As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

Gabingomes 24/11/2023

Criei muita expectativa
Criei muita expectativa antes de começar a ler pelo livro ser do mesmo autor de A paciente silenciosa.
Confesso que me decepcionei um pouco.. não é um livro ruim, mas também não é ótimo! Existem muitos bem melhores nessa categoria.
Leitura um pouco cansativa

Giovana 23/11/2023

Penei muito a engajar, demorei pra me interessar na historia, mas o final......me deixou em pleno choque

Mareufq 18/11/2023

Melhor ter amado, e depois perdido, do que jamais saber o que é amor.

?Nascemos sendo observados? as expressões faciais dos nossos pais, o que vemos refletido no espelho dos olhos deles, determinam a maneira como nos vemos.?

?A morte não era estranha a Mariana, tinha sido sua companheira de viagem desde criança ? mantendo-se logo atrás dela, pairando sobre seu ombro. Às vezes sentia que havia sido amaldiçoada, como se por alguma deusa malévola de um mito grego, a perder todos que amava. ?

?Quanto se mata um ser humano, não tem volta. Entendo isso agora. Vejo que me tornei uma pessoa totalmente diferente. É um pouco como renascer, acho. Mas não um nascimento comum ? é uma metamorfose. O que surge das cinzas não é a fênix, mas uma criatura mais feia: deformada, incapaz de voar, um predador que usa as garras, para cortar e dilacerar.?

Oceano 17/11/2023

Do mesmo autor de A Paciente Silenciosa, As Musas se passa em Cambridge, majoritariamente dentro da Universidade. A narradora, Mariana, é uma de suas conceituadas alunas, que, após ficar viúva e estar de luto, viaja para sua antiga residência escolar após um chocante crime que pode pôr a vida de sua sobrinha em perigo.
Lá ela encontra o que mais a intriga na universidade: O professor Edward Fosca e suas Musas, um seleto grupo de alunas, todas muito ricas e bonitas, e que de forma etérea, circulam o professor com uam espécie de devoção delirante, como se ele fosse um sol em suas vidas.
E é isso o que basta para Mariana considerá-lo o principal suspeito do assassinato que a levou à universidade: O da melhor amiga de Zoe, sua sobrinha.
A partir daí, vão se intercalando o ponto de vista de Mariana, e a narração de um diário, pertencente a um homem misterioso. O que é um ponto curioso do livro, todos os personagens masculinos são tão iguais que a narrativa parece caber perfeitamente em todos, como se fossem realmente as Musas de Mariana, opondo-se às de Fosca, que dão título ao livro.
No mais, Zoe é uma chata, Mariana é uma sonsa e o livro só funciona porque o autor escreve muito bem. Nota 8,5.

lady hideko 16/11/2023

??A morte tinha sido sua companheira de viagem desde criança. Às vezes sentia que havia sido amaldiçoada, por alguma deusa malévola de um mito grego, a perder todos que amava.??

renara1 15/11/2023

SEM REAÇÃO!!!!!
Sem palavras pra esse final, meu deus? por um segundo eu realmente achei que o culpado pelos assassinatos era o edward fosca tudo apontava pra ele e me vi perdida, como a mariana, cheguei até a suspeitar do Fred, mas nada digo NADA MESMO me preparou para descobrir o verdadeiro culpado por trás de tudo?

maluzinhaa 13/11/2023

Bom, mas esperava mais
O livro é bom, o suspense é bem construído e o final é bem surpreendente, durante a leitura eu nunca suspeitei dos reais assassinos! Plots muito bons e tbm tem a participação de personagens do outro livro do autor.
A minha única ressalva a respeito desse livro foi o final apressado demais, poderia ter desenvolvido bem melhor. Deixou vários pontos e perguntas em aberto, além de não ter terminado o livro com uma conclusão de fato.
Bom, surpreendente, intrigante e viciante do tipo que você não consegue parar de ler, porém a forma como o final foi escrita é desenvolvida me decepcionou um pouco.

