Você Não Me Conhece

Você Não Me Conhece

Resenhas - Você Não Me Conhece

_olivermih 27/06/2022

Pandemia
Pelo título descrito não imaginava que o enredo fosse em torno da pandemia. Relatando sua experiência nessa mudança do cotidiano, ele retrata um pouco o que passou junto com seus familiares após o início da pandemia e no decorrer de sua recuperação da doença.
laís 02/07/2022minha estante
já botei na lista.

_olivermih 02/07/2022minha estante
Ele é ótimo e bem curtinho

Paula1735 19/05/2022

Sensível, direto e atual
"Você não me conhece" é aquele tipo de leitura que vc não sabia que precisar ler, até se deparar lendo isso.
A hq é uma obra autobiográfica de um trecho da vida do autor, abordando um tema sensível e atual, a pandemia da covid19, mostrando os momentos que ele e sua família viveram ao contrairem a doença.

A hq tem um roteiro dinâmico e bem fluido, ao mesmo tempo que temos cenas tristes, temos um alívio cômico em algumas passagens e com uma arte mais simples, cartunesca pintada com tons de cinza, faz com que não seja tão pesado ler a obra.
Apesar de saber que o autor não morre, já que é ele que estava fazendo a obra, ficava com receio o tempo todo do que ia acontecer com os membros da família... A obra é de uma sensibilidade e realidade muito grande, quando comecei a leitura fiquei totalmente imersa e foi uma grata surpresa.

Recomendo demais a obra e mais ainda por se tratar de um material e autor brasileiro.
Jon 22/05/2022minha estante
haha.. ótima resenha e boa dica.

Will 07/07/2022minha estante
Essa pandemia foi fazer parte da história, tenho certeza que daqui alguns anos meu sobrinho vai me perguntar tio como foi .....

Xuxu 04/06/2022

"Você definitivamente não me conhece"
É um HQ bonito, tenso e emocionante.
Vamo lá gente, a pandemia não foi fácil pra ninguém, todo mundo sabe disso, passei por muitas dificuldades (principalmente emocionais). Eu não sabia sobre essa realidade em reação a internação de casos mais graves, situações complicadas que muitas famílias tiveram que passar e isso me chocou bastante vendo história.
Leiam essa obra gente, eu tinha dropado antes nem sei o porquê! Ainda bem que voltei a ler. Nele também retrata sobre a importância de termos a base principal para nos mantermos firmes nesses tempos difíceis, Fé!!

?????
DANILÃO1505 18/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriel 03/09/2021

Uma história dos nossos dias
Empatia pura essa HQ. Indispensável para entendermos um pouco o que vimos passando. Valeu muito. Prestigiem

Diego.Rates 14/10/2021

Uma ótima HQ
Nessa história, são abordadas diversas questões referentes a pandemia Covid-19, cuja qual ainda estamos a enfrentar. O fato de ser uma história autobiográfica aumenta o impacto causado pela narração, assim como o excelente traço e ausência de coloração.

Uma HQ bastante contemporânea, relevante e empática.

Daniela.Tomé 01/11/2021

Emocionante
Durante a leitura só consegui pensar na minha família. Como deve ser angustiante ver um membro da sua família internado, entre a vida e a morte por causa dessa doença.. Muito tocante a história e com uma dose de bom humor. Excelente

Yas (@vestigiosdesolitude) 08/11/2021

Obrigada por compartilhar essas vivências!!!
Gostei demais da leitura, uma HQ/Graphic Novel autobiográfica que conta um pouco da vivência do autor e demais familiares que passaram pelo processo de adoecimento causado pelo Covid19.
Achei a história empática, apesar de falar de um assunto tão pesado, o autor consegue trazer um equilibrio, uma leveza através dos pequenos toques de humor.
Foi Emocionante e doloroso demais ter contato com o relato de passar por um internamento, ao mesmo tempo sinto um alívio de saber que tudo deu certo pra família, que todos ficaram bem. Enfim, simplesmente leiam!!! Muito tocante!! Obrigada ao autor por compartilhar essas vivências!!!

