Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Séfora 20/08/2021

Bom livro.
É um bom livro para quem quer entender como funciona a política do nosso país. Ele não vai aprofundar em nenhum assunto (até mesmo porque não são muitas páginas), mas vai dar um panorama geral para que você entenda muita coisa.

Eu sou formada em direito, trabalhei com direito público municipal durante 4 anos no legislativo, então não li nenhuma novidade nesse livro.

Mas, como diz o título, política é para todos e com esses conceitos, a autora pode esclarecer a mente de muitas pessoas em relação à política brasileira.

Atalita.Zonzini 04/05/2022

Olha essa Gabriela sendo a fada sensata nesse livro assim como é em seus vídeos. Política explicada para leigos de forma clara e simples. Adorei!

Thixgu 18/10/2021

Excelente
Livro vai direto ao ponto e mostra como funciona a política de nosso país (e até sistemas de outros lugares do mundo), é o tipo de livro que se lê grifando as partes principais.

Raphixxx 12/07/2022

Leitura didática sobre política
A escrita da Gabriela é didática e de fácil acesso a entendermos um pouco sobre como funciona a política.

Esperava que o livro abordasse temas com mais aprofundamento, mas o que temos aqui é nada menos que uma pincelada de leve por cima sobre política. Foi uma leitura importante, dada a circunstância por estarmos em ano de eleição, então um ensinamento à mais para leigos faz diferença.

Fernanda 15/01/2022

Introdução acessível sobre como funciona a política
Gabriela Prioli, em uma linguagem acessível a todos, explica o básico sobre política e como debatê-la de forma racional, expondo pontos como: o que é uma democracia e para que serve uma constituição? Quais são as atribuições de cada uma das três esferas de poder?

Flávio 20/09/2021

Livro incrível ??????
Um livro de leitura simples, com um grande e objetivo, levar política a todos esfera de eleitor. Desde daquele mais ativo como aquele mais passivo. O livro vem colocar pingos nos is num assunto que muitos não gostam de debater. Para quem quiser se aprofundar mais, e legal dar uma olhada no canal do YouTube da autora, Menos emoção e mais razão.

Ster 06/01/2023

Menos emoção e mais razão.
Um livro extremamente necessário na estante de cada brasileiro. Adota uma linguagem simples e fácil compreensão. Ela aborda a política de modo amplo como também, de modo, simples, aquele feito na rua da sua cidade.

José Marques 24/08/2023

Política tem que ser para TODOS!
Livro: Política é para todos, Gabriela Prioli (@companhiadasletras)

A política no Brasil nos últimos 15 anos está na pauta de debate e discussões de todo povo brasileiro, isso desde os encontros familiares aos domingos, passando pelas mesas de bares entre amigos, até debates acalorados entre comentaristas políticos de rádios, Tv e podcasts.

Porém, infelizmente, muito desse debate é abastecido por fakes news e desconhecimento básico da estrutura do Estado.

Nessa perspectiva, Gabriela Prioli apresenta seu livro Política é para todos, como um convite para qualquer um que queira entender um pouco sobre o Estado, política, funções dos Poderes, eleições, democracia e outros temas.

A proposta da autora não é para atender o público acadêmico ou especialistas de plantão, mas para a pessoa que pretende compreender, sem o perigo de cair num emaranhado de palavras e raciocínios complicados!

Recomendo sem dúvida.

Bru 15/11/2022

Ótimo para aprender mais sobre política
?Sem conflito não há democracia, pois só os regimes autoritários reprimem os impasses políticos e tentam impor uma visão única.?

Sempre gostei da Gabi e quando soube que ela lançaria um livro fiquei super ansiosa pra ler. Acabei demorando mais que o planejado por ser um assunto mais complexo, mas foi muito enriquecedor! Conteúdo didático e delicioso de ler. Recomendo demais!

Cris 04/01/2022

Para ler em 2022 antes das eleições ??
Uma rica forma de revisitar as aulas de história da escola, um momento especial para leitura e entendimento sobre política, eleições, diferença entre autoritarismo e democracia, qual o papel do eleitor entre outros temas que não desenvolvemos em nossa CULTURA POLÍTICA.
Vale a leitura, a autora oferece uma escrita clara, contendo dados importantes, exemplos atuais, artigos da constituição e ensinamentos essenciais que todo eleitor deve ter.
Gabi 04/01/2022minha estante
Estou com muita vontade de leeeer

Angelica.Shihara 19/01/2022

Vamos sair da caixinha?
A polarização da política está cada dia mais em alta e não podemos deixar isso acontecer. Vejo que a leitura de bons livros de autores especialistas na área é a saída para encontrarmos um equilíbrio nesse extremismo político que estamos vivenciando hoje.
Este livro traz um conteúdo básico para o leitor se encontrar no assunto e aprender pontos que muitos desconhecem. A autora usa uma linguagem bem suave e de simples entendimento para quem é leigo no assunto.
Eu recomendo a leitura!

Daiany 18/01/2022

Didático
Gostei da leitura, o livro é bem didático. Fala de forma resumida de como funcionam os três poderes no Brasil, a política, o papel do povo nas eleições. Fala também sobre a democracia e cita alguns dos momentos marcantes na história do país dos últimos tempos.
O assunto política, admito, nunca tive muito interesse. Mas estou em processo de estudos e nunca é tarde para adquirir conhecimentos e mudarmos de ideia. :)
Vou deixar uma das frases que retiro dessa leitura: "A democracia é um sistema complexo, trabalhoso e imperfeito. Mas é o melhor caminho para construir sociedades mais prósperas, criativas, justas e fraternas."

Majú 19/02/2022

Ótimo livro introdutório
Esperava uma leitura chata e maçante, mas me deparei com uma extremamente fácil de ser compreendida. Sanou muitas dúvidas minhas sobre a política brasileira e é um livro muito bem organizado e atual.

Luiz Henrique 14/08/2022

Política é para todos
Excelente leitura! Apesar de diversas passagens complexas devido as complicações do nosso sistema político, é um livro essencial e fundamental para o cidadão brasileiro comum. Vale a leitura, e a releitura até se ter um entendimento pleno do que a autora expõem, pois trata-se de uma abordagem superficial mas muito elucidativa e acessível a respeito de um tema urgente, necessário e intrincado.

joedsonfrl 06/02/2022

Boa introdução à política
O livro tem um caráter bem introdutório com uma linguagem simples e acessível à todos! Vale a leitura pra se familiarizar com questões a respeito do processo político-eleitoral, financiamento de campanhas, coeficientes eleitorais (e entender porque raios os partidos políticos enfiam candidatos ?palhaços? pra angariar votos), participação social etc.
A única ressalva é o fato do livro se alicerçar demais em exemplos atuais da política brasileira e americana (compreensível); mas isso o faz deixar de ser atemporal para se tornar algo datado.