Era de Sombras e Lembranças

Era de Sombras e Lembranças Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Mari Seitz 04/06/2022

É uma escrita muito poética / lírica e dramática hahaha. É gostosinho de ler, mas a história tem alguns furos e te deixa meio confuso em alguns momentos. Tem muitas "frases de impacto", as vezes parece que ela criou a frase primeiro para depois criar a situação, são frazes bem fortes mas o contexto fica meio vago.
Mas gostei do livro, da escrita e da história!!
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Mari Seitz 02/09/2022minha estante
Lua, não tem nada muito meu Deus!

LuaTeresa 02/09/2022minha estante
Ok. Obrigada

Luly 02/06/2022

A ideia do livro é mt legal, estava ansiosa demais p ler desde q tinha lido a sinopse. Nunca tinha conhecido nenhuma história q fosse nesse estilo então me deixou muito empolgada. A Nat, a escritora, escreve de uma forma muito gostosa, o q me fez querer ler bem devagar p n perder nada. Eu gostei bastante do livro, me apaixonei em especial pelo Dax e pela Zoey, e estou muito ansiosa pelos próximos!
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Luly 01/09/2022minha estante
Acho q n tem n, li tem um tempinho mas n lembro de nenhuma cena mt hot n

LuaTeresa 01/09/2022minha estante
Parece que tem. Mas obrigada por avisar

Daniela 19/04/2022

Um diamante bruto?
A leitura desse livro me deixou em conflito com o que eu senti sobre ele...

Gostei muito da forma que foram descritas várias partes do livro, teve um cuidado e carinho muito grandes na construção de uma narrativa bem poética, que a gente só consegue encontrar em livros brasileiros. Também gostei bastante de como o livro me fez sentir em vários momentos... a protagonista Luna é uma pessoa que aprecia pequenos prazeres da vida e meus olhos marejaram lendo vários trechos em que ela demonstra esse amor e felicidade pela vida.
O começo do livro foi algo bem interessante para mim, pois mesclava a vida normal de Luna com seus flashes de lembranças de Montecorp, fiquei realmente interessada e curiosa quando esses flashes começaram a surgir e deixar a Luna em dúvida.

A premissa do livro e toda história é muito criativa, então eu consideraria ela um diamante bruto, algo que pode ser lapidado para se tornar uma jóia inestimável. Mas na forma que está hoje, ficou faltando alguns elementos para que realmente elevasse a história.

Na minha opinião, o maior embargo dessa história é o famoso "Show, don't tell". A narrativa foca em contar muito mais do que mostrar, e isso faz com que perca a sensação de veracidade, acreditabilidade(?) hahaha. Um exemplo muito bom disso é o romance de Luna com Blaze no início do livro, passa-se muito tempo falando sobre a atração de Luna sobre Blaze e também sobre como eles passavam o tempo juntos mas ao mesmo tempo tivemos poucas cenas de interação genuína entre os dois, tornando assim o romance um pouco sem substância.

Isso acontece com vários personagens no livro, que é difícil você sentir algo por eles, pois eles são muito planificados e parece que foram colocados na história somente para serem coadjuvantes da Luna.

Outro ponto importante de mencionar é como não houve clímax neste livro. Não houve uma grande batalha, nem uma cena impactante, nem nenhum marco que consiga puxar a narrativa para um ápice de suspense ou adrenalina. Isso foi algo que eu senti falta e estou bem acostumada a ler em livros principalmente de fantasia. O final para mim foi anti-climático.

Enfim, acredito que um pouco mais de lapidação na história poderia trazer um resultado melhor, mas da forma que está, é um ótimo romance fantástico jovem adulto (Se não tivessem cenas hot neste livro, eu diria que é juvenil).

Mavete07 19/04/2022

Foi triste o negócio ?
Olha, eu não esperava tanta coisa pra me decepcionar assim poxa
Não q seja um livro ruim nem nada, mas é q n acontece quase nada e não me prendeu sabe

