The Problem of Pain

The Problem of Pain C. S. Lewis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Vanderlete 07/06/2022

[...] "A alma é apenas um vazio que Deus preenche."
C.S.Lewis um mestre das palavras, como sempre !!
O problema da dor é um livro que aborda, um assunto delicado e difícil de se entender. O livros mos traz respostas cheias de empatia, esperança e sabedoria que nos ajudam a entender a natureza humana em relação à dor.

Bruna Laessa 28/05/2022

Um livro curto, muito bem desevolvido, cada capítulo leva a curiosidade de ler o outro, um assunto conectado.
Por mais que não dei cinco estrelas, achei toda a argumentação do Lewis sobre a dor, aceitável.
Recomendo a leitura.

Josue.Sousa 07/04/2022

Antes de tudo, achei curioso o fato de estar lendo esse livro e justamente perder a minha avó nesse meio tempo de leitura desse livro em específico, por conta do tema.
O livro trata claramente do seu tema. É claro que não foi uma explicação somente sobre a dor no ser humano, mas também nos animais, o que eu achei um tanto intrigante, não o falar sobre a dor dos animais, mas a argumentação do Lewis sobre. Falo isso pois em relação a dor humana eu já tinha as minhas convicções e argumentos, que foram grandemente beneficiadas com a argumentação do Lewis, mas na quentão dos animais eu nunca havia refletido profundamente sobre. A questão do animal "natural" é realmente interessante e faz todo o sentido quando pensamos que a sua criação antes da queda era de domésticos e não de selvagens.
Recomendo fortemente o livros para as pessoas que ainda estão "batendo cabeça" com a pergunta: "Se Deus é bom, então por quê sofremos?"
Na verdade eu recomendo para todos...

Guilherme Dehon 31/03/2022

Mais uma "pedreira"
É mais uma obra intensa, densa...

Algumas passagens são muito interessantes, acertam em cheio em nosso íntimo, mas também não irei resenhar pois não me atrevo... Mais um para reler e sem pressa...

Segue link de uma resenha Top?

(Fui inventar de ler Árvore e Folha junto de O Problema da Dor e quase tenho um colapso mental)...

São duas obras magistrais...

E de agora em diante, Lewis e Tolkien... Um por vez.

Abração!

Hleyna_iung 14/03/2022

O Problema da Dor - C.S. Lewis
"Se Deus é bom e Todo-poderoso, por que ele permite que suas criaturas sofram?"

Mais um livro maravilhoso do C.S. Lewis. Complexo, profundo e com muitas reflexões para se fazer...

Nesse livro Lewis aborda um pouco sobre o poder de Deus, sua bondade, a queda do homem, o porquê do início da dor humana e seus desdobramentos...
Não é uma leitura que nos dá todas as resposta, mas nos faz pensar bastante sobre como a existência da dor não pode ser usada por nós para rejeitar a crença de um Deus bom.

"O Filho de Deus [...] sofreu até a morte, não para que os homens não sofressem, mas para que os sofrimentos deles fossem iguais aos seus." ~George MacDonald

Não diria que eu consegui entender tudo o que foi escrito no livro, principalmente porque eu li ele muito rápido, mass mesmo assim gostei muito, as analogias e pensamentos do Lewis são sempre muito incríveis e sempre vale a pena o esforço dessa leitura.

Ruan Souza 28/02/2022

Lewis detalha, de acordo com suas reflexões, um dos grandes assuntos tratados ao longo da existência humana. Vale a pena conhecer e refletir junto ao que esse grande autor teve a dizer.

