Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Lavi 12/08/2022

Para mim, uma das coisas que mais temos que ler sobre é a política.
Assim, saberemos nossos direitos, deveres, de quem podemos cobrar.

Uma das partes mais interessantes do livro foi sobre as fakenews. A escrita da autora é muito fluída, mesmo um assunto tão complexo, acaba por ser de fácil compreensão.

Paula 11/08/2022

Esperava mais
Achei confuso. Fala algo de constituição, mas sem explicar mais ou melhor do que podemos achar com um Google. Tbm fala um pouco sobre os temas mais recentes de política, como eleição e redes sociais mas achei raso, sem nada a acrescentar no que já se sabe como ?senso comum?. Gosto da autora, mas acho que ela pode melhorar para os próximos!

Luma 02/02/2023

Ótima narrativa! Recomendo super para quem quer começar a se integrar nesse mundo da política. É a introdução de tudo, assim como diz o título : política é para todos. Livro gostoso de ler. Alguns assuntos complexos , mas nada assustador.

Felipe Lapa 12/10/2021

Política é para todos
Eu sempre quis ler assuntos relacionados a política, mas não sabia por onde começar. Quando vi o livro da Gabriela Prioli, eu simplesmente pensei "é disso que eu preciso!".

O livro traz alguns conceitos e discussões sobre política e da democracia. Não há uma linguagem difícil e as explicações são fáceis de entender.

É um livro perfeito para quem quer entender alguns conceitos antes de começar a estudar política de forma mais aprofundada.

ekatherinah 27/07/2022

é possível ver o título expresso em cada página deste livro
conheci a Prioli pelo canal do YouTube e gostei muito de como ela busca expor temas complexos de forma fácil de entender sem ser prolixa ou superficial servindo de referencial para quem está começando e mantendo como valor que cada um tenha o próprio posicionamento.

nesse livro é exatamente essas coisas que encontramos. Várias vezes senti que poderia ser um vídeo dela explicando as coisas e não um livro sobre um tema tão complexo. A autora não se propõe a destrinchar tudo ou ser extremamente acadêmica, mas sim dar o básico e o atual para começarmos a engatinhar no tema ? por isso acho que para quem é nível avançado no tema o livro talvez não agregue tanto.

a estruturação do livro é muito dinâmica. Nada de fixar em iniciar com definições históricas, explicações acadêmicas e depois sim as dúvidas comuns e questões atuais. Ela muda a estruturação deixando focado no que é importante então as vezes começa com uma provocação ou uma dúvida/reclamação comum, explica intercalando com História quando pertinente, usa de exemplo casos históricos, adiciona explicação comparativa do modelo brasileiro com estrangeiros e sempre que possível reforça a ideia de que somos responsáveis também pela nossa democracia adicionando sugestões de como colocar esse conhecimento todo na prática. Não fica maçante, fica fácil de acompanhar o raciocínio na maior parte do tempo (dificulta um tiquinho quando são muitas informações, mas nada que anotação e releitura não resolva), o vocabulário procura ser o mais acessível possível sem prejudicar a expressão do tema. Confesso que fui esperando algo de tom mais acadêmico, mas me surpreendi positivamente.

considerando que o assunto é complexo e inesgotável serve muito de próxima parada as referências que ela deixa na seção Para Saber Mais incluindo filmes e séries que tenham a ver com o tema, o que achei uma abordagem atual! Para mim será um livro de consulta e referencial além de uma recomendação sempre presente para quem estiver querendo se achar nesse mundo e exercer seus direitos e deveres de forma responsável e crítica ao invés de só reclamar na frente das telas.

Jana.Nunes 26/11/2021

Leitura super necessária. Livro fácil de ler e nada cansativo. Muito bom para quem quer aprender ou aprender mais sobre politica

joaoguilhermerm 14/11/2023

Introdução a Política
Pensar, discutir e refletir sobre política, tem gerado um dos mais embates nas diversas classes sociais na atualidade. Algo que deveria ser tratado com bastante racionalidade e responsabilidade, se tornou instrumento de manobra de fanáticos mundo a fora.
A melhor forma de entender e discutir política é aprender conceitos e os posicionamentos atuais. O livro Política é Para Todos, da Gabriella Prioli trata dos principais, abordando todos de maneira simplista e linguagem acessível, mostrando o cenário em eles se aplicam.
Tendo sido lançado em 2021, ele se antecipa a todo cenário político que alimentou as eleições presidenciais de 2022, mostrando como o cenário estava sendo construído baseado em fanatismo, como a campanha se desenharia, como a internet se tornou uma das maiores ferramentas alcance político e como se estabeleceram os limites, que se tornaram necessários.
Apesar de básico, o livro instrui qualquer um que busca conhecimento. Ele traduz a constituição para um texto simples que mostra como a estrutura política do Brasil foi construída. Dessa forma, com conhecimento, conseguimos nos proteger de discursos baratos e fake News que se espalham por todo lado, e buscam manipular as pessoas.

