Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Bia 16/10/2022

Introdução à política de maneira simples e direta
A autora ensina sobre política de uma forma simples e didática, sendo o livro uma ótima ?porta de entrada? para quem quer entender mais sobre o assunto. Ela explica sobre como funciona a máquina pública, um pouca da história da democracia brasileira e ainda quais são os principais desafios da democracia atual.

joedsonfrl 06/02/2022

Boa introdução à política
O livro tem um caráter bem introdutório com uma linguagem simples e acessível à todos! Vale a leitura pra se familiarizar com questões a respeito do processo político-eleitoral, financiamento de campanhas, coeficientes eleitorais (e entender porque raios os partidos políticos enfiam candidatos ?palhaços? pra angariar votos), participação social etc.
A única ressalva é o fato do livro se alicerçar demais em exemplos atuais da política brasileira e americana (compreensível); mas isso o faz deixar de ser atemporal para se tornar algo datado.

Bibliotecadabri 08/05/2023

Política é para todos
De maneira geral, achei o livro bem mamão com açúcar. Isso porque a discussão é bem simples e rasa, não se aprofundamento nas questões. Mas com isso, não quero dizer que é um livro ruim. Essa foi justamente a intenção da escritora. Nós estamos em uma sociedade frágil e, por isso, o nível de informação é muito baixo.
Ao pontuar que política é para todos, Priori discute questões básicas e principais do que é esse universo político, demonstrando como todos devem se preocupar e participar ativamente. Então, o livro é basicamente um manual de instruções para aqueles que querem começar a entender mais o universo da política.
Ela explica conceitos básicos e o próprio formato da política no Brasil, aponta os principais problemas e as maneiras que o leitor pode começar a se envolver para além das eleições. É uma leitura rápida, simples e importante e me faz pensar em como ha uma grande maioria que é ignorante no assunto, principalmente no contexto de desinformação que nos encontramos. Pra mim, seria um livro ideal a ser cobrado nas escolas, por exemplo.

Hinata Oliver 30/01/2022

Menos emoção e mais razão.
Como a Gabi sempre diz: "Menos emoção e mais razão".
Sou uma grande fã da autora e acompanho o canal dela há algum tempo. Sempre gostei da forma como ela coloca suas opiniões e de como ela explica de um jeito simples temas tão complexos.
Esse livro é ótimo para quem não entende muito de política e está procurando saber mais desse assunto que está dominando as redes sociais.
Até porque é vital você ter conhecimento daquilo que defende.

MarianaSATasca 21/06/2023

Viver é um ato político
Viver é um ato político. Todas as nossas ações e omissões diárias, sejam elas grandes ou pequenas, são políticas: quer seja porque a lei proíbe, quer seja porque obriga ou permite.

Nossas opiniões, predileções e comportamentos sociais são também políticos. O que (des)gostamos, o que (não) toleramos e o que (não) fazemos nos aproxima de alguns grupos e nos afasta de outros.

Nada, portanto, é totalmente livre e fruto do puro arbítrio. Saber disso é tomar consciência de parte fundamental de quem somos e de como vivemos.

?Política é para todos? é uma excelente porta de entrada para o universo político-social. Gabriela Prioli, com sua escrita fácil, transforma conceitos fundamentais de organização de Estado, e o impacto de nossas ações sobre ela, em uma leitura agradável e rápida.

Prepare os post-its e marca-textos! Tem muita coisa interessante que com certeza você irá querer grifar!

°Patt~Siilva° 10/07/2022

Educativo e esclarecedor
Em meio a tanta "polarizacão" que vemos nos meios digitais e outros, este livro é um bom caminho para aprender os conceitos - não diria básicos, mas de linguagem de fácil entendimento - sobre cidadania e exercício da política, no dia a dia, em uma sociedade.

Todos deveriam buscar por conhecimento, aprendendo sobre os conceitos e leis, que envolvem a cidadania e política, em nossas vidas, ao invés de apenas se basear em "notícias de jornais ou na internet", que em grande parte dos casos, são cheias de "fake news". Pensar sobre esses assuntos, por leituras e outras formas de aprender, por nossos próprias conclusões, e menos por opiniões "alheias".

