Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Milton 08/08/2022

Quem tem a intenção de saber como funciona a máquina administrativa do país (governo) deve iniciar pela leitura desta obra. Com uma linguagem simples e cativante, o livro apresenta ao leitor a base para se conhecer a Ciência Política brasileira.

Larissavmelo 29/11/2021

Didático e necessário! Demorei um pouco na leitura pois os literários me prendiam mais que a política! ?

LariLeitão 28/11/2021

Informativo
O livro aborda vários conceitos que usamos e escutamos no dia a dia para que possamos utilizá-los com propriedade.
Indico! Linguagem simples

Natalia.Cantini 16/12/2022

Resumo do resumo
Achei uma leitura razoável, terminei sentindo que faltou alguma coisa?

Enfim, obviamente n è um livro pra quem queira se aprofunda, mas sim um breve introdução sobre política e o processo eleitoral brasileiro (enfoque nas eleições de 2022) .Vale a pena ler

Gustavo.Martins 08/12/2021

Política é para quem tem paciência.
Para aqueles que já assistem a Gabriela no YouTube ou Instagram, o livro é um grande complemento, reunindo muito do que ela já falou e fala, agora de maneira mais ampla.

Livro super acessível para quem, assim como eu, fica perdido nesse mundo da política brasileira. Nesse livro da Gabriela Prioli, é possível se orientar melhor nesse caos e entender que a maior parte é só barulho de pessoas que não entendem política, mas que não admitem e preferem gritar a primeira palavra ecoada do político favorito.

Mas o assunto é complexo, e no final do livro existem inúmeras referências e indicações que podem, e devem, ser usadas para continuar se aprimorando para entender e participar ativamente da própria vida política.

Exige muita paciência, muita razão e um pouquinho de emoção.

Boa leitura. Parabéns pelo livro Gabriela.

Juh 28/02/2022

Ótima didática e assuntos importantes
O livro aborda conceitos básicos sobre o nosso sistema político, assuntos que são muito importantes para entendermos as notícias e mudanças no nosso cotidiano, a didática da Gabriela é excelente, ela explica assuntos complexos de forma simples, como prometeu. Eu como leiga nos assuntos abordados no livro pude aprender muito e crescer a minha visão sobre a política e o Estado como um todo. Recomendo muito a leitura e quero me aprofundar mais sobre os temas abordados!

Sol Belchior 20/06/2022

Recomendo!
Gabriela Prioli dá uma aula de política neste livro. Com uma linguagem simples e com conteúdo claro e objetivo, ela explica e exemplifica bem a política que estamos inseridos (e numa visão mais global também).
Além disso, ela recomenda filmes, livros e séries pra gente ampliar o nosso conhecimento. E que não deve parar por aqui, com essa leitura, já que devemos estudar sempre pra que sejamos cada vez mais ativos e participativos na política em nosso dia-a-dia.
Recomendo!

Sssa_silvia 21/01/2022

Primeiros passos
Bem, achei o livro simples e pratico. Acho que a intensão da autora é realmente fazer uma ampla abordagem sobre os princípios básicos da política para leitores iniciais. Gostei das referências e do desenvolvimento dos temas no decorrer da obra! Vou indiciar aos meus alunos que não entendem de política e precisa urgentemente começar a entender!!!

MAGO.SUPREMO 23/05/2022

Pequena introdução a politica
O livro ''Política é para todos'' da advogada e escritora, Gabriela Prioli, trata de um guia básico do que é política, de como funcionam os partidos políticos, democracia, financiamento eleitoral, os três poderes, etc. O livro foca bastante no que tange a organização nacional, mais especificamente nas engrenagens que a fazem ser dinâmica e nunca estática.
Somos primeiro apresentados ao que é o Estado, o contexto histórico da origem e as várias formas de governo; com isso, já sabemos diferenciar alguns dos muitos governos mundo afora, podemos então seguir para o restante da obra, onde são breves as explicações da origem de algumas formas de governança, focando mais na política do Brasil, o que é, como ela funciona e qual o nosso papel no dinamismo politico e os nossos direitos em uma democracia.
O livro é curto e com uma linguagem muito acessível, um autêntico guia básico sobre política. O livro é indicado para leigos que não sabem as atribuições de cada um dos três poderes, os direitos políticos assegurados pela constituição, entre outras coisas. Tenho algumas ressalvas quanto à certas coisas: a autora ao tentar ser imparcial coloca assaltos bilionários (alguns maiores do mundo) da máquina pública ao lado de pequenos esquemas de corrupção, — mostrando de certa maneira uma preferência politica -. Isso fica mais evidente quando o SUS (Sistema Único de Saúde) e outras políticas sociais deficitárias são mencionadas como avanços, contrariando assim o pensamento de grandes economistas liberais. No mais, É uma obra rasa, boa para quem tem pouco conhecimento acerca da política.
Recomendo ''Política é para todos'' para jovens, estudantes do ensino médio, pessoas que não sabem política e para aqueles que querem uma ''revisão'' básica do que já sabem. O livro é raso e curto, pode ser lido em pouco dias, ótimo para ser usado como introdutório a livros densos de política tanto nacionais quanto internacionais. Ademais, por ter uma linguagem acessível pode ser facilmente usado como repertório em vestibulares e coisas do gênero.

