Gente ansiosa

Gente ansiosa Fredrik Backman

Resenhas - Gente ansiosa

Ana Lara 14/09/2021

Sensacional do ladrão ao coelho!!
? Que livro incrível!

? Sou fã de carteirinha do autor e este livro me fez rir, me deixou triste, pensativa mas principalmente me fez rever minha empatia para com pessoas chatas, carentes, grosseiras, indelicadas, surtadas, tagarelas pois ser empático como alguém legal e gente boa é mole, né?

? O que esse livro ensina é que nunca sabemos de verdade o que se passa com a pessoa, na sua vida, na sua cabeça, no seu íntimo.

? Oito estranhos que trazem suas histórias para uma ?terapia? forçada no meio de um assalto a banco. Cada um traz uma angústia, uma dúvida e todos esperam por seu próprio resgate.

? Todos os personagens do livro são fantásticos e me apaixonei por cada um deles.

? Não tem como condenar alguém ou julgar qualquer personagem ou ato.

? Cada um deles, mesmo ansiosos, carentes, desesperados, raivosos transbordam empatia e descobrirão isso durante o assalto com um ladrão de terno, máscara de esqui e uma pistola.

? E todo meu amor para Jim, o policial, um dos melhores seres humanos do meu universo literário.

??Dica: os livros desse autor são sempre difíceis no começo, um pouco travados mas isso sempre muda e nos arrebata portanto não desistam da leitura pois garanto que não irão se arrepender.
Thais645 14/09/2021minha estante
Bateu aquela vontade de ler esse livro. Obrigada pela resenha!

Ana Lara 14/09/2021minha estante
Segue o nosso Instagram para ver as fotos e o livro é sensacional!

Luiza 11/01/2022

Um assalto a banco que vai muito além de ser só um assalto
Comecei a leitura somente pelo hype do livro, sem saber sobre o que se tratava o assunto abordado, mas tive uma surpresa enorme ao descobrir que esse livro vai muito além do que eu realmente esperava.
Gente ansiosa fala sobre um assalto a banco que vai muito além de realmente ser só um assalto, esse livro trata questões profundas sobre as motivações humanas de cometer um ato impensável por estar diante de uma situação onde não há saídas.
Um grupo de reféns é pego durante o caos que foi a tentativa sem sucesso de assalto e durante o livro podemos explorar os problemas,medos e inseguranças de cada um dos personagens, mesmo os policiais do caso.
Esse livro aborda forma forma não tão pesada assuntos como medos paternos, insuficiência, isolamento e medo de um futuro incerto.
Ele se tornou definitivamente um dos meus favoritos e posso dizer que chorei compulsivamente com o final.
E no fim, ainda haverá um amanhã..

cris.leal 26/07/2022

Contém altas lições de vida...
É uma história incrível sobre um grupo de pessoas que se torna refém quando um ladrão de bancos inepto, invade um apartamento à venda, que eles como possíveis compradores, estão visitando. No final, o ladrão desiste e deixa todos saírem, mas quando a polícia chega ao local, não encontra ninguém. Como o ladrão de banco desapareceu de um apartamento sob vigilância policial?

Enquanto este mistério é resolvido, a conexão entre os personagens vai sendo mostrada ao longo do livro. Por ter uma visão incrível sobre a natureza humana, o autor cria aqui personagens complexos, imperfeitos, mas empáticos e ansiosos para fazer o melhor que podem, ou seja, gente como a gente.

Eu classifico a história como original, notavelmente espirituosa, às vezes confusa, às vezes surreal e eventualmente trágica, assim como é a própria vida. É uma leitura repleta de momentos introspectivos maravilhosos, que proporcionam emoções que vou lembrar para sempre. Vale a pena conferir.
Flávia 27/07/2022minha estante
AEEEE, ela voltou!!! Estava sentindo falta das suas impressões, Cris! Espero que você esteja bem =)

Mariana 27/07/2022minha estante
Comprei há pouco tempo, doida pra ler!! Minha mãe adorou tbm

cris.leal 27/07/2022minha estante
Flávia, tô bem sim! ?

Cris 07/03/2022

06.02.2022
Não esperava muito do livro, mesmo depois de umas páginas lidas, mas me surpreendeu a forma com que os personagens foram sendo desenvolvidos. As vidas de alguns deles se entrelaçam e nos surpreendem. Mostra como cada um lida com a ansiedade, o luto, o desconhecido, o como é amar alguém.

Pessoas que se encontram em uma situação difícil e tem a empatia que os levam a ajudar uns aos outros e até a si mesma, caso da Zara que a levou tomar uma decisão na vida e ser feliz.

