Era de Sombras e Lembranças

Era de Sombras e Lembranças Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Sa | @umadose.de.literatura 30/10/2021

Fantasia nacional incrível
Era de Sombras e Lembranças foi meu primeiro livro de fantasia nacional e confesso que estou apaixonada. Grifei o livro inteiro! A escrita é muito poética, a autora brinca com as palavras de uma forma linda.

Dani 25/10/2021

Impressionante
Eu amei muitooo essa história, me surpreendeu em diversos sentidos.
A escrita é fluida e poética, marquei várias frases.
Todos os personagens são incríveis, mas desconfio de todos pois fui feita de trouxa KKKKK.
Me senti muito amiga da lunara, me identifiquei muito com ela.
Toda a parte fantástica do livro é encantadora. Estou muito ansiosa pelo próximo.
#teamdax

giulia.literaria 25/10/2021

Favoritei?
Era de Sombras e lembranças me levou em uma jornada extraordinária. Amei as reviravoltas apresentadas pela narrativa, que continuou me surpreendendo cada vez mais.

Luna é uma personagem extremamente humana, com a qual é fácil de identificar (apesar de sua vida nada comum).

O modo como a escritora percorre momentos delicados e emocionantes, sempre com sensibilidade e poesia, faz com que você se apaixone facilmente pela história.

Os interesses amorosos me deixaram muito investida e não vejo a hora de ver os futuros desdobramentos que os relacionamentos entre os personagens vão ocasionar.

Meu coração se conectou com o da Luna e estou curiosa com o que ela fará a seguir. Aguardo com muita animação a continuação dessa narrativa??

Amanda 24/10/2021

Fantasia nacional que quase impressionou
To apaixonada na escrita da Natalia. Suas descrições fez com que eu sentisse o cheiro e o gosto das coisas. A historia é boa, mas mesmo que a autora soubesse escrever bem, não foi bem construído. Muitos personagens foram deixados de lado e esperei que houvesse algum final ou explicação para eles.

O livro fala de uma garota que está entre duas realidades: onde ela é uma rainha e outra que é uma estudante para o vestibular. Sentir faltar da razão e porquê de sua troca de mundos.
A personagem principal, Lunara, não me cativou. Achei ela chata e o tipo de personagem que é pra ser o "bomzão" mas não ta com nada. O casal eu até que gostei, mas não foi nada demais. A Lunara se apaixona 3 vezes, e eu fiquei até meio preocupada por ela, e me deixou meio confusa.

O clímax do livro foi uma batalha, que, sinceramente, esperei algo INCRÍVEL mas não foi nada que der pra se entender. Esperei um bom final.

A Natalia fez um bom plot, e novamente elogio suas descrições de ambientes, diálogos e pensamentos, mas esperei um bom potencial para o livro.

Roberta 23/10/2021

Interessante
Gostei da história, mas não sei, não consegui me conectar muito com a personagem principal, a ideia é ótima, mas porém algumas coisas ficaram meio corridas eu acho, poderia ter sido melhor desenvolvido alguns pontos, uma coisa que acontece achei bem incoerente, não vou dar spoiler, mas não fez muito sentido, parece que tenta se explicar depois, mas ainda assim não cola, gostei do universo criado, ainda não sei se vou ler o segundo livro, mais pela falta de apego nos personagens do que na história em si que é interessante.

Isabella 23/10/2021

Me apaixonei pela premissa do livro, e estava torcendo pra ser mais um comfort book, mas infelizmente não rolou. A personagem principal, apesar de ser apresentada como uma jovem adulta, é imatura e um tanto incoerente com a posição de rainha no universo fantástico. Não consegui me importar ou me conectar com ela (e nem com nenhum outro personagem). As partes no mundo não fantástico são só uma junção de acontecimentos que não levam a nada. As relações românticas (um total de 3) são todas superficiais também.
Enfim, a autora teve algumas boas ideias, mas foram executadas de forma péssima.

clara vanessa 20/10/2021

Deslumbrante
A escrita da Natália é tudo pra mim. Esse é um livro leve e contínuo em que vc consegue viajar nas palavras e se perder na graciosidade delas facilmente ???

