O Gambito da Rainha

Resenhas - O Gambito da Rainha

manu.xavi 10/08/2022

O Gambito da Rainha - 10/10/2022
Sobre a história:
Gosto muito da sequência que o autor cria pros acontecimentos, tanto do lado pessoal da Beth quanto do profissional. Senti durante a leitura que ela tem problemas em administrar e entender os próprios sentimentos por não ter alguém como base pra ensinar essas coisas à ela. Por mais que em nenhum momento Walter cite que a Elizabeth tinha problemas psicológicos como algum traço de autismo, daria pra relacionar com o comportamento dela. A enxadrista ficou fria durante os anos e se tornou fechada para qualquer relacionamento que incluísse confiar ou até mesmo gostar de alguém.
Como uma opinião minha, eu tenho certeza que ela era apaixonada no Benny, pra quem assistiu a série provavelmente levou mais a sério o relacionamento dela com o Townes por causa do final, mas no livro aquela cena não acontece. Alguns trechos do livro como, por exemplo, em que ela está no avião indo pra Rússia sozinha, ela sente saudades do Watts, mesmo não entendendo que sentimento era aquele.
Ela sofreu muito e se tornou extremamente forte e é isso que eu admiro nessa personagem, ela tirou a coragem que precisava pra continuar nas piores horas e fez parecer fácil quando na verdade ela estava quase morrendo.

Sobre a escrita:
É uma escrita simples no geral, com excessão da descrição dos jogos de xadrez em que têm posições específicas e fica um pouco mais complexo de imaginar, mas fora isso chega até a ser um pouco calculista e extremamente direta. Não tem muito espaço pra sentimentos por ser narrado em primeira pessoa, pois a Beth não entende quase nada do que sente.
Eu digo que é um livro muito inteligente, tem que ler mais do que as palavras e entender que é pela visão da Elizabeth Harmon que você vai conhecer a história dela e não por uma narrativa de conto de fadas na qual dá tudo certo no final
manu.xavi 20/07/2023minha estante
Beth Harmon e Benny Watts

Laura 30/07/2022

De tirar o fôlego
Depois de assistir à minissérie ano passado e me apaixonar pela história, me vi frente a este livro revivendo todo o enredo mais uma vez. A trama revela um intenso passeio entre a pura genialidade e a insanidade, a origem de um dom e o preço dele. Na verdade, não acho que tenha me identificado tanto na vida com uma personagem quanto Beth Harmon, e acho difícil não sentir o mesmo em pelo menos algum ponto da obra.
Como a própria atriz principal da série, Anya Taylor-Joy, diz: Não é sobre xadrez.
Por fim, é relevante destacar a escrita de Walter Tevis, fluída e hipnotizante. Uma criação sublime e um dos meus livros favoritos, com certeza.

Taiiinara 17/07/2022

xeque mate
Achei um livro bem gostosinho de se ler, ele não é do tipo que te prende totalmente mas me fez sentir falta. Fez o tempo passar rápido e me deixou curiosa pra saber o final da história.
A elizabeth é uma personagem extremamente focada e dedicada, ela é a prova de que se nos dedicarmos um pouco todo dia naquilo que gostamos e somos bons, iremos chegar a excelência.

Davi.Paiva 16/07/2022

Não achei tudo isso.
Link Amazon: https://amzn.to/3PzYBxe

Eis que finalmente li o livro no qual foi baseada a minissérie da Netflix que agitou o cenário enxadrista mundial.

E o que achei? O mesmo que achei da minissérie: que não é tudo isso.

Primeiro porque embora o autor alegue ter tido ajuda de enxadristas para escrever o livro, a obra não é nem um pouco didática ou explicativa. Mesmo eu sabendo jogar xadrez fiquei confuso em alguns momentos e pensei "e se eu fosse um leigo, eu entenderia?" e concluí que não entenderia. E como a editora fez o favor de manter as anotações descritivas do autor (nós usamos a algébrica) e não colocar notas de rodapé com explicações para melhor aprofundamento, temos uma parceria que não ajuda o leitor a ter aquele sentimento de ler uma história e achar que está aprendendo a jogar.

