Era de Sombras e Lembranças (eBook)

Era de Sombras e Lembranças (eBook) Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Milla 10/09/2021

Não consegui me conectar
Já tem um tempo que acompanho o trabalho da Natalia no YouTube e quando ela avisou o lançamento do livro eu fiquei eufórica, com expectativas altíssimas... o que provavelmente contribuiu para a sensação de anticlímax que tive durante a leitura.
Eu amei a proposta do enredo e do universo, mas infelizmente não consegui me conectar com os personagens ou me sentir presa durante a leitura.
Apesar de ter sido um esforço concluir esse livro, o final me deixou intrigada e realmente acredito no trabalho da Natalia, então pretendo ler o próximo.

susu (ss.literarios) 25/08/2021

Uma história com potencial para o futuro
O livro começa de uma forma intrigante, é interessante a maneira como as passagens entre os pensamentos e sentimentos da Lunara (personagem principal) fluem de forma natural, mesmo sendo duas "realidades" extremamente diferentes uma da outra. A premissa é ótima, a trama começa com o pé direito, me fez criar teorias, ficar ansiosa para o desenrolar da história, principalmente na primeira metade, quando as reflexões da Lunara são pontos fortes que dão certo charme a leitura.
No entanto, após certo acontecimento importante para o enredo, tudo vai esfriando, o desenvolvimento fica lento e algumas passagens, que deveriam ser chocantes e intrigantes, simplesmente deixaram de me cativar, enquanto outras pareceram confusas, sem química, arrastadas ou irrelevantes.
O livro finaliza no ponto mais alto, o que de certa forma me deixou curiosa para o próximo volume, já que a história possui muito potencial. Sendo assim, espero que a autora consiga reverter essas características mais ""fracas"" da trama e desenvolver outras com mais detalhes e cuidado, para não perder a magia de uma fantasia.
Aguardo por uma continuação, porque preciso saber mais sobre o Blaze e todo o mistério que o envolve!

leticomlivros 25/08/2021

Fantasia Nacional do mês!
Nunca sei botar título de resenha, mas como sempre, venho falar sobre mais um livro finalizado.
Vamos acompanhar a história de Lunara, uma rainha "perdida" do seu reino. A história começa num mundo normal até você entender da onde Lunara e seus sonhos realmente vem!

A escrita desse livro é fluída e bonita. Para mim, os "enfeites" na escrita em nada atrapalharam meu ritmo de leitura, afinal, eu li Estilhaça-me KKKKK. Gostei muito da ambientação e do plot da rainha que se perdeu do seu reino até encontrá-lo anos depois.

A partir daqui, pode conter spoiler:
No entanto, eu senti que faltou um pouco de "background" para a história, senti que ela segui um ritmo mais acelerado do que eu estava preparada, e por isso, ainda senti que faltou alguma coisa para eu me conectar com a protagonista e entender seu passado.

Acredito que esse seja o primeiro livro de outros que virão sobre essa história e que por isso, acabou sendo mais introdutório que eu pensei. Realmente, muitas perguntas ficaram no ar e aqui são algumas delas pra eu mesma lembrar quando lançar o próximo:
1. Lunara vai chegar em Cinaéd?
2. Dax é confiável (eu estou rendida por ele, mas sinto algumas dúvidas)
3. Da onde vem o poder da Luna?
4. Caleb realmente é o traidor (senti q essa revelação aconteceu muito de supetão, quase não entendi e tive que reler pra pegar o que tinha acontecido)
5. Blaze está na mesma "dimensão" que Luna, Dax e Zoey?
6. Viria um triângulo amoroso no próximo? (eu espero que não KKKK)
7. A Luna vai voltar pro mundo "comum"? Ele realmente existiu?
8. Por que o Dax admira tanto a Luna (achei q ainda faltou uma história que desse um melhor suporte pra ele)
9. Eleonora e Dimas seriam eles vilões? (pouco foram mencionados)

Enfim, muitas questões. Acredito que a Naty ainda vai poder trabalhar com muitos elementos dessa história e deixa-la ainda mais completa nos próximos que virão. Apesar de ter sentido falta de mais páginas que dessem um suporte de passado melhor para os personagens, com certeza lerei as continuações, acho q tem muito potencial de ficar ainda melhor!

Beatriz Mendonça 26/08/2021

Era de Sombras e Lembranças
Preciso começar falando que gostei muito do universo. Achei que é bem construído e detalhado.

Outro ponto que me agradou foi a escrita. Ela é boa, fluída e com detalhamento na medida certa.

Achei que os relacionamentos entre personagens são bem construídos no geral. Os laços entre eles são bem explicados e possuem uma evolução gradual.

Acabei tirando uma estrela, porque não consegui simpatizar muito com ninguém ali e também não torci por ninguém.
Quando me acostumei com um casal, as coisas mudaram.