Gostei muito, vale a pena ler.

evy 18/10/2021

A vida não deveria ser assim.
"Não se pode carregar a culpa, a vergonha e o silêncio insuportável sozinho, e não se deve."

UAU. Eu gostaria de dizer que este foi um dos melhores livros já li.
Eu rir. Rir muito.
Também chorei pra [*****].
Acho que nunca fiquei tão surpresa com um livro. Foi muito mais do que pensava.
Eu precisava desse livro.
Uma leitura emocionante, fluida, única.
E cheguei a uma conclusão:
"Somos pessoas humanas tentado sobreviver o mais humanamente possível; até chegar um momento em que não é mais possível sobreviver".

lua 13/01/2022

UAU
Não consigo pôr em palavras o quando esse livro é incrível, irei passar o resto da minha vida refletido sobre essa leitura.
O inicio do livro é um pouco lento, e pode demorar pra engatar a leitura porém depois ele fui demais. Os personagens são extremamente complexos e humanos, era cômico quando as vezes pela sala de interrogatório começa por detestar um personagem para na próxima página está completamente apaixonada por eles. Mas sem dúvidas se tivesse que escolher uma como favorita seria a Zara.
É um livro que te ensina muito, as vezes precisar fechar o kindle para analisar aquilo que tinha lido, recomendo muito a leitura.

Sandra 01/03/2024

Gente ansiosa.
Este é um livro sobre um assalto a banco que deu errado e sobre pessoas que estão constantemente tentando acertar. Este também é um livro sobre relações, família e amor, um livro sobre empatia e gentileza.
É uma história que atiça a sua curiosidade, afinal você quer saber quem é o assaltante e como isso vai terminar. É uma história que emociona profundamente, ele fala de dores e perdas de diversos personagens. É uma história que diverte, temos personagens incríveis e altamente sarcásticos. E, é uma história que te faz refletir, mas isso você precisa ler para ser atingido.

CALINE 30/09/2021

Um pouco decepcionante.
Esse livro é uma das sensações do momento por aqui. Na verdade é uma sensação desde que foi lançado lá fora. Já li um outro livro do autor e amei, então qual era a chance de ler esse, que é um sucesso, e não gostar tanto?? Grande. Surpreendentemente grande.
Eu me pergunto se o problema foi a expectativa. Da história eu sabia pouco, quase nada. Um assalto que deu errado. Era isso. Ahh, e a capa. A capa me fazia pensar que no meio ia ter um romance.

Estava empolgada com a mente aberta. As primeiras páginas passaram e eu não fui fisgada, mas persisti. Vai que o problema entre nós fosse uma questão de adaptação porque a narrativa era diferente e eu demorei a me acostumar ou porque eram muitos personagens e alguns eram insuportáveis.

Então eu parei a leitura. Pensei em abandonar. Não estava funcionando. A história não me empolgava. Os personagens me irritavam. Mas uma voizinha na minha cabeça ficava repetindo: "Tenta de novo! Vai! Dá mais uma chance". E eu voltei. Na verdade eu recomecei. Como havia lido quase 19% na primeira tentativa, então muito coisa que no começo da leitura era confusa passou a fazer sentido. Recomecei entendendo melhor o começo e pensei: "Agora vai dar certo".

Não deu.

Fui atrás de resenhas positivas. Tentei enxergar o mesmo que as pessoas que gostaram enxergaram. Minha opinião continua a mesma.

É um livro com uma narrativa diferente, não linear e com muitos personagens. A gente demora um pouco a se acostumar, mas depois pega o jeito.
A história é sobre cada um desses personagens que estavam envolvidos direta e indiretamente no assalto. E a cada página vamos conhecendo suas vidas (o antes e o agora), seus dramas e acompanhamos também as relações que vão se desenrolando.

Ao logo da leitura temos alguns pequenos plot twits e depois de 50% temos um grande, um que me deixou completamente desnorteada. Algo do tipo "essa bicicleta - que eu passei o livro todo descrevendo como uma bicicleta, que as pessoas passearam nela e sabiam que era uma bicicleta - é na verdade uma nave espacial". Eu me senti enganada sem motivo. Até voltei algumas páginas para ter certeza que não tinha deixado passar as informações, mas "a bicicleta descrita como bicicleta" estava lá. O autor não deu nenhuma explicação. O maior plot do livro e ele soltou a verdade e seguiu em frente. Não encontrei outras resenhas reclamando desse fato, só achando que foi um grande momento. Eu fiquei incomodada e passei o resto da leitura esperando por respostas.

Outra coisa que me incomodou foi a quantidade enorme de frases filosóficas e parágrafos de autoajuda que o autor colocou no meio da narrativa. No começo até foi interessante e eu marquei algumas coisas, depois se tornou chato.

