Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

pedriculosa 10/10/2022

Dica
Se você prentende entender sobre política, inclusive sobre o Brasil, esse é O Livro!
Numa abordagem simples e inteligível, Prioli transcorre os assuntos mais diversos da política brasileira, e até mesmo, internacional. Apesar da vasticidade de leis que existem, a autora introduz algumas, e ainda por cima básicas e que todo cidadão deveria saber. Por isso mesmo, em muita das vezes me encontrava boquiaberto pelo meu próprio desconhecimento de certas diretrizes e em saber que ainda envolto de tantas dessas, não acreditava existir.
Coincidentemente, realizei a leitura em período de eleições, o que expandiu ainda mais minha mente e me tornou um indivíduo e eleitor mais consciente. Tocando no assunto, entendimento das eleições e função do eleitor é um tema que não foge à risca e ela martela bastante na tecla.
É o tipo de livro que te faz enxergar o mundo sob diferentes óticas e que abre o olho dos tais "alienados" ou também, dos famigerados "afegãos-médio". Aposto que se você for aquele vizinho que gosta de fuxicar, vai passar a discutir sobre política também, rs
Caso você pretenda ler esta obra com o intuito de conhecer a política básica, te aconselho juntamente com o pontapé inicial da leitura, acompanhar as notícias locais, regionais, nacionais e até mesmo do mundo afora sobre política (sério... vai te dar um baita upgrade).

Fica ai a sugestão!! Uma Ótima leitura!!
Nota: 10/10

Sssa_silvia 21/01/2022

Primeiros passos
Bem, achei o livro simples e pratico. Acho que a intensão da autora é realmente fazer uma ampla abordagem sobre os princípios básicos da política para leitores iniciais. Gostei das referências e do desenvolvimento dos temas no decorrer da obra! Vou indiciar aos meus alunos que não entendem de política e precisa urgentemente começar a entender!!!

Aline 31/10/2022

Política sem chatice
Esclarecedor sem ser difícil. Assunto muito importante descrito de maneira leve, de fácil compreensão, sem ser chato.

The Serial Reader 28/04/2022

Uma leitura enriquecedora e necessária
Um livro essencial para quem queira aprender um pouco mais sobre política de maneira clara, direta e objetiva.

O livro traz informações de baseamos, essenciais para sabermos melhor como funciona a política no Brasil.

Ao ver as notícias atuais, sempre me senti um pouco perdida, por não entender muito bem como as coisas funcionam, o papel de cada cargo, a função e as limitações dos grupos.

A leitura de "Política é para todos" me trouxe uma grande quantidade de informações de forma clara e objetiva, escritas de uma maneira que me trouxe mais segurança para conseguir entender um pouco mais do que eu entendia ontem.

Claro, é um livro que traz a base sobre a política, mas abre as portas desse universo, para que agora eu consiga entender um pouco mais e caso queira, me aprofundar mais no assunto.

A escrita da Gabriela é sensacional, assim como a qualidade dos demais conteúdos que ela produz. Admiro demais seu trabalho, e agradeço muito o aprendizado que tive com ele.

Recomendo para absolutamente TODAS as pessoas, tanto o livro, quanto os demais conteúdos da Gabriela.

Renata Vaz 31/01/2022

Bom livro
Eu indicaria esse livro para aquelas pessoas que falam que não entendem (ou não gostam) de política. A autora traz uma boa explanação sobre o assunto, costurando com exemplos reais.

Natalia.Cantini 16/12/2022

Resumo do resumo
Achei uma leitura razoável, terminei sentindo que faltou alguma coisa?

Enfim, obviamente n è um livro pra quem queira se aprofunda, mas sim um breve introdução sobre política e o processo eleitoral brasileiro (enfoque nas eleições de 2022) .Vale a pena ler

Marcelly.Silva 08/08/2022

Leitura introdutória inicial para quem está interessado em saber como de fato funciona a política, democracia, constituição, voto...

