O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Ana Caroline 02/11/2023

Me identifiquei bastante com certas partes tanto da série quanto do livro.

Tenho DEFICIT DE ATENÇÃO (TDAH) e faço uso de psicoestimulantes... e cá entre nos que usamos esses tipos de medicamentos, sabemos que não são vitaminas, mas sim que são medicamentos fortes, controlados e que quem precisa realmente é necessário do acompanhamento de um psiquiatra ou neurologista, e ate mesmo psicologo.
Posso dizer aqui, baseado em algumas cenas vistas na série, EXAGERARAM um pouco nessa questão relacionada a esses tipos de medicações.

Letícia 14/08/2021

Assisti a série e depois li o livro. E foi muito bem adaptado, ler o livro foi com assistir a versão extendida da série, com bônus e extras.

Por outro lado, eu gostei mais da Beth do livro, por ele pude conhecê-la melhor, então entendi melhor suas escolhas e decisões, além de que no livro, ela é menos egoísta, pelo menos eu achei.

E também no livro, conseguimos entender melhor as jogadas, é tudo descrito, como se fosse um verdadeiro campo de batalha.

bek 21/08/2021

foi tudo oq imaginei acontecer
foi um livro q eu já sabia o final, mas eu sei lá eu esperava mais coisas e me prometeram um romance mas o único "projeto de romance" foi ela e benny watts, eu não tô reclamando porém sei lá eu imaginava alguma coisa a mais doq a mini serie pelo menos uma coisa sei, a série foi extremamente fiel ao o livro

luke - among the living. 21/08/2021

O gambito da dama é um recurso no xadrez em que faz-se uma abertura sacrificando uma peça para conseguir uma vantagem desse sacrifício.

Simbólico.

Acho que Beth Harmon foi uma das personagens que eu mais senti empatia e familiaridade, sentimentalmente falando. Para o bem e para o mal.

Livro perfeitamente escrito, o ato de saber xadrez ou não torna-se irrelevante.

Entrou para a lista dos meus favoritos.

Mayne 11/08/2022

Genial!
O livro e a série são muito bons!
Adoro o jeito forte e determinado de Harmon para dar a volta por cima.

Sally2109 04/10/2022

É um livro bem direto, a escrita é bem de boa, e a forma em que foi mostrado como eram os vícios dela e como ela os venceu, mostrar a infância conturbada dela, e como a Beth lidava com o machismo no xadrez foi ótima. Eu não entendia xadrez, mas me interessei pelo jogo depois de ler o livro, o que é ótimo, já que até gente que não sabe nada de xadrez pode ler tranquilo. Mas tem a n-word nesse livro então acho melhor tomar um pouco de cuidado. Dou 4 estrelas e recomendo

Adri 07/12/2022

En lysande bok ??
En lysande bok, enkel skriven. Dess historia är fångslande och lyckas involvera även de som är nya inom schack. Temat är en föräldralös tjej som lär sig schack av barnhemmets vaktmästare och upptäckter att hon har en talang inom schack. Temat tar också upp kampen för en kvinna i en maskulin miljö som vill triumfera och hennes kamp mot missbruk, i mitten av 1950- taket.

Matheus1102 08/11/2022

O gambito da rainha ????
Beth sempre foi uma garotinha muito esperta. É possível observar esta afirmativa já no início da história! Foi muito bom vibrar com todas as vitórias e torcer pra reversão de todas as derrotas! Beth conseguiu unir muitos enfrentamentos e ataca-los como devem ser. Ela conseguiu despertar em mim, uma faísca de interesse pelo xadrez. Estou amando a série (não me aguentei e me rendi) e os momentos de lembrança dessa história tão cativante e amorosa! ??????????

Mary 02/07/2022

Pronto, está na lista de favoritos
O livro conta a história de Beth e sua jornada a ser a melhor jogadora de xadrez em um tempo que as mulheres não eram principais nesses assuntos. Mostra um pouco da realidade de famílias com uns romance e experiências pra lá e pra cá.
Série disponível na Netflix.
Gente, por que ser uma favorita?
Simplesmente porque eu amei o livro, a série tem mais drama, mas aqui nós temos história, boa escrita, formulação de jogadas e um ótimo desenvolvimento do personagens (o Townes é um mistério ainda).
Com isso resolvido, recomendo ler depois da série pra achar as diferenças (quem gosta faz isso ksks) ou lê antes. Mesmo assim assistem a série por favor.

JAlia.Reginato 14/11/2021

Gostei do livro! Me deixou com uma vontade grande de jogar xadrez.
Os capítulo são um pouquinho grandes, mas a leitura é um pouco fluída, então você vai ler bem rápido

Alessandro.Aguilera 01/02/2024

Excelente
Uma história envolvente, com personagens cativantes e bem descritos. Você vai se envolvendo com a personagem Beth e seu mundo, passa a torcer por ela em cada momento. Não conheço nada de xadrez, mas depois do que li, gostaria muito de aprender a jogar.

Ivan.Paiva 08/06/2022

Poucas vezes uma série é tão boa quanto o livro. Gostei de ambos, deu até vontade de voltar a jogar xadrez.