Era de Sombras e Lembranças (eBook)

Era de Sombras e Lembranças (eBook) Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Milla 10/09/2021

Não consegui me conectar
Já tem um tempo que acompanho o trabalho da Natalia no YouTube e quando ela avisou o lançamento do livro eu fiquei eufórica, com expectativas altíssimas... o que provavelmente contribuiu para a sensação de anticlímax que tive durante a leitura.
Eu amei a proposta do enredo e do universo, mas infelizmente não consegui me conectar com os personagens ou me sentir presa durante a leitura.
Apesar de ter sido um esforço concluir esse livro, o final me deixou intrigada e realmente acredito no trabalho da Natalia, então pretendo ler o próximo.

Gabi.Resende 09/09/2021

Poeticamente mágico
E é sério, o único livro que eu marquei tanto assim foi Raio de Sol e Daisy Jones
A aventura de Lunara é maravilhosa e eu ainda preciso colocar a cabeça pra funcionar pra dizer o quanto esse livro é fantástico, então?
Um detalhe: eu não sabia o quão poético o sexo poderia ser
Sério.

Maria Eduarda 05/09/2021

História repleta de magia e romance!
Já estava super ansiosa pra ler e quando finalmente chegou o dia de me aventurar por essa história, foi INCRÍVEL.
Os personagens foram muito bem desenvolvidos, a Lunara, uma mulher forte e corajosa, com inseguranças e medos, o que a torna mais especial ainda. O universo foi super bem construído, não vi nenhum furo na história.
Se você gosta de unicórnios, fadas e feéricos, esse livro tem todos! Me apaixonei com essas partes, principalmente na do unicórnio, porque, pra quem leu irá saber, foi super emocionante e me tocou bastante.
Os romances, sim no plural!, são perfeitos, no final do livro vemos um novo casal eletrizante. Juntos eles se apoiam e se ajudam, sem contar com a Zoey, uma nova amiga que nossa doce Lunara fez, uma menina incrível, sonhadora e bem falante.
História repleta de magia, reviravoltas, tombos e muitos tombos kkkkkk, CHEIO de romance e personagens apaixonantes!
5 estrelas favoritado! Super recomendo, não irão se arrepender!

Moriart 05/09/2021

Raso
Queria ter amado o livro, pois acompanho a autora no instagram e sou fã dela, mas infelizmente o livro não funcionou para mim. E não pela história, young adult é meu gênero favorito e achei a ideia simplesmente fod*, mas deixou a desejar na execução. Os personagens são rasos, as relações mais ainda. A protagonista se apaixona por todo mundo do nada e simplesmente não há dificuldades na jornada dela, tudo parece fácil demais.

A revelação do vilão, que poderia ter sido boa, foi tão jogada do nada que eu fiquei ''hmm, ok.'' O enredo tem vários furos também, como a rainha voltar depois de 20 anos e ninguém falar um A sobre isso. Protagonista mimada e chata, rasa, sem desenvolvimentos. Acho que uma betagem mais exigente resolveria os maiores problemas do livro, pq a escrita da autora é bonita e com potencial.

Vou ler o segundo pq esse foi o primeiro romance dela, então imagino que o próximo será melhor.

Mandy.Valatriz 04/09/2021

Criativo, mas um pouco raso
Gosto de acompanhar a carreira da Natália neste mundo literário, desde quando passei a acompanhar seu trabalho pude notar sua esperteza e imensa criatividade para fantasias.
Infelizmente este livro não me cativou tanto, vim cheia de expectativas nele.

