Metanoia

Metanoia Cora Menestrelli
Cora Menestrelli

Resenhas - Metanoia

Vicx 15/09/2023

?Daniel era, definitivamente, o seu inferno particular.????
Eu amo livros com a temática desse. Teve de tudo um pouco. Uma história com bastante comédia, ódio (e põe ódio nisso!) e será que romance? ?
O livro já começa com Daniel, que acorda em um lugar diferente e logo percebe que está encrencado. Morrendo de dor, ao andar pela casa, encontra com seu antigo treinador. Ah, e Daniel William Xavier é ex-jogador super famoso de futebol. Era o melhor do mundo. Porém, uma tragédia colocou um fim em sua carreira promissora e agora ele tem que conviver com dores diárias e ?dias ruins?.
Voltando ao seu presente, ele fica um pouco nervoso com qual será a reação de Marcos, seu antigo treinador. Daniel tomou uma decisão quando jovem que acabou chateando esse homem. Então ele não fica surpreso quando é chamado para conversar em seu escritório. Mas antes ele vê uma garota no corredor, muito bonita por sinal?
Bom, essa garota é filha de Marcos e também jogadora de futebol. Joga como goleira em um time local e é muito boa no que faz, assim como todas as suas colegas de time. Seu nome é Mariana Dias, uma menina estressada e boca suja que não leva desaforo para casa. Inclusive uma pessoa que ela odeia (?Eu te odeio? foi sua frase de efeito kkkkk) é o William. Ainda mais que foi ela quem o encontrou em uma festa acabadíssimo, super bêbado e teve o desprazer de vê-lo vomitando em seu vestido.
Para o pesadelo de Mariana, ela terá que ser obrigada a conviver com ele por um tempo, já que ele será o novo treinador do seu time. Seu pai fez essa proposta para ele. Ela só não consegue entender por que ele aceitou, pois nos primeiros dias ele demonstrou não ter interesse e até faltava a maioria dos treinos. Ele só poderia estar brincando com a cara dela.
Um dia, a jogadora chega ao seu limite e decide buscar o treinador na força do ódio indo no seu apartamento, pois ele estava atrasado para o treino fazia tempo. Mas aquela decisão lhe traria consequências que mudariam sua vida para sempre. Eles teriam que ficar juntos mais do que nunca?
Ao decorrer do livro, acompanhamos as provações, irritações e discussões de Mari e Daniel. Cão e gato kkkkk (o cãozinho, cadelinha, nem preciso dizer quem é né kkkkkkk). Os apelidos dele ?.
A maioria das brigas sérias desses dois era por, adivinhem? FALTA DE COMUNICAÇÃO. Eles mesmo assumem isso. Ainda mais com Daniel explodindo e falando coisas ruins. Me chateou um pouco ele ter dito coisas para a Mari, mais de uma vez. Mas eu entendi um pouco o lado dele de não saber lidar com a situação, pois ele não foi preparado para essa vida toda que ele teve. Só o colocaram lá e ele simplesmente foi levando a vida fazendo o que gostava e se divertindo. Ele não levava nada muito a sério. Até que isso fosse tirado dele de forma brutal.
Foi um livro bem confortável de ler. Leitura fácil, história cativante, personagens incríveis (Paulo, Fernando, Bruno? muito icônicos). É previsível o que pode acontecer, mas o livro foi bem interessante e me fez querer ler o tempo inteiro. Teve um dia que eu não conseguia parar de ler kkkkk.
Enfim, adorei, adorei. Estava ansiosa para ler e não me arrependo. Recomendo ?

Gleissa.Pereira 15/09/2023

Livro gostosinho de ler
Amei o senso de humor dos personagens principais, livro que fala sobre os encontros e desencontros amorosos. Drama leves e escrita fluida.

mitskiwi. 12/09/2023

Vocês não tem noção do quanto eu sou o daniel. de verdade, nunca me identifiquei tanto com um personagem masc quanto ele.
e pra completar, ele é muito this is me trying e clean da taylor swift (o que faz ele ser mais ainda parecido comigo).

enfim, eu comecei sem botar muita fé mas esse livro é tão bom que mesmo com ressaca literária, eu consegui terminar ?

nezhasgf 09/09/2023

País do futebol, né?
Não sou muito de romances, mas eu tive uma experiência de leitura muito boa com esse aqui. não entendo nada de futebol (ou qualquer esporte, pra ser sincera), porem a cora escreveu de uma maneira que não é preciso saber muito para aproveitar a leitura, e acompanhar a história da mariana e do daniel me fez chutar as minhas cobertas e dar gritinhos o tempo inteiro!! eles sao muito fofos não dá ?

honestamente, metanoia vai muito além de um romance. é um livro sobre relacionamentos, sobre potencial perdido e redescoberto, sobre segundas chances, sobre seguir a correnteza que te leva ao que é seu.

a escrita da cora é muito boa também, livro foda ?

lay 01/09/2023

Segue invicto
O que dizer sobre metanoia?
Já estava a um tempo querendo fazer a releitura do meu livro fav, mas o receio de perceber que não é tão bom assim, me ganhou. Até que a ressaca literária não me deu outra escolha. E eu a agradeço.
A segunda vez foi melhor que a primeira, nunca imaginei q seria possível. Muitas piadinhas, e informações que eu tinha deixado passar fizeram muito mais sentido agora.
Foi uma leitura leve e nostálgica.
Não posso dizer com todas as palavras de que sei os motivos para ser meu favorito, porque não sei, talvez a cora saiba.

