meio a um turbilhão desses seria boa? Mas foi, tirando um lado muito prolixo do autor, que já se apresentava nas primeiras 12 regras: ele repete muito e detesto quando fica horas comparando suas regras com mitologia.
Me chamou a atenção a última regra: ser grato apesar do sofrimento. Nela, discute ?que a gratidão diante das tragédias inevitáveis da vida deve ser considerada a principal manifestação da admirável coragem moral necessária para continuar nossa difícil marcha ascendente?.

Gio 23/06/2023

Vale a pena ler essa continuação!
Não indicaria como primeiro livro do Jordan Peterson, pra quem nunca teve contato, porém é uma boa continuação para quem gosta da argumentação dele, estilo de escrita e, claro, as incríveis lições.

Mergulhei em diversos capítulos, especialmente no sobre casamento (INCRÍVEL!), mas alguns me senti arrastando na leitura, tanto que demorei muito mais do que esperava.

Vale a pena abrir a mente e ler o conhecimento que ele transmite, mas não espere tanta emoção nas regras quanto o 12 regras.

JulianaSchreave 14/05/2023

Além da Ordem - Jordan Peterson
É o segundo livro do autor Jordan B. Peterson que leio, amo seus livros pela abordagem franca, um livro meio filosófico/psicológico.

"A transformação pessoal é um processo longo e difícil que exige esforço e dedicação constante."

Lysa 08/05/2023

Uma leitura maravilhosa
Passei pouco mais de 30 dias par concluir a leitura, mas não por que o livro seja tedioso, longe disso! A escrita de Jordan Peterson é muito envolvente, inteligente e prazerosa! Sinceramente 12 regras para a vida foi mais marcante pra mim, mas essa continuação é sim obrigatória. O autor foi forjado pela vida e escreve essa segunda obra mais maduro, mais protagonista de sua história, além de nos confortar com a certeza de que ele é humano, que está sujeito às mesmas dores que nós e por isso, tem tanto a nos ensinar! O capítulo sobre gratidão é especialmente comovente, mas a fala sobre a mente infantil e o processo de socialização merecem o meu respeito! Leiam sem pressa, pq esse livro tem muito a ensinar!

Tiago.Cecconello 25/02/2023

Autoajuda mais sofisticada
Para quem já leu mapas do significado, a grande obra de Peterson, achará os demais livros repetitivos. Esse livro, apesar de trazer regras novas e contextualizá-las, não traz nada de novo. Peterson pega seu sistema de signficados, erigido no livro mapas do significado, muitos copiados de Jung e Campbell, e aplica em todos os problemas. O que não deixa de ser uma ferramenta poderosa, pois os mitos e arquétipos são reflexos da própria psiquê humana, portanto, muito úteis para nós. Temos que beber dessa fonte inesgotável de conhecimento que vem dos mitos. Muitos dos problemas que temos já foram dissecados pelos antigos, que nos deram fórmulas poderosas para encontrarmos a solução.

Apesar de repetitivo, com Peterson exagerando no seu conservadorismo (que também é uma ideologia, embora ele combata ideologias nas suas regras) e usando conceitos ingênuos, como a meritocracia, o livro é valioso e pode nos ajudar a ter mais força para enfrentar os dragões e o caos que estão sempre à espreita.

É um livro de autoajuda, mas não aquela autoajuda banal e clichê. É autoajuda que mergulha fundo, que tem profundidade.

Bruno 17/02/2023

Um Peterson mais maduro, cético e teórico dá o tom de Além da Ordem.
Se 12 Regras para a Vida esbanjou características compartilhadas com livros de auto-ajuda (como a organização da obra e a temática otimista), Além da Ordem quebra com este conceito e traz um livro francamente filosófico-psicológico, ainda que mantendo a estética que o fez famoso.
Peterson usa de sua vivência clínica para ilustrar conceitos de Freud e Jung, os quais admira. Trata longamente a temática do pecado e das ideologias. Aprofunda em cada tema mais do que o fez em qualquer ponto de seu primeiro best seller.
Mais realista com as mazelas da existência, talvez por suas lutas recentes contra doenças em seu núcleo familiar, o otimismo (que nunca foi de fato o tom de Peterson) dá espaço a uma análise muito mais existencialista, mantendo a franqueza que é característica do autor.
Além da Ordem é um dos raros - e felizes - casos em que a continuação supera a obra original.

CDL 22/01/2023

O que eu mais gosto no Jordan B. Peterson é que ele é muito direto (eu gosto desse tipo de abordagem), nessa obra (assim como foi em 12 regras para a vida) o autor novamente divide conosco histórias de pacientes e também histórias da própria vida e como podemos tirar um ensinamento para mudar como agimos no dia-a-dia em nossos relacionamentos, é uma leitura edificante e transformadora.

Felipe 13/01/2023

O que você quer da vida?
Sente em sua cama um dia e pergunte a si mesmo: Quais coisas estúpidas eu estou fazendo que eu sei que não deveria estar fazendo e que eu posso consertar?

Poucas pessoas firmam compromisso com a própria vida. Poucas pessoas criam compromisso em se tornar uma pessoa melhor a cada dia.

Jordan Peterson oferece isso através de psicologia e literatura. Através das 12 regras para a vida e agora de mais 12 regras.

Pra quem quer se tornar responsável pela própria vida, conhecer os pensamentos de JP é fundamental.

João 29/12/2022

Jordan Peterson hoje é um dos psicólogos mais conhecidos do mundo, nesse livro ele nos trás ensinamentos realmente úteis para a vida.
Longe de tanto conteúdo de auto ajuda barata que têm por ai, depois de ler esse livro você realmente começa a refletir nos ensinamentos aqui contidos.
São 12 regras, e algumas são: assumir responsabilidades, dar o seu melhor, mesmo se não for o trabalho dos seus sonhos e ao mesmo tempo tentar com todo esforço encontrar o que você realmente gosta de fazer, procurar não se vitimizar, lutar contra a arrogância que todos nós temos um pouco. Cada tópico é explicado minuciosamente e você sai realmente convencido a segui-lo.

Vitoria 10/12/2022

Além da ordem
Este livro é muito bom, segue a mesma estrutura do primeiro em relação as regras e conceitos biológicos, culturais, filosóficos e teológicos.
Porém, acredito que não gostei tanto desse quanto do outro, muitos assuntos são parecidos com o outro livro, assim a leitura as vezes fica repetitiva e chata.
Os temas dos capítulos são muito relevantes e o autor, inclusive, conta algumas de suas experiências clínicas como psicólogo, fato que agrega muito ao livro.
Achei a escrita deste mais crítica e polêmica comparada ao primeiro. Apesar de novamente não concordar 100% com o autor vejo a razão em seus pontos de vista.
Em geral, é um livro bom, com referências impecáveis e opniões ponderadas.
Se você gostou do outro livro, vai gostar desse, se não gostou, não recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4