A História da Filosofia para Quem Tem Pressa

A História da Filosofia para Quem Tem Pressa Lesley Levene

Resenhas - A História da Filosofia para Quem Tem Pressa

Ric 24/02/2022

Muito bom pra quem tá querendo um resumão
Leitura fácil. Para quem procura algo rápido pra um vestiba pode ser de ajuda.
Quem sabe a pessoa até possa se interessar mais por Filosofia, nem que não seja por profissão, só por estudo mesmo.

Carolina.Perdigão 14/04/2023

Um livro para quem realmente tem pressa pois é bem sucinto. Dá para se ter uma ideia geral acerca dos mais famosos pensadores de todos os tempos. Gostei.

tori 03/05/2022

esse é pra quem tem MUITA pressa mesmo.

gostei mais das últimas páginas onde tem o "questionário filosófico".

William90 25/04/2022

Um resumo sobre os principais filósofos, suas idéias e obras.
Recomendo, vale a pena ler...

Leonam8 28/03/2022

Excelente livro
Para o que o livro propõe atende muito bem. Ele é resumido e foca mais numa mini biografia dos filósofos e uma contextualização de suas contribuições para o pensamento. Recomendo para uma entrada à livros de filosofia mais densos, pois ele te contextualiza bem.

Inlectus 24/01/2022

É bom.
Divertido, linguagem agradável, conhecimento sólido estruturado para os leigos, um livro para conferir cultura geral incluisve em filosofia, para quem o lê.

Yagho.Bentes 30/03/2023

Leitura Inspecional
A HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA QUEM TEM PRESSA, LESLEY LEVENE - 2021

Eu não aconselharia ninguém a ler filosofia com pressa, de modo definitivo. Mas esse livro tem sua utilidade.
Em Como ler livros, Mortimer Adler ensina 4 níveis de leitura, sendo o segundo deles a leitura inspecional.
Na leitura inspecional, o leitor deve ler capa, contracapa, orelha, sumário e tudo o mais de informações rápidas que o livro fornece.
Segundo Adler, essa é uma boa forma de verificar se o livro vale a pena ser lido e também de estruturar um conhecimento prévio do assunto sobre o qual o livro trata para que a leitura não se inicie perdida.
Ler o sumário ajuda bastante a esquematizar o livro de forma que a leitura definitiva preencherá essa estrutura esquematizada como a carne preenche o esqueleto.
No caso de A história da filosofia para quem tem pressa, essa é a sua principal utilidade: ele serve como um sumário para leitura inspecional e pode ser usado como introdução no assunto da história da filosofia para quem deseja conhecer e não tem pressa.
Esse livro me ajudou a esquematizar mentalmente a ordem em que os principais filósofos apresentaram suas ideias e de quais outros sofreram influência.
As ideias filosóficas em si são apresentadas de forma sucinta, quase como que notas gerais sobre cada ideia.
Ao terminar a leitura, não é possível dizer que estudou história da filosofia, mas é possível dizer, ainda com restrições, que está um pouco mais preparado para bem estudar a história da filosofia com a calma com que merece ser estudada.

Gi Santos 30/01/2023

Simples e rápido!
Uma leitura com o básico da filosofia, com informações relevantes e com os principais filósofos da história. Gostei e recomendo pra quem realmente tem pressa rs

Fabricio.SantAna 16/08/2022

O livro é interessante, mas pela própria proposta acaba sendo superficial demais ao falar de cada um dos filósofos. Acho que pra ler sobre filosofia é mais proveitoso pegar livros que explore um pouco mais cada conceito e cada filósofo.

Ly. Su 29/11/2023

Gostei
Não é um livro DE FILOSOFIA.
É como diz o título.
Foi um apanhado geral e sequenciado.
Dei nota boa por apresentar exatamente aquilo que intitula.

Raquel 29/04/2024

3/5
Livro resumo dos principais filósofos desde os pré socráticos até os contemporâneos. Disponivel no skeelo audiobooks

Caio.Silva 08/05/2024

Se trata de um compilado
O livro basicamente compilou os principais filósofos da época, isso ajuda mais iniciantes como eu .

Honorio 07/05/2023

Filosofia para todos
Eu amo estudar filosofia, ler e me aprofundar nos diversos filósofos e suas ideias. Eu entendo quanto esse é um campo complexo e difícil, o que acaba afastando muitas pessoas que gostariam de aprender.

Esse é um livro simples e que abraça todos os tipos de leitores, se alguém leigo quer entrar nesse universo esse é um livro perfeito. Traz a cronologia da filosofia desde os filósofos da natureza, até os mais contemporâneos.

Alexandre.Cozzolino 20/08/2023

Resumindo bem resumido
Infelizmente, não foi esse o livro que li, mas um similar que também trazia as ideias principais de cada filósofo de relevância ao longo dos tempos. A minha opinião sobre este tipo de livro é que é uma pequeníssima introdução ao tema, para que talvez consiga buscar alguma referência para leitura futura.

Adriany 10/09/2023

Bem amplo
Para um livro menor, com o objetivo de falar de todos os filósofos conhecidos e alguns nem muito conhecidos, achei bem resumido. Pode aprender um pouco, mas não com muito aprofundamento.