Economia do Reino

Economia do Reino Matheus Ortega

Resenhas - Economia do Reino

Juliaribeiro.01 25/04/2024

É um livro maravilhoso!

Nos faz ver e refletir, as diferentes formas de lidar com a riqueza e a pobreza no mundo de hoje, com base bíblica.

Nos mostra o que é ser um doador, um moderado, um transformador e um abnegado, as várias lições que podemos aprender com cada um, assim como o que devemos ter cuidado e exemplos bíblicos de pessoas com esses perfis.

E com tudo isso, nos mostra como fazer parte da Economia do Reino!

du 06/04/2024

Muito bom!
Uma leitura densa, mas cheia de sabedoria e criatividade! É diferente, é brilhante a forma como o autor encaixa cada coisa.

?E que todos reflitam o amor de Deus através da unidade nessa magnífica economia do Reino. Assim, seremos uma noiva mais parecida com ele??

Lucas1429 26/03/2024

Precisam uns dos outros
O que muito me marcou nesta leitura é a necessidade que os 4 perfis apresentados pelo autor precisam uns dos outros. O doador, o moderado, o transformador e o abnegado são perfis de pessoas que o mundo precisa, sem um deles estaríamos incompletos.
É um desafio se encaixar em um único perfil, eu confesso que tive um pouco de dificuldade, pois pra me identificava com um e depois com outro, mas não chega a ser um problema como diz o autor.
A narrativa inicial e a final são muito boas, imaginar como seria este encontro com pessoas da nossa história, foi muito criativo por parte do autor.
Leitura necessária para comunidade cristã, entre igrejas.

AnaGLima 25/03/2024

O livro traz como proposta uma leitura densa, nele há diversos materiais e exemplos de cristãos que lutaram contra a pobreza.

É através destes exemplos encontrados nas Escrituras que Matheus nos mostra em seu livro, quatro posturas que nos cristãos devemos ter diante da pobreza.

Os quatro perfis citados no livro são de Doador, Moderado, Transformador e Abnegado. Cada um representado por um ou mais personagens bíblicos e aplicações históricas.

Ariana37 23/03/2024

Brilhante! ?
Antes de tudo, devo destacar que nunca me deparei com algo semelhante! Embora não tenha explorado outros livros sobre esse tema, tenho quase certeza de que a maneira como o autor abordou os conceitos de pobreza e riqueza foi profundamente singular.

Em "Economia do Reino", você não apenas será introduzido à cosmovisão cristã sobre riqueza e pobreza, mas também explorará quatro perfis que respondem de maneiras distintas à dinâmica entre riqueza e pobreza.

Em cada perfil apresentado, eu me pegava pensando: "Ah, então essa é a maneira correta de viver". No entanto, o autor, de forma excelente, nos faz perceber que cada um desses caminhos nos conduz a uma mesma economia.

Aqui está um breve trecho para ilustrar:

?(...) Nenhuma condição de vida externa pode tornar alguém melhor ou pior, pois Cristo vê o coração. Tanto o que vive em meio à riqueza com diligência, responsabilidade e generosidade quanto o que vive em meio à pobreza com compaixão, fé e dependência em Deus formam um conjunto magnífico de servos do mesmo Rei.?

Além disso, há uma parte de ficção que é simplesmente brilhante!

Leia, vale a pena!

Mayara945 17/01/2024

Nem riqueza e nem pobreza
Acredito que Matheus Ortega conseguiu de forma muito sábia escrever sobre esse tema tão sensível nos dias de hoje. Como Deus espera que tratemos as riquezas dessa vida? Há um caminho único para todos? Todos devem viver uma vida de abnegação e doar todos os seus bens? Ou devemos buscar as riquezas terrenas para termos melhores condições de lutar por justiça social e acolher os necessitados?

Descobrimos nesse livro que a Economia do Reino não é sobre possuir riquezas ou não, mas sobre um coração que se compadece e tem compaixão. Afinal, sem amor, somos somente um sino que tine, uma grande barulho sem nenhum resultado.

Clara 24/10/2023

Recomendo para TODOS que fazem parte da noiva de Cristo!
Se você faz parte da Igreja, da Noiva de Cristo, você precisa ler esse livro.

