Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Suzana 30/11/2022

Gostei bastante desse livro, é realmente para todos. Com uma linguagem muito simples,de fácil compreensão,a autora explica desde conceitos mais batidos,até conceitos que jamais teria a curiosidade de ir pesquisar sobre.
Ao meu ver, política é sempre um assunto chato,ainda mais com esse tanto de conceitos pra explicar,mas vale a leitura para quem tem curiosidade.

rpa1tera 25/10/2021

Leitura básica e essencial
Gabriela escreve de forma simples e didática. É uma leitura básica e essencial para conhecermos sobre o sistema político brasileiro, muitas coisas eu não conhecia tanto e aprendi neste livro: financiamento de eleições e sobre cadeiras dos partidos.
Gustavo.Rubim 25/10/2021minha estante
Ela aprofunda nas questões ou é superficial?

rpa1tera 26/10/2021minha estante
Não em todas, mas por exemplo sobre partidos, sobre a divisão de cadeiras, como os votos são transformados em mandatos, sobre os poderes e suas responsabilidades aprofunda bem! Então, em boa parte sim parceiro!

Keila 24/06/2022

Democracia
Necessário para aqueles que assim como eu, não se consideram tão politizados.
Esclarecedor, além de trazer reflexões sobre como podemos nos posicionar na sociedade, quais são nossos deveres e direitos como cidadãos participantes de uma democracia.

daniel.vasco.716 21/01/2022

Política é para todos vale-se da história e da constituição, além de autores renomados e exemplos plausíveis para ganhar corpo. Começa pelo esclarecimento do que é política até chegar ao que é Estado.

csartoretto 08/11/2021

Esse livro deveria se chamar política pra quem não sabe nada de política. Mas pode e deve ser lido por todos.
Didático e com uma linguagem acessível, explica o básico da política brasileira, formação de partidos, sistema político e atribuições de cada um dos poderes, sem cair em espectros ideológicos. Te prepara com o mínimo pra ter uma conversa de bar sem passar vergonha.
Super indico.

Alice - Avesso do Caos 18/11/2021

Envolvente
O livro faz a gente repensar a máxima "política não se discute" nos apresentando de maneira leve e direta o tão complexo cenário político brasileiro. Esclarecedor e envolvente.

Giuliana 10/09/2022

Política é para todos
Um livro curto e explicativo sobre o processo de eleição, como funcionam partidos e coligações, fala tbm sobre nosso dever e direito nisso tudo.

Marcinha 09/12/2021

O conteúdo faz jus ao título!
Falando de política sem gerar exaustão, mas anseio e curiosidade de conhecer mais o assunto.

Vocabulário claro e didático, o que é ótimo para qualquer leigo no assunto.

Por se tratar de uma figura pública e com destaque em sua fala, ao contrário do que se possa imaginar e criar expectativas, as pautas esclarecem e explica o que é o que, mas nos dá a missão de pensar e agir por si.

Além do passeio por todos os âmbitos da democracia de forma objetiva (sem firulas), vamos dos fatos históricos aos temas atuais. Isso mesmo, nossos dias atuais ali estão.

Dividi a leitura em dois dias e aquela sensação de ouvir a voz e os gestos da Gabi na narrativa. Para quem a acompanha são muito reais.

Luu 20/12/2021

Uma curta introdução a política democrática
O primeiro livro da Gabriela Prioli é curto e direto, com pequenos capítulo que respondem pequenas perguntas básicas sobre democracia e política. A leitura é fácil e as referências que ela usa são muito boas e imparciais ( o máximo possível), assim é um livro que dá pra se dar para pessoas com diferentes perfis políticos.

Pessoalmente, achei bem simples as análises sobre o tema e que não me apresentou nada novo, mas deve ser porque já estou familiarizada com essas informações básicas. Mas para para aqueles que desejam uma introdução a política democrática, é um bom livro.

Anny 17/02/2022

?Política é para todos?.
Ler esse livro me fez sair da minha zona de conforto. A autora, comentarista política, professora universitária, além de advogada, Gabriela Prioli, nos explica as estruturas políticas do nosso país, e nos ajuda a enxergar além do que nos foi e ainda é ensinado através das redes sociais e veículos de informação. Ao decorrer da leitura, ela faz comparações com sistemas políticos de outros países, explica sobre a república federativa, como participar da política além das eleições, a importância da democracia, como detectar fake news, pesquisar notícias e artigos em fontes confiáveis, e etc.
Por ser um assunto que não somos incentivados a nos inteirar com frequência, em alguns momentos foi um pouco cansativo para mim, mas o aprendizado que o livro traz não tem comparação. Vale muito a pena ler!

RAFAPREIS 25/10/2023

Política.
Com esse livro ninguém pode dar a desculpa que entende nada de política. Não é só sobre como as coisas funcionam mas sim como elas devem ou deveriam funcionar. Outro ponto importante é que para estudantes de Direito, esse livro pode ser super útil, trazendo de forma simples e bem explicada diversos itens da constituição de 88.
Livro pequeno de fácil leitura.
Com um pouquinho todos os dias da para lê-lo numa semana tranquilamente.

Giovanna 21/08/2022

Um livro bacana, que ensina o básico sobre os termos políticos. Demorei um pouco pra ler ele, então quando está mais pro final já tinha outra forma de vê-lo, o que foi bem interessante.

Sssa_silvia 21/01/2022

Primeiros passos
Bem, achei o livro simples e pratico. Acho que a intensão da autora é realmente fazer uma ampla abordagem sobre os princípios básicos da política para leitores iniciais. Gostei das referências e do desenvolvimento dos temas no decorrer da obra! Vou indiciar aos meus alunos que não entendem de política e precisa urgentemente começar a entender!!!

Gustavo.Martins 08/12/2021

Política é para quem tem paciência.
Para aqueles que já assistem a Gabriela no YouTube ou Instagram, o livro é um grande complemento, reunindo muito do que ela já falou e fala, agora de maneira mais ampla.

Livro super acessível para quem, assim como eu, fica perdido nesse mundo da política brasileira. Nesse livro da Gabriela Prioli, é possível se orientar melhor nesse caos e entender que a maior parte é só barulho de pessoas que não entendem política, mas que não admitem e preferem gritar a primeira palavra ecoada do político favorito.

Mas o assunto é complexo, e no final do livro existem inúmeras referências e indicações que podem, e devem, ser usadas para continuar se aprimorando para entender e participar ativamente da própria vida política.

Exige muita paciência, muita razão e um pouquinho de emoção.

Boa leitura. Parabéns pelo livro Gabriela.