Sobre os personagens, alguns foram legais, outros se mostraram legais ao logo da narrativa e tiveram aqueles que conseguiram ser insuportáveis do início ao fim. As 'entrevistas' que a polícia tentou realizar com as testemunhas foram enloquecedoras. Não foi crível que todas aquelas pessoas trataram a polícia de forma grosseira e impertinente e simplesmente não responderam por isso.

Então eu achei tudo ruim?

Não. A história de um determinado casal é muito bacana, a forma como a vida de alguns personagens se conectam também, alguns momentos foram fofos e certas reflexões sobre a natureza humana, o mundo moderno e as ansiedades que ele provoca, o sistema capitalista e a sociedade foram interessantes. Mas só. Não ri, não chorei e não senti profundidade. Do começo ao fim foi apenas uma leitura com o objetivo de cumprir uma meta. Em nenhum momento eu peguei o livro para ler por curiosidade de saber como as coisas se desenrolariam.

Embora eu não tenha gostado tanto quanto esperava, eu sei que muitas pessoas colocarão esse livro em suas estantes de favoritos. Muitas já colocaram.
Então se você gosta de livros peculiares, com uma narrativa diferente e que abordam as várias facetas da natureza humana, Gente Ansiosa pode ser para você.
Carolina165 30/09/2021minha estante
Vi várias pessoas reclamando de uma parte da tradução que não ficou boa e acabou estragando o Plot do livro. Será que não se trata desse que vc reclamou? Falaram que a tradução tirou todo o significado do plot. De repente pode ser isso que aconteceu com a "bicicleta"

CALINE 30/09/2021minha estante
Será? Agora eu fiquei curiosa pra saber se pode ter sido isso. Se foi estragou uma parte importante da experiência de leitura.

Mands 30/09/2021minha estante
Esse livro foi traduzido do inglês, não sei se tem diferença, mas talvez em sueco tenha mais sentido algumas coisas

Lúcia 01/10/2021minha estante
Vc resumiu direitinho o que pensei sobre este livro. Parece q tirou as palavras da minha boca.

CALINE 03/10/2021minha estante
Bya se foi isso e a ideia do grande plot acabou se perdendo, a editora errou feio. Porque eu sinto que foi algo interessante executado de forma muito ruim. Se foi uma mudança na tradução, muda tudo.

CALINE 03/10/2021minha estante
Oi Lucia, que bom encontrar alguém que se sentiu como eu. A maioria das pessoas (tanto no Skoob quanto no Goodreads) amou muito e eu me senti uma completa estranha por pensar diferente. Kkkk

Anne - @literatura.estrangeira 07/10/2021minha estante
Eu me senti totalmente enganada ?? Penso o mesmo qu você. Eu até ri em uma cena, até marquei. Mas o resto foi muito entendiante. Não tava querendo acreditar que a história era tão enfadonha desse jeito. Gastei muito $ num livro que nem bom é.

naiara.s 09/10/2021minha estante
Mulher, resumiu exatamente todos os incômodos que eu senti com o livro!

Mas quando consegui calibrar as minhas expectativas quanto a ele, lá pelo segundo terço da história, fui gostando um tantinho e dando umas risadas rsrs.

Também acho que esse plot twist da "bicicleta" acabou sendo meio esquisito por causa da tradução.

SPOILER
Repare que o narrador só usa a expressão "assaltante", que não tem gênero e como disseram aí embaixo que o livro foi traduzido do inglês, ficaria algo como "the robber", só que no português teria que ser traduzido para "o" ou "a" assaltante, com marcador de gênero, aí optaram pelo masculino, o que fez a gente se sentir enganada pela narrativa (com razão) quando da revelação.

Outro ponto em que a tradução ficou confusa foi quando o livro conta a história da assaltante com o divórcio e as filhas e tal, utilizando sempre as expressões "um dos pais", "um pai" "o outro pai", sendo que em inglês seria "parent" que serve pra pai e mãe, sem diferenciar gênero. Achei bem estranho o texto nessa parte. Fiquei até na dúvida, me perguntando se seria um casal de homens gays ou problema na tradução.
SPOILER

Enfim, muito boa sua resenha! :)

CALINE 11/10/2021minha estante
Oi Naiara, suas pontuações sobre o caso da "bicicleta" fazem todo sentido. Eu também achei que era um casal gay por causa da tradução. Quando a revelação aconteceu eu voltei e saí relendo vários trechos pra ter certeza que eu não tinha lido errado.
Sinceramente, eu não sei como isso poderia ter sido traduzido para não causar essa "confusão".

Muito obrigada ???