Davi 13/04/2022

Em busca do plot perdido
Vou listar os pontos que não gostei do livro, isso não é um ataque à Natália e muito menos à literatura nacional, já que é literalmente minha preferida. Listando os pontos em ordem cronológica.
1- A personagem principal Lunara de forma alguma parece ter 21 anos, ela é descrita e age como alguém de 16 e em muitos momentos tem uma mentalidade de 12, não é uma jovem adulta, parece que ela é descrita como jovem adulta só para ter cenas hot.
2-Foreshadow no Blaze não é nada sutil, você já capta o plot twist do final em um diálogo dele, se leu e n percebeu que o epílogo seria isso, leia de novo os primeiros diálogos dele com a Lunara, vai perceber o quão óbvio era, o que tornou o plot twist do livro completamente fraco para mim.
3-Lunara volta ao reino (algo extremamente óbvio e não faz diferença a história que vem antes disso pq n acrescenta em nada, então n é spoiler) e basicamente a rainha que passou 20 anos fora retorna ao comando total do reino e todos a obedecem sem grandes explicações, agem de forma natural como se estivesse tudo bem e tudo tranquilo, a suspensão da crença foi fortíssima neste ponto.
4- Dax é apresentado com sua personalidade misteriosa e reservada.Ele deveria ser distante e solitário, afinal é descrito desta forma, mas sua personalidade é quebrada em algumas páginas com ele se apaixonando pela Lunara numa conversa. Sim,em uma conversa o cara solitário, que não gostava de tanto contato humano se apaixona pela rainha que desapareceu por 2 décadas, de novo suspensão da crença se fazendo presente.
5- Zoey é apresentada e rapidamente decide ir atrás de Lunara numa jornada que pretendia ser perigosa e mortal, simplesmente do nada ela decide ajudar uma rainha que sumiu por 20 anos.
6- Existem dois momentos que pretendiam ser de tensão no livro, em ambos Lunara sai de forma explicitamente conveniente.
7- A aventura de Lunara, Dax e Zoey passa de forma corrida, pálida, morna, você não sente nada em momento algum, chega o epílogo então o plot twist óbvio acontece.
8- A escrita realmente usa o estilo poético, no sentido de usar metáforas, gradações que é o estilo da autora e eu respeito, mas devido à falta de conteúdo parece uma grande maquiagem às falhas. Os exageros tornam a escrita redundante muitas vezes. O livro não é de poesia a escrita poética não deveria sobressair-se à narrativa uma metáfora não me faz ignorar que a Lunara acabou de se salvar da morte apenas curvando corpo e fazendo um monólogo enorme na cabeça dela que só tem função estética e nada mais.

O livro se vende como para amantes de Senhor dos Anéis,Nome do Vento entre outros, mas não espere de forma alguma algo como Frodo, Sam, Pippin, Merry e Aragorn, nem em personagens, nem nos perigos enfrentados. Demorei para entender o que a história significou para mim, mas agora sei que não entendi porque não consegui sentir nada.
Creio e tenho certeza que faltaram leituras críticas em relação ao enredo e plot, antes dos betas, alguém realmente para apontar as faltas de desenvolvimentos, o principal problema deste livro é não sustentar-se, ele se sustenta em ser parte de uma trilogia e acaba entregando um plot EXTREMAMENTE fraco.
Faltou um amadurecimento, um olhar mais crítico da autora e dos leitores betas, não adianta prometer aventuras e não ter aventura alguma. Acho que não foi uma trilogia bem planejada e espero que a autora melhore, porque vi vários conteúdos dela sobre ensinar plot e desenvolvimento de plot, mas ela não soube fazer isso aqui.
Vou ler o segundo para avaliar se houve alguma evolução, porque este livro é decepcionante. Te promete, mas não cumpre.
Mari 13/04/2022minha estante
Eu li A Falsificadora de Mapas dela e vejo que ela é uma autora bem iniciante mesmo e precisava de leituras críticas para ajudá-la a praticar e reescrever os livros dela pra entregar algo com conteúdo.

Mavete07 14/05/2022minha estante
Meu deus vc falou tudo, mesmo sendo um livro super rápido e fluido é muuuuuito chato, e eu acho um absurdo alguém vender um curso sobre escrita e escrever tão sem pé nem cabeça assim

beca 04/01/2023minha estante
Acho que esse problema da luna sair ilesa de tudo e tudo se resolver magicamente com as vozes da cabeça dela, simplesmente pq ela é quem é, tira a tensão de toda a obra e das aventuras. A gnt deixa de acreditar na tensão e no perigo que a narrativa tenta nos fazer sentir, porque sabemos que tudo vai se resolver do nada, mesmo com ela desmaiada.

Geo Campos 17/03/2022

O livro tem um sabor de aventura, um enredo bem gostoso. Senti um pouco o início do desenvolvimento da trama mas vale super a pena.
Quero muito a parte II

Archeron 12/03/2022

Eu amei
Eu tava muito ansiosa pra ler esse livro por ser muito fã da autora e eu simplesmente amei este livro, de verdade!!
Eu amei muito a escrita (é perfeita) e eu me identifiquei muito com a Zoey!

Rafa 26/02/2022

Realidade ou fantasia?
Era de Sombras e Lembranças é um livro mágico, belo e poético, como um conto de fadas.

Se você está procurando uma aventura sobre o tempo e dimensões paralelas, mas que seja leve e saudável, vai adorar esta história. A narrativa é muito confortável, embalando você em um abraço caloroso enquanto você lê.

