Família de quem

Família de quem Ana Sá




Resenhas - Família de quem


32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Senhorita_morland 27/12/2021

Se perdeu na história
O livro começou muito bem com um conto maravilhoso , mas os próximos contos acabaram se perdendo na ideia e ficando bem monótono, me incomoda também a escolha de palavras feitas pela autora, as vezes não fazia sentido para mim. Entretanto, a proposta do livro é muito curiosa e interessante embora a escrita da autora não tenha me conquistado.
comentários(0)comente



Diã 19/12/2021

Maravilhoso!
Comecei a ler o livro sem qualquer pretensão e me surpreendi muito. Livro bem escrito, nos levando a universos regados a dores cravadas pela exclusão social, mas com personagens que teimam em florescer.
Em cada conto um mundo e vários sentimentos despertados.
Ana Sá 19/12/2021minha estante
?


#Caju 01/01/2022minha estante
????????




dani 12/12/2021

Elisas, Luanas, Terezinhas, Josés...
Li ótimos comentários e resenhas e já estava super ansiosa para ler "Família de quem". Como não gosto de fazer suspense, já vou logo dizendo que extrapolou todas as minhas expectativas!

Consegui mergulhar em cada conto de um modo que acho bem difícil acontecer em narrativas mais curtas. Mas cada história me fisgou de um jeito, que não me senti apenas espectadora, me senti mesmo parte da família. Os personagens foram construídos de forma tão delicada e autêntica que geram uma identificação instantânea, uma conexão imediata.

O que me surpreendeu mesmo, foi como cada conto me comoveu profundamente. Alguns são de partir o coração e outros deixaram o coração quentinho. Impossível sair indiferente de qualquer um deles.

Terminei a leitura com aquela sensação de que os personagens eram velhos conhecidos. E pensando bem, eles são! Já devo ter esbarrado com uma multidão de Elisas, Luanas, Terezinhas, Josés. Talvez no mercado, na rua, no ônibus às 5h da manhã... Afinal são histórias da família de quem? Talvez seja a história da sua também.
Eric Luiz 13/12/2021minha estante
Esse foi pro rol dos meus favoritos. Quero muito ler mais textos da Ana.


Cleber 13/12/2021minha estante
Sim, está entre os melhores livros que li esse ano. Quero mais histórias da Ana Sá.


Ana Sá 13/12/2021minha estante
Dani, que resenha mais querida! Fico muito feliz em saber da sua experiência positiva com o livro! Fez o meu dia! ??

E os comentários do Eric e do Cleber foram a cereja do bolo hoje... Com certeza a galera do Skoob são os meus "leitores de escolha" ! ???


dani 13/12/2021minha estante
Ana, eu que agradeço por ter compartilhado essas histórias tão queridas!

Aproveito para unir minha voz ao coro: Queremos mais!


Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Amiga ia ler a resenha, mas vi que era o livro que você me presenteou, vou deixar para ler depois kkk




João Pedro 18/11/2021

Palavras que tocam
Gosto de deixar espaços para as leituras que me atravessam. Aqueles livros que surgem repentinos, embaralhando a ordem de leitura pensada. Prezo por dar atenção ao chamado de uma leitura, ao chamado ao encontro. Leitura é um ritual de encontro entre o leitor e o livro. "Família de quem" chegou assim para mim. Não estava em lista alguma, sequer sabia de sua existência, mas graças a algum algoritmo engraçado tive a sorte de encontrá-lo e, tão logo li a sinopse e alguns comentários, senti a leitura me chamar.

Em cinco contos únicos, que se entrelaçam ao ter como tema central as famílias, Ana Sá, em sua brilhante estreia literária e corajosa empreitada de se lançar como autora independente, transmuda em palavras os sublimes e por vezes delicados sentimentos que permeiam as diversas relações familiares. Diversas também são as facetas e personagens de cada conto, que, cada uma a seu modo, tocam em um ponto diverso do coração. Ao final, não se sai ileso dessa experiência táctil. Ana Sá é autora de palavras que tocam.