Falando logo pelo começo da história, achei que demorou um pouco para que eu sentisse que estava em uma história de fantasia. Por mais que seja interessante apresentar os elementos da realidade que a Lunara estaria vivenciando, pareceu que aquilo não iria me levar a lugar algum e senti que estava consumindo informações desnecessárias demais de um enredo distoante da proposta. Imaginei que sua curiosidade pela outra realidade pudesse lhe atormentar em muitos sonhos, alucinações ou em fatos bem presentes que nos fizessem pensar "uau, há algo mágico acontecendo aqui" ao invés de ter a sensação que estou lendo apenas histórias de um cotidiano escolar de adolescentes em que a protagonista apenas tem uma rasa curiosidade sobre sua outra realidade. Sem falar que a Lunara fala tanto sobre si, que é sonhadora, que se sente uma incógnita a ser desvendada, não parece algo natural quando se tenta forçar isto tantas vezes.
Outra coisa que me incomodou bastante foi quando ela conseguiu voltar para Montecorp. Ninguém desconfiou que ela poderia ser alguém disfarçada dela mesma para tomar o reino? Ela chegou e simplesmente foi ok dar suas ordens, não pareceu que ela sumiu durante tantos anos do nada... Achei realmente que ela seria considerada uma traidora, que as pessoas iriam odia-la por terem lhes abandonado, mas senti que o caos após sua partida ficou raso, assim como sua volta. Sem falar que ela não teve tempo de reinar direito como rainha, mas já chegou se impondo como uma sem ser muito questionada. Talvez tenha haver com algo da cultura deles, mas fiquei meio intrigada com a volta dela.
Outro ponto que não curti muito foi quando ela começou a utilizar seus poderes pela primeira vez, ela pareceu simplesmente conseguir usar, além que seu treinamento não tinha mestre, era só ela...
Os personagens achei bem rasos, o romance me pareceu meio forçado até, ficou tudo rápido demais e não consegui me cativar com eles. A própria Lunara parece quase perfeita demais para criar alguma empatia e torcer por ela, já que qualquer situação ela se sai bem, por mais impossível que seja é só pedir favor aos céus que parece resolver misteriosamente. Em algumas cenas cativantes queria ver mais a fala construída dos personagens, suas particularidades, e não apenas uma narração rasa pela visão da protagonista.
E pra finalizar, me incomodei em várias passagens que a Lunara tomava uma decisão apenas por "sentir". Parecia um pouco irreal. "Por algum motivo acho que eu devia fazer isto" daí ela fazia e uou, alguma surpresa! Quem imaginaria?

Por outro lado, amei demais o vilão, não esperava por ele. Isso explicou um pouco que talvez seu reinado esteja passando por um golpe internamente sendo feito aos poucos com cautela para algo maior. Gosto do fato de ao menos ela ter alguns 2 defeitos (por mais que nao pareça tão trágico)....
Adorei a criatividade da história, a forma como o unicórnio foi abordado, a Floresta, as lendas, a escrita poética.

Com certeza irei ler o outro livro pois espero que possa surgir algumas novas explicações, visto que eu perdi as contas de quantas vezes acontecia algo estranho e a Lunara apenas dizia "Depois eu vejo isto."
Para uma primeira publicação independente de alguém tão criativa, inteligente e cheia de magia, tenho certeza que obras incríveis virão desta autora e que isto é só o começo. Para quem gostaria de se aventurar pela primeira vez em uma história de fantasia essa obra de encaixa bem!!

Julia 03/09/2021

Mais uma fantasia nacional que eu amei! A escrita tem o equilíbrio certo de detalhismo e fluidez, e eu mal posso esperar pelas futuras obras da autora.

mams 01/09/2021

Uma história ok
Eu dei 2,5 estrelas para esse livro porque acredito que muitas pessoas podem encontrar nele uma leitura divertida, despretensiosa, que proporcione uma distração, apesar de eu não ter gostado tanto da experiência de leitura.

A premissa da história é bastante atrativa e interessante. Eu, particularmente, gosto muito de ler sobre dimensões paralelas e  sonhos que se confundem com a realidade. Natália usou essa base para criar seu livro e posso dizer que ela foi bastante feliz na escolha desse tema. A autora utiliza uma narrativa poética que, por vezes, é belíssima. Seus textos são bastante floreados, com descrições muito bonitas dos ambientes e situações. Algumas frases do livro merecem ser grifadas e anotadas, de tão lindas.

No entanto, percebo que essa narrativa, em alguns momentos, fica bastante tumultuada. A autora tenta criar camadas de adjetivos e sensações que acabam por fazer um texto carregado demais, um pouco confuso até, o que acaba por deixar a leitura mais lenta. De vez em quando precisei parar e reler para compreender o que a autora quis dizer em alguns parágrafos. São cores, que são sons, que são cheiros, criando uma sinestesia bastante complexa, mas não necessariamente de um jeito bom.