Aliás, as reviravoltas são muito boas e inesperadas, só que a maior parte do livro é constituída das reflexões da Lunara. Tem muita reflexão e pouca ação da parte dela, por isso achei uma boa parte da história morna.

Talvez o meu momento atual tenha interferido na minha percepção, então com certeza eu releria.

Concluindo, no geral foi uma leitura muito agradável. Acredito que todo mundo deveria dar uma chance para essa história, porque precisamos urgentemente valorizar autoras nacionais e parar de importar fantasias.

leiturasdajoli 26/08/2021

Uma narrativa linda e um início de história instigante
O livro traz a história de Lunara que, ao fim da Guerra de 60 anos que assola seu reino, Montecorp, é coroada Rainha da Paz e é presenteada com o colar de pedra de dragão, presente do seu mais bravo cavaleiro. Entretanto, logo após sua coroação, ela acorda no mundo "real", como uma vestibulanda e menina normal. Mas como poderia tudo que ela acha que viveu não ser real, se o colar ainda está em seu pescoço?
Sobre a narrativa, é uma narrativa lírica em primeira pessoa, com muitas descrições e devaneios da personagem principal. Você pode pensar que as descrições tornariam a leitura mais lenta mas é na verdade o contrário. A história te instiga a continuar e você quer cada vez mais saber o que de fato está acontecendo, tornando-se um livro fluido e rápido de ler. Li na edição física e está puro esmero, com uma diagramação de colocar muita editora grande no chinelo. Estou ansiosíssima pela continuação. OBS: Natália, como você termina o livro nesse final????? Eu não preciso dormir, eu preciso de respostas. Porém, já tenho minhas teorias. Terminei plena de que já tinha meu Ship formado na cabeça, mas depois fiquei confusa e pensei "MEU DEUS, não queria estar na pele de Luna pra escolher". Única parte que senti falta na leitura foram os diálogos entre os demais personagens, pois sendo em primeira pessoa, acabamos conhecendo muito da Luna, mas estamos mais distantes dos demais personagens. Espero conhecer mais deles no próximo, principalmente da Zoey e de Eleanor que me intrigaram. Recomendo demais essa fantasia nacional.

Vivifire 26/08/2021

Uma aventura gostosa
Gostei das grandes mudanças que o livro tem no começo. Amei todo o mundo criado e todo envolvimento deixa tudo mais emocionante.

É engraçado que quando achamos que já esta tudo complicado demais, algo acontece e somos surpreendidos!

No meio para o fim, queria saber mais na história e tudo terminou deixando uma grande questão que espero que seja resolvida no 2 livro!

Ansiosa para ler a continuação dessa aventura romantica fantástica encantadora !

Ana Vello Pires 28/08/2021

Magia em palavras
Natália tem uma das escritas mais belas e sensíveis que já tive o prazer de ler. Sua ambientação, descrição da natureza e dos sentimentos me fez soltar suspiros a cada parágrafo lido.
Lunara se encontra perdida, tendo sonhos com um reino que ela sente clamando seu retorno, mas não sabendo como voltar ou se apenas está sonhando acordada.
A história começa a pegar ritmo a partir da página 150 mas toda a construção da personagem nas páginas prévias não é inútil e vale a pena somente pelas frases e reflexões incríveis e o modo que a Luna tem de enxergar a vida.
Recomendo de olhos fechados. Com certeza se tornou um comfort book pra mim.

Kora 28/08/2021

A história aqui te prende muito rápido no começo, vai ficando boa, cativante e bem interativa. Mas isso só até os 40...45% do livro.
Quando a protagonista deveria ter seu momento de arrasar , a coisas acontecem de forma morna . Tem alguns pitalcos de emoção de reviravolta ,mas de um jeito devagar ou sei lá, monótono.
O final já foi mais interessante, o que deixou a gente curioso e até um pouco ansioso pra continuação.
A história é muito boa, acredito no potencial dela. E pretendo ler a continuação.

sla o que colocar 30/08/2021

Nem acredito que terminou
Acabou com um baita de um cliffhanger e tô doida pra ler a continuação. Esse tipo de livro é o motivo de eu não ler, ele me fez passar raiva e sofrer mas eu continuo lendo. Só comecei a gostar menos da metade pro final, quando as coisas começaram a ficar muito mais interessantes. Vale muito a pena e é um ótimo livro nacional.

softyalvarez 30/08/2021

É um livro bom, com um universo interessante que te deixa querendo saber mais sobre. Gostei mais do romance na primeira parte. Achei algumas partes confusas e nos últimos capítulos eu acabei perdendo o interesse.

Aline 31/08/2021

Que surtoooo.
Esse livro me envolveu do início ao fim, e me deixando mais impressionada a cada capítulo. Nunca li algo parecido.
Parabéns Nat, ameeeeeeeiiiiiii.

gregbeverlyn 01/05/2024

Eu ameeeei! Esperava uma história sobre reinos e batalhas, mas ganhei uma viagem entre dois mundos com direito a muita confusão!