LiaLimaCE 24/07/2022

Necessário!
Embora por vezes possa parecer repetitivo, acredito que o objetivo da autora foi alcançado, pois o livro é didático, claro e simples de entender (obviamente para alguém com um mínimo de fluência e compreensão leitora). Além de necessário para o entendimento dos temas abordados (muitos), entendo que a leitura também serve como um exercício de auto reflexão sobre como estamos lidando com a situação política e social atualmente.

Flá 11/08/2022

Leitura essencial para todo Brasileiro
Por mais que muitos acreditem que política não se discute, este é um tema que precisamos trazer cada vez mais para o debate, pois tudo é política e nada melhor do que discutir com propriedade, que é a proposta da Gabriela Prioli aqui.

Primeiro, é importante destacar que esse livro quer mostrar uma visão geral sobre alguns pontos que envolvem a política, como sua origem, como funcionam e quem faz parte de cada um dos três poderes, partidos, votações, eleiçôes e afins, o livro não se aprofunda muito em nenhum tema e essa é a intenção mesmo: dar uma visão geral sobre o assunto.

Apesar de não opinar muito no livro, utilizando ele mais como um guia mesmo, Prioli deixa seus pontos claros, a definição sobre o lado que vai seguir na "guerra política" fica reservada ao leitor, eu mesmo discordo da opinião dela sobre cargos de confiança, mas entendo o ponto dela.

O livro é acessível e de fácil compreensão, a leitura é rápida e uma porta de entrada para livros que queiram ir mais a fundo em temas políticos mais específicos.

@lucasmascarenhas 18/03/2022

Em um mundo marcado pela polarização e radicalização política tão acirradas, o livro é um manual que busca estabelecer termos basilares para entender política, como Estado, o sistema de eleições, cidadania, dentre outros.
A partir de tais conceitos básicos, o livro incentiva para estamos atento às práticas de poder, atuando ativamente no modo como organizamos enquanto sociedade, cobrando, propondo e quando insatisfeitos buscando mudanças. Afinal, ?nossa configuração democrática é fruto de muitas disputas políticas e da construção coletiva de gerações?, ?muitas garantias constitucionais emergiram da pressão da sociedade civil organizada?
?Somos uma das sociedades mais desiguais do mundo; o SUS ainda requer inúmeros avanços; o salário mínimo é insuficiente; o saneamento básico contempla apenas 50% das moradias do país; nossa polícia é uma das mais violentas do mundo; as pessoas negras ainda sofrem com o racismo estrutural?.
Portanto, ainda um longo caminho pela frente para a consolidação de nossa democracia. Urge que atuemos ativamente na política.

Marcelly.Silva 08/08/2022

Leitura introdutória inicial para quem está interessado em saber como de fato funciona a política, democracia, constituição, voto...

Carolina.Marco 15/01/2022

Leiam ?
Livro curtinho e rápido de ler, e que tenta explicar de forma simples algo tão complexo como a política. É um daqueles livros pra se ter na estante e reler de vez em quando pra fixar os conteúdos e nos fazer refletir sobre o nosso papel na sociedade. É uma leitura que recomendo pra todo mundo, pois ajuda a quebrar o tabu enorme que a política tem (pelo menos pra mim).

Belle 04/12/2022

Começar de algum lugar, né?
Acho a política algo muito complexo de compreender, e acho que a Gabriela tentou facilitar bastante esse processo, com uma linguagem mais acessível, porém sinto que preciso reler mais 200x pra entender tudo de verdade.
Não sei se foi completamente acessível como eu imaginei, mas ainda assim, comecei de algum lugar.
É um livro que recomendaria com dedos, pois entendo que ainda não seria fácil para qualquer um. Precisei reler capítulos para ver se entendi mesmo, achei bem denso o conteúdo, não é uma leitura fácil.