Dawes 13/11/2023

Que livro maravilhoso!
Mais uma vez Alex Michaelides prometeu e entregou!
Ele desenvolve um padrão de escrita que prende o leitor. Eu não queria parar de ler o livro. O mesmo que aconteceu com A paciente silenciosa.
Tá mto de parabéns! ??????
Já quero ler mais livros dele.

mirimachado 13/11/2023

Ficou grande, mas eu juro q vale a pena!!
Eu gosto muito da escrita desse autor, do jeito q ele coloca elementos da mitologia grega na história e como q isso casa com o suspense, isso pq eu nem gosto de mitologia grega. Eu comecei esse livro com muita expectativa de q seria tão genial como A paciente silenciosa foi, então acho q isso acabou influenciando a minha leitura.

Esse livro com certeza n me prendeu tanto como A paciente silenciosa e várias vezes eu fiquei com uma raivinha da protagonista por ela ficar tão focada em um único suspeito e n pensar em outras possibilidades; e o livro as vezes fica um pouco parado sla. Mas ele tbm n é só o suspense, tem uma série de questões psicológicas q o livro aborda e isso tem bastante peso na narrativa e me fez perceber como q detalhes da nossa infância impactam drasticamente nossa vida inteira  e esse foi uma ponto q eu achei positivo do livro pq é uma coisa q eu nunca tinha parado pra pensar bem. Outra coisa q eu tbm AMO desse autor é a capacidade q ele tem de fazer a gente de trouxa: tem milhares de suspeitos q possam ter cometido o crime, mas quem cometeu é a única pessoa q a gente jamais pensaria q seria e a nossa cabeça explode.

Outra coisa q vi gente comentando é q depois do plote as coisas n ficam bem explicadas, q ele deixa algumas pontas soltas e pq o final é aberto, mas n acho q isso tenha acontecido na minha sincera opinião. Acho q é mais questão de acompanhar bem a história, depois as peças se encaixam.

Embora eu tenha gostado mais de A paciente silenciosa, eu tbm gostei muito desse, apesar desses pontos negativos. Recomendo, mas talvez seja interessante começar por esse e depois ler A paciente silenciosa pra n ter esse lance de gerar tanta expectativa.

Zé Vinicius 08/11/2023

Vá sem expectativa
Gostei da leitura, porém como vim da expectativa de encontrar algo tão massa quanto A paciente silenciosa, posso ter me decepcionado um pouco... Gosto da personagem principal mas me falta paciência em alguns momentos kkk, de todo modo: vale a leitura pois terá plots legais e também uma conexão com outros livros do autor

emanuellealves 07/11/2023

Aqui você errou a mão, viu, Alex?
Escrita bem demorada, arrastada. Detalhes até da madeira da mesa. Cansativo demais. Acho que a protagonista não foi tão bem explorada. O livro só fica bom lá pra reta final. Misericórdia, que livro ruim. Só não digo que é péssimo porquê o final é legal e tem easter eggs que me interessaram.

Nicole 06/11/2023

To apaixonada na escrita desse autor, na mente dele, nessa imersão dos dois livros que ficou sensacional, a ponto de cogitar se não seria o mesmo assassino nos dois, e o final me surpreendeu demais, mesmo já tendo suspeitado uma única vez, quando eu li foi ???? muito bom mds

Tawane.Sudan 05/11/2023

O plot twist veio!!!
Alex se tornou um dos meus autores favoritos e eu amei o uso dos deuses gregos na escrita desse livro, como dinâmicas arquetipicas.

A maneira como a conexão com o livro anterior foi feita me surpreendeu e muiito.

Psicologicamente falando para mim, definitivamente, esse livro é sobre pessoas quebradas e sobre como cada uma se estrutura de maneiras diferentes. O próprio livro traz a visão psicológica em alguns momentos.

O suspense esteve ali até o último minuto.