E segundo porque lendo o livro, é fácil ver como a Netflix tirou leite de pedra para tornar a obra algo mais apreciável. Beth Harmon não é descrita como o mulherão que a minissérie tentou passar escalando uma atriz e modelo para interpretá-la. Ela possui muitas emoções descritas, mas que a Netflix simplesmente ignorou e a transformou em uma máquina fria e insensível, sendo quase um "exemplo de superação" das adversidades e do machismo da época e do jogo (para quem não sabe, a comunidade enxadrista consegue ser tão tóxica quanto uma comunidade de videogames). O autor, Walter Tevis, até conseguiu criar mulheres com personalidade. Mas se você parar para olhar bem, só três são desenvolvidas: Beth, Alma Wheatley (mãe adotiva de Beth) e Jolene (companheira de Beth no orfanato, a quem ela recorre para ajudá-la durante uma fase e crítica e tem sucesso. Afinal, personagens negros coadjuvantes precisam ajudar os brancos protagonistas... #ironia).

Em suma, não acho "O Gambito da Rainha" não é tudo isso como minissérie e muito menos como livro. Há obras melhores unindo xadrez e pessoas que precisam ter mais reconhecimento do público.

Sem mais.

julia ð 12/07/2022

gambito da rainha
amei!! muito envolvente. mesmo pra quem não entende de xadrez, não fica chato. gosto muito da série, e o livro consegue ser melhor ainda. aliás, é muito bem escrito.

Gabi 12/07/2022

Tem como não amar Beth Harmon?
Escrito por Walter Travis e tornando-se best seller após sua adaptação na Netflix, o livro "O gambito da rainha" narra a história de um prodígio no xadrez. Beth, a protagonista, é ambiciosa, obstinada e genial. Sendo uma das minhas personagens favoritas, é impossível não a admirar.
A trama narra o início da sua vida no xadrez, até sua sofrida busca pela vitória do título mundial.

Murilo 05/07/2022

Cativante
São poucos livros que me deixam querendo ler mais e mais mesmo atingindo a meta diária. Esse foi um deles!

Irineu4 03/07/2022

Gostei bastante
Eu não entendo nada de Xadrez, mas mesmo assim gostei bastante do livro, ele te prende do início ao fim, gostei bastante de ver a Beth superando as dificuldades e principalmente os vícios dela.

Mary 02/07/2022

Pronto, está na lista de favoritos
O livro conta a história de Beth e sua jornada a ser a melhor jogadora de xadrez em um tempo que as mulheres não eram principais nesses assuntos. Mostra um pouco da realidade de famílias com uns romance e experiências pra lá e pra cá.
Série disponível na Netflix.
Gente, por que ser uma favorita?
Simplesmente porque eu amei o livro, a série tem mais drama, mas aqui nós temos história, boa escrita, formulação de jogadas e um ótimo desenvolvimento do personagens (o Townes é um mistério ainda).
Com isso resolvido, recomendo ler depois da série pra achar as diferenças (quem gosta faz isso ksks) ou lê antes. Mesmo assim assistem a série por favor.

Joyce Adrielle 02/07/2022

Tudo é questão de não desistir
É um livro muito, muito bom. Porém, a maior dificuldade é imaginar as combinações dos lances de xadrez. Jesus, em alguns momentos eu surtei e precisei fazer leitura dinâmica. Mas, no geral é uma bela evolução e história.

Vi a série na Netflix logo quando foi lançada e percebi que um detalhe ou outro que se passou, mas no geral a adaptação foi bastante fiel ao livro.

O aprendizado que levo é sobre persistência. Resiliência. Quando tudo parecer o fundo do poço, você conseguirá se reerguer, algumas vezes sozinha, em outras tantas precisará de apoio.

Ceci 01/07/2022

literalmente iguais
Eu quis comprar esse livro pra comparar as diferenças entre ele e a série (que é uma das minhas favoritas), achei que o livro ia ser mtoooo melhor, mas estava enganada!