Bia 12/10/2021minha estante
Eu concordo com tudo o que vc pontuou na sua resenha. A questão da 'bicicleta' me desnorteou também, eu li esse capítulo três vezes pra ver se tinha entendido certo. Eu também só terminei para cumprir uma meta que no caso era por ser o livro do mês do clube do livro que participo

@Umpouquinhodemim 22/12/2021

Foi o meu primeiro contato com este escritor e posso dizer que eu amei, achei o início meio confuso até construção de cada personagens, mas depois o livro fluiu muito bem e tudo acaba se encaixando e fazendo sentido. Compreendi melhor o que uma ansiedade é capaz de fazer com uma pessoa.
Recomendo a leitura.

beatriz 09/10/2022

"Às vezes dói muito ser gente. Não se entender, não gostar do corpo em que se está preso. Ver nossos olhos no espelho e questionar de quem são eles, sempre com a mesma pergunta: ?O que há de errado comigo? Por que me sinto assim??

Definitivamente foi um livro que me fez transitar entre várias emoções, desde irritação à compreensão, até enfim chegar a comoção. Acho que é o tipo de livro que você consegue se identificar de diferentes maneiras em diferentes períodos da sua vida, e que talvez você possa enxergar um novo significado sempre que decidir ler novamente.
Paloma.Mariana 09/10/2022minha estante
Preciso ler então ?

bela 10/04/2022

que livro bom, a leitura flui e você vai entrando na história dos personagens, é tudo muito rápido, as coisas vão acontecendo e as histórias se cruzando de uma forma impensável, a forma que o livro traz pequenas ansiedades e coisas completamente cotidianas fez com que eu me sentisse parte do livro, foi incrível
Kleyse0 10/04/2022minha estante
Concordo demais com você.

olivia.tomazela 10/04/2022minha estante
Livro perfeito!!! ?

Rafa.Meyer 23/01/2022

surpreendente!!! eu não esperava nada e o autor me entregou tudo! gostei bastante porque foi uma leitura fora da minha zona de conforto, pena que a série é muito ruim, uma das piores adaptações que eu já vi na vida!
Maryana 23/01/2022minha estante
queeee não sabia que tinha adaptação

Rafa.Meyer 23/01/2022minha estante
@maryana amigaaa tem simm, a netflix fez uma série!

Grace0 28/09/2023

????
"Qualquer um pode fabricar um mito de sua própria vida se tiver adubo o suficiente, então, se a grama parece mais verde do outro lado da cerca, provavelmente é porque está cheia de merda."
Thaí 28/09/2023minha estante
Eu ri e chorei tanto com esse livro!!!

Grace0 28/09/2023minha estante
Eu também, ele é tão profundo em muitas partes

Thaí 28/09/2023minha estante
Verdade! Esse autor é incrível,

malu dobicz 03/10/2023minha estante
gente, vale a pena a leitura???

Thaí 03/10/2023minha estante
Malu, vale muito a pena!!!

Grace0 04/10/2023minha estante
Vale mesmo, a escrita dele é muito boa

Lena 06/01/2022

MEU DEUS
Li esse livro sem saber do hype absurdo que ele teve ano passado e ainda bem pq provavelmente teria ficado ansiosa e ido atrás de spoiler. No começo achei todos os personagens insuportáveis e quase joguei o kindle na parede, mas ao insistir na leitura entendi o pq deles terem sido assim no começo.
Gente Ansiosa é um livro que vou levar pra vida e indicarei pra TODO MUNDO, os personagens são tão bem desenvolvidos e tão complexos que se aparecessem pessoas na vida real dizendo que foram baseados nelas eu nn iria duvidar. A escrita é extremamente cativante e fácil de ler, motivo pelo qual continuei na leitura. Ler esse tipo de livro me faz sentir viva ??
Clara2425 06/01/2022minha estante
Ai vou começar ele esse ano ainda, espero não ficar com preguiça kkkkkk

giulia180 15/02/2023

Gente ansiosa
Confesso que estava pensando em dar duas estrelas para esse livro. Tenho que dizer que cheguei na metade dele já irritada com todos e com tudo, a "enrolação" dos personagens estava me esgotando e eu sinceramente só continuei porque sabia que se abandonasse a leitura, iria tentar de novo outra vez ( e isso me deu uma preguiça)

Mas depois de passar da outra metade do livro, entendi o que estava acontecendo, o plot e o final acabaram comigo. Acho que nunca li algo tão tocante e reconfortante. Gente ansiosa é como um abraço de alguém que te entende. O livro aborda diversos tópicos sérios de uma forma emocionante e cômica. E apesar de ter me chateando com o começo por não ter me acostumado com a dinâmica da história, estou feliz por eu ter continuado a leitura. É daquelas que mudam a gente. Recomendo bastante.

15 de fevereiro 2023
Mandy 15/02/2023minha estante
Eita, que virada. Já quero ler rs