Assim como Luna, você mal sente o tempo passar.

Houve alguns deslizes de gramatica e coesão textual que me incomodaram. A descrição dos olhos de Dax, por exemplo, em dado momento são âmbares como os de Caleb, em outro Lunara diz que são negros e em outro são castanhos. Acredito que tenha faltado uma revisão mais detalhada e critica por parte da autora para que tornasse a leitura mais dinâmica e clara.

Contudo, não tira a beleza da história que está apenas no começo. Torço para que a sequência venha e esclareça as várias nuances misteriosas que esse imenso prólogo trouxe.

Ketlin Machado 26/02/2022

Vale a pena
Li algumas resenhas negativas que me fizeram desanimar, mas segui lendo e acabei me envolvendo na história.
Gostei bastante e estou ansiosa pela continuação.

Aline Araujo 16/02/2022

ah, Luna ??
Lunara de Montecorp acabou de ser coroada rainha, seus cabelos rosados são herança do sangue da guerra. Junto com seu fiel cavaleiro Caleb, ela está a um passo da Era da Paz, a um passo de trazer prosperidade ao seu povo.

Até que acorda de um sonho no cursinho pré vestibular. Se foi apenas um sonho, por que ela sente tanta saudade do reino, da coroa, do povo? Se foi um sonho, porque ela ainda está usando o colar que significou o fim da guerra?

Antes que consiga entender o que houve e voltar à Montecorp, ela vai viver algum tempo como uma jovem normal prestando vestibular, saindo com as amigas, se apaixonando por um cara qualquer (ou nem tão qualquer assim).

A volta da rainha implica em muita coisa, principalmente em entender o tempo que passou, como o povo reagiu, o que mudou e o que resta a fazer. Alguns aliados podem surgir sob um manto frio e sarcástico, outros com um belo e caloroso sorriso.
__________
A autora nos leva através de uma jornada mágica com uma escrita poética.

É uma história encantadora, daquelas que nos fazem mergulhar em outra dimensão.

Eu adorei e recomendo muito! É fantasia ? é nacional ?

lilly.ly 04/02/2022

Gostei que me lembrou senhor dos aneis, inclusive, tem algumas citações. Achei legal a plot, criativa. A escrita é boa. Aguardarei pelo próximo, estou ansiosa.

Tessa 28/01/2022

Meio termo
Era de sombras e lembranças é uma fantasia br.
Eu admito que ainda estou meio confusa sobre a história todo mesmo depois do fim e preciso organizar meus pensamentos.
Eu gostei da escrita porém em alguns pontos ela ficava muito redundante e aquilo me entediava demais além de descrições de coisas que não agregavam a história.
Os personagens não me cativaram tanto e muito menos as relações românticas, achei meio rasas.
Ainda estou entendendo sobre quem estava por trás da traição porque confesso que não ficou nenhum pouco óbvio para mim e eu amei isso.
Tirando os pontos que mencionais negativamente, digo que é um livro bom para ler.

bibi 28/01/2022

Esse livro me deixou caduca
Então, no começo o livro te prende muito, no meio vc começa a cansar pq a escrita e bem puxada e maçante (uma coisa que eu particularmente gosto, mas não soube apreciar esse fato pela falta de paciência para ler)

Do meio ao fim vira uma agonia, o livro te pega de jeito é tem um plot que te deixa doida da cabeça, caduca, pq o livro te faz a crer em uma coisa, aí era outra e você fica WHATTT??? mas eu gostei.

Os pontos fortes do livro: Plot twist bom e casal, casal principal fofo e personagens incrível (estou falando de você Zoey)

Duda 25/01/2022

Rainha Etérea
Realmente tentei me envolver mais com a protagonista, mas do meio pro final eu senti que a história discorreu muito rápido com muitos acontecimentos mal desenvolvidos que também influenciaram no desenvolvimento da Luna.

Sinceramente eu acredito que ela tem tudo pra ser uma personagem mais independente, interessante e determinada, mas nesse livro eu senti ela muito dependente dos homens que entram na vida dela. Por que ela simplesmente não pode ficar sozinha? Achei a relação dela com o Caleb em um primeiro momento pura imaturidade (mas eu ja sabia que tinha um motivo e isso se comprova no final do livro), a relação com o Blaze interessante e bem construída, mas a relação com o Dax é completamente forçada e sem química. Confesso que senti que esse personagem foi enfiado no leitor do nada sem muita explicação e a gente que lide com isso.

Acredito -e de coração espero- que em um segundo livro a autora desenvolva mais a protagonista como uma personagem feminina forte e poderosa.

A narrativa é boa, apesar de achar que de vez em quando ela se estende demais, e a ideia na qual a história foi construída é única. De uma forma geral me diverti lendo, mas esperava mais.