Tenho panfletado bastante a obra entre amigos e costumo dizer que é uma leitura que agrada fácil a quem se encantou com "O filho de mil homens", de Valter Hugo Mãe, ou com "Olhos d'água", de Conceição Evaristo.

Apesar de meu conto favorito ser "Madagascar", com menção honrosa a "Dia das Mães", parece que foi o conto "Compotas de amor" que mais imprimiu em mim algo de profundo. Vez por outra me pego refletindo sobre o conceito inventado pela protagonista infante, os seus amigos de escolha. A vida é bem isso, cheia de amigos e parentes de escolha, com os quais nos unimos pelo afeto mais que por qualquer coisa.

"As manhãs da infância e da adolescência de Elisa sempre tiveram cheiro de alho, e não de pão. Alho de mãe que madruga para aprontar as marmitas da família. É por isso que o acordar das periferias tem aroma de arroz ou de feijão. Na cozinha que amanhece já ocupada pelo meio-dia, fartura é um copo de leite ou de café, puro e em pé. Sem tempo de sorrir ou de partilhar a margarina do modo como se ensina na televisão. Mas para Elisa nada disso era incômodo. A gente não sente falta daquilo que desconhece." (p. 5)
Ana Sá 18/11/2021minha estante
Que lindeza de resenha! Caiu um cisco aqui! ???


Kamyla.Maciel 19/11/2021minha estante
João, que resenha maravilhosa!!! Eu ja tinha me interessado pelo livro e pela autora, mas ver o que você sentiu me preencheu de vontade. Falar em filho de mil homens e olhos d?água? certeza que será incrível!!!! Um abraço.


João Pedro 19/11/2021minha estante
Ana ?

Kamyla, que massa! Pode se jogar que você vai gostar. Abraço! ?




Arthur 13/11/2021

Sobre a instituição família
Dermeval Saviani, dentre tantos outros intelectuais, já apontava a influência da instituição família na manutenção ou não do status quo social. Partindo de um relato pessoal, a família pode ser berço de grandes potencialidades, mas também a gênese de traumas e autossabotagem.
Todo esse "preâmbulo" para dizer que Ana Sá perpassa por todas essas nuances em 5 contos. Ambientes familiares com maior ou menor organização, mas em comum, sempre a lembrança das estruturas de opressão socioeconômica tão marcantes em nosso país.
Por falar em opressão, logo de cara se nota a influência de Paulo Freire na escrita, o que é sempre muito bom. Posso, claro, estar enganado, mas essa impressão se reforçou quando li a sessão sobre a autora e vi que ela é pesquisadora na área de Educação.
No mais, é leitura para ser feita com o coração aberto, porque alguns contos vão machucar justamente porque a nossa realidade machuca e, no fim, o livro é sobre o real. Livro muito bom.
Ana Sá 13/11/2021minha estante
Quantas referências boas associadas ao livro, muito obrigada! ?? Conscientemente não foi, mas Freire faz parte do que sou hoje, então gostei de abraçar a sua leitura e ver possíveis ecos dessa influência nos contos. Fico feliz que tenha gostado! ?




