Detalhe menor

Resenhas - Detalhe menor

1 | 2 | 3 | 4

Ligia.Carvalho 05/12/2021

Angustiante
Detalhe menor é dividido em duas partes, onde acompanhamos dois personagens, um militar israelense e uma palestina, separados pelo tempo e por barreiras históricas, políticas, culturais, religiosas.

O pano de fundo é a guerra de 1949, no qual soldados israelenses atacam um grupo de beduínos, dizimandos a todos, com exceção de uma jovem, que é estuprada por eles.

O passado e o presente, o medo, as trincheiras e a poeira da guerra. O sofrimento e a banalidade da violência.

Ygor Gouvêa 04/10/2021

Livro intenso mas sutil. Dividido em duas partes, a primeira em terceira pessoa, próxima a um oficial israelense um ano após a Nakba, e a outra em primeira pessoa, narrada por uma palestina em busca da descoberta de uma história. Existem muitos espelhamentos entre elas, ressignificações, sempre perpassando pelo símbolo do apagamento de uma cultura, de uma história. Com poucos detalhes a autora consegue nos mostrar o estado de exceção que vive o povo palestino. Ainda sobre a transição de uma parte pra outra, é passada inicialmente a ideia de que se passam num mesmo tempo, quando na verdade a segunda parte se passa décadas depois, introduzindo uma ideia de um passado q não passa, de viver um tempo perpétuo marcado pelo trauma, pela ruptura, o que pode ser uma das grandes chaves do romance. Também é um texto verborrágico, dá detalhes de coisas que as vezes soam aleatórias, como se os narradores não soubessem bem o que relatar, o que enfocar, o quadro é sempre um pouco deslocado, como a própria história que conta, já que atingi-la não se é possível, nem mesmo é possível saber por que vias se atingiria, o que torna o texto fragmentado, por mais que seja fluido.
jota 04/10/2021minha estante
Pela sua resenha parece interessante. Anotei.

Ani C 12/09/2021

?No verão de 1949 ? um ano depois da Nakba, episódio catastrófico que expulsou mais de 700 mil palestinos de suas terras ?, soldados israelenses atacam um grupo de beduínos no deserto do Neguev, dizimando a todos, exceto uma adolescente, que é capturada e violentada. Anos mais tarde, uma palestina busca desvendar alguns dos detalhes que cercam o caso. Com uma prosa inquietante, este livro ressoa de maneira fervorosa a experiência da expropriação.?

Editora Todavia

carolmc_ 08/09/2021

Angustiante
Um breve relato de como funciona o apagamento de uma cultura, de um povo, da vida de pessoas comuns.

1 | 2 | 3 | 4