Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Tiago.Guedes 14/08/2023

Delinquentes e perturbados
"A Laranja Mecânica", obra-prima de Anthony Burgess, mergulha na mente perturbadora de Alex, líder de uma gangue violenta. O livro questiona a liberdade, o condicionamento social e a natureza da moralidade, explorando a violência como expressão do indivíduo na sociedade moderna. A linguagem inovadora, misturando russo e gírias, amplia a experiência do leitor. Uma narrativa impactante que permanece relevante ao examinar as complexidades da psicologia humana e da cultura contemporânea.

Kevin 13/08/2023

Clássico!
É comum fazer a comparação entre a obra de Burgess e o filme de Stanley Kubrick. Para mim, que assisti ao filme antes de ler o livro, serviu bastante para me situar no ambiente e em relação aos personagens e gírias que eles falam. Essas gírias são, por sinal, um ponto negativo do livro, pelo menos para mim. Eu entendi a intenção do autor em criar a linguagem "NADSAT", uma espécie de dialeto comum aos jovens transgressores. Mas chega a um momento na leitura que se torna extremamente chato ter que ir ao glossário (que na edição original nem existia!) toda hora para descobrir o que significa aquela palavra ou expressão dita pelo personagem.

Laranja Mecânica retrata a falha governamental ao tentar realizar um controle do crime através de um condicionamento psíquico. Como diz um determinado personagem do livro: a bondade só se torna real se partir da vontade do sujeito.

Ludmila177 08/08/2023

Ler um clássico é sempre um mistério para mim. Geralmente paro no meio da leitura e me questiono se estou gostando de verdade, ou se estou me deixando levar pela maioria.
No geral, a leitura começou meio pesada e isso contou como pontos negativos, mas esse mesmo aspecto me fez mergulhar, alguns capítulos depois, na personagem que o Alex é. Admiro obras (independente da mídia) que me fazem sentir coisas diferentes, e Laranja Mecânica me fez sentir medo como eu sinto na vida real (principalmente por ser uma mulher no Brasil), vitória e depois medo de novo.
Foi uma leitura que me proporcionou breves momentos de reflexão e de imersão - e, devo dizer, que de diversão também. Acho que é isso, um clássico é um clássico, e ele impacta as pessoas de jeitos diferentes.

_clarasteinn 07/08/2023

Um mundo em que gangues adolescentes lideram um mundo com suas atitudes grotescas e seu dialeto ?nadsat?. Em que surgem diversos momentos do livro reflexões sobre moralidade, livre arbítrio, autoridade e religião.
Esse livro foi pra mim realmente impactante. Primeiro por conta, obviamente, do dialeto dos personagens, sério, parecia que não sabia ler. Porém surprendente eu estava me achando louca por estar entendendo e falando ?horrorshow?, ?veshka? ou ?starre?. Segundo, as cenas e todos os crimes realmente me chocaram e me fizeram ter nojo dos que estavam envolvidos, porém depois entendi como aquele mundo havia mudado para um absurdo. As reflexões que o livro traz realmente me deixaram pensando sobre a dualidade do bem e do mal e que eu com certeza irei usar alguma das frases dele na minha próxima redação.
Ele tem bem pouquinhas páginas, porém foi um pouco demorado em comparação com meu ritmo de leitura normal, principalmente por ter uma linguagem mais difícil. Achei incrível a divisão de capítulos como se cada um fosse a idade do Alex, aos poucos amadurecendo e no final completando 21 (que é a maioridade nos eua) ?crescido?.
Peguei esse livro emprestado do meu professor de português e realmente não me arrependo de ter pedido isso a ele, foi uma leitura única e que me chocou bastante. E estou doida para completar os 4 clássicos das distopias!??

osaif 06/08/2023

Natural como uma laranja mecânica
QUE FINAL??
e que livro bommmm, o filme tbm vale super a pena, bem fiel a obra.
Eu nao sei nem por onde começar uma resenha desse livro pq eu tenho tantos comentários, ideias, e reflexões que eu ficaria aqui digitando por horas.
me conquistou completamnte, tanto o livro como o filme viraram uma das minhas obras favoritas ??