Flá 11/08/2022

Leitura essencial para todo Brasileiro
Por mais que muitos acreditem que política não se discute, este é um tema que precisamos trazer cada vez mais para o debate, pois tudo é política e nada melhor do que discutir com propriedade, que é a proposta da Gabriela Prioli aqui.

Primeiro, é importante destacar que esse livro quer mostrar uma visão geral sobre alguns pontos que envolvem a política, como sua origem, como funcionam e quem faz parte de cada um dos três poderes, partidos, votações, eleiçôes e afins, o livro não se aprofunda muito em nenhum tema e essa é a intenção mesmo: dar uma visão geral sobre o assunto.

Apesar de não opinar muito no livro, utilizando ele mais como um guia mesmo, Prioli deixa seus pontos claros, a definição sobre o lado que vai seguir na "guerra política" fica reservada ao leitor, eu mesmo discordo da opinião dela sobre cargos de confiança, mas entendo o ponto dela.

O livro é acessível e de fácil compreensão, a leitura é rápida e uma porta de entrada para livros que queiram ir mais a fundo em temas políticos mais específicos.

MAGO.SUPREMO 23/05/2022

Pequena introdução a politica
O livro ''Política é para todos'' da advogada e escritora, Gabriela Prioli, trata de um guia básico do que é política, de como funcionam os partidos políticos, democracia, financiamento eleitoral, os três poderes, etc. O livro foca bastante no que tange a organização nacional, mais especificamente nas engrenagens que a fazem ser dinâmica e nunca estática.
Somos primeiro apresentados ao que é o Estado, o contexto histórico da origem e as várias formas de governo; com isso, já sabemos diferenciar alguns dos muitos governos mundo afora, podemos então seguir para o restante da obra, onde são breves as explicações da origem de algumas formas de governança, focando mais na política do Brasil, o que é, como ela funciona e qual o nosso papel no dinamismo politico e os nossos direitos em uma democracia.
O livro é curto e com uma linguagem muito acessível, um autêntico guia básico sobre política. O livro é indicado para leigos que não sabem as atribuições de cada um dos três poderes, os direitos políticos assegurados pela constituição, entre outras coisas. Tenho algumas ressalvas quanto à certas coisas: a autora ao tentar ser imparcial coloca assaltos bilionários (alguns maiores do mundo) da máquina pública ao lado de pequenos esquemas de corrupção, — mostrando de certa maneira uma preferência politica -. Isso fica mais evidente quando o SUS (Sistema Único de Saúde) e outras políticas sociais deficitárias são mencionadas como avanços, contrariando assim o pensamento de grandes economistas liberais. No mais, É uma obra rasa, boa para quem tem pouco conhecimento acerca da política.
Recomendo ''Política é para todos'' para jovens, estudantes do ensino médio, pessoas que não sabem política e para aqueles que querem uma ''revisão'' básica do que já sabem. O livro é raso e curto, pode ser lido em pouco dias, ótimo para ser usado como introdutório a livros densos de política tanto nacionais quanto internacionais. Ademais, por ter uma linguagem acessível pode ser facilmente usado como repertório em vestibulares e coisas do gênero.

kelvin 22/02/2022

crucial
nesse livro Gabriela Prioli, a autora, ensina de forma completamente simples e didática o sistema político num geral e o brasileiro: democracia, federação, votação proporcional e afins.
essa leitura é realmente muito importante, principalmente agora em 2022. o conhecimento sobre o que está rolando é a devida base para uma eleição consciente.

Juh 28/02/2022

Ótima didática e assuntos importantes
O livro aborda conceitos básicos sobre o nosso sistema político, assuntos que são muito importantes para entendermos as notícias e mudanças no nosso cotidiano, a didática da Gabriela é excelente, ela explica assuntos complexos de forma simples, como prometeu. Eu como leiga nos assuntos abordados no livro pude aprender muito e crescer a minha visão sobre a política e o Estado como um todo. Recomendo muito a leitura e quero me aprofundar mais sobre os temas abordados!