Suzi 28/02/2022

É um livro muito complexo. É necessário ter um pensamento muito evoluído pra entender. Eu basicamente não compreendi nada!
Camila.Moscatelli 09/07/2023minha estante
Que pena! Mas por favor não desista das obras do Lewis! Eu já li 17 livros dele e a maioria deles foram divisores de águas na minha vida (para melhor). No começo é difícil mas depois que você pega a dinâmica de escrita dele as coisas melhoram, algumas dicas:

1) nunca interrompa a leitura do capitulo: ele tem o habitual costume de tecer as ideias de uma forma que você só entende o que ele escreveu por 10 folhas, no final do capítulo. Logo, picotar a leitura impacta diretamente na compreensão.

2) leia o capítulo sem limitação de tempo: para evitar as interrupções e dar tempo de digerir os trechos para seguir

3) Lewis usa e abusa de vírgulas, pelo menos nas traduções. Assim como parênteses, ele abre entre vírgulas algum comentário no meio da ideia. Releia o trecho ?colando? a ideia entre as vírgulas, ignorando o comentário adicional, para não perder o fio da meada

4) é obrigatório a consulta ao dicionário e o Google lendo o Lewis, ele faz muitas referências e hipercontextualidade com temas dos seus estudos (ele era o maior literário da sua época, ele vivia num mundo bem apartamento rs) isso ajudará a compreender algumas ideias
5) se você for cristã, nunca dispense uma rápida oração antes de iniciar a leitura pedindo pro Senhor te ajudar a entender haha

Enfim, parece trabalhoso, mas vale muito a pena !

Sandra452 12/02/2022

Gostei muito!!
Mais um de C. S. Lewis concluído e só posso dizer que gostei muito deste livro!
Em "O problema da dor", C. S. Lewis , com toda a sua genialidade, nos ajudará a refletir sobre a seguinte questão: "Se Deus é bom, por que sofremos?".
Quantas reflexões! Se não reconhecermos a Soberania de Deus sobre todas as coisas, jamais entenderemos esta questão! "O homem não é o centro. Deus não existe por causa do homem."
Ao invés de perguntarmos "Por que eu?", nossa pergunta deveria ser: "Por que não eu?". Isso é reconhecer a Soberania e a Misericórdia de Deus.

Marcela.Correia 10/02/2022

Estudo sobre a dor
Amei o livro.
Eu sou paciente crônica de dor e ler sobre o assunto trouxe luz a muitos aspectos que não havia pensado.

Gleiciane.Leal 06/01/2022

O Problema da Dor
Esse livro fala sobre a grande pergunta da humanidade. Se Deus e bom, porque permite o sofrimento de seus filhos?
C.S.Lewis faz uma análise profunda sobre os diversos tipos de sofrimento que podem nos atingir, e aquilo que o sofrimento produz em nós.
O último capítulo me encantou, a saber que não importa o sofrimento que vivemos aqui, no céu todas nossas lágrimas serão enxugadas por Jesus.
Concerteza um dos melhores livros que li.
Esse livro irá falar profundamente principalmente com pessoas que estão passando momentos de intenso sofrimento.

Thiago 14/09/2021

Sempre uma boa reflexão
Lewis mantém as características que o consagraram e o fazem ser um escritor tão sensacional. Seus raciocínios e sua capacidade de argumentação são ímpares. Ao discutir sobre a dor humana e sua relação com os desígnios divinos, somos levados a pontos de vista surpreendentes e geniais. Toda a discussão sobre a compatibilidade de um Deus onipotente, onisciente, bom e amoroso nos faz refletir sobre esses conceitos e sobre como Deus os aplicaria. Um Deus onipotente pode descumprir suas próprias regras? Deve fazê-lo? Um Deus de bondade pode evitar toda e qualquer dor a suas criaturas? Isso faria com que elas fossem melhores ou piores? Qual o objetivo de uma existência sem dor? Como se daria o crescimento nesse caso?
Para finalizar, uma citação de seu livro "A Anatomia de um Luto" que tem a ver com esse assunto: "Deus não tem feito experiências com minha fé ou com meu amor a fim de descobrir a qualidade que possuem. Ele já a conhecia. O desconhecimento era meu".

1 | 2 | 3 | 4