Os personagens não são muito bem construídos. Todos os personagens masculinos, além de serem todos interesses românticos da personagem principal (com exceção do pai dela e de uma esfinge), são praticamente a mesma pessoa: todos são bonitos, altos, e tem algum sentimento de proteção ou cuidado em relação à Lunara. As únicas diferenças entre eles eram a cor do cabelo e a cor dos olhos. A própria Lunara é uma personagem que não desperta nenhuma empatia. Ela não tem nenhum defeito significativo além de ser mimada e teimosa, o que a torna irreal demais. Quando começa-se a especular o fato de Lunara ter algum poder mágico, ela consegue utilizar esse poder sem nenhum esforço além de chorar e pedir por favor. Mesmo sem treinamento, mesmo sem nem saber que possuía esses poderes, ela consegue acessá-los sem qualquer dificuldade. É uma personagem rasa, meio chata até. É difícil até mesmo de torcer por ela, porque não há muito pelo que torcer.

O texto possui alguns erros ortográficos e de concordância. Acredito que, por ser uma publicação independente, não tenha sido feita uma revisão detalhada ou uma leitura crítica. Algumas frases começam de um jeito e terminam de outro, como se a autora tivesse mudado de ideia sobre como escrever uma passagem, mas tivesse esquecido de apagar uma preposição ou um verbo, sobrepondo as ideias e deixando o texto um pouco poluído. Alguns conceitos e ambientações também ficaram estranhas, a ponto de dar um nózinho na cabeça enquanto eu lia e tentava imaginar o cenário (por exemplo: em um momento a Lunara está em uma sacada, mas ai ela se dirige a um rio, sendo que sacadas ficam necessariamente acima do nível do chão. Ou seja, a Lunara pulou o guarda corpo e caiu de uma altura de dois andares para ir ao rio?). Existem também contradições nas falas das personagens de um capítulo para o outro, o que, de novo, acredito que se dê pela falta de uma boa leitura crítica/betagem.

Tive dificuldade em entender o real conflito pelo que a personagem principal está passando. Parece que o conflito, a principio, é ela estar vivendo em uma realidade semelhante à nossa, mas com memórias de um outro mundo e outra vida, com castelos, cavaleiros e dragões e não saber o que é a verdade. Mas em outro momento, parece que a autora mudou de ideia e a grande questão muda para qual o destino que ela escolhe seguir, que escolhas ela fará. Depois, parece que o conflito é mais relacionado ao romance, aos interesses românticos da Lunara em uma realidade e em outra. Apesar da autora afirmar que o foco do livro não é o romance, ele foi o que mais me saltou aos olhos durante a leitura. O conflito interno da personagem sobre ela querer ou não ser rainha ficou em segundo plano ao meu ver, e ele só é apresentado de fato quando a leitura já está bem avançada.

Resumindo: para o meu gosto pessoal, esse livro não foi muito bom.  Eu não recomendo essa leitura para quem já tem muito contato com literatura fantástica ou que goste de histórias como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Guerra dos Tronos ou Harry Potter, porque a trama e o desenvolvimento dos personagens e do próprio enredo são bem mais simplórios (diria quase bobos) que os presentes nessas obras. Acredito que essa seja uma boa leitura para quem não costuma ler fantasia e gostaria de começar a consumir esse gênero, por ser um universo bastante simples, com conceitos fantásticos bem primários. Eu entendo as referências da autora, sei que ela se inspirou em fantasias épicas e nos livros da Sarah J Maas, mas, para mim, não chegou lá. Tenho certeza de que ela irá evoluir e crescer cada vez mais em sua escrita, corrigindo suas falhas e aprendendo com seus erros. O esforço e o trabalho da Natália, de ter lançado um livro de maneira totalmente independente, devem ser reconhecidos e aplaudidos, independentemente de gosto. Ela queria escrever a história que gostaria de ler e foi o que ela fez.
Sarah.Amorim 02/09/2021minha estante
Nossa, você arrasou! Comecei essa leitura já tem uns dias, mas estou meio perdida na história e sem gostar de absolutamente nenhum personagem. Achava que ia melhorar, mas depois de ler sua opinião estou inclinada a abandonar esse livro.

mams 03/09/2021minha estante
Ah mas não acho que vc tenha que abandonar, não! Vai que vc gosta mais chegando ao final? É que pra mim realmente não clicou, mas tem várias pessoas que gostaram ?