Bia 28/04/2022

O livro, Política é para todos, é um manual oferecendo uma introdução básica a Política.
É uma leitura fácil e necessária, para que possamos falar cada vez mais de Política sem a polarização, e sim a partir de diálogos saudáveis com embasamento.
Afinal Política se discute sim!

mariarsp 20/01/2023

"a democracia é um sistema complexo, trabalhoso e imperfeito. mas é o melhor caminho para construir sociedades mais prósperas, criativas, justas e fraternas.", pág 249.
um livro que merece muito mais que cinco estrelas, com toda certeza! adorei poder relê-lo e ter acesso a mais conhecimentos através dele.

tendo em vista o contexto histórico e social que o Brasil está passando, ele se torna uma leitura necessária e de extrema importância para que as pessoas entendam como o meio político funciona (pelo menos alguns aspectos dele) e a forma com a qual podemos aprimorar e fortalecer a nossa democracia (por exemplo, cobrando os representantes eleitos e procurando saber mais sobre os assuntos que estão sendo debatidos, sempre com base em veículos confiáveis). além disso, a autora explica tudo com clareza e objetividade, simplificando temas difíceis!

eu super indico a leitura e mal posso esperar para ler o outro livro da Gabi!

obs: além dos livros, a Gabi também faz um conteúdo muuuito importante nas redes sociais (como Instagram e YouTube), sempre de maneira simples e didática. acompanhá-la me fez aprender bastante sobre política e desenvolver o meu senso crítico. espero que, quem esteja lendo essa resenha, também possa ter acesso a esses conteúdos e participar da formação de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. afinal, a política é para todos!

"a democracia é um sistema complexo, trabalhoso e imperfeito. mas é o melhor caminho para construir sociedades mais prósperas, criativas, justas e fraternas. nela, não existem soluções mágicas nem seres redentores que vão extirpar o mal pela raiz. ela é elaborada todos os dias, seja pelo trabalho de indivíduos dedicados a ocupar às instituições do sistema público, seja por cidadãos críticos, ativos e dispostos e assumir a responsabilidade por essa edificação conjunta. (…) é fundamental continuar participando desse processo de construção da cidadania ao longo da vida, convidando pessoas do entorno a se interessar pelos temas que afetam todas as dimensões de nossa vida individual e coletiva.", pág 249.

@lucasmascarenhas 18/03/2022

Em um mundo marcado pela polarização e radicalização política tão acirradas, o livro é um manual que busca estabelecer termos basilares para entender política, como Estado, o sistema de eleições, cidadania, dentre outros.
A partir de tais conceitos básicos, o livro incentiva para estamos atento às práticas de poder, atuando ativamente no modo como organizamos enquanto sociedade, cobrando, propondo e quando insatisfeitos buscando mudanças. Afinal, ?nossa configuração democrática é fruto de muitas disputas políticas e da construção coletiva de gerações?, ?muitas garantias constitucionais emergiram da pressão da sociedade civil organizada?
?Somos uma das sociedades mais desiguais do mundo; o SUS ainda requer inúmeros avanços; o salário mínimo é insuficiente; o saneamento básico contempla apenas 50% das moradias do país; nossa polícia é uma das mais violentas do mundo; as pessoas negras ainda sofrem com o racismo estrutural?.
Portanto, ainda um longo caminho pela frente para a consolidação de nossa democracia. Urge que atuemos ativamente na política.

Douglas 28/11/2022

Ótimo livro de introdução
Um livro feito pra quem é leigo e tem interesse em saber como funciona a política. Em uma época extremamente polarizada, Prioli vem e nos mostra uma luz de sabedoria que ajuda a entender todo o universo de uma forma simples e didática.
Obviamente o livro é bem introdutório, pois explicar toda a política demandaria alguns livros, mas dá pra entender o básico e ter uma noção da importância da democracia e da cobrança sobre nossos políticos.

Recomendo!