Joao 06/06/2023

Uma aula
Pensei que o livro seria mais gostoso, que a leitura fluiria de uma maneira suave. As 272 páginas podem ser lidas bem rápidas, mas isso significa que seja suave ou gostosa.

A respeito do conteúdo, não há o que criticar. A autora é mega inteligente, sabe muito. Em poucas folhas, consegue explicar um conteúdo difícil, fazendo-o parecer fácil aos nossos olhos.

Bom, não tenho muito o que falar. Em resumo, esse livro serve bastante para compreendermos um pouco mais sobre nosso sistema político, porém, faz-se necessário o aviso: cuidado com a ressaca literária.

Para quem quer ler, não espere que o livro lhe transformará em um mega expert, pelo contrário, você, ao fim da leitura, terá uma simples compreensão. Penso que para um melhor aproveitamento e aprofundamento, as páginas finais, com dicas de filmes, séries e afins, são indispensáveis.

Sabrina758 07/11/2021

Este livro se propõe a fazer um apanhado para que os cidadãos se engajem mais nas decisões e cobranças relativas a política, afinal é um papel que cabe a todos nós. Em alguns momentos é bastante prolixo, em outros, sinto que merecia mais discussão acerca de alguns tópicos. Mas, enquanto um livro introdutório, entendo que a Prioli deu apenas o pontapé inicial para que as pessoas iniciem seus estudos e envolvimento a partir daqui, e não enquanto um "final".

Mima 20/02/2023

Didático e contextualizado
A escrita é muito didática, cheia de exemplos e referências a acontecimentos reais na política. O que eu mais gostei foram as partes que detalharam algum assunto em relação ao Brasil, além de quando eram apresentados dados referentes à participação das mulheres e outras minorias na política.

Luiza2527 19/02/2022

Política é para todos
Há algum tempo acompanho o trabalho de Gabriela Prioli e sempre admirei a forma com que ela se comunica, argumenta e informa. Esse fato também se aplicou ao livro da autora.
"Política é para todos" é um livro que vai tratar sobre os conceitos básicos e o funcionamento do sistema político brasileiro. A ideia é bem simples: informar o leitor brasileiro sobre o mínimo que é necessário saber sobre a política.
Nesse sentido, Gabriela Prioli se dedica na explicação do que é o estado, os três poderes, a república federativa, os partidos, como funciona as eleições... Enfim, de fato, um livro básico, informativo, introdutório e, para mim, essencial para aqueles que, como eu, pouco entendiam sobre o tema.
Além disso, é importante dizer que a autora também sabe se fazer entendida. Ela utiliza uma linguagem acessível a todos e explica todos os termos que carecem de explicação.
Em resumo, recomendo a leitura, pois foi uma ótima experiência para mim.

Suzana 30/11/2022

Gostei bastante desse livro, é realmente para todos. Com uma linguagem muito simples,de fácil compreensão,a autora explica desde conceitos mais batidos,até conceitos que jamais teria a curiosidade de ir pesquisar sobre.
Ao meu ver, política é sempre um assunto chato,ainda mais com esse tanto de conceitos pra explicar,mas vale a leitura para quem tem curiosidade.

Marcinha 09/12/2021

O conteúdo faz jus ao título!
Falando de política sem gerar exaustão, mas anseio e curiosidade de conhecer mais o assunto.

Vocabulário claro e didático, o que é ótimo para qualquer leigo no assunto.

Por se tratar de uma figura pública e com destaque em sua fala, ao contrário do que se possa imaginar e criar expectativas, as pautas esclarecem e explica o que é o que, mas nos dá a missão de pensar e agir por si.

Além do passeio por todos os âmbitos da democracia de forma objetiva (sem firulas), vamos dos fatos históricos aos temas atuais. Isso mesmo, nossos dias atuais ali estão.

Dividi a leitura em dois dias e aquela sensação de ouvir a voz e os gestos da Gabi na narrativa. Para quem a acompanha são muito reais.