Mandy.Valatriz 04/09/2021

Criativo, mas um pouco raso
Gosto de acompanhar a carreira da Natália neste mundo literário, desde quando passei a acompanhar seu trabalho pude notar sua esperteza e imensa criatividade para fantasias.
Infelizmente este livro não me cativou tanto, vim cheia de expectativas nele.

Falando logo pelo começo da história, achei que demorou um pouco para que eu sentisse que estava em uma história de fantasia. Por mais que seja interessante apresentar os elementos da realidade que a Lunara estaria vivenciando, pareceu que aquilo não iria me levar a lugar algum e senti que estava consumindo informações desnecessárias demais de um enredo distoante da proposta. Imaginei que sua curiosidade pela outra realidade pudesse lhe atormentar em muitos sonhos, alucinações ou em fatos bem presentes que nos fizessem pensar "uau, há algo mágico acontecendo aqui" ao invés de ter a sensação que estou lendo apenas histórias de um cotidiano escolar de adolescentes em que a protagonista apenas tem uma rasa curiosidade sobre sua outra realidade. Sem falar que a Lunara fala tanto sobre si, que é sonhadora, que se sente uma incógnita a ser desvendada, não parece algo natural quando se tenta forçar isto tantas vezes.
Outra coisa que me incomodou bastante foi quando ela conseguiu voltar para Montecorp. Ninguém desconfiou que ela poderia ser alguém disfarçada dela mesma para tomar o reino? Ela chegou e simplesmente foi ok dar suas ordens, não pareceu que ela sumiu durante tantos anos do nada... Achei realmente que ela seria considerada uma traidora, que as pessoas iriam odia-la por terem lhes abandonado, mas senti que o caos após sua partida ficou raso, assim como sua volta. Sem falar que ela não teve tempo de reinar direito como rainha, mas já chegou se impondo como uma sem ser muito questionada. Talvez tenha haver com algo da cultura deles, mas fiquei meio intrigada com a volta dela.
Outro ponto que não curti muito foi quando ela começou a utilizar seus poderes pela primeira vez, ela pareceu simplesmente conseguir usar, além que seu treinamento não tinha mestre, era só ela...
Os personagens achei bem rasos, o romance me pareceu meio forçado até, ficou tudo rápido demais e não consegui me cativar com eles. A própria Lunara parece quase perfeita demais para criar alguma empatia e torcer por ela, já que qualquer situação ela se sai bem, por mais impossível que seja é só pedir favor aos céus que parece resolver misteriosamente. Em algumas cenas cativantes queria ver mais a fala construída dos personagens, suas particularidades, e não apenas uma narração rasa pela visão da protagonista.
E pra finalizar, me incomodei em várias passagens que a Lunara tomava uma decisão apenas por "sentir". Parecia um pouco irreal. "Por algum motivo acho que eu devia fazer isto" daí ela fazia e uou, alguma surpresa! Quem imaginaria?

Por outro lado, amei demais o vilão, não esperava por ele. Isso explicou um pouco que talvez seu reinado esteja passando por um golpe internamente sendo feito aos poucos com cautela para algo maior. Gosto do fato de ao menos ela ter alguns 2 defeitos (por mais que nao pareça tão trágico)....
Adorei a criatividade da história, a forma como o unicórnio foi abordado, a Floresta, as lendas, a escrita poética.

Com certeza irei ler o outro livro pois espero que possa surgir algumas novas explicações, visto que eu perdi as contas de quantas vezes acontecia algo estranho e a Lunara apenas dizia "Depois eu vejo isto."
Para uma primeira publicação independente de alguém tão criativa, inteligente e cheia de magia, tenho certeza que obras incríveis virão desta autora e que isto é só o começo. Para quem gostaria de se aventurar pela primeira vez em uma história de fantasia essa obra de encaixa bem!!

Maria Eduarda 05/09/2021

História repleta de magia e romance!
Já estava super ansiosa pra ler e quando finalmente chegou o dia de me aventurar por essa história, foi INCRÍVEL.
Os personagens foram muito bem desenvolvidos, a Lunara, uma mulher forte e corajosa, com inseguranças e medos, o que a torna mais especial ainda. O universo foi super bem construído, não vi nenhum furo na história.
Se você gosta de unicórnios, fadas e feéricos, esse livro tem todos! Me apaixonei com essas partes, principalmente na do unicórnio, porque, pra quem leu irá saber, foi super emocionante e me tocou bastante.
Os romances, sim no plural!, são perfeitos, no final do livro vemos um novo casal eletrizante. Juntos eles se apoiam e se ajudam, sem contar com a Zoey, uma nova amiga que nossa doce Lunara fez, uma menina incrível, sonhadora e bem falante.
História repleta de magia, reviravoltas, tombos e muitos tombos kkkkkk, CHEIO de romance e personagens apaixonantes!
5 estrelas favoritado! Super recomendo, não irão se arrepender!