05/08/2023

Laranja mecânica
Ó, meus irmãos...
Bratis, gostaria apenas de shazatar que vale muito a pena gastar malenk tia pecúnia para kupetar este livro.
O que você sabe e acha sobre a eficácia da utilização de métodos de condicionamento como tratamento ou forma de aprendizado?
Em laranja mecânica você vai ser apresentado a uma dessas possobilidades: a Técnica Ludovico.
Então, skorre, pega tass tchai e vem aproveitar essa história para ponear esse vocabulário nadsat utilizado pelos adolescentes do contexto que é apresentada ao longo de toda a escrita por um tchelovek e seus três druguis enquanto descobres tudo o que acontecer com eles e as consequências que seus atos violentos geraram em suas respectivas vidas.

JoAo366 05/08/2023

Juventude imperturbável
Um livro ótimo e único.
Começando pelo simples fato de que, há palavras em todo o livro que foram criadas pelos próprios responsáveis do livro, com um glossário único e complicado. Recomendo, assim como eu, que você descubra o que cada palavra significa sem olhar nele, para tornar a leitura mais fluída e divertida.
Não pude deixar de sentir pena em vários momentos de nosso V.h.n, mesmo que ele não seja lá uma das melhores pessoas. O livro conta com uma descrição de imagem bem presente e forte, nos dando em vários momentos um desconforto e sensação angustiante. Narra um universo diferente, onde a juventude toma conta da violência e crimes.
Uma bela reflexão que nos traz quando Alex finalmente se "encontra".
Livro impecável do começo ao fim, me dando vontade de não parar mais; uma leitura fluída mas pesada que eu recomendaria a qualquer um. Preciso ver agora se Kubrick faz jus à grandiosidade dessa obra.

Ari 02/08/2023

Uma sátira social perspicaz
Primeiramente devo dizer que ler esse livro me fez admirar muito o autor, não só pela escrita e linguagem do livro, mais também pela trajetória de vida dele e de como ele resolveu escrever os livros dele. Certamente ele deixou sua marca na história.
Começar a ler realmente o livro foi a maior dificuldade que encontrei, pq inicialmente eu insistia em saber exatamente o que cada palavra significava, mas depois peguei o jeito de apenas entender o contexto e o que cada coisa representava.
O que nos leva para a linguistica do livro em português, a tradução está muito bem feita e a adptação dos termos exclusivos foram bastante "horrorshow". Mas eu também não tenho muito com o que comparar, talvez eu reeleia em outra edição para ver como muda.
Tive também dificuldade no inicio de entender sobre o que é o livro, pois era tudo tão violento e só, isso até chegar na segunda parte, o que aprofundou bastante a sátira. E foi aí que eu realmente me prendi e me envolvi na história.
Por fim, Todo o sofrimento do início valeu super a pena, me fez pensar e refletir sobre um sociedade como um todo e todo seu quesito de violência, condicionamento mental e como o governo e cidadões tem suas visões sobre o assunto. E teve várias falas que nos remetem aos pensamentos dos personagens sobre o poder de escolha em uma sociedade e na vida de cada pessoa.

Patrick.Borges 02/08/2023

Uma distopia violenta
Ó meus irmãos, que livro incrível. Nessa história acompanhamos Alex e seus druguis em uma cidade distópica e muito violenta.
O livro trata muito bem de temas como a natureza violenta do ser humano e principalmente sobre o livre-arbítrio e controle da sociedade. Devido a extrema violência e superlotação dos presídios, o governo cria um novo método de "correção" dos criminosos, eliminando tendência violentas e tornando as pessoas "boas" a custo de seu livre-arbítrio. Não feliz somente em punir Alex pelo seu crime, o estado opressor também toma o seu maior prazer, levando o protagonista a um ato terrível no final do livro. Além disso, o livro também trata da violência policial. Todos esses temas são tão atuais que até me assusta.

