A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Ronie 05/04/2023

Sobre amizade e coragem...
Sou fascinado por histórias que se passam em períodos de época e com esse livro certamente foi uma leitura bastante agradável e satisfatória. Leitura impactante pois trazer elementos tão reais durante a 2a guerra mundial na França ocupada pelos nazistas. Personagens palpáveis, cobertos de luto, tristeza, dor, inveja, arrependimento, coragem, generosidade, amizade, amor aos livros, e cheios de nuances, tanto para o bem como para o mal. Uma escrita fluida, cheia de emoções, esse livro arrebatou meu coração e deixou ele aquecido com certeza

Marina Mendes 05/04/2023

Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca - afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.

Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas.

Keke David 11/04/2023

Sou bastante suspeita pra falar de livros sobre romances de guerra,pq é uma leitura difícil e ao mesmo tempo envolvente e apaixonante...Vi o desenrolar de uma jovem sonhadora que viu os tormentos da guerra,perdeu amigos, perdeu entes queridos ,se decepcionou com o amor da vida dela...Fugiu e encontrou um novo amor,mas com uma vida solitária e remorso por atos do passado viu na pequena Lily uma forma de reviver...Não gostei muito do final ,poderia ter sido melhor...

Lizandra.Mirelle 23/04/2023

Baseado em fatos reais
De todos romances baseados na segunda guerra, posso dizer que esse se tornou meu favorito.
A história dos bibliotecários que lutaram pra manter a biblioteca aberta nos tempos sombrios da guerra, é de se ter uma enorme admiração e orgulho.
Acompanhar Odile e Lily, entre o passado e o presente, acaba sendo fisgada de uma maneira que você não consegue soltar o livro.
Posso dizer que se tivesse mais 300 páginas essa história, leria tranquilamente.

Flavia.Sachet 26/04/2023

Amei
Amei este livro que é baseado em fatos. É um romance histórico que se passa em dois tempos: durante a guerra e em 1983. Esses dois tempos irão se encontrar. É uma história que narra sobre amizades, trabalho, amor, família, a mulher nos anos de 1941, vida durante a guerra, o sofrimento dos judeus perseguidos. É um livro que não dá vontade de parar de ler. Super recomendo!

Lay 28/04/2023

Só tenho a dizer que..COMO FIQUEI ESSE TEMPO TODO SEM LER ESSE LIVRO?!?!

Meu Deus que livro!
Personagens envolventes e Paris ,aí ganha meu coração ??
No início não parece ser tão bom assim,mas por favor continua lendo até o fim,vc n vai se arrepender!
Só em alguns momentos que a divisão não me agradou muito,mas o resto está feito e organizado de forma bem feita
Leiam,leiam ????

Mari Takaesu 29/04/2023

?Era por isso que eu lia: para vislumbrar outras vidas?
? Nossa personagem principal, Odile, relata momentos de sua vida durante a ocupação nazista em Paris, quando ela e seus colegas bibliotecários lutam para manter em funcionamento a biblioteca em que trabalham. Durante este período pessoas foram de encontro a guerra, mas também, a guerra fora de encontro às pessoas. Odile viu sua cidade ser invadida, sua profissão ser controla, alimentos e produtos de necessidade básica serem escassos, seus amigos perseguidos e humilhados. O livro consegue te transportar para a história, o tempo todo você tem a sensação de perigo constante, se sente na pele dos personagens.

?Acho que o melhor do livro é nos mostrar que durante a guerra, não existe quem seja totalmente vítima e quem seja totalmente carrasco. Todos sofriam, todos erraram, todos tinham momentos de fraqueza e de coragem, todos tentavam da melhor forma passar pelas dificuldades deste período. Ao longo da história vemos os personagens amadurecendo, errando, aprendendo e ensinando. A história não se trata sobre uma biblioteca, ou sobre livros, se trata sobre força, coragem, amizade, sobre fazer o melhor que pode com as armas que tem.
?- Disponível para empréstimo na BibliON.

Livia.Gabriela 29/04/2023

Não foi um livro que me prendeu desde o início. É um livro bom, porém, deixa muita coisa em aberto. Muita coisa precisava ser esclarecida.

@bibliotecadaana 11/05/2023

Amei amei amei
Leiam esse livro !
Terminei devastada. Chorei. Mas entrou para a lista dos favoritos da vida.
Que história linda, emocionante, triste e que nos ensina tanto. E ainda consegue emocionar mais, por ser baseada em fatos reais.

Helen 14/05/2023

A Biblioteca de Paris
No momento em que a Segunda Guerra atinge Paris, Odile, uma bibliotecária se vê no dever de defender aquilo que mais ama: a biblioteca em que trabalha.

Odile é uma personagem com muita determinação, e fará tudo o que puder para que o melhor seja feito.

A história se passa em dois tempos, o período da guerra, e muito tempo após esse fato.

Vamos acompanhar também pontos de vista da personagem quando mais jovem e ainda mais velha. Porém, a história não tem como trama principal a guerra, e sim, o que ela trouxe. As reviravoltas, a fome, a inveja, inimizades, traição. Odile vê seu sonho desmoronar.

É uma história extremamente cativante, emocionante e com muito drama, eu particularmente adoro. Simplesmente extraordinário!

Surpreendente e incrível, cada ensinamento nos faz celebrar as bibliotecas espalhadas por todo o mundo. O poder dos livros pode moldar e inspirar, seu valor se torna algo tão grande e imenso na vida das pessoas que transcende o tempo.

bobbie 17/05/2023

Por que não me envolvi?
Não sou muito apaixonado por livros que envolvem guerras. Não me fazem ferver o sangue, não me fazem virar as páginas avidamente. Um conseguiu, uma vez: Toda a luz que não podemos ver. Este me foi recomendado, talvez pela questão do amor à literatura e, convenhamos, pelo retrato dos horrores indizíveis da Segunda Guerra Mundial. Não dá para não se sensibilizar com todo o terrível ocorrido histórico, dá? E se você ama os livros, não dá para não ser tocado pela história real de pessoas que arriscaram suas vidas para manter a chama sagrada da literatura a salvo. Mas é que dá. Para mim, este livro não tocou aquela veia sentimental, não raspou a rua das identificaçōes, não cativou com seus personagens inspirados em pessoas reais. O horror da guerra, embora presente na narrativa, parecia o tempo todo controlada, inofensiva. Talvez você tenha que ler este livro você mesmo para saber se estou redondamente enganado.

Rafa 20/05/2023

A biblioteca de Paris é um livro sensacional : deixa o leitor encantado com a história de Odile na segunda guerra mundial e sua amizade com Lily na década de 80. O poder transformador dos livros é ressaltado. Os personagens do entorno das duas heroínas refletem o caráter dos parisienses e dos americanos ! Amei ?

Ligia 26/05/2023

Leitura inspiradora
Livros que se passam na segunda guerra ?! A D O R O !!
E esse não fugiu dessa regra e surpreende por trazer essa perspectiva de quem queria defender uma biblioteca e os livros das mãos cruéis dos nazistas.
Cheio de referências e citações de obras clássicas.

Nathalia 27/05/2023

Uma história de dor, esperança, traição, perdão, amor e recomeços.
A história de Odille e a BAP, as amizades que a sustentaram durante a guerra e as transformações que passaria em sua vida, nos arrebatam o coração nesse romance que traz a dura realidade da França - e do mundo - durante a segunda guerra mundial.