O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

akami 12/04/2022

Uma leitura prazerosa que te faz amar Beth e sua historia
Uma leitura prazerosa que te faz amar Beth e sua historia. Mesmo sem conhecer muito sobre xadrez não foi algo que interferiu muito na minha leitura. Gostei muito de como a historia foi contada e de toda a progressão dela, os personagens também são muito bons.
Depois da metade do livro, fica bem arrastado e cansativo de ler, já que é um pouco repetitivo, mas o livro se recupera e entrega um bom final.

Abrahão 03/10/2021

Uma bela história de crescimento e vitórias
Não vi a série da Netflix, mas fiquei curioso e decidi ler o livro. Quase desisti no início por ser a história da Beth criança, mas valeu a pena insistir ao ver seu crescimento e evolução no xadrez, as dificuldades pelas quais passou e suas conquistas. É uma boa história mesmo para que não joga xadrez.

Ciel 07/01/2022

O xadrez pra mim depois desse livro se transformou,tentei até aprender não entendi nada do xadrez,mais o livro e otimooo, recomendo

Ana 26/01/2022

demorei um pouco a pegar o ritmo da leitura, mas foi muito fácil e natural continuar lendo. já assisti à série e ler essas páginas foi como revisitar um amigo querido. a escrita é fluída e a história é eletrizante; mesmo sabendo pouquíssimo de xadrez, fiquei arrepiada com os jogos.

anafbranco 21/02/2022

li o gambito da rainha pq tinha amado a serie e foi tão bom quanto. me viciei tanto na história da viciadinha q tmb terminei em um dia ?

Esquadrão 312 14/01/2023

O Gambito da Rainha - Resenha e opinião
Muito bom! Ele inspirou a série da Netflix, e é muito parecido.
Um livro curto, uma leitura realmente tranquila mas ao mesmo tempo incrivelmente emocionante.

Ele fala sobre Beth Harmon, uma garota que, após o falecimento de sua mãe, foi para um orfanato, mas ele não era comum. Lá, eles davam pílulas (que causavam alucinações) para as crianças ficarem mais dóceis, elas eram obrigadas a tomá-las e logo se viciarem.
Beth era uma garota quieta e inteligente, não muito fã de amizades. Um dia, quando foi ao porão limpar o apagador, viu o zelador do local jogando xadrez, e, curiosa, perguntou do que o jogo se tratava. Mesmo com explicações muito vagas, a menina entendeu bem o jogo, o que impressionou o zelador, então ele foi ensinando jogadas mais complexas, aos poucos, e Harmon entendia todas. Com o passar dos anos, ela estudou xadrez com mais e mais profundidade, até que começou a participar de torneios.
O livro fala sobre a jornada de Beth para chegar ao seu grande objetivo: se tornar a melhor jogadora de xadrez do mundo, ultrapassando as maiores "ameaças": os russos, principalmente Borgov, eram extremamente bons no jogo. E, para isso, precisou enfrentar desafios, e um dos maiores é perder seus vícios, que estavam cada vez mais presentes.

tatisilvabarros 01/12/2023

Excelente!
Um livro para amantes do xadrez e para quem quer aprender mais sobre esse jogo. A riqueza de detalhes e forma como o mundo do xadrez foi retratado neste livro é fascinante.
Amei genialidade de Beth e toda sua história de superação e sua determinação para alcançar seu objetivo.
Super recomendo!

Beta.Lewis 04/01/2024

Excelentes partidas de xadrez
Este livro foi escrito em 1983, por um homem, e é sobre uma mulher atuando em um meio masculino.
Eu não atentei para isso no começo e estava estranhando a falta de profundidade da personagem, mais do que uma escrita direta, é uma personagem meio robotizada, que passa pela vida sem pensar muito sobre ela. Com diálogos simples, que prometem muito mas entregam pouco. Neste quesito a série explorou mais.
Já as partidas de xadrez são dignas de descrição como em um campo de batalha, não é preciso saber as regras para se emocionar e torcer. O livro vale pelas partidas de xadrez, com certeza!

whosehri 07/02/2024

????
Pra mim, foi uma experiência excepcional. Acredito que, diferente da série, talvez não agrade uma pessoa leiga em xadrez, tem partes que são bastante técnicas, se eu não entendesse, teria provavelmente ficado entediada. Como eu disse, eu achei bastante diferente da série, nem melhor, nem pior, cada uma tem suas qualidades. Como mulher, é maravilhoso acompanhar a trajetória da Beth nesse universo masculino que é o xadrez, especialmente naquela época. Ela é o tipo de heroína que eu teria na minha infância, minha criança interior se afeiçoou muito a ela e, na minha opinião, fizeram um ótimo trabalho na tradução quando resolveram manter as partidas, o livro não seria o mesmo sem elas. Foi um livro que me levou ao êxtase e às lágrimas junto à protagonista, consegui me enxergar bastante nela. Betinha, você foi como uma filha pra mim, te ver crescendo aqueceu meu coração, agora que acabei, estou até melancólica, não te esquecerei jamais, querida!!!