Achei os personagens bem desenvolvidos, no início fiquei horrorizado pelo que o Alex e seus druguis faziam, sentindo raiva deles. Mas com o passar do livro você vê que a questão toda é mais complexa. O último capítulo deixou um futuro esperançoso para o protagonista, mostrando que ele amadureceu. Achei curioso que a primeira edição norte-americana e o filme do Kubrick não consideraram esse capítulo, deixando o final em aberto, e para mim, bem mais sombrio.

O Nadsat foi um terror no início para mim, travou muito a minha leitura, eu ficava sempre olhando as palavras no glossário. Mas na metade do livro eu já tinha me acostumado com ele e a leitura fluiu muito bem, o Nadsat me ajudou a ter uma imersão maior nesse futuro distópico. É um excelente livro, um clássico, apesar de não ser para todos devido a violência extrema.

Isadora 01/08/2023

10/10
Um clássico.
Eu conheci essa belezura através do filme do Kubrick, inclusive o filme faz parte do meu top 5.
Conta a história do jovem Alex e de seus drugues, que passam as noites aterrorizando as pessoas e buscando violência muito horrorshow mesmo.
Após ser preso, Alex descobre que o governo está fazendo um tratamento experimental que promete reabilitar criminosos e os devolver de volta a sociedade.
A história é pesada e pode ser confusa no começo por conta do dialeto nadsat. Depois de um tempo você se acostuma com as gírias e passa a entende-lás muito bem.
Eu nunca imaginei que iria ler esse livro tão rapidamente e com tanta fluidez assim. Sem dúvidas um dos melhores (se não o melhor) que eu li nesse ano. Entrou fácil para a minha lista de preferidos da vida.

Galathynyus 31/07/2023

"? Eu, eu, eu. E eu? Onde é que eu entro nisso tudo? Será que sou apenas uma espécie de animal ou de cão?
? Será que eu serei apenas uma laranja mecânica?"

" Um homem que deixa de escolher, deixa de ser um homem "

Bianca Martins 31/07/2023

Violento
A violência é realmente a premissa da história e ela realmente me impactou.

Eu entendo o motivo deste livro ser considerado tão fora da caixa e acho incrível existir livros assim, mas não gostei muito da experiência de lê-lo. Tanto pela história quanto pelo truncamento que ficou a minha leitura.

Assisti tbm o filme e achei o livro uma experiência mais forte, mas vale demais assistir o filme tbm, estética impecável.

skuser02844 31/07/2023

"Laranja Mecânica" é uma obra impressionante! A linguagem e ambientação criadas pelo autor são simplesmente incríveis. Ele nos leva para um mundo futurista cheio de elementos fora do comum, e essa ousadia é genial!

O uso da violência na história pode ser impactante, mas é justamente essa abordagem que nos faz refletir sobre questões sociais e humanas de forma profunda. É uma experiência literária intensa e inesquecível.

Embora possa ser desafiador no começo, o domínio da linguagem é brilhante, e à medida que nos familiarizamos com ela, mergulhamos ainda mais na trama cativante. É uma leitura que provoca emoções e questionamentos, e definitivamente vale a pena explorar essa jornada perturbadora e genial.

Lohan Afeque 30/07/2023

Ó, meus irmãos, que livro horrorshow
Achei de ler o livro e uau, ainda pretendo ver o filme do Kubrick pois nunca vi, mas o livro é espetacular, a linguagem é única e não senti dificuldade, na verdade tentar decifrar os significados das palavras se tornou bem divertido

O livro me trouxe principalmente reflexões sobre moralidade e livro arbítrio
"O que Deus quer? Será que Deus quer insensibilidade ou escolha da bondade? Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si??

Recomendo demais