Thali 30/12/2021

História emocionante. Faz a gente refletir sobre o que passaram as pessoas infectadas pelo vírus e que passaram por internação.

Anny Ways 31/12/2021

Envolvente
Essa HQ autobiográfica expõe as experiências que o cartunista e sua família vivenciaram no início da pandemia aqui no Brasil.
Recomendo a leitura!

Victoria967 01/04/2024

Falou de niterói já ganhou 5??
Brincadeirinhas a parte AMEI essa Graphic Novel e se eu tivesse lido ela a uns 3 anos atrás o impacto dela seria diferente, mas tão importante quanto.
Amo me identificar com histórias e na parte que fala das família pqp engal eukkkkkkkkk. Amei demais os desenhos e as características dos personagens, virei fã do guilherme e da thaís.
Mto bizarro oq ele passou no hospital e mto bizarro pensar que MTA gnt passou pela mesma coisa e até situações bem piores!
Amei 5 estrelas favoritado

Carina143 06/01/2022

Achei muito interessante como, mesmo retratando momentos e situações tão tensas, a história se manteve leve. Adorei o traço e o fato de ser preto e branco, muitas imagens fofas.
Parabéns ao autor pelo livro e pela coragem de dividir tudo isso com o mundo.

Jooy Fun 10/01/2022

Sensacional
Que livro bom! Apesar de abordar um tema tão difícil para nós nos dias atuais, o livro é incrível e eu recomendo muito a leitura.
O autor narra de maneira fluída com toques cômicos sua trajetória e de sua família no auge da pandemia.
Parentes que ignoram o isolamento social, que acreditam em fake news, a vida com o home office, as máscaras, parentes doentes, ter covid, internação... a hq aborda tudo isso.
Foi muito interessante poder ler como foi esse momento tão conturbado de tantas incertezas e tristezas em outra família.

B.norte 23/01/2022

Me surpreendi!
Primeiro: eu recomendo a leitura;

Segundo: temos um quadrinho de qualidade surpreendente, tanto de traço quanto na história que envolve os relatos pessoais do autor no período da pandemia de 2020, nos mostrando um pouquinho do que ele e as pessoas ao seu redor passaram nesse momento que foi tão difícil para muitas pessoas. Tudo isso misturado com seu trabalho de produção de quadrinhos! Um trabalho muito bem elaborado!

qziacoelho 24/01/2022

Que HQ surpreendente! O autor conta através dos quadrinhos sua experiência durante o COVID. Deu vontade de mandar pra todo mundo ler... Então, leia!

Bernardo (@vida.colecionador) 26/01/2022

Leitura incrível!
Já se passaram mais de dois anos desde o primeiro caso de Covid-19 no mundo, um acontecimento que mudou as nossas vidas para sempre. Desde então, sofremos com uma grande pandemia que afetou diretamente a forma como vivemos e nos relacionamos. Infelizmente, todo mundo tem uma história triste para contar desse período, seja de algum familiar, amigo próximo, colega de trabalho, etc. Nesta HQ autobiográfica, o autor Guilherme de Sousa irá nos relatar, com muita sinceridade, a sua história, sem nos poupar dos detalhes. Então, esteja preparado.

Acompanhamos desde as primeiras reações dele, de sua família e da família da sua esposa em relação ao vírus. Apesar da sua notável preocupação com os cuidados necessários para minimizar os riscos de contágio, Guilherme precisa conviver com alguns familiares que negam a existência do vírus ou que não acreditam que ele seja perigoso e que, portanto, julgam que não é necessário nenhum cuidado.

Além disso, ele passa a conviver com a avó da sua esposa em sua casa. Ela teve um infarto e precisava de alguns cuidados, então sua esposa decide levá-la para morar com eles. Vale destacar que inicialmente a ideia para esta HQ estava centrada nessa senhora, uma mulher muito religiosa e que levava uma vida muito solitária.