Aline 31/08/2021

Que surtoooo.
Esse livro me envolveu do início ao fim, e me deixando mais impressionada a cada capítulo. Nunca li algo parecido.
Parabéns Nat, ameeeeeeeiiiiiii.

softyalvarez 30/08/2021

É um livro bom, com um universo interessante que te deixa querendo saber mais sobre. Gostei mais do romance na primeira parte. Achei algumas partes confusas e nos últimos capítulos eu acabei perdendo o interesse.

sla o que colocar 30/08/2021

Nem acredito que terminou
Acabou com um baita de um cliffhanger e tô doida pra ler a continuação. Esse tipo de livro é o motivo de eu não ler, ele me fez passar raiva e sofrer mas eu continuo lendo. Só comecei a gostar menos da metade pro final, quando as coisas começaram a ficar muito mais interessantes. Vale muito a pena e é um ótimo livro nacional.

Beca 30/08/2021

Infelizmente uma questão de expectativa vs realidade.
Sabem aqueles livros que a gente lê a primeira página, sente um frio na barriga e que precisa continuar? Pois é, esse não foi o meu caso.
E eu tentei muito, fiquei duas semanas com o livro antes de desistir, talvez a culpa seja da minha expectativa alta, porque a premissa da história é muito boa, a capa é maravilhosa e o nome da protagonista é lindo mas a realidade foi que eu simplesmente não consegui me conectar com o livro.
Sabem aquela sensação de artificialidade? Foi isso que eu senti, eu sei que é um livro de fantasia e o próprio nome já sugere que não é real, mas acredito que a mágica de livros desse gênero é conseguir fazer com que o leitor, mesmo que por um momento, pareça estar em outro universo, e que ele pareça verdadeiro!
Então desisti, porque não consegui me apegar aos personagens, o enredo não me prendeu, não consegui me aprofundar no mundo e do meu ponto de vista a escrita não deixou o livro fluído. Em resumo, o livro não funcionou para mim mas pode funcionar para você.

Obs: Apesar de tudo vou dar uma estrela porque a capa é realmente linda.

Kora 28/08/2021

A história aqui te prende muito rápido no começo, vai ficando boa, cativante e bem interativa. Mas isso só até os 40...45% do livro.
Quando a protagonista deveria ter seu momento de arrasar , a coisas acontecem de forma morna . Tem alguns pitalcos de emoção de reviravolta ,mas de um jeito devagar ou sei lá, monótono.
O final já foi mais interessante, o que deixou a gente curioso e até um pouco ansioso pra continuação.
A história é muito boa, acredito no potencial dela. E pretendo ler a continuação.

Ana Vello Pires 28/08/2021

Magia em palavras
Natália tem uma das escritas mais belas e sensíveis que já tive o prazer de ler. Sua ambientação, descrição da natureza e dos sentimentos me fez soltar suspiros a cada parágrafo lido.
Lunara se encontra perdida, tendo sonhos com um reino que ela sente clamando seu retorno, mas não sabendo como voltar ou se apenas está sonhando acordada.
A história começa a pegar ritmo a partir da página 150 mas toda a construção da personagem nas páginas prévias não é inútil e vale a pena somente pelas frases e reflexões incríveis e o modo que a Luna tem de enxergar a vida.
Recomendo de olhos fechados. Com certeza se tornou um comfort book pra mim.

Vivifire 26/08/2021

Uma aventura gostosa
Gostei das grandes mudanças que o livro tem no começo. Amei todo o mundo criado e todo envolvimento deixa tudo mais emocionante.

É engraçado que quando achamos que já esta tudo complicado demais, algo acontece e somos surpreendidos!

No meio para o fim, queria saber mais na história e tudo terminou deixando uma grande questão que espero que seja resolvida no 2 livro!

Ansiosa para ler a continuação dessa aventura romantica fantástica encantadora !