Anoitecer

Anoitecer L. J. Smith

Resenhas - Anoitecer

claudiomassi 27/09/2012

Realmente fiquei muito chatiado com esse livro, eu amo essa série e me avisaram que a partir do livro 5 iria ficar ruim, já que a autora demorou 10 anos para escrever a continuação, mas nao quis acreditar já que amo os livros anteriores, eu realmente desejo que eu nem divesse lido essas poucas paginas que li, pois me fez ficar bravo com os personagens... Meu conselho? Não leia, deixe sua memoria feliz somente com os outros livros da série.

Rejane Veronica 09/09/2012

o começo da leitura
está bem melhor essa nova saga : O Retorno, está muito interessante ...

Nanda 13/07/2012

[Resenha] Diários do Vampiro - O Retorno - Anoitecer
Eu li esse livro na época em que foi lançado (e depois disso li mais umas 10 vezes), e eu gosto imensamente dele, acho a história muito melhor que a dos anteriores, mostra a Elena muito mais humana do que ela sempre foi. Sério, sempre achei a Elena nos livros anteriores fútil, infantil e metida, mas nesse livro, e nos posteriores ela está muito melhor.
E a história de Anoitecer é muito diferente da dos anteriores também, dá uma sequência, mas eu considero muito mais inteligente e muitíssimo melhor. O livro começa do ponto onde Elena retorna dos mortos, e tem todo um clima de mistério no ar logo no início do livro, e muita ação.
Eu acho o relacionamento da Elena com o Stefan muito bonito e sincero, e a forma como ele cuida dela, e a protege é linda, Stefan é sem dúvida um perfeito cavalheiro. Nessa nova trilogia, Damon ganha muito destaque, e mais pro final do livro, e nos outros, nós vamos vendo um lado do Damon que ninguém nunca viu, e é surpreendente.
Também tem a apresentação de novos personagens, Shinichi e Misao, que são criaturas japonesas, mais conhecidas como Kitsune, e com certeza são muito aterrorizantes. Confesso, morri de medo lendo esse livro na primeira vez, a maior parte por causa dos irmãos Kitsune. Outra personagem que ganha bastante destaque nesse livro é a Caroline, basicamente a história toda gira em torno dela, e todos os acontecimentos em Fell's Church são por culpa dela.
Ao longo da história nós vamos descobrindo o que Shinichi e Misao querem de verdade, e tudo o que eles são capazes, e uma força sinistra toma a cidade, fazendo com que os adolescentes da cidade comecem a agir de uma forma muito estranha, e o pior de tudo, muito macabra.
E no meio disso tudo, Stefan desaparece misteriosamente, deixando apenas uma carta para Elena, que continha algumas pistas de onde ele possa ter ido, mas nada esclarecedor. Nesse ponto Elena passa a contar com Matt, Meredith e Bonnie, fazendo todos os tipos de plano para conseguir descobrir onde está Stefan e salvar a cidade. Mas nem tudo são flores, e Damon, que está sendo controlado contra sua vontade, se vira contra Elena e seu grupo, tentando a todo custo estragar todos os seus planos.
E conforme a história vai evoluindo, nós vamos conhecendo melhor novos personagens, como a Dra. Alpert, a já conhecida Sra. Flowers (que é extremamente importante nos livros seguintes), e uma nova família, os Saitou, que também são super importantes.
Como esse livro é o primeiro de uma trilogia, o final não poderia dar todas as respostas, mas mesmo assim, é incrível, toda a narrativa consegue te prender, e não é cansativa nem entediante (como alguns dos livros anteriores). Eu gostei muito desse livro, é com certeza muito bom, e eu recomendo muito.
Nanda 19/08/2012minha estante
Originalmente postada em: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/07/resenha-diarios-do-vampiro-o-retorno.html

Rose 07/07/2012

O livro 4 terminou com a ressurreição de Elena e este começa a história justamente a partir deste renascimento. Elena não renasce como todas a conheciam. Na verdade ela tem que reaprender tudo. Ela é como "espírito criança", sem pecado e cheia de bondade. Além disso ela volta dos mortos com poderes o que faz seu sangue ser uma fonte interminável de prazer e poder que chama a atenção de todos os vampiros.
No meio disso, uma onda estranha de "possessão" toma conta de Fell's Churc, conseguindo possuir até Damon que acaba fazendo um "acordo" com o demônio e manda seu irmão para um lugar parecido com o inferno.
Sem saber de nada, Elena começa sua busca por Stefan, mas os estranhos acontecimentos da cidade começam a sugerir que tudo pode está interligado, e que forças malignas estariam tentando matar ela e seus amigos Meredith, Bonnie e Matt.
Podendo contar apenas com a ajuda deles e de Damon, Elena começa a perceber que para ajudar a todos e se salvar, precisar primeiro salvar a Damon. Ela agora precisa aprender a usar seus antigos recém descobertos poderes, pois depois que deixou de ser um "espírito" ela não sabe mais como ativar seus poderes. Toda a cidade está correndo perigo e Elena pode confiar apenas no amor de Stefan por ela, mesmo que tudo indique que ele a abandonou.
Para mim este livro ficou devendo. Não gostei da história, que muitas vezes ficou confusa me fazendo voltar algumas páginas para vê se não tinha perdido nada. Sem falar do fato da Elena ressuscitar no volume 4 como um corpo normal e agora está como um espírito de criança. Damon se tornar um afixionado por Elena também me deixou chateada, afinal em alguns momentos pensei e torci por ele e Bonnie. Tudo bem que ele estava possuído, mas mesmo assim porque dar a impressão de poder juntar uma coisa e depois do nada não fazer mais relação? Achei a história meio sem cabeça, mas como quero saber o final da série, continuo seguindo em frente, chateada, mas em frente.