Cleber 31/10/2021

Emoção e sentimento
Já faz algum tempo que terminei de ler esse livro e não finalizei por aqui pois gostei tanto que gostaria de deixar a minha impressão. Não sou bom de fazer resenhas, mas aí vai.
Nunca fui um bom aluno, mas lembro que certa vez minha professora de português - um abraço prof. Edna - disse algo que guardei pra mim. Ela falou que a leitura não serve somente para buscar conhecimento e que um bom leitor é na verdade um colecionador de sentimentos, de emoções e principalmente de vivências. Que bonito né?
E é assim que eu me senti lendo os contos da Ana Sá, contos que nos trazem emoções e mexem com nossos sentimentos. Já no primeiro conto pude sentir a indignação e revolta por com as dificuldades que nossa pequena protagonista estava passando e perceber que está historia é tão verdadeira que se repete em diariamente em nosso país. E os próximos contos são de uma sensibilidade incrível, saudades e lembranças dos meus avós, tios e primos do interior surgem num crescente. Um sentimento de carinho e pertencimento nos abarca, quanta emoção! Famílias de diversas formas e todas são família. Como diria uma amiga, esse é um livro pra deixar o coração quentinho e percebe-se que foi escrito com muito cuidado e carinho. Muito obrigado, Ana Sá, por nos proporcionar tantos sentimentos!
Ana Sá 01/11/2021minha estante
Quem ficou com o coração quentinho agora fui eu! ?? Que alegria saber que você gostou, Cleber! Obrigada por essa troca!! ?


Cleber 01/11/2021minha estante
??




Luiz 21/10/2021

Delicado e profundo
Que maravilhosa surpresa encontrar estes contos. Já nas primeiras páginas,senti-me transportado à adolescência e à leitura de autores como Marcos Rey, Ganymedes José e Lannoy Dorin. A delicadeza das coisas singelas, dos sentimentos simples da vida, aliada a uma denúncia contundente das desigualdades e o perene abismo que as pessoas das classes menos abastadas precisam atravessar para conseguir, basicamente, qualquer coisa. A escrita é muito bem amarrada, o texto bem construído e os personagens relevantes, a ponto de nos provocar uma torcida quase desesperada pelo seu sucesso. Muito bom mesmo!
comentários(0)comente



Renata 21/10/2021

Família de quem
Contos incríveis e acolhedores.E o meu preferido foi Madagascar,senti saudades do meu avô,que era tão meu amigo.Gostei demais e recomendo muito.
re.aforiori 23/10/2021minha estante
Já comprei o meu... Ha, ha! ??

Este Madagascar esta fazendo mesmo sucesso, hein!

????




Elaine - @narealidadedasletras 12/10/2021

Emocionante!
Uma das coisas que mais amo na literatura é como ela pode nos acrescentar, principalmente para o nosso crescimento e pra sermos seres melhores.

"Às vezes, nada compensa aquilo que o vendaval toma de nós. "

"Família de Quem" é uma coletânea de cinco contos bem curtinhos, porém fortes, um retrato social perfeito da maioria dos brasileiros.

Ana Sá tem um dom brilhante de nos transportar, fazer sentir, vivenciar cada conto, mergulhei tão profundamente na leitura que me vi  em cada cena lida, me coloquei no lugar de cada personagem aqui apresentado facilmente e de forma única.
P
"Cada um no seu lugar.O verdadeiro  entendimento de geografia daquela casa, que refletia o não lugar que é o lugar  que lhe cabia no mundo"...

Os temas abordados foram de muita importância me tocou profundamente, principalmente sobre a desigualdade social em nosso país.
De forma sensível, poética com passagens singelas e em alguns pontos um pouco mais ácida, Ana soube dosar com qualidade tudo.

?Se procura uma leitura rápida e com temas fortes te indico Família de Quem.
comentários(0)comente



Talita.Lobo 05/10/2021

Encantador
Precisei de uns dias para me aventurar a escrever essa resenha. Terminei o livro com uma euforia muito grande. Nada que eu escrevesse estaria isento de um ?bololô? de sentimentos indefinidos e não bem descritos.
Hoje, mais serena, ainda me pego pensando nos contos, nas personagens, na história. Acho que o que mais me encantou no livro foi projetar um pouco de mim em cada história. Alguns contos pareciam demais com a minha realidade, outros não tinham nada a ver, mas ainda assim eu conseguia me reconhecer em algum cenário, em alguma fala, em algum ponto final. Gosto de leituras que estão assim, perto de mim, acessível às memórias, que fazem morada no pensamento.
Joao 05/10/2021minha estante
Esse livro da Ana é maravilhoso. Alguns contos me fizeram lembrar não da minha infância em específico, mas da atmosfera dela. Livro sensacional.


