The Problem of Pain

The Problem of Pain C. S. Lewis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Camilla296 14/05/2024

Olha, honestamente, o início derrete o cérebro, mas depois dá pra pegar o ritmo e o jeito. Como já disse durante as reações, é incrível como parece que Lewis está sentado ao seu lado te explicando as coisas, por isso, é sempre absurdamente didático lê-lo. É um livro excepcional e recomendo demais a leitura, de verdade. Tenho certeza que mudou minha forma de pensar em alguns pontos da vida.

Obs.: a parte sobre o céu me deixou em eterno estado de ???

Natalia 01/05/2024

Não me convenceu
Vou contra a maioria. Talvez tenha colocado muita expectativa na leitura. Nunca tinha lido nada do autor, e não sei se lerei outro livro dele.
Sinto que os argumentos dele não acrescentaram em nada sobre o que ele propõe explicar. Muitas frases elaboradas que pouco dizem.
Quem gostou do livro, por favor me ajudem a usar os argumentos dele para entender porque uma criança pode sofrer estupro e tortura.
Apenas livre arbítrio não me convence. Deus não poder interferir para não chocar no livre arbítrio. Como ele consegue assistir a isso sem interferir, sendo bom?
Usar a dor para ensinar. Poderia ser por meio de pequenas dores e dificuldades, mas novamente: tortura de criança, por que?
Para começar: por que Deus permitiu a maldade no mundo? Pelo livre arbítrio? Se ele já sabia que inocentes sofreriam tanta crueldade, poderia ter ajustado o livre arbítrio, já que é bom e todo poderoso. Afinal, ele criou tudo, inclusive o livre arbítrio.
Os poucos argumentos do livro não me convenceram. Eu, Natália, preciso de argumentos mais profundos.

Mila 29/04/2024

O problema da dor
Esse é um daqueles livros de Lewis que provavelmente terei que ler novamente para entender melhor. Mas é interessante como Lewis traz a questão do sofrimento humano e sua relação com Deus e o cristianismo.

Jonathas16 21/04/2024

O problema do mal
Nesse livro, Lewis argumenta sobre o problema do mal / problema da dor ou do sofrimento. A proposta desse livro é trazer argumentos racionais sobre esse problema. É interessante e muito bem construído. Porém, terei que ler de novo para poder pegar realmente o que ele quis dizer com mais cuidado, pois minha leitura acabou sendo um pouco mais espaçada. Eu recomendo ler esse livro e depois ler A anatomia de um luto, que me parece tratar quase dos mesmos assuntos, mas de uma perspectiva e contexto bem diferente.

Amanda Carvelo 20/04/2024

Profundo
É um livro para ser lido, relido e estudado. Traz muitas reflexões pertinentes e merece ser lido mais vezes para melhor aproveitamento

Naty Boccato 17/04/2024

Difícil mas bom
Esse livro é mais acadêmico, as vezes a leitura relenta, mas vale a pena.
A construção de pensamento e raciocínio sobre a nossa dor enquanto humanos é muito bom

JulianoBooks 08/04/2024

O Problema da Dor
Achei o livro muito bom como material apologético.

Aborda várias questões que normalmente surgem como objeções: o sofrimento humano; a queda; a bondade de Deus; propósito; inferno; etc.

Gosto bastante de como Lewis tenta tratar com honestidade e pessoalidade essas coisas.

Sara277 08/04/2024

" Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu na vida." Leitura cativante, C. S . Lewis sempre tão profundo em suas escritas. ??

LaraTavares 26/03/2024

O problema da dor
Comecei a ler esse livro pelo título que me chamou a atenção, desse autor só conhecia as Crônicas de Nárnia, na verdade só li algumas, achei esse livro denso algumas partes difíceis, mas quando me acostumei com a escrita foi ficando melhor.
Acompanhar o raciocínio do autor sobre o tema foi muito interessante. A dor humana é tratada com humildade , pois ele adimite que não possui total domínio sobre o assunto, ele fala sobre a Bondade de Deus e a dor humana, ele argumenta muito sobre isso.

" Deus nos sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores: esse é seu megafone para despertar um mundo surdo."

" Mas, se você fosse introduzido em um mundo que assim variasse a cada capricho meu, você seria totalmente incapaz de agir nele e, assim, perderia o exercício de seu livre arbítrio".

Yuri358 01/02/2024

Em " O problema da Dor", Lewis traz, com uma linguagem simples, reflexões que nos levam a enxergar a dor com um novo olhar. Embora tenha sido um dos gigantes intelectuais de sua época, o autor não se prende a termos complicados para trazer à tona uma grande verdade: a dor pode ser um grande instrumento de aperfeiçoamento. Sem dúvidas, é um dos melhores livros do C.S que já li.

Rapha 25/12/2023

Livro muito denso, em que cada página provocava uma reflexão.

Não me considero um religioso, mas foi um enorme prazer ler C.S. Lewis.

"Enquanto o homem não encontrar na forma de dor o mal inequivocadamente presente em si, ele estará encerrado em ilusão."

duda1501 19/11/2023

Queria muito que esse livro fosse mais longo. trás uma perspectiva nova sobre o sofrimento humano, mostrando que ele é necessário pra nos aperfeiçoarmos no Senhor.

Jany 17/11/2023

Maravilhoso!!!!
?Quando a dor deve ser suportada, um pouco de coragem ajuda mais do que muito conhecimento, e um pouco de simpatia humana, mais do que muita coragem, e o ínfimo traço de amor de Deus, mais do que tudo.? C.S Lewis foi profundo mais uma vez e novamente me surpreendeu com suas linhas de pensamento, brinco que os livros de Lewis sempre se encaixam nos momentos que estou vivendo na vida, mas é bem real. O problema da dor veio em um momento de grandes questionamentos, e a dor e o sofrimento são sempre um deles, e C.s Lewis mais uma vez veio tentar explicar- nos e mostrar que as coisas feitas por Deus não precisam ser plenamente entendidas, precisamos só ter em nós a convicção de que tudo isso faz parte da nossa extensão como ser humano.

Bruna 15/11/2023

Quinto livro lido de C. S. Lewis! Já posso dizer com tranquilidade que gosto muito desse autor e do seu modo de escrever e de argumentar logicamente acerca dos diversos temas do cristianismo. Lewis caminhava por três áreas que eu aprecio: filosofia, teologia e literatura. Nesta obra, ele tenta elucidar o problema da dor no cristianismo: se Deus é bom e onipotente, por que sofremos?

?Durante toda a vida, um êxtase inatingível pairou um pouco além do alcance de sua consciência. Chegará o dia em que você acordará para descobrir, além de toda esperança que pudesse ter de alcançar, que o alcançou, ou então, que aquilo estava a seu alcance, e você o perdeu para sempre.? (p. 195)

1 | 2 | 3 | 4