Bruno Araújo 27/06/2012

L. J. Smith, me diga por obséquio... QUAL É A SUA?!
Esse definitivamente é o pior livro da saga Diários do Vampiro! Muito mal estruturado e a escrita, vishii... péssima. Cadê a lógica da história? Cadê aquela velha paixão que tinha nos quatro primeiros livros da série? Claro que os livros são de tema sobrenatural mas, convenhamos, use pelo menos o bom senso! O exagero tomou conta na hora de escrever.
Não gostei daquela palhaçada da Elena correndo na floresta fugindo do Demônio (evidentemente metido a japônes) e ainda encontra uma casa em outra dimensão que pode ter tudo o que quiser, usando apenas uma "chave mágica" e uma porta! E aquela obsessão do Damon de querer tomar o sague da namorada do irmão? Ele tinha mudado tanto no último livro e agora, só pensava em sangue da Elena e Poder, sangue da Elena e Poder, sangue da Elena e Poder...
Outro ponto que devo destacar é a Elena metida a recém-nascida. Sério, o que era aquilo? Ela volta dos mortos falando conscientemente como uma pessoa normal, e depois fica daquele jeito?! Na-na-na-não! Está certo que a L. J. Smith se justificou no livro o porque daquilo tudo, mas mesmo assim, não gostei. Acho que ela queria algo diferente e inovado no livro, mas no final das contas, extrapolou de vez.
A autora fugiu totalmente do enredo e foi o que me decepcionou profundamente. Não irei abandonar a série, pois quero saber como vai a ficar a situação do Stefan e com quem Elena irá ficar; Damon, um vampiro metido a "bad boy" mas que tem um coração enorme, ou então Stefan, um vampirinho bondoso e cheio de amor pra dar. Vamos ver no que vai dar, né?

Ana 11/06/2012

C'est bizarre!
Só uma palavra descreve este livro: Bizarro.
O livro realmente é maçante em algumas partes, principalmente no começo quando Elena é um ser indefinido. A história começa a ter alguma agilidade quando Elena desperta- aliás, ela é a graça da história, pois Stefan é o bonzinho imaculado, Damon faz um esforço hercúleo para ser mal, e Bonnie, Meredith e Matt são meros soldados no campo de batalha.
LS Smith regrediu na história levantando de novo a eterna dúvida de Elena sobre Damon e Stefan, e usando novamente como mote da história o fato de Fell's church ser um imã de monstros: a impressão que temos é que a trama anda em círculos e nunca tem um desfecho; por isso a história nunca termina, a cada livro é sempre o mesmo problema e o conflito central da história não segue adiante.
Fora que o fato de Elena ser um tipo de "heroína de novela mexicana", onde todos os homens se apaixonam loucamente por ela a primeira vista, as soluções virem à cabeça dela como num passe de mágia e ela resolver tudo sozinha, já deu...
O pior é que além de tudo isso, um fato me deixou revoltada: a história começa uma semana depois da volta de Elena do mundo dos mortos, e do nada eles estão nos anos 2000! A história original foi escrita e ambientada nos anos 90, e de repente os personagens usam celulares com vídeo conferência, toques polifonicos, sms, etc. Isso eu achei de um profundo desleixo e desrespeito de própria Lisa com a sua obra.
Nathália 07/12/2012minha estante
Adorei a parte da cidade ser um imã de monstros. Desde a Fúria, a receita é a mesma: super ser do mal aparece e a heroína Elena aparece e salva todos. Já reparou que a maioria dos desfechos são toscos? Os super seres do mal levam um empurrãozinho aqui e uma porradazinha acolá e pronto, foram eliminados!!!! A maioria dos finais dessa série achei extremamente broxante.

Gres 19/05/2012

WTF?!
Eu gosto muito de Diários do Vampiro, e achei os quatro primeiros livros da série muitos bons. Porém esse quinto livro me decepcionou demais :/
Quando eu estava lendo o "Reunião Sombria" (que seria o último livro dessa série) eu realmente fiquei intrigada com final... Foi totalmente sem explicação e o livro terminou deixando inúmeros pontos de interrogação na minha cabeça. Mas ai eu soube que L. J. Smith escreveu "O Retorno" da série e então o que eu pensei foi: "Opa, ela deixou várias perguntas no ar pra que os leitores ficassem tentados a ler essa continuação, que esclarecerá todas as dúvidas que ficaram". Mas aconteceu o contrário, ao invés de esclarecer minhas dúvidas esse livro só me deixou mais confusa :S
Achei a história muito parada e sem noção... A autora acrescentou vários personagens sobrenaturais que na minha opinião eram desnecessários e como a história girou em torno disso ficou muito chata!
O livro me decepcionou porque não trouxe o que eu esperava e porque fugiu muito do contexto que tinham os outros livros, então a história perdeu o rumo.
Pra variar eu ainda não entendi porque a Elena voltou a viver e pelo jeito nunca vou entender ¬¬ '

Ada 19/01/2013minha estante
Na série de tv, Elena volta a viver porque ela morreu afogada com sangue do Damon no organismo.

Gres 19/01/2013minha estante
Eu assisto a série de TV e adoro! Lá a história faz sentido ;D rs
Mas no livro acontecem coisas diferentes. A Elena morreu de outra forma e a volta dela ficou sem explicação no livro...
Achei sem sentido e por isso não gostei :/

Deby 22/04/2012

Diários do Vampiro-O Retorno Anoitecer
Esse livro foi o que mais teve personagens sobrenaturais da série de livros....Nele aparece novos personagens como os irmãos kitsune Shinish e Misao,que aparecem em Fell's Church só para infernizarem a cidade...

Danielle 17/02/2012

Cansativo...
Muito parado... a escritora viaja demais nesse livro. Vou voltar a ler depois =(