Economia do Reino abre os nossos olhos para como enxergamos a riqueza e a pobreza no mundo e o que fazemos, como cristão, para mudar essa realidade de extrema desigualdade social. Alguns são doadores, outros são moderados, abnegados ou transformadores, ainda há aqueles que são mais de um tipo de perfil, mas o que importa é que todos, juntos, com essas diferenças de comportamento, fazem a economia do Reino prosperar.

Além de nos apresentar os 4 perfis, o autor também mostra exemplos e quais riscos de cada perfil devemos evitar, deixando sempre claro que o alvo maior é Cristo!

"Podemos ser diferentes de muitas formas, porém, juntos, nos parecemos mais com Cristo. [...] que todos reflitam o amor de Deus através da unidade nessa magnífica economia do Reino. Assim, seremos uma noiva mais parecida com ele, unindo a riqueza e a pobreza sob a bandeira do amor".

Vale ressaltar que o autor deixa claro que a Economia do Reino não é um sistema (luta de classes, livre mercado, etc), mas um *conjunto de valores*.

Eduardo684 29/09/2023

Interessante
Em meio a discussão entre polos diferentes de esquerda e direita, aqui temos uma nova visão para o cristão de como lidar com o "dinheiro". Não existe movimento certo ou errado. O que existe são as intenções do Reino e as intenções carnais que distorcem as coisas.

Pedro 09/05/2023

Livraço. Leitura fácil, gostosa e profunda. O livro chega até a emocionar em alguns momentos, mesmo se tratando de uma obra teológica

Hadassa 26/02/2023

Sou nós
Vi alguns pastores influencers (o termo kkkkkkkkkkk) que eu sigo comentando sobre ele e fiquei com muita vontade de ler! Minha impressão ao ouvir falar dele é que ele seria um "Reino de Ponta Cabeça" sobre economia e ele basicamente é uma mistura dele com algum livro sobre temperamentos. Impactante..

Ano passado li Gálatas comentado pelo Tim Keller e despertou em mim essa noção de que o evangelho não pode ser barrado pela cultura e esse livro demostra isso: mesmo em diferentes situações, culturas ou possibilidades, o evangelho e o dom da misericórdia pode ser vivido por todos!

Abnegado, transformador, doador e mordomo são os diferentes perfis sobre a forma que nós lidamos com o dinheiro e enxergamos a riqueza e pobreza. Todos são dependentes um dos outros e de nada vale se não agirem com misericórdia (coração puro e mãos limpas) e para o fim único e exclusivo de glorificar a Deus.

O design desse livro é extremamente perfeito! Ele é leve! Lindo! Acho que um dos melhores no quesito beleza e praticidade da minha estante!
As referências históricas, bíblicas e a história que ele conta ao longo do livro também é de derreter o coração!

Recomendo a leitura dele para quem se interessa pela diversidade do evangelho, história da igreja e é claro: economia! Claro que eu super recomendo pra quem simplesmente só quer ler ele pela beleza porque tem cada desenho lindo!!!!!!!

Nicole.Dimitria 07/12/2022

Explicando algo complexo de maneira simples!
A questão da riqueza e da pobreza sempre será um tema amplamente discutido na sociedade, devido a vida que cada um leva com seu dinheiro ou a falta dele. Por isso, o autor propõe que as diferenças de como lidar com essa temática, não devem nos separar e sim nós unir. Traz exemplos reais e fictícios para esclarecer a questão de modo maravilhoso, envolvente e divertido.
Enfim uma ótima leitura e muitos aprendizados. Recomendo a todos!!

MateusAraujoo 16/06/2022

A ECONOMIA DO REINO
O Livro conta como podemos ver a realidade no mundo sobre os seguintes segmentos: RICOS E POBRES.

Conquanto, os ensinamentos dessa questão são extremamente profundas, onde mostra que não devemos viver totalmente pobres em questão de dinheiro, mas pobres de espírito, a qual Deus possa ver nossa humildade.

Em outro ponto, o autor cita que se por acaso fossemos ricos, devemos ter o coração humilde e com postura de ajudar o próximo. Assim, em sua certa resposta o PERDER E GANHAR, pois o perder aqui na terra, teremos ganhado grandes coisas no céu.

Lucas Oliveira 25/04/2022

Economia do Reino é...
Um livro em que o assunto principal tem pouco a ver com dinheiro ou riquezas... Mas trata sobre comportamento e a forma de enxergar as coisas, buscando expandir a visão sobre como o cristão interage com a moeda da terra. Muito bíblico. Recomendo.