Eu nem sei por onde começar. Desde do começo duvidei das coisas, e fiquei muito feliz quando descobri que estava certa em duas coisas. Em dois plots do livro, mas confesso que duvidei até da minha paranóia kkkkk

Uma leitura que me deixou com saudades. Saudades de um reino distante em que nunca visitei. Hiraeth.

Hiraeth vem do Galês, significa nostalgia, ou ?extrema saudade de um lar ao qual você não pode retornar, ou que nunca foi um lar?

Leitura favoritada ??

Idi 18/10/2021

O livro é bom
Para quem está iniciando no universo da fantasia vai ser uma leitura incrível. Eu achei um pouco demorado para engatar na parte da fantasia em si e muita coisa eu achei a inspiração em uma certa série famosa muito evidente.

Luna não é uma personagem bem estruturada e cativante, ela é uma adolescente, confusa e de certa forma imatura em algumas partes do livro. Talvez com o decorrer da série ela seja melhor desenvolvida mas sinceramente não me instigou a continuar lendo e não acho que valha todo hype que está recebendo.

O final pra mim foi muito mal construído e o que parece ser o casal principal não teve química nenhuma, além de não ter me apegado com os personagens.

Eu realmente gosto da literatura nacional e caso Natália Ávila escreva uma continuação eu lerei, mas não será um livro que eu recomendarei por enquanto.

Unicórnio Intergalático 16/10/2021

Pior do que esperava
Li alguns livros ruins esse ano, mas esse conseguiu se superar. 400 páginas de nada, pura enrolação, decisões criativas ruins, hot poético sem necessidade, personagens mal construidos e chatos, uma trama que não leva a nada e ainda vai ter continuação, pois não foi concluído (sem necessidade alguma), além do enredo e a escrita serem chatos.
Você acha que vai melhorar em algum momento e isso não acontece. Perda de tempo. Pessimo.

Liv Lima 15/10/2021

Era de Lembranças e sentimentos bons
Como descrever a perfeição desse livro, certamente as palavras que eu vou usar não serão o suficiente.

Começando pela escrita envolvente e poética da Natália, que é uma das escritoras brasileiras que eu mais admiro, ter a honra de ler um livro dela me deixa extremamente emocionada.

O livro é incrível. A cada página que eu lia eu conseguia ver um pedaço de mim ali na Luna e isso me cativou ainda mais a continuar lendo o livro.

Tira a jornada que ela está passando desde o começo do livro, me fez pensar que muitas pessoas o são assim também e um dia eu fui assim. Não saber a qual lugar a gente pertence, com tantas descobertas e pessoas surgindo na nossa vida as vezes nos faz pensar se estamos no caminho certo ou se pertencemos aquele lugar que estamos.

O romance é tão envolvente que parecia que era eu ali vivenciando cada beijo e cada toque entre os personagens.

E nem preciso dizer que quero o segundo livro na minha mesa né?? Que final foi aquele, eu tinha a teoria sobre a vida que a Luna teve antes de voltar para Montercop e ver que ela estava parcialmente certa, me deixou feliz e ainda mais animada para a continuação.

Juju 11/10/2021

Lindo, pfto, uma das melhores fantasias nacionais q ja li ?
Esse livro foi simplesmente maravilhoso, a vibe dele é perfeita, o conceito é uma delicia e o romance>>> Eu me apaixonei completamente pela Lunara, essa mulher tão forte, independente e sensata. Alem disso o universo é INCRÍVEL e muito bem desenvolvido eu ja to ansiosa pra conhecer mais sobre. Eu fiquei chocada com os plots e to super ansiosa pra saber oq vai rolar agr depois desse final q me deixou ??

@pamelarobooks 08/10/2021

“Deixe que a coragem cresça suas raízes e a liberdade surgirá como asas”.
O que você faria se acordasse de um sonho, que parece tão real? Lunara passou por isso. Estava em um reino, vencendo uma guerra e sendo coroada rainha, quando em um bocejar acordou na mesa do cursinho de pré-vestibular. A questão é, aquele reino realmente existe?Como voltar para lá se for real?