Com a onda crescente de contágios e mortes, precisamos nos adaptar e cada pessoa lidou com isso de uma forma. Por ser muito religiosa, a senhora, avó da esposa do Guilherme, continuou acompanhando as suas missas e momentos de orações de forma online, mas ela sentia que precisava fazer algo a mais, então passou a ligar para pessoas aleatórias oferecendo o seu tempo para conversar e ajudar de alguma forma. E muitas pessoas conversaram com ela.

Tudo estava indo relativamente bem, apesar da mudança de hábitos com a nova moradora na sua casa. Os pais de Guilherme moravam no interior, em um sítio, estavam aparentemente protegidos, porém, um dia o seu telefone tocou e a notícia que ele não queria ouvir estava prestes a ser dita.

Sua mãe positivou para a Covid-19 e com isso, ele precisou ir ficar com o seu pai no interior. A preocupação de Guilherme com a doença só aumentou e as notícias na televisão não eram muito animadoras também. Ele passou um tempo com o seu pai, acompanhamos o relacionamento deles e também o contato extremamente restrito que o seu pai conseguia obter com a sua mãe. Dias depois, seu pai positivou e não tardou muito para Guilherme também confirmar que estava com covid.

Guilherme piorou rapidamente e precisou ser internado. Nesse momento, o medo de internação era imenso, visto que ainda se sabia pouco sobre a doença, o tratamento e como seriam as reações dos pacientes. Enquanto estava internado, a sua angústia só aumentava. No seu quarto havia uma televisão que ficava passando notícias sobre a covid o tempo todo, e a cada notícia, a tensão aumentava.

O autor relatou alguns dos seus medos, como por exemplo, ter que ficar pelado na frente dos outros. Lutando pela vida, isso poderia parecer algo simples, mas considerando todo o contexto, era mais um motivo para o desespero. Conseguir se manter firme, com a cabeça no lugar, estava cada vez mais difícil. Como se tudo isso não bastasse, ainda tem o isolamento. Guilherme não tinha contato com ninguém além dos enfermeiros, não tinha notícias dos seus pais, da sua esposa, da sua família.

A cada nova interferência de algum enfermeiro, o medo só aumentava. O temor era que ele precisasse ser entubado, pois, aquela altura, estatisticamente, uma pessoa que fosse entubada, dificilmente sobreviveria. Os dias foram passando, isolado, com dores e sem notícias.

Situações cotidianas como tomar banho ou ir ao banheiro, eram momentos de sofrimento para Guilherme, pois ele não podia sair da cama, logo alguém precisava lhe auxiliar, ou seja, ele precisava ficar pelado na frente de algum estranho. Em um determinado momento, ele chegou até a se desculpar com os enfermeiros, por ter que fazer eles passarem por essa situação com ele.

Mas os problemas ainda não haviam terminado e ele ainda precisou passar por mais uma prova. Sua ala no hospital pegou fogo e ele precisou se salvar, ainda em condições desfavoráveis, devido à covid. Felizmente, essa história tem um final feliz, mesmo com tudo que ele e sua família tiveram que enfrentar, todos ficaram curados.

Em todo mundo, histórias parecidas com a de Guilherme aconteceram, mas muitas não tiveram finais felizes. Perdemos muitas pessoas por diversos motivos, falta de cuidados, negligências de autoridades, falta de recursos e mesmo assim, mais de dois anos depois que tudo isso começou, muitas pessoas continuam agindo como se o vírus não existisse, como se não fosse perigoso, como se nada precisasse ser feito. No momento que escrevo essa resenha, estamos com uma nova onda de contaminação, que a cada dia eleva mais uma vez os números de contágio.

Por fim, gostaria de destacar a arte da publicação, um traço cartunesco e com muita expressividade. Os seus tons de cinza conseguem passar exatamente o sentimento de tudo que aconteceu. Não acredito em leituras obrigatórias, mas recomendo fortemente que você conheça esse quadrinho, mas esteja avisado, pois o que você encontrará é forte e muitas vezes cruel. A HQ possui lombada quadrada, formato americano (17 x 26 cm), capa em papel triplex 250g, orelhas, miolo em papel pólen 90g e 88 páginas.

Confira no site:
vidadecolecionador.com.br/resenhas/voce-nao-me-conhece/