Apesar de ser mais legal ler e imaginar do que simplesmente ver na tv, o livro e a série são exatamente iguais, com pouquíssimas cenas acrescentadas e retiradas na série (tem umas 10 coisas diferentes no máximo)

Me fez perceber que o gambito da rainha (série) é uma das melhores e mais leais adaptações cinematográficas literárias da história!!

Nat 29/06/2022

Quando sua mãe morreu, Elizabeth Harmon tinha 8 anos. Sem parentes, ela é mandada para um orfanato. Uma menina de índole retraída, é no mundo do xadrez que ela se encontra. Vivendo uma vida simples, tomando os analgésicos prescritos pela instituição para que as crianças se comportem, seu foco se torna aprender xadrez depois com o zelador rabugento do orfanato. Provando ser excelente no jogo, Elizabeth logo começa a competir e a chamar atenção. De torneio a torneio, ela se prepara para o duelo mais importante de sua carreira, num mundo dominado pelos homens do xadrez profissional.

Uma das minhas opções para esse tema, escolhi ele por causa da série (que ainda estou assistindo). Acabou sendo a escolha final porque achei a história interessante, e também porque sempre tive curiosidade em aprender xadrez. Não que o livro ensine, mas as descrições das jogadas acabam prendendo a atenção até de quem nunca jogou na vida, como eu. A medida que se vai lendo, se percebe qual o atrativo da história e porque a série fez tanto sucesso quando estreou. A narrativa é simples e direta, não perde tempo com tantos detalhes, nem mesmo sobre o xadrez, que, apesar de parecer, não é o protagonista. Elizabeth Harmon é, e sua luta para prevalecer em um mundo masculino como é o do xadrez foi o que me fez não querer largar o livro. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/06/o-gambito-da-rainha-walter-tevis-dll.html

Gabriel.Oliveira 28/06/2022

Eu sou puxa-saco de quem joga bem xadrez
Pensei em várias piadas com xadrez para escrever aqui, mas opteri por não colocar minha reputação em xeque.
Excelente livro! Recomento para todos, mas em especial para aqueles que têm algum interesse por xadrez.
Antes de ler, ouvi dizer que o autor conseguiu fazer as cenas dos jogos de xadrez serem empolgantes. Na época duvidei, mas durante a leitura vi que é a verdade! Quem é mais entendido de xadrez deve aproveitar ainda mais a obra, mas quem não entende muito (meu caso) também consegue mergulhar nas partidas e torcer pela Beth sem problemas. Isso é um grande mérito.
A Beth é uma personagem muito marcante, repleta de particularidades e dona de uma inteligência afiada e de uma sede de vitória fora do comum. É bem legal ver a mente de uma grande mestra funcionando, tentando encontrar alternativas para vencer (mesmo quando você não entende uma vírgula dessas possibilidades).
Além do tabuleiro, também existem as questões particulares da protagonista: o sofrimento da infância e os vícios da vida adulta. Nada disso é extremamente bem desenvolvido, mas achei bem colocado.
Uma coisa que é um pouco esquisita é a raridade dos empates nos jogos da Beth. Entendo que ela tem um estilo agressivo, meio vai ou racha, mas os empates foram muito poucos mesmo assim. Enfim, eu queria mesmo que ela ganhasse! Então tudo bem.
Quero ler novamente no futuro.

Mayara 18/06/2022

O Gambito da Rainha
"Gambito" Lance no xadrez em que se sacrifica uma peça para causar maior perda ao adversário.

Que livro fascinante! Aprendi a jogar xadrez com 10/11 anos e foi uma paixão. Ler esse livro faz me recordar sobre essa paixão. O enredo te fascina e é difícil largar o livro, as expectativas são altas.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 17/06/2022

Livro que me surpreendeu muito positivamente! História muito boa, embora hajam algumas lacunas e coisas que achei desnecessárias ao andar de tudo.