Um livro que primeiramente me conquistou pela capa e me fez surtar durante a leitura quando entendia cada elemento dela. Sério, agora tudo faz sentido e admiro mais ainda essa obra de arte!

Com uma escrita poética, a autora nos apresenta uma baixa fantasia, de início, e depois uma alta fantasia. Eu amo histórias nesse estilo e devorei cada capítulo (que são curtinhos do jeitinho que gosto!). Inclusive, já preciso começar o próximo livro dela que está com uma premissa impecável também.

Os personagens são maravilhosos e já me fizeram teorizar várias coisas para o próximo livro. Quebrei a cara com alguns e desconfio de outros, mas só a continuação poderá me dizer se estou certa (oi, Nat, lança para gente e eu digo se esperava ou não - aquelas!). Inclusive, o tombo duplo que recebi no final não está escrito! Feita de palhaço com orgulho (risos).

"Era de Sombras e Lembranças" é uma fantasia nacional maravilhosa que você amará ler. Seja para começar no gênero, sair de uma ressaca literária ou até mesmo se já for apaixonade nesse estilo de história.

(O livro contém cenas eróticas)

Mari Ribeiro @oqueamarile 08/10/2021

A escrita da autora é fluida, o que fez com que minha leitura fosse rápida.

Porém eu acho que devido ao hype, eu acabei criando muitas expectativas e infelizmente não funcionou 100% para mim.

Eu não consegui me conectar com os personagens, e por conta disso, acabei não conseguindo torcer pela protagonista ou me preocupar com o destino dela, bem como não consegui shippar nenhum romance (e esse livro tem bastante disso).

Senti falta um pouco da fantasia, e da construção do universo nos primeiros 65% do livro, mas gostei muito quando a personagem Zoey aparece e junto com ela vem mais um pouco da origem dos reinos e da construção de Cinaéd, que foi para mim o ponto alto desse livro.

Achei legal as referências de filmes e músicas e o final é intrigante.

Acredito que para quem está se aventurando no universo da fantasia agora, ou que gosta de bastante romance dentro desse gênero, irá adorar esse livro.

Lavs 07/10/2021

Boa premissa, mas deixou a desejar
Pensei que não faria essa resenha por ser uma grande fã da Natália Ávila, mas decidi dar um feedback da mesma forma porque espero um dia dar 5 estrelas para os livros dela.

A capa, a arte, o cuidado com que foi entregue (comprei o livro físico) são dignos de um feedback nota 10, eu adorei, fiquei empolgada e apaixonada. Mas, quando comecei a ler o livro, achei a leitura inicialmente confusa e não muito instigante. Lunara não me cativou, não consegui me identificar com a personagem por senti-la muita rasa e não coerente com a idade que tinha. Ela não me cativou como rainha nem como Luna.

Foram muitos momentos de Luna no nosso mundo atual e tudo o que aconteceu ali pareceu demorar muito porque eram problemas triviais que não me deixavam curiosa. A todo momento eu queria saber quando é que ela voltaria e quando aconteceria algo porque me senti, de repente, lendo um romance da Paula Pimenta e não uma fantasia.

E então Luna voltou e isso aconteceu muito de repente. E algumas coisas após sua volta pareceram muito inquietantes. O que senti no livro é que algumas ideias eram boas, mas não foram bem executadas. Faltou um gancho, algo que me prendesse nos capítulos, faltou personagens mais profundos e talvez condizentes.

Infelizmente não consegui terminar. Mas ainda é uma linda peça na minha estante. Talvez um dia eu insista na leitura.

Eu tenho muita fé na Natália e adoro seus cursos, seus posts e até sua rotina. Lerei mais livros dela e espero acompanhar sua evolução. Espero o dia em que darei cinco estrelas para suas produções.

site: https://www.instagram.com/fabulaslunares/