Gustavo543 16/01/2023

Amo Beth Harmon e amei esse livro
Esse livro para mim é puro entreterimento é para os amantes de xadrez ( ou os que tmb não amam) e que querem se entreter e vibrar pela personagem tem uma ESCRITA MUITO VICIANTE E PARA MIM MTO PERFEITA, em nenhum momento enjoei ou tive vontade de largar ou parar de ler

Já assisti a série 2 vezes e sempre amei a história e com o livro não foi diferente, vibrei com as vitórias da Beth e odiava quando ela estava a ponto de perder mas quando ela virava e conseguia ganhar era só alegria KKKKKKKK e isso é um dos pontos do por que a leitura é tão boa!!!!

A jornada de herói da Beth no xadrez é muito divertida, a cada adversário foi ficando mais difícil até aparecer um grande adversário que dá medo e acaba conseguindo derrotar a protagonista mas perde no final. Além do momento de fraqueza da Beth e a perda de alguém importante pra ela ( Alma Whetley ). Sinto que esse livro solta alguns detalhes que ele não explica e deixa que nós entendemos como exemplo o orfanato que ensinava um idealismo pela parte da aula da igreja e o caso que a Jolene tinha com o Fergusson

Mas agr vem as coisas que me incomodaram e que me fizeram dar 4 estrelas pra ele...
Primeiro que chegando no final do livro, eu vi que não era um livro sobre o vício da Beth e como isso atrapalhava ela no xadrez era um livro sobre xadrez de uma menina prodígio no meio de uma época que era comum apenas os homens exercerem certas atividades (no caso aq o xadrez) Em vários momentos o livro esquecia do vício dela e demonstrava QUE ELA CONSEGUIA CONTROLAR O VÍCIO e era explícito em mtaas frasees, achei que esse vício iria atrapalhar mto o xadrez dela mas aconteceu apenas uma vez, quando ela realmente estava quebrada e sozinha ( E não acho que um vício vai depender da companhia das pessoas como se vc estar acompanhado iria cessa-lo) e ainda no final não é falado se de alguma forma ela evoluiu nesse sentido e aí já reforça como se essa dependência não fosse importante como eu esperava que seria abordada.

Não sei se é a intenção do autor mas os personagens desse livro são sem sal e pouco memoráveis, o Townes que a Beth gostava sumiu dps e ninguém liga pra ele ? A morte da Whetley tmb não foi nada sentimental e pareceu como se a personagem fosse descartável e por esses motivos que dei ????+?? favoritado pq amo a Beth e sempre gostei de xadrez!!!!

Adri 07/12/2022

En lysande bok ??
En lysande bok, enkel skriven. Dess historia är fångslande och lyckas involvera även de som är nya inom schack. Temat är en föräldralös tjej som lär sig schack av barnhemmets vaktmästare och upptäckter att hon har en talang inom schack. Temat tar också upp kampen för en kvinna i en maskulin miljö som vill triumfera och hennes kamp mot missbruk, i mitten av 1950- taket.

Letícia 14/08/2021

Assisti a série e depois li o livro. E foi muito bem adaptado, ler o livro foi com assistir a versão extendida da série, com bônus e extras.

Por outro lado, eu gostei mais da Beth do livro, por ele pude conhecê-la melhor, então entendi melhor suas escolhas e decisões, além de que no livro, ela é menos egoísta, pelo menos eu achei.

E também no livro, conseguimos entender melhor as jogadas, é tudo descrito, como se fosse um verdadeiro campo de batalha.

Matheus1102 08/11/2022

O gambito da rainha ????
Beth sempre foi uma garotinha muito esperta. É possível observar esta afirmativa já no início da história! Foi muito bom vibrar com todas as vitórias e torcer pra reversão de todas as derrotas! Beth conseguiu unir muitos enfrentamentos e ataca-los como devem ser. Ela conseguiu despertar em mim, uma faísca de interesse pelo xadrez. Estou amando a série (não me aguentei e me rendi) e os momentos de lembrança dessa história tão cativante e amorosa! ??????????

Ivan.Paiva 08/06/2022

Poucas vezes uma série é tão boa quanto o livro. Gostei de ambos, deu até vontade de voltar a jogar xadrez.