Leitura indispensáveis nos dias atuais.

Paula 11/08/2022

Esperava mais
Achei confuso. Fala algo de constituição, mas sem explicar mais ou melhor do que podemos achar com um Google. Tbm fala um pouco sobre os temas mais recentes de política, como eleição e redes sociais mas achei raso, sem nada a acrescentar no que já se sabe como ?senso comum?. Gosto da autora, mas acho que ela pode melhorar para os próximos!

Lavi 12/08/2022

Para mim, uma das coisas que mais temos que ler sobre é a política.
Assim, saberemos nossos direitos, deveres, de quem podemos cobrar.

Uma das partes mais interessantes do livro foi sobre as fakenews. A escrita da autora é muito fluída, mesmo um assunto tão complexo, acaba por ser de fácil compreensão.

Jana.Nunes 26/11/2021

Leitura super necessária. Livro fácil de ler e nada cansativo. Muito bom para quem quer aprender ou aprender mais sobre politica

Lukinhas 30/11/2022

Explicativo
Um livro com uma ótima didática, entendi direitinho como funciona no geral o sistema eleitoral brasileiro e várias curiosidades, também refleti sobre coisas q nunca tinha me dado ao trabalho de pensar sobre.

Sabrina758 07/11/2021

Este livro se propõe a fazer um apanhado para que os cidadãos se engajem mais nas decisões e cobranças relativas a política, afinal é um papel que cabe a todos nós. Em alguns momentos é bastante prolixo, em outros, sinto que merecia mais discussão acerca de alguns tópicos. Mas, enquanto um livro introdutório, entendo que a Prioli deu apenas o pontapé inicial para que as pessoas iniciem seus estudos e envolvimento a partir daqui, e não enquanto um "final".

Ronnayse 18/12/2022

Com uma linguagem acessível e didática, Gabriela Prioli nos introduz aos conceitos e funcionamento da política. Podemos dizer que o livro funciona como um guia para quem quer entender sobre política mas não sabe por onde começar.
A autora discorre desde os conceitos de Estado e política, explicando o que é uma República, autoritarismo e democracia, e os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. Nos explica para que e como funcionam os partidos politicos e como são financiadas as eleições. E tambem o papel dos eleitores no processo democrático bem como participar da politica para além das eleições.

ROSA 10/08/2022

Didático sem soar professoral. Esclarece sem rodeios, mas com exemplos do dia-a-dia como e por que política é assunto do meu, do seu, e do interesse coletivo - afinal, qualidade de vida diz respeito a conquistas não só pessoais, mas também sociais. Segurança, Saúde e educação, por exemplo, eu tem pra todos ou o caos se instala (grifo meu).
Se nós não ocuparmos o lugar que nos cabe, alguém vem e ocupa. E daí vem a força dos lobbys que decidem pra si os (des)caminhos da sociedade. Ou vcs acham que o Centrão é o que é sem a ajuda da nossa omissão??
Leitura obrigatória nesses tempos de muito achismo e pouquíssima informação.

Felipe Lapa 12/10/2021

Política é para todos
Eu sempre quis ler assuntos relacionados a política, mas não sabia por onde começar. Quando vi o livro da Gabriela Prioli, eu simplesmente pensei "é disso que eu preciso!".

O livro traz alguns conceitos e discussões sobre política e da democracia. Não há uma linguagem difícil e as explicações são fáceis de entender.

É um livro perfeito para quem quer entender alguns conceitos antes de começar a estudar política de forma mais aprofundada.

Gabi 21/01/2022

Livro bem técnico, com um apanhado de pessoalidade, que, para quem acompanha a Gabriela, parece que ela está explicando pessoalmente os temas. Leitura direta, em alguns momento um pouco densa, mas porque o assunto em si demanda mais tempo para exposição. Livro excelente!