Segue o líder, 1 ano no meu top 1

Laura1339 30/08/2023

Livro ótimo pra curar ressaca literária!
O livro tem uma leitura tão fluida que tu lê sem querer parar, mesmo ele sendo clichê é um livro que te encanta. ??

A única coisa que eu senti falar é ter mais informações sobre o pai da mari, como ele venceu o vício, como ele descobriu a doença e se ela avançou.

Sidneia.Ruthes 30/08/2023

Futebol e amor
Daniel e Mari se conhecem desde adolescentes, ela gosta dele mas tenta disfarçar dizendo que não o suporta, deu umas boas risadas, fiquei na expectativa em alguns momentos, uma leitura agradável. Tem namoro de mentira que vai se transformando em sentimentos reais e umas cenas de ciúmes que adoro.

Ana Bia 26/08/2023

Ainda bem que não gastei dinheiro
O livro não é péssimo, só não faz o meu gosto
Para quem está atrás de uma literatura boa e não uma fanfic do wattpad esse livro não é para você.
A leitura é EXTREMAMENTE de fanfic, acho que esse livro era, não tenho ctz. Fiquei curiosa para ler pq vi divulgarem um frase no tiktok, e como era bem enemies to lovers quis ler.
Mas me arrependo, as brigas são bem infantis são os dois se xingando o tempo todo por umas coisas nada a ver. Essa Mariana é uma insuportável e o Daniel um manézão.
Também achei as relações de uns personagens bem forçada, todo mundo era homossexual, ou qualquer coisa nesse sentido. Era uns personagens que apareciam e não tinham nada para agregar.
É isso. Não recomendo.

LivrosdaNalu 25/08/2023

Legal
Eu senti falta do futebol por ser um dos pontos centrais da história, acho que não fez muito sentido eles passarem mais tempo dentro do apartamento do quê treinando pros jogos dela.
Também não gostei do motivo do fake date pq seria muito menos complicado se eles só continuassem com a rotina de antes e fingisse não saber das fofocas. Achei os diálogos muito imaturos pareciam mais dois adolescentes e não dois adultos de quase 30 anos, o que eu justifico o fato de o livro ter sido escrito para adolescentes, a leitura não foi muito fluida pq acho que foi tudo muito lento e sinto que não precisava de 600 páginas pra essa história.
Fora isso, eu acho que a relação de amizade com os personagens secundários funciona bem e o casal principal é fofo.

luAsa98 20/08/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO
Mds eu amei o desenvolvimento desse livro, como as coisas se encaixam e todos os romances paralelos?? a leitura é super fluida, é tão bom de ler, nem percebi o tempo passando;

vou ler alguns livros q comprei recentemente e dps vou maratonar os livros do coraverso, to doida maluca pra ler sinestesia

Luana1549 20/08/2023

Metanoia
Pra ser sincera, demorei um pouco pra decidir a nota que daria ao livro, no começo pensei que seria uma nota maior, chegando em 85% do livro, pensei em dar uma nota menor, mas acabou sendo essa (o que pode mudar eventualmente, com o passar do tempo pensando sobre a história, quem sabe) por tudo que esse livro me fez sentir, tanto em vergonha alheia, quanto em animação, são dois extremos. Confesso que os diálogos me irritaram bastante, para personagens adultos, eles se comportavam como pré-adolescentes, sem contar na quantidade desnecessária de palavrões. Algumas coisas no livro foram bemmm desnecessárias, apenas pra adicionar drama, porque foram totalmente esquecidas no final. Enfim, gostei muito do Daniel, não posso dizer o mesmo da Mariana, mas os dois formaram um casal fofo no final.

Iparisclarke 18/08/2023

Esperava mais
Sabe quando você demora muito tempo pra ler um livro porque tem grandes expectativas e quando finalmente ler ele te decepciona? Foi basicamente o que aconteceu comigo aqui. Pensava que ia ser uma história com grande desenvolvimento e personagens maduros, porém recebi totalmente o contrário.

A protagonista é claramente uma pirralha de 25 anos que trata as pessoas mal de graça, grossa e mal educada e que explode por tudo. O cara é um chato, as atitudes dele não corresponde pra uma pessoa de 30 anos mds, por várias vezes pensei em abandonar um livro, mas todas as vezes continuei com o pensamento que ia melhorar, o que realmente aconteceu faltando 25 páginas pra acabar.

Sobre a história: poderia ser tão superior se não tivesse os plots estúpidos e clichês, sempre quando havia uma reviravolta na história quando era capítulos depois parecia que não existiu nada e voltava para o ponto que estava. Os secundários tiveram mais carisma que os principais, a ponto de me fazer querer ver mais eles do que os protagonistas.

Uma coisa que não faz sentido pra mim é a protagonista falar que ama o pai e que teria desistido de tudo por ele, mas o tal pai mal aparece e quando aparece é como objeto de fundo, se ela ficou perto do pai mais de 5 vezes durante o livro é muito. Enfim, muita coisa foi uma decepção aqui e acho que a história poderia ser menor já que não tinha necessidade de tanta página pra tão pouco desenvolvimento.