Talita.Lobo 05/10/2021minha estante
Super experiência!!!!


Eric Luiz 06/10/2021minha estante
Acho que foi minha melhor leitura de 2021 até agora.


Ana Sá 06/10/2021minha estante
Ah, que alegria ter essa troca com você, Talita!! ??




Tamires Durães 28/09/2021

Resgates de infância
Não tive uma infância sofrida, pelo contrário, vivia em um mundo de fantasia e pude desfrutar desse privilégio. A inocência destacada por esse livro muito me emociona, para alguns, mais do que outros, crescer requer um choque de realidade violento e certos momentos deixam feridas permanentes. Me sinto extremamente afortunada em ter o prazer de ler uma obra nacional como essa. Tenho certeza de que nossos contistas clássicos estariam orgulhosos! A escrita da autora é excelente, assim como a construção de narradores crianças. Vale a pena ler e reconhecer a Família de Quem somos!
comentários(0)comente



Tamyres 25/09/2021

Adorei a escrita, adorei todas as crianças do livro. Me emocionei com o Sítio dos Amores demais! Não conhecia a autora e estou muito feliz de ter lido esse livro. Espero que mais livros sejam publicados.

Leitura gostosa, que aborda pontos muito importantes para a nossa sociedade.
Eric Luiz 25/09/2021minha estante
Acho que foi a minha melhor leitura de 2021.


Tamyres 25/09/2021minha estante
Estou até agora sem conseguir decidir qual foi meu conto favorito, Éric. Realmente muito bom


Eric Luiz 25/09/2021minha estante
Madagascar me nocauteou. Rsrs


Ana Sá 25/09/2021minha estante
?




Eric Luiz 08/09/2021

Uma grata surpresa!
Descobri pelo Skoob que Ana Sá tinha lançado seu primeiro livro de contos. Mesmo não a conhecendo (por ignorância minha), resolvi arriscar e adquirir a obra tendo em vista os comentários positivos tanto aqui, quanto na Amazon. Olha, foi uma grata surpresa! Este livro foi um ótimo achado!

São cinco contos fortes, com um retrato social perfeito da maioria dos brasileiros. O conto "Madagascar" me nocauteou, bateu pesado. Foram muitas lembranças dos meus avós que me fizeram chorar.

Ana Sá tem o dom de nos transportar e fazer viver/sentir cada história narrada, e poucos escritores conseguem isso com tamanha qualidade.

Estas são apenas impressões de alguém que realmente se envolveu na leitura de cada conto. Não sou nenhum crítico literário mas, na minha humilde opinião, tenho certeza de que a autora já estreou grande.

Resumindo: Leiam, leiam já!
Everton Vidal 10/09/2021minha estante
Também fiquei surpreso mano. Tive a sorte de encontrar ótimos livros de novos escritores aqui pelo Skoob, e esse da Ana Sá realmente é incrível.


Eric Luiz 10/09/2021minha estante
Uma baita leitura! Para mim, acho que foi a melhor de 2021 até agora.


Tamires Durães 20/09/2021minha estante
Amo contos de autores nacionais, obrigada pela indicação!


Eric Luiz 20/09/2021minha estante
Você vai adorar esse, Tamires. Pode apostar! ?


Shollo 15/12/2021minha estante
Já tá na minha lista.




Dani 26/08/2021

Famílias
Que surpresa grata esse belo livro de contos de Ana, grande indicação da amiga Kênia.
Histórias que me lembraram de Conceição Evaristo, mas que Ana trouxe pra mim uma realidade que me aproxima mais dos personagens dela que os de Evaristo.
Me emocionei em todos eles!
?
Kênia 26/08/2021minha estante
????


Ana Sá 26/08/2021minha estante
Dani, que alegria saber que vc gostou!! E não tenho nem roupa pra esse elogio!??




32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR