A estrada infinita

A estrada infinita Denys Schmitt

Resenhas - A estrada infinita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Brust 25/06/2021

Uma obra delicada e cativante
Tive a chance de ler a história antes de ser lançada porque o Denys me chamou pra produzir um mapa da estrada infinita. É claro que eu poderia ter simplesmente feito o mapa conforme o que ele me disse sobre a história, mas, tendo lido antes o livro ainda não publicado dele (mas que em breve será, eu espero!), eu sabia que seria uma história muito gostosa de ler e não ia deixar passar a chance.

É claro que eu não me enganei, porque a escrita do Denys é muito fluida, com diálogos que se encadeiam naturalmente, descrições apaixonantes, momentos engraçados que se seguem a tristes e delicados - as histórias dele têm de tudo!

Nesse caso, nós conhecemos Artur e Joel, dois guris que são gente como a gente e só querem um pouco de paz - que eles encontram na estrada do título. Eles conseguem fugir para um lugar que é só deles, interagir com os moradores, acompanhar o nascimento de um potrinho e ser quem eles são. Só que um dia outras pessoas da escola decidem reivindicar a estrada para si, e os dois vão ter que encontrar uma maneira de reverter essa situação ou perder a estrada, tão importante para eles.

Sendo um guri do interior como os guris da história, eu me identifiquei com eles de cara, e conhecendo essas estradas de terra tão características eu já me imaginei caminhando por uma daquelas nas quais eu andava de bicicleta há muitos anos. A escrita traz aquela calma e tranquilidade desses lugares, e também passa a sensação de perda ocasionada pelo aparecimento dos outros personagens. O livro também toca em assuntos mais profundos, incluindo a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo, os dramas da pré-adolescência e amores correspondidos ou não.

Sem sombra de dúvidas é uma narrativa curta que vale a pena ler - em poucas páginas o Denys já consegue nos fazer identificar com os personagens, torcer por eles e acompanhar o crescimento pelo qual eles passam em um período tão curto de tempo. Quando chegamos ao final, parece que a história foi bem maior do que imaginávamos no começo.

Tudo isso pra dizer que eu espero ansiosamente pelos próximos lançamentos do Denys; a escrita dele é apaixonante e as suas histórias dão um quentinho no coração que nos faz querer mais.

Anelise.Estevam 14/06/2021

Sensível!
Este livro sem dúvidas possui uma sensibilidade e poesia além do esperado. É um livro que traz a doçura de dois garotos que não querem nada além de poder existir e ser quem são. É leve, lindo e calmo. Dá paz ao coração. Leitura altamente recomendável